Noticia SIC - no Algarve um homem toma conta de 200 caes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

terça mar 02, 2004 3:03 pm

Era um tema que eu gostava de levar à reflexão.
Não tanto discutir qual o limite do razoavel em ter tantos animais e saber se estes têm alguma qualidade de vida mas um outro aspecto que ouvi na notícia.
È um vet espanhol que presta alguns cuidados aos animais quando estes necessitam. E os Portugueses? Será que existe alguma solidariedade dos nossos vet no tocante a judar animais, principalmente aos abandonados nomeadamente nas esterelizações das fêmeas?
A minha experiência no que toca a vet é que são pouco solidários neste tipo de situações.
Quando eu fiz estágio de advocacia era obrigatório prestar patrocinio judiciário gratuito a quem não podia pagar.....eos vet estão abrangidos por alguma "obrigatoriedade"???
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mar 02, 2004 3:06 pm

dougat Escreveu: Era um tema que eu gostava de levar à reflexão.
Não tanto discutir qual o limite do razoavel em ter tantos animais e saber se estes têm alguma qualidade de vida mas um outro aspecto que ouvi na notícia.
È um vet espanhol que presta alguns cuidados aos animais quando estes necessitam. E os Portugueses? Será que existe alguma solidariedade dos nossos vet no tocante a judar animais, principalmente aos abandonados nomeadamente nas esterelizações das fêmeas?
A minha experiência no que toca a vet é que são pouco solidários neste tipo de situações.
Quando eu fiz estágio de advocacia era obrigatório prestar patrocinio judiciário gratuito a quem não podia pagar.....eos vet estão abrangidos por alguma "obrigatoriedade"???
Somente à "obrigatoriedade" moral de cada um, e isto é como em todas as profissões, há quem tenha e há quem não tenha.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

terça mar 02, 2004 3:13 pm

Olá,

não vi a noticia mas acredito que existam pessoas que cuidam de muitos animais. Pe, a Mel veio da casa de uma senhora que tinha 25.
Em termos de qualidade de vida, acho que os animais devem viver em condições precárias, mas, o que acontece muito frequentemente é que, começa por ser um, depois dois e depois cada vez mais.

Nunca soube de casos de veterinários solidários e beneméritos. Já se sabe que a veterinária é um profissão como outra qualquer, tem que ser remunerada, e a não ser que seja uma pessoa bem na vida, tem que trabalhar para viver.
O meu vet, pe, já consultou gratuitamente cães que estavam abandonados, mas não pode tornar essa excepção em regra, senão, como podia manter o consultório aberto?

Talvez esse vet espanhol seja especial, mas sem saber mais pormenores sobre a situação financeira dele, não posso comentar de forma mais rigorosa.
angie_bcl
Membro Veterano

terça mar 02, 2004 3:25 pm

dougat Escreveu: Quando eu fiz estágio de advocacia era obrigatório prestar patrocinio judiciário gratuito a quem não podia pagar.....eos vet estão abrangidos por alguma "obrigatoriedade"???
Mas recebia por esses casos. Não dos respectivos intervenientes mas do Estado.
Desculpe mas o Estado nem sequer considera as despesas com o vet dedutiveis no IRS, quanto mais, patrociná-las :roll:
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

terça mar 02, 2004 3:43 pm

Não era exactamente assim. As intervenções em Tribunal eram pagas (simbolicamente) pelo Estado.
Agora, o aconselhamento, feitura de requerimentos, pareceres etc era GRATUITO.
O que eu penso é que, sendo obrigatorio as Camaras terem veterinários podiam calendarizar algumas intervenções gratuitas ou a preços simbolicos.
Os animais e as associações em geral, agradeciam.
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

terça mar 02, 2004 4:10 pm

Olá a Todos !!!

Ontem vi esta notícia na SIC e impressionou-me bastante, tanto pela positiva como pela negativa.
Acho verdadeiramente positivo que ajam pessoas como aquele senhor que sem olhar duas vezes ajuda e recolhe os animais, só alguém com um grande coração para ter tal iniciativa.
Porém, e o que acho negativo, são as condições em que os animais e o próprio senhor se encontram, quem viu pôde constatar tal como eu que são abaixo do minímo.
Faz-nos realmente pensar até que ponto o nosso amor e boas intenções são aceitáveis, se o facto de querermos tanto ajudar não irá pôr em perigo a própria sáude dos animais, se entre estarem entregues á sua sorte ou naquelas condições, qual delas a pior.
Acho devemos reflectir.
Quanto aos veterinários, bem, acho que não precisamos de ir muito longe, até nos nossos próprios hospitais há médicos espanhóis.

Um abraço
PatCris
angie_bcl
Membro Veterano

terça mar 02, 2004 4:24 pm

dougat Escreveu: O que eu penso é que, sendo obrigatorio as Camaras terem veterinários podiam calendarizar algumas intervenções gratuitas ou a preços simbolicos.
O veterinário municipal tem entre as suas funções, a vacinação contra a raiva (calendarizada mensalmente, pelo menos na minha zona) e a eutanásia de animais errantes e que constituam ameaça para a saúde pública.

Agora outras intervenções com esterilizações e castrações seriam muito benvindas mas, temos que reconhecer que as camaras não estão sensibilizadas para o problema.

A realidade nua e crua é que os animais recolhidos, se não forem reclamados, são eutaniasiados.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça mar 02, 2004 4:47 pm

Olá

Quem grande confusão!!!

A justiça é um direito! logo, o Estado deve tomar medidas para que esta chegue a todos( :lol: ), assim se compreende que haja algumas medidas que assegurem esse direito. Os estagiários ganham tarimba e os tesos continuam lixados. " Ex.cia Peço justiça!" é a única coisa que se houve, como argumento se defesa, de um qualquer estagiário na Barra do Tribunal!

