esterelizacao
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
no fim acaba sempre por ser a escolha do dono, que escolhe o que acha ser melhor para os seus animais. se quer castrar/esterelizar, força! se quer cortar orelhas e cauda, força! mas qualquer uma das cirurgias deve ser feita nas melhores condições médico veterinárias.
agora não me venham é com dualidade de critérios, onde a esterelização/castração é benéfico para o animal mas o corte de orelhas e cauda é uma mutilação!
agora não me venham é com dualidade de critérios, onde a esterelização/castração é benéfico para o animal mas o corte de orelhas e cauda é uma mutilação!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta nov 17, 2011 11:31 am
Eu sempre defendi com unhas e dentes a esterilização , e continuo a defender, acho que se a ciência de alguma forma puder cooperar com os animais é positivo, todos sabemos que a vida não é um mar de rosas que somos todos muito responsáveis e tal, que de qualquer forma podemos deixar a natureza fazer o seu trabalho e que todos seremos felizes, mas também todos sabemos que as coisas não são assim, sabemos que há um excesso de cães para a nossa população há muitos abates e abandonos, e que por mais responsáveis que sejamos basta 2 minutos de distração, para nascer mais uma ninhada, os cães em tudo que fazem fazem por instinto para quê eu vou deixar a minha cadela ou cão passar toda a vida com um instinto básico por resolver? com ansiedade ou gravidezes psicológicas? que se com uma operação posso resolver isso. Os cães não precisam reproduzir, sentem necessidade básica disso, é um instinto, com a operação eliminamos esse instinto, e também sou da opinião que para 1 dono poder cruzar os cães devia necessitar de uma autorização para esse fim. E a esterilização não concordo que seja preguiça da parte do dono, nada disso porque na minha opinião preguiça é cruzar os braços olhar para os nossos cães e para a sociedade canina em geral e pensar e achar que está tudo bem e que se alguma coisa está mal a culpa não é nossa(e eu já errei , mas admito esses erros, mas com certeza por ter consciência desses erros não irei outra vez pelo mesmo caminho)
Não li o tópico todo, mas vou deixar a minha opinião...
Vi algumas pessoas a criticarem a esterilização argumentando que os donos desses mesmos animais não queriam era ter trabalho. Pois bem, vou ser muito sincero e realmente admito que não sei quais os prós e contras em cães (cadelas, vá), mas eu tenho uma gata e esterilizei-a por 2 motivos muito simples:
- Recolhia da rua, ainda bebé, e nunca na vida a iria deixar procriar.
- E o principal motivo, a esterilização reduz significativamente o aparecimento de tumores mamários e no sistema reprodutivo. E isto não é conversa de veterinário, está cientificamente provado!
Foi uma cirurgia relativamente cara, mas voltaria a fazer, pois sei que fiz o melhor para o meu animal. E não, não foi comodismo, de todo, primeiro porque a gata nem sai à rua, logo não tenho de andar a enxotar gatos, e segundo também não sujaria nada, como acontece com as cadelas.
Não estou a criticar ninguém, pois cada um tem a sua opinião (que respeito) e até nem estou informado acerca das vantagens (ou não) que advêm para cadelas. Mas não façam da esterilização um bicho de 7 cabeças e que é muito mau mutilar os bichinhos, porque através dela pode-se prevenir complicações gravíssimas.
Vi algumas pessoas a criticarem a esterilização argumentando que os donos desses mesmos animais não queriam era ter trabalho. Pois bem, vou ser muito sincero e realmente admito que não sei quais os prós e contras em cães (cadelas, vá), mas eu tenho uma gata e esterilizei-a por 2 motivos muito simples:
- Recolhia da rua, ainda bebé, e nunca na vida a iria deixar procriar.
- E o principal motivo, a esterilização reduz significativamente o aparecimento de tumores mamários e no sistema reprodutivo. E isto não é conversa de veterinário, está cientificamente provado!
Foi uma cirurgia relativamente cara, mas voltaria a fazer, pois sei que fiz o melhor para o meu animal. E não, não foi comodismo, de todo, primeiro porque a gata nem sai à rua, logo não tenho de andar a enxotar gatos, e segundo também não sujaria nada, como acontece com as cadelas.
Não estou a criticar ninguém, pois cada um tem a sua opinião (que respeito) e até nem estou informado acerca das vantagens (ou não) que advêm para cadelas. Mas não façam da esterilização um bicho de 7 cabeças e que é muito mau mutilar os bichinhos, porque através dela pode-se prevenir complicações gravíssimas.
