Tártaro em gatos!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ColinCreevey
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 5:04 pm
Contacto:

terça mar 02, 2004 5:31 pm

Tenho um gato e uma amiga minha duas gatas, descobrimos numa das gatas dela que tinha o labio "sujo" ou manchado o meu tambem tinha isso so em certas partes, não sabemos se é verdadeiramente sujo, se é natural ou tártaro ou até mesmo outra doença..
se alguem souber agradeço que respondessem aqui neste topico por favor é URGENTE!
se for mesmo uma doença tartaro ou não, se souberem dea cura respondam URGENTEMENTE!

obg

Pedro Almeida
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

terça mar 02, 2004 5:42 pm

Olá Pedro Boa Tarde,

Não me parece que o problemas dos gatinhos seja tártaro pois este como nos humanos desenvolve-se nos dentes.
O gato fica com uma gengivite muito forte e comos dentes escurecidos.
A solução é uma limpeza tal qual nos humanos pois se se prolongar a situação pode implicar a queda dos dentinhos.
A Licas ( a minha gatinha de 11 anos) tem de fazer uma limpeza pois tem um pouco de tártaro nos dentes de trás, mas não te preocupes se for isso é tratável.
Agora convém verificar se não será outra coisa qualquer.O melhor será mesmo recorrer a um vet.

Boa Sorte!

Beijoka
Carla ;)
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

terça mar 02, 2004 5:56 pm

Olá Pedro Almeida.
Bem antes de mais deveria ir a vet com a gata pois so ela/ele poderá diagnosticar alguma coisa.

Em relação a dentes, eu por acaso tenho andado para colocar aqui no forum um post sobre isso mas ñ tenho tido tempo..., E que eu tenho uma gata que tem uma doença que se chama doença periodontal, que tem a ver com a formação agravada de tartaro nos dentes, e ñ havendo higiene dentaria a coisa complica-se pois eles ficam com a boca bastante inflamada... etc, enfim é um horror resumindo...

Portanto deixo aqui a mensagem : cuidem dos dentes dos vossos bichanos e dos cãezinhos tb, pois mais tarde podem vir a ter muitas complicações! :? O melhor a fazer manter uma higiene oral e dar croquetes pois ajudar a limpar os dentes por serem duros.

Beijinhos e dê novidades
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça mar 02, 2004 6:25 pm

O tártaro depende muito da alimentação que os gatos têem. Se lhe der constantemente ração de lata, ou restos caseiros é muito provável que a médio prazo ganhem tártaro e fiquem com mau hálito. Para além de a ração seca ser mais completa, ajuda a "limpar" algum restinho de comida (guloseimas que os donos não resistem a dar :p ) que tenha ficado. Para além disso é de mais fácil digestão.
Eu dou sempre ração seca e ás vezes lá vão umas espinhinhas ou algum petisco, depois dou um bocadinho de dentabits da Wiskas, é uma embalagem prateada, em qq supermercado encontra. Sempre ajuda a manter o hálito bom e o tártaro. Se for tártaro mesmo convém ir ao vet, se for já agravado pode ter de fazer umas limpezas aos dentes de vez em quando...

Contudo pode até nem ser tártaro, mas também não custa nada ir seguindo estes conselhos, prevenir é sempre o melhor.

Vale a pena dar um saltinho ao vet perguntar o que será essa manchinha, pode não ter a ver com o tártaro porque este costuma ficar-se pelos dentinhos...
coliveira
Membro Veterano

terça mar 02, 2004 6:35 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Eu dou sempre ração seca e ás vezes lá vão umas espinhinhas ou algum petisco, depois dou um bocadinho de dentabits da Wiskas, é uma embalagem prateada, em qq supermercado encontra. Sempre ajuda a manter o hálito bom e o tártaro.
Eu dou sempre dois ou três dentabits por dia à Abby e à Becky pois para além daquilo que disseste ajuda a remover restos de comida retidos nos dentinhos.

