não é ateimar na coisa.
Eu também não teimo nem gosto. E não me importo de conversar, dando a minha opinião, mas com alguém que se consiga ter uma conversa como deve ser e não como se vê por aqui, que mais parece uma "conversa de malucos".
Quem aqui vem ao forum, ver novidades e explorar coisas novas, depara-se com um teatro destes.
Mas fora isso, mesmo que o seu canídeo não fosse pp, o que está a tentar defender?
O que estou a
tentar dizer é que, na
minha opinião um cão com o certeficado LOP ou sem LOP é tudo
cão. Ponto.
Ou é gato?
Para mim, a vantagem de um cão de raça em relação a um rafeiro é de ter uma segurança relativa em relação aos perigos inerentes à raça. (testes de despistes)
Por um lado se um grupo de cães dispõe de um património genético maior que outro grupo, o que é por si só uma segurança relativa, por outro lado há circuitos e estruturas bem definidas (competições), coisa inexistentes para o outro grupo, e não estou a falar de inutilidades do tipo, o senior mais giro, ou o mais peludo ou coisas do género.
E por último se alguém procura e adquire uma coisa específica só tem que ter isso e mais nada. E certos tipos de LOPs é a garantia disso mesmo.
Pode ser uma garantia e não descordo. Mas pode vir a ter problemas ou os mesmo problemas de um cão sem LOP. Veja o exemplo que dei do meu amigo da Bull Terrier. As linhagens de sangue. Mãe. Pai. Tia. etc etc etc...
Tudo ali à grande. Cães magnificos. Fabulosos. Campeões em várias exposições. Basicamente, o criador vive da criação dessa raça e de outra (não me lembro do nome).
E no entanto, a cadela em 3 anos já teve duas cirugias. Aquele organismo é droga dia sim, dia sim. Pode ser puro e é pura a cadela. Mas não deixa de ter problemas com os outros. A minha cadela, felizmente não lhe aconteceu nada disso (e espero vir a não ter) e é um "Dalmata"...
Quando adquiriu o seu canídeo já sabia ao que ia, ou jogou na roleta?
Confesso que andámos a ver na Internet vários criadores. ( se são criadores "cozido à portuguesa", não me interessa)
Mas já sabia o que eu queria(raça). Por fim obtei por escolher, uma staff de cor cinza, pelo simples fato de ser uma cor rara de se ver por aí.
Vi e estive com o Pai e a Mãe dela, antes de levá-la.
"Honestamente, na minha opinião, com LOP ou sem LOP, não dou importância a isso. Para mim, não é por ter LOP que vai ser mais cão ou menos cão."
E para mim, nesta afirmação está a misturar alhos com bugalhos.
Eu não estou a misturar nada.
Simplesmente estou a dar a minha opinião. Se não tem importância para mim é porque não tem. Tenho os meus motivos.
Se tem para si, quem sou eu para o julgar?
Agora se é mais cão ou menos cão depende de vários factores, sendo um deles você.
- O que para si é considerado ser mais cão menos cão (difere em todas as pessoas), o que espera do cão tendo em vista o objectivo pretendido.
- Ter uma ideia bastante definida do que procura e do que fazer.
-A sua habilidade para reconhecer e isolar o que pretende, dentro de uma ou várias ninhadas.
Ter acesso à 1º escolha não chega, seja ela de raça ou rafeira.
Há uns anos, um amigo meu tinha dois Pastores Alemães
puros.
Por falta de atenção aos cães. Por negligência da parte deles, os cães pareciam duas vitelas a pele e osso.
O meu cão, pit bull red nose (sem LOP/rafeiro) sempre foi mais bem tratado do que certas pessoas. De tal ponto, que ainda houve alguém que me queria dar dinheiro para o levar.
E no entanto meu amigo, só lhe posso dizer que cão com LOP ou sem LOP, para ser um bom cão, só vai depender do dono. O dono faz toda a diferença.
Já como o outro dizia, O cão é o espelho do dono.
E não é preciso LOP para serum super-cão.
Tem? Até ver... Se há portadores de ataxia na linha, e se os pais não estão testados, não sabe se é saudável. Os portadores de ataxia são saudáveis.
Não se preocupe com isso. Até aos dias de hoje é uma cadela que faz tudo e mais alguma coisa, dentro da vida animal de qualquer coisa.
Olhe, nadar.....muito melhor que muita gente