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta nov 17, 2011 11:31 am
A sua cadela se foi operada demanhã a esta hora ainda devia estar no veterinário, para este avaliar o seu estado e a reação pós-operatória.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
com mutilaçãoou não, há uma diferençazinha. tive uma gata que se não fosse esterelizada rapidamente, morria. há dias, acontecia o mesmo com outra gata da colonia que está a ser esterelizada. com corte de orelhas ou cauda, não me parece que venha daí algum bem ao mundo. pelo contrário. não sei quem foi a grande besta que cortou as orelhas ao max. a verdade é que ele começou com uma bolinha numa orelha e agora alastrou em ferida.indigo003 Escreveu:no fim acaba sempre por ser a escolha do dono, que escolhe o que acha ser melhor para os seus animais. se quer castrar/esterelizar, força! se quer cortar orelhas e cauda, força! mas qualquer uma das cirurgias deve ser feita nas melhores condições médico veterinárias.
filipecunha Escreveu:A sua cadela se foi operada demanhã a esta hora ainda devia estar no veterinário, para este avaliar o seu estado e a reação pós-operatória.
Pois, a favor (1000 por cento) da castração mas feita em condições. A cadela deveria estar, ainda, no veterinário.
Quanto ao comparar o corte de caudas e orelhas a esterilizações... OMG!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
eu quando deixo aqui a minha opinião é relativo a cães, não a gatos! gatos são algo completamente à parte e fora da minha área de conhecimento preferencial!anja-azul Escreveu:com mutilaçãoou não, há uma diferençazinha. tive uma gata que se não fosse esterelizada rapidamente, morria. há dias, acontecia o mesmo com outra gata da colonia que está a ser esterelizada.indigo003 Escreveu:no fim acaba sempre por ser a escolha do dono, que escolhe o que acha ser melhor para os seus animais. se quer castrar/esterelizar, força! se quer cortar orelhas e cauda, força! mas qualquer uma das cirurgias deve ser feita nas melhores condições médico veterinárias.
quem é o Max??anja-azul Escreveu: com corte de orelhas ou cauda, não me parece que venha daí algum bem ao mundo. pelo contrário. não sei quem foi a grande besta que cortou as orelhas ao max. a verdade é que ele começou com uma bolinha numa orelha e agora alastrou em ferida.

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
</p>

</p>
-
- Membro Veterano
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
é o meu cão.indigo003 Escreveu:eu quando deixo aqui a minha opinião é relativo a cães, não a gatos! gatos são algo completamente à parte e fora da minha área de conhecimento preferencial!anja-azul Escreveu:com mutilaçãoou não, há uma diferençazinha. tive uma gata que se não fosse esterelizada rapidamente, morria. há dias, acontecia o mesmo com outra gata da colonia que está a ser esterelizada.indigo003 Escreveu:no fim acaba sempre por ser a escolha do dono, que escolhe o que acha ser melhor para os seus animais. se quer castrar/esterelizar, força! se quer cortar orelhas e cauda, força! mas qualquer uma das cirurgias deve ser feita nas melhores condições médico veterinárias.
quem é o Max??anja-azul Escreveu: com corte de orelhas ou cauda, não me parece que venha daí algum bem ao mundo. pelo contrário. não sei quem foi a grande besta que cortou as orelhas ao max. a verdade é que ele começou com uma bolinha numa orelha e agora alastrou em ferida.
eu não sei se as cadelas têm piómetra, mas têm de certeza infeções uterinas que obrigam à esterelização. já vi algumas no vet com esse problema e essa solução
Claro que as cadelas também fazem piómetras, Anjazul. Mas fala-se de coisas diferentes...
uma coisa é amputar orelhas ou cauda por motivo estético outra coisa é amputar as orelhas por causa de um melanoma ou uma cauda por trauma repetido.
Uma coisa é esterilizar como prevenção outra é ter de retirar o sistema reprodutivo por doença, como no caso das piómetras e dos tumores uterinos ou do ovário.
Não vamos confundir cirurgias e procedimentos curativos com cirurgias e procedimentos electivos, que é desses que se trata este tópico.
uma coisa é amputar orelhas ou cauda por motivo estético outra coisa é amputar as orelhas por causa de um melanoma ou uma cauda por trauma repetido.
Uma coisa é esterilizar como prevenção outra é ter de retirar o sistema reprodutivo por doença, como no caso das piómetras e dos tumores uterinos ou do ovário.