Assim, e seguindo essa lógica, os criadores dariam cães a quem não tivesse massa, os treinadores educariam os bobis aos tesos, a malta das rações dariam uma saquitas ao pessoal com salários em atraso!

Eu, até que não acho mal!
Mas acontece, que ter cães ou gatos ou quaisquer outros animais, não é um direito e tão pouco uma obrigação! Assim porque raio iria perder tempo com um cão !

A solidariedade , valor com muito prezo, não pode vir por decreto!

Afinal vivemos num país capitalista. Não se pode ter tudo ;)
Um abra&ccedil;o
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça mar 02, 2004 6:28 pm

angie_bcl Escreveu: Nunca soube de casos de veterinários solidários e beneméritos.
Eu sim. Dois. Mas manteem o máximo sigilo, para evitar "vocês sabem o quê".
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça mar 02, 2004 6:49 pm

Nesse caso devo também indicar a Clinica Veterinária a que actualmente vou e que já era a Clinica do Snoopy antes de ele ser adoptado pois, dá assistência médica à Instituição onde o adoptamos.

Acabamos por continuar com mesma clinica porque apesar de ela estar distante da Protectora, fica perto do novo lar do Snoopy. E depois de termos averiguado junto de conhecidos sobre qual seria a melhor Clinica da Cidade, esta foi-nos novamente indicada como a melhor e apesar de ser a alguns km da cidade optamos por ela.

Foram impecáveis, ficaram contentes por termos odoptado o Snoopy e nem nos cobraram pela primeira consulta.

E já agora deixo aqui a publicidade:

Clinica Veterinária Ferrel
Quinta dos Areões - Espiche
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mar 02, 2004 7:15 pm

Não se pode comparar advocacia e veterinária.

Antes de mais os veterinários precisam de medicamentos, material que custa dinheiro e que ninguém lhes paga ( não tão pouco quanto pensam).Os advogados gastam o seu tempo e mais... folhas de papel e alguma gasolina e recebm pagamento mesmo que simbólico ?

Depois, como disse a Musky, mal se sabe se um veterinário ajuda caem-lhe logo todos em cima uns porque precisam mesmo, muitos, para aproveitarem-se.Por essa razão é que não sabem muito dos vetes que " ajudam".Bastantes deles pedem encarecidaente que não se comente, pela razão exposta.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça mar 02, 2004 7:26 pm

A Associação de Pombal "Agir pelos Animais" é contituída também por veterinários que se preocupam com os animais errantes, um dos muitos exemplos beneméritos...

Parece-me que as Associações poderiam publicitar, nem que fosse na Internet, eventos de sensibilização feita por alguns veterinários da zona, remunerados nesses dias pelo estado.
Zona a zona consegue convencer-se muito mais pessoas, por exemplo, a não abandonarem os animais, do que o dinheiro gasto pelo Estado em publicidades pouco frutíferas.

Veterinários da zona são tidos como pessoas respeitáveis e de confiança, talvez os melhores para sensibilizações deste e outro tipo.
Só isto é uma acção muito benemérita, não é preciso ajudar "clandestinamente", basta um pouco de vontade e poucos recursos.
Contudo é o que eu acho, sou um bocado ingénua nestas coisas incompreensíveis do Estado português. Ajudar tem muitas faces, não é preciso escondê-las ;)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mar 02, 2004 7:59 pm

dougat Escreveu: Quando eu fiz estágio de advocacia era obrigatório prestar patrocinio judiciário gratuito a quem não podia pagar.....eos vet estão abrangidos por alguma "obrigatoriedade"???
Eu sou estagiária de veterinária, trabalho 8 horas por dia e de borla! Quer mais trabalho voluntário que isto? Será que ainda tenho que pagar do meu bolso tudo aquilo que custa uma cirurgia e pôr-me prá i a fazer estrelizações a todas as cadelas que aparecem na rua? Acha isso minimamente viável? Eu até ofereço o meu trabalho e a compensação é a aprendizagem, mas caridade só faz quem pode....
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mar 02, 2004 8:44 pm

Ó bem que os cães abandonados e vadios são um problema para o país ou bem que não são.

É daqui que se tem de partir para a análise do problema.

Se são então o estado tem de tomar a sua quota parte de responsabilidade na solução ou prevenção do problema.

Como opto empre pela prevenção de preferência a soluções finais, sou de opinião que o estado devia colaborar na castração e esterilização dos cães sem dono.

Falo de colaborar não de pagar tudo (sejamos realistas).

Afinal se os políticos acham bem que a segurança social passe a pagar os abortos de uma série de inconscientes e ignorantes, lá por que andam em 2 pernas, também deve ter dinheiro para esta colaboração, não é ?

Óbviamente não posso aceitar o simples morticínio de cães como solução.

Afinal estão vivos e não são culpados de nada.
Evitar os nascimentos indesejados parece-me a solução mais razoável e civilizada.

Eu faço (não muitas, não é ?) esterilizações e não posso, sequer, entrar com essa despesa no IRS (sou eu, não é nenhuma associação).

Ainda por cima andam a pensar em deixar de se poder entrar com os donativos para as associações !

Têm um plano - matar, matar, matar.
Muito germânico.

Tudo isto para terem dinheiro para renovar as frotas de carros dos senhores "tachistas".

Que país !

PS - desculpem o desabafo
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta mar 03, 2004 9:14 am

aisd Escreveu: Evitar os nascimentos indesejados parece-me a solução mais razoável e civilizada.
E a mais eficiente, aquela que traria resultados a mais curto prazo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”