pardalinho bebe

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Agathashiva3
Mensagens: 1
Registado: quarta jun 12, 2013 9:32 am

quarta jun 12, 2013 9:39 am

alo amigos...

ontem encontrei um pardalinho bebe caido, e nao encontrei o ninho dele, como tal decidi tentar cuidar dele...
fui a loja de animais e estou a dar lhe uma papinha amarela que eles aconcelharam... metio numa caixa, com panhinhos para ficar quente, e aqueci agua e meti numa garrafa, para aquecer os paninhos, ele parece bem...
tenhoo elimentado e tambem tem bebido agua com um conta gotas, n sei bem é as quantidades... gostava que me dessem mais umas dicas, gostava muito que o "Mundo" (é assim que ele se chama), sobrevivesse, para depois ser devolvido á liberdade.
beijinhos, 3õ
SuaAlteza
Membro
Mensagens: 99
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am
Localização: Weimaraner - Benji

terça jun 18, 2013 5:45 pm

eu vou ser sincera , normalmente nunca sobrevivem , mesmo...Tive 2 , tentei ajudar , uma amiga minha tambem teve uns que caiam das arvores.
o meu comia bem , bebia bem , tudo parecia bem , ate que da noite para o dia. Eu espero que consigas ajudar o pardalinho , mas normalmente sao muito sensiveis , é dificil ajuda-los :S Boa sorte , telefona a um veterinario , pergunta lhe o que poderás fazer , pesquisa no google , tudo! pode ser que consigas ajudar! cumprimentos e boa sorte para o pequenino!
ghij
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: sexta abr 06, 2012 2:32 pm

terça jun 18, 2013 7:41 pm

SuaAlteza Escreveu:eu vou ser sincera , normalmente nunca sobrevivem , mesmo...Tive 2 , tentei ajudar , uma amiga minha tambem teve uns que caiam das arvores.
o meu comia bem , bebia bem , tudo parecia bem , ate que da noite para o dia. Eu espero que consigas ajudar o pardalinho , mas normalmente sao muito sensiveis , é dificil ajuda-los :S Boa sorte , telefona a um veterinario , pergunta lhe o que poderás fazer , pesquisa no google , tudo! pode ser que consigas ajudar! cumprimentos e boa sorte para o pequenino!
ja tive 2:
- o 1º ja ia voando, mas pouco, pelo menos para fugir aos predadores nao, ao fim de 3 dias ja voava melhor e libertei-o
- o 2º ainda n voava nadinha e tive-o 2 semanas. ia a varanda mas nunca saltava ate ke na 2ª semana viu uma janela aberta e saltou
zorbita
Membro Veterano
Mensagens: 766
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sexta jun 21, 2013 11:09 pm

Eu tive um que criei devia ter umas duas semanas até o levei de férias para o poder alimentar :) ...ate que cresceu começou a comer sozinho e tornou se independente....quando teria uns 7 meses planeei soltá-lo e um dia quando cheguei à gaiola estava morto :(
foi a minha experiência....
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jun 22, 2013 9:23 am

Aqui fica a minha história :wink: :

Quanto estava a chegar a casa, um pequenino passarinho estava à beira da estrada. Ao lado estavam os irmãos e a mãe mortos no chão e o ninho caído.
É óbvio que o trouxe imediatamente.

Cheguei a casa, com ele na mão a piar muito e coloquei-o numa caixinha de cartão com uma mantinha! Fui de imediato comprar papa para alimentar aves bébés ( já não me lembro da marca ) e ele aceitou de imediato.

Foi crescendo até que começou a debicar as sementes de canário, exóticos e periquitos. Como já se alimentava bem sozinho, introduzi fruta e vegetais na alimentação e não é que o meu Pom-Pom ( sim, era o nome dele ) desenvolveu um gosto muito especial por uvas !? Adorava-as!

Até que chegou a hora de ele querer voar! Tentava saltar da caixa ( esta foi aumentando de altura e comprimento! ) e eu e uns familiares meus decidimos ensiná-lo a voar.
Ora, colocávamos mantas no chão ( para amortecer a queda! ), uma pessoa ía para um lado da sala e outra para outro. Com alguns incentivos, rapidamente começou a voar bem. Foi ao fim de poucas semanas.

Sempre o deixei à solta pela casa, nunca o coloquei numa gaiola e ele, na maior parte das vezes, dormia no sofá ou em cima dos móveis :lol: .
Durante o dia passeava em cima das nossas cabeças.
Uma coisa que o Pom-Pom fazia e que nos deixava derretidos era, no Inverno, ele aninhar-se nas nossas mãos e dormir como um anjinho :D . Horas e horas que eu estava a aninhá-lo e ele a dormir tão bem ... nem me mexia.

Até que ele começou, muito de repende, a tentar voar contra os vidros das janelas, coisa que nunca tinha feito. Tentava esquivar-se por algum lado e vimos que ele queria ir à sua vida, conquistar a liberdade que lhe pertencia.

Dias depois soltei-o num parque muito próximo a minha casa. A alegria dele ... soube tão bem vê-lo livre, a debicar a relva com o seu biquinho, muito desastrado ( ele sempre foi desastrado :wink: ) a tropeçar nas ervas mais altas.
Fiquei horas seguidas com ele a explorar o parque ... até que ele voou.