Não vamos confundir cirurgias e procedimentos curativos com cirurgias e procedimentos electivos, que é desses que se trata este tópico.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
era disso que eu estava a falar, mas há quem prefira ter como sinónimo de esterelização - mutilação. até agora os meus animais foram todos castrados. e não me posso queixar. têm chegado a velhotes. e só me posso queixar de não ter esterelizado uma gata porque tinha um marido que achava que era contra a natureza. só mudou de ideias quando pagou uma pipa de massa e a gata morreudinodane Escreveu:Claro que as cadelas também fazem piómetras, Anjazul. Mas fala-se de coisas diferentes...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
Vou dar a minha opinião. Até ao momento tive quatro cadelas e 6 cães.
A Joaninha (1ª cadela) foi esterilizada com 7 anos de urgência por causa duma piómetra e, por pouco não a perdemos.
A Maria foi recolhida da rua em pleno cio e, no momento em que a capturámos estava com 4 cães de volta dela. No fim do cio foi fazer uma ecografia para ver se estaria grávida e descobriu-se que tinha quistos nos ovários. Tinha cerca de 7 meses e, a conselho do vet logo que possível foi esterilizada.
Estrelita, Xiquinha foram resgatadas de canis e estiveram para adopção. Ambas foram esterilizadas pois nunca daria uma cadela a quem quer que fosse para a eventualidade de ser parideira. Ambas acabaram por ser adoptadas por nós. A 1ª está com os meus Pais e a 2ª ficou comigo.
Sebastião e Diogo. Ambos castrados pois as lutas contínuas foram o nosso pior pesadelo. A conselho do vet foram ambos castrados pois dizia que a agressividade iria diminuir, o que não aconteceu.
Martim e Óscar. Ambos são meus (o Martim já partiu) e nenhum deles foi castrado. Segundo o meu vet e, como são animais que vão regularmente ao vet, caso nalguma das consultas se detectar a próstata aumentada, há tempo para intervir cirurgicamente pois o cancro da próstata não evoluiu tão rapidamente como o cancro no útero ou mamas nas cadelas.
Posto isto, sou sim a favor da esterilização das cadelas pois bem vi o que aconteceu com a Joaninha. Não sou a favor da esterilização como o método mais eficaz dos donos não terem trabalho, mas SIM para evitar doenças que, podem levar à morte.
A Joaninha (1ª cadela) foi esterilizada com 7 anos de urgência por causa duma piómetra e, por pouco não a perdemos.
A Maria foi recolhida da rua em pleno cio e, no momento em que a capturámos estava com 4 cães de volta dela. No fim do cio foi fazer uma ecografia para ver se estaria grávida e descobriu-se que tinha quistos nos ovários. Tinha cerca de 7 meses e, a conselho do vet logo que possível foi esterilizada.
Estrelita, Xiquinha foram resgatadas de canis e estiveram para adopção. Ambas foram esterilizadas pois nunca daria uma cadela a quem quer que fosse para a eventualidade de ser parideira. Ambas acabaram por ser adoptadas por nós. A 1ª está com os meus Pais e a 2ª ficou comigo.
Sebastião e Diogo. Ambos castrados pois as lutas contínuas foram o nosso pior pesadelo. A conselho do vet foram ambos castrados pois dizia que a agressividade iria diminuir, o que não aconteceu.
Martim e Óscar. Ambos são meus (o Martim já partiu) e nenhum deles foi castrado. Segundo o meu vet e, como são animais que vão regularmente ao vet, caso nalguma das consultas se detectar a próstata aumentada, há tempo para intervir cirurgicamente pois o cancro da próstata não evoluiu tão rapidamente como o cancro no útero ou mamas nas cadelas.
Posto isto, sou sim a favor da esterilização das cadelas pois bem vi o que aconteceu com a Joaninha. Não sou a favor da esterilização como o método mais eficaz dos donos não terem trabalho, mas SIM para evitar doenças que, podem levar à morte.
-
- Membro Veterano
eu acho uma hipoctisia sem limites quem afirma que os donos esterelizam os animais para não terem trabalho. já para não falar noutros aspetos...quem é que de livre vontade gosta de se sobrecarregar seja com o que for?
e tenho a certeza absoluta que a esterelização prolonga a vida dos animais. até os abandonados. basta andar de olho aberto e ter animais
e tenho a certeza absoluta que a esterelização prolonga a vida dos animais. até os abandonados. basta andar de olho aberto e ter animais