Aquisição de novo cão PERDIGUEIRO opiniões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sexta jun 28, 2013 12:50 am

As "malhas não estalonadas" são consideradas uma falta grave na raça. Não fui eu que fiz o estalão.

Quanto à pergunta do botas96, porque os cães têm um criador, que aparece no catálogo. Se eu vender um cão criado por mim fora do estalão e este aparecer numa exposição, é razoável assumir que eu e/ou:

- Sou uma idiota que nem sequer conhece o estalão da raça que cria;

- Ando a enganar os "coitadinhos" que me compram cães ao vender-lhes cães fora do estalão como sendo de qualidade de exposição;

- Sou uma canicheira que vende qualquer coisa ao primeiro que me acenar com um molho de notas, e estou-me a lixar para seja lá o que for que eles queiram fazer com os cachorros, e para a raça no geral.

Agora se o diogosvp comprou a cachorra de boa fé, sabendo os defeitos que tinha, e até tem algum respeito pelo criador, acho que levá-lá a uma exposição é "humilhar" o criador em público desnecessáriamente. Queria um cão para expôr, comprava outro que estivesse dentro do estalão.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 28, 2013 11:52 am

faz-me muita confusão que até umas manchas sejam consideradas uma falta grave numa raça. Nem quero pensa rnos «afunilamentos» que s efazem nas criaçõea a fim de obter «exemplares perfeitos». Realmente o ser humano só está contente a estragar, pensando que está a criar um ideal de beleza por si criado e padronizado.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta jun 28, 2013 1:20 pm

Não pode ver as coisas só dessa maneira.
Até porque um cão é muito mais que a morfologia, até em beleza.
Numa ninhada a "nata" é em menor quantidade.
Se eu fosse criador e aparecesse lá um "paraquedista" e mesmo que fosse um aficionado na coisa a pedir-me um cão de exposição, eu de certeza que lhe daria, na melhor das hipóteses, um exemplar mediano.
para o obrigar a "mexer-se" e para ver se aquele entusiasmo não é um pau de fósforo.
E não me parece que o diogo esteja interessado em fazer o circuito nacional, e mesmo que tivesse é uma óptima desculpa para trabalhar o cão e ganhar mais experiência, tanto no aspecto físico como no aspecto de obediência e drive.
Em suma, um óptimo laboratório para auto avaliar os nossos próprios progressos.
Mas sim, talvez, seja mais entusiasmante se o diogo optasse por provas mais dinâmicas, onde o desafio não seja tão limitado à partida por aspectos secundários, mas isso é inteiramente com ele.
já para não falar, que a partir do momento em que o criador vende o cão, só poderá aconselhar, em termos executivos, não risca nada.
Pelo menos é assim que eu penso.
por mim, diogo, vá em frente, só tem a ganhar.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta jun 28, 2013 1:29 pm

Para mim, uma "falta grave" é aquilo que possa pôr em risco a saúde, bem-estar e até a vida de um cão. Por isso fiz a pergunta, por não me parecer que umas manchas de outra cor representassem qualquer perigo para a cachorra em causa.

E como os critérios estéticos são sempre subjectivos e variáveis de pessoa para pessoa, revolta-me que se consagre com força de lei proibições idiotas como esta, que só reforçam a transformação de um animal num objecto manipulável, comerciável e desvalorizável.

Pobres cães. E por aqui me fico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sexta jun 28, 2013 4:46 pm

Floripes3 Escreveu:Para mim, uma "falta grave" é aquilo que possa pôr em risco a saúde, bem-estar e até a vida de um cão. Por isso fiz a pergunta, por não me parecer que umas manchas de outra cor representassem qualquer perigo para a cachorra em causa.

E como os critérios estéticos são sempre subjectivos e variáveis de pessoa para pessoa, revolta-me que se consagre com força de lei proibições idiotas como esta, que só reforçam a transformação de um animal num objecto manipulável, comerciável e desvalorizável.

Isto é uma prova de beleza, não estão a rejeitar o cão numa prova de trabalho. O que interessa que em exposições achem que cão X está fora de estalão? O que interessa para o cão? Falam das provas de beleza como se pusesse em causa a saúde do animal. Eu não gosto de provas de beleza mas não condeno quem ache que cão X não é de exposição, isso não vai influenciar em nada na vida do cão.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 28, 2013 6:03 pm

saraestrelo Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Para mim, uma "falta grave" é aquilo que possa pôr em risco a saúde, bem-estar e até a vida de um cão. Por isso fiz a pergunta, por não me parecer que umas manchas de outra cor representassem qualquer perigo para a cachorra em causa.