Tive pena, ainda hoje sinto saudades, é inevitável. Aquele passarinho bébé que eu acolhi e criei, de repente, tornou-se num conquistador dos céus, num adulto que sabia que rumo dar à vida.
Eu sabia que ele estava preparado para ser solto. Eu conhecia-o melhor do que ninguém.
Não me arrependo nem um bocadinho de o ter deixado ir. É ali que ele pertencia.
ghij
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: sexta abr 06, 2012 2:32 pm

sábado jun 22, 2013 11:01 am

Nitara Escreveu:Aqui fica a minha história :wink: :

Quanto estava a chegar a casa, um pequenino passarinho estava à beira da estrada. Ao lado estavam os irmãos e a mãe mortos no chão e o ninho caído.
É óbvio que o trouxe imediatamente.

Cheguei a casa, com ele na mão a piar muito e coloquei-o numa caixinha de cartão com uma mantinha! Fui de imediato comprar papa para alimentar aves bébés ( já não me lembro da marca ) e ele aceitou de imediato.

Foi crescendo até que começou a debicar as sementes de canário, exóticos e periquitos. Como já se alimentava bem sozinho, introduzi fruta e vegetais na alimentação e não é que o meu Pom-Pom ( sim, era o nome dele ) desenvolveu um gosto muito especial por uvas !? Adorava-as!

Até que chegou a hora de ele querer voar! Tentava saltar da caixa ( esta foi aumentando de altura e comprimento! ) e eu e uns familiares meus decidimos ensiná-lo a voar.
Ora, colocávamos mantas no chão ( para amortecer a queda! ), uma pessoa ía para um lado da sala e outra para outro. Com alguns incentivos, rapidamente começou a voar bem. Foi ao fim de poucas semanas.

Sempre o deixei à solta pela casa, nunca o coloquei numa gaiola e ele, na maior parte das vezes, dormia no sofá ou em cima dos móveis :lol: .
Durante o dia passeava em cima das nossas cabeças.
Uma coisa que o Pom-Pom fazia e que nos deixava derretidos era, no Inverno, ele aninhar-se nas nossas mãos e dormir como um anjinho :D . Horas e horas que eu estava a aninhá-lo e ele a dormir tão bem ... nem me mexia.

Até que ele começou, muito de repende, a tentar voar contra os vidros das janelas, coisa que nunca tinha feito. Tentava esquivar-se por algum lado e vimos que ele queria ir à sua vida, conquistar a liberdade que lhe pertencia.

Dias depois soltei-o num parque muito próximo a minha casa. A alegria dele ... soube tão bem vê-lo livre, a debicar a relva com o seu biquinho, muito desastrado ( ele sempre foi desastrado :wink: ) a tropeçar nas ervas mais altas.
Fiquei horas seguidas com ele a explorar o parque ... até que ele voou.

Tive pena, ainda hoje sinto saudades, é inevitável. Aquele passarinho bébé que eu acolhi e criei, de repente, tornou-se num conquistador dos céus, num adulto que sabia que rumo dar à vida.
Eu sabia que ele estava preparado para ser solto. Eu conhecia-o melhor do que ninguém.
Não me arrependo nem um bocadinho de o ter deixado ir. É ali que ele pertencia.

Tambem a dias deixei fugir a minha rola turca ( estava a porta aberta e distrai-me a falar com alguem). Nao me arrependo e ate fico feliz.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jun 22, 2013 11:50 am

ghij Escreveu:Tambem a dias deixei fugir a minha rola turca ( estava a porta aberta e distrai-me a falar com alguem). Nao me arrependo e ate fico feliz.
Se a rola foi nascida e criada sempre em casa, é difícil que sobreviva sozinha, embora possa adaptar-se.

O meu pardalito nasceu na rua e é uma ave selvagem, é diferente.

Se deixarmos fugir um canário ou um periquito ou outra ave que nasceu em casa e sempre teve tudo à disposição, provavelmente vai morrer porque fica desorientado e não consegue encontrar alimento. Há raros casos em que se adaptam ...
ghij
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: sexta abr 06, 2012 2:32 pm

sábado jun 22, 2013 4:42 pm

Era uma rola turca, que apanhei quando era pequena e ainda nao voava...
Teve 6 meses em gaiola.
Existem rolas nas redondezas. Não e por nada mas aqui existem centenas de pássaros e menos de um quarto sao pardais pelo que me leva a crer que existe muito alimento na zona.
Ela estava habituada a comer granulado para galinha e nem a duzentos metros daqui existe um galinheiro onde ela pode entrar e alimentar-se e quando fugiu foi nessa direção...Foi a umas 3 semanas e penso que ainda seja viva :lol:
So uma coisa: as rolas mansas nao sao como os pombos ( voltao sempre ao pombal onde nasceram) pois nao???
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

domingo jun 23, 2013 1:43 pm

eu encontrei mesmo agora um pardalito bebe, o que faço? eu nao sei nada de idades de passaros nem nunca tive nenhum
Responder

Voltar para “Aves”