Isto é uma prova de beleza, não estão a rejeitar o cão numa prova de trabalho. O que interessa que em exposições achem que cão X está fora de estalão? O que interessa para o cão? Falam das provas de beleza como se pusesse em causa a saúde do animal. Eu não gosto de provas de beleza mas não condeno quem ache que cão X não é de exposição, isso não vai influenciar em nada na vida do cão.
o problema é aquilo a que os cães estão sujeitos para atingirem os «padrões de beleza» determinados pelo Júri. Já vi cada aberração...
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
saraestrelo
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 6:23 pm

Charlie2 Escreveu:
saraestrelo Escreveu:

o problema é aquilo a que os cães estão sujeitos para atingirem os «padrões de beleza» determinados pelo Júri. Já vi cada aberração...
Sim e é uma das razões que me leva a não gostar de exposições, independentemente disso não acho que seja cruel ou horrível haver cães fora do estalão e faltas graves, etc. porque isso em nada influencia os cães. Eu acho importante haver exposições para manter as raças, senão caso se aceitasse tudo e mais alguma coisa, daqui a uns anos as raças estavam completamente alteradas e não havia bons exemplares, no entanto concordo só com isto. Porque de resto as exposições em si não me fascinam e não gosto da forma como elas são feitas. Mas pronto, não é isso o objectivo do tópico, o assunto já está a ser desviado.
Floripes3
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 8:02 pm

Pois eu estou-me absolutramente borrifando para as exposições e o seu estendal de vaidades.

Do que eu falava - e falo, e me repugna - é de muito antes de se chegar ao ponto de exibir os tais exemplares "perfeitos" e das regras mais ou menos obnóxias que levam a considerar "grave" uma cor diferente da estipulada pelo estalão. Como se o cão fosse menos cão lá por ter uma cor que alguém, ou um conjunto de alguéns, achou que não devia ter.

E quanto à chamada manutenção das raças em toda a sua pureza... Bem, para mim é conversa fascistóide e nada mais.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
saraestrelo
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 8:07 pm

Floripes3 Escreveu:Pois eu estou-me absolutramente borrifando para as exposições e o seu estendal de vaidades.

Do que eu falava - e falo, e me repugna - é de muito antes de se chegar ao ponto de exibir os tais exemplares "perfeitos" e das regras mais ou menos obnóxias que levam a considerar "grave" uma cor diferente da estipulada pelo estalão. Como se o cão fosse menos cão lá por ter uma cor que alguém, ou um conjunto de alguéns, achou que não devia ter.

E quanto à chamada manutenção das raças em toda a sua pureza... Bem, para mim é conversa fascistóide e nada mais.
Para mim só faz sentido o que diz se for contra os cães de raça.
Floripes3
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 8:37 pm

Ó Sara Estrelo... :roll:

Francamente, não encontra argumentos ou só escreve porque sim, só para contrariar?

Tire os antolhos, está demasiado calor para insistir em andar com eles.
frozenchik
Membro Júnior
Registado: sexta jun 21, 2013 3:15 pm

sexta jun 28, 2013 8:54 pm

O estalão define as cores desejáveis para a raça , assim como define outras características, isso é normal, não? Se fosse alguma coisa que prejudicasse o cão, ainda se percebia o alarido, agora pela cor?
saraestrelo
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 9:07 pm

Floripes3 Escreveu:Ó Sara Estrelo... :roll:

Francamente, não encontra argumentos ou só escreve porque sim, só para contrariar?

Tire os antolhos, está demasiado calor para insistir em andar com eles.
Olhe esqueça, está-se a contradizer mas é isso, está demasiado calor.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta jun 28, 2013 10:09 pm

Aiópá!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sexta jun 28, 2013 11:12 pm

botas96 Escreveu: Se eu fosse criador e aparecesse lá um "paraquedista" e mesmo que fosse um aficionado na coisa a pedir-me um cão de exposição, eu de certeza que lhe daria, na melhor das hipóteses, um exemplar mediano.
para o obrigar a "mexer-se" e para ver se aquele entusiasmo não é um pau de fósforo.
Pois botas96, aí pensamos de modos diferentes. Se alguém me pedir um cão para expôr, eu só lhe vou vender um cachorro que considere muito promissor, ou um cão mais velho que eu saiba que tem as qualidades necessárias ara ganhar.

Na minha raça em particular, e na canicultura em geral, fazem falta pessoas interessadas e motivadas, que queiram aprender e fazer um bom trabalho. Vender-lhes uma porcaria qualquer é o primeiro passo para os afastar da canicultura e os desmotivar.

Eu vendo o melhor que tenho, e fico feliz quando eles têm a capacidade de pensar "fora da caixa", cruzar com cães com os quais eu, por preconceito sobre certas linhas, nunca cruzaria, e fazer melhor do que eu.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta jun 28, 2013 11:31 pm

ok, temos opiniões diferentes, até aí tudo bem.

"Vender-lhes uma porcaria qualquer é o primeiro passo para os afastar da canicultura e os desmotivar. "
Mas eu não disse uma porcaria qualquer.
Era uma maneira de fazer uma selecção de entusiastas (e não digo isto no sentido prejurativo) e reduzia o risco de "desperdiçar" o seu melhor em potenciais produtividades fracas, isto dentro deste contexto.
Além de ter como subproduto possível, uma protecção acrescida à sua raça de eleição.
Responder

Voltar para “Cães”