;)
ColinCreevey
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 5:04 pm
Contacto:

terça mar 02, 2004 10:01 pm

Muito obriado bom.. seuspeito que seja natural e não tartaro porque o meu pai diz que ainda sao muito novos e sao so têm 5 semanas vao na 6ª e mal dentes têm... mas se ficar com tartaro o Nico o meu gato a outra(s) sao da mh colega sao irmas do meu gatinho, ja sei como tratar delas graças a vossa ajuda.. brevemente vou ao veterinario para um sheck up (axo k e assim k se diz) para dps começar com a vacinaçao quando ja tiver 2 meses.. aí ele dira claro se isto continuar o que é! tb suspeito que seja uma mancha labial.. natural.. mas tb nao sei bem...

na msm obg

pedro almeida
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça mar 02, 2004 10:14 pm

O tártaro depende muito da alimentação que os gatos têem. Se lhe der constantemente ração de lata, ou restos caseiros é muito provável que a médio prazo ganhem tártaro e fiquem com mau hálito.
o gaspar come exactamente o mesmo dos outros e aos 3 anos, teve de fazewr uma destartarização. o vet disse que não há ração nenhuma que impeça a formação do tártaro.
a alice também tem umas manchinhas escuras nas gengivas. ela é amarela. não acho nada preocupante.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta mar 03, 2004 10:22 am

anjaazul é claro que também existem gatinhos com maior propensão a ter cáries, tal como existem pessoas que sempre tiveram cuidados imensos com os dentes e os têem podres ou com tártaro, etc.

O que quis explicar é que uma alimentação incorrecta propensia e muito o aparecimento do tártaro e também problemas de saúde devido, por exemplo, a algumas marcas porem sal nos enlatados, óbvio que é mais atractivo a nível de sabor para os animais, mas faz-lhes mal ;). Como ainda não há escovas de dentes com pasta incluída para gatos, vamos ter de ir tendo atenção aos pormenores que o gato nos tenta transmitir.

Uns petiscos são sempre bons, desde que não seja em exagero, nós também não comemos mousse de "xikelate" todos os dias :D .

Essa manchinha pode ter a ver com o facto de eles terem mudado a dentição veja se ele se baba exageradamente, às vezes também quando algo tem um sabor desagradável ao gato ele pode fazer essas manchinhas, as gengivas do gatinho devem ser rosadas e saudáveis, sem inchaços, inflamação ou odor desagradável...[b] O melhor mesmo é consultar um veterinário[/b], principalmente se ele apresentar uma linha avermelhada que segue a linha dos dentinhos, pode ser gengivite, é bastante comum nos gatos.

Tente olhar bem para a boquinha do gato e ver se nota algum cheiro mais desagradável a tal linha avermelhada, inchaço,... algo fora do normal, se notar não espere pelo check up, não custa nada dar um saltinho a um vet aí perto e ver isso.
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quarta mar 03, 2004 10:27 am

Bem, se o gato tem 5 semanas, não acham impossível ser tártaro?
Trata-se de um bébé minha gente :D
Pode ser apenas uma manchina de pele, muitos gatos não têm as gengivas da mesma côr ;)

Parabéns pelo seu bébé :D

Guida
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta mar 03, 2004 10:54 am

Olá,

Vá ao vet com o gastinho, só ele poderá diagnosticar qual o probelam do bebé. Pareceu-me ler na sua discrição que eram uns pontinhos pretos no lábio, poderá ser acne, mas, por favor, vá o mais breve possível eo vet, poderá não ser nada, mas ficará descansada, não acha?

As melhoras

Bjs

Mai-Mai
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 03, 2004 3:38 pm

Olá

Com 5 semanas tártaro não é, mas pode ser alguma coisa, incluindo acne, vá com eles ao vet e verifique.

Em relação ao tártaro, cárie e gengivite. Fui com a Amélia ao vet e ela diagnosticou-lhe um pouco de gengivite, uma coisa ligeira, mas tem. Ela só come ração, de vez em quando umas gluseimas (fiambre, iogurte, atum), mas poucas vezes pois ela prefere ração. A vet disse-me que tem notado que gatos alimentados apenas com ração seca desenvolvem gengivites, mas que é preferível este tipo de ração.
Receitou-lhe uns comprimidos próprios para este problema que ela tem de tomar durante 10 dias e segundo a vet são bastante eficazes.
Existem escovas de dentes e pasta de dentes para gatos, a bayer tem uma espécie de biscoitos próprios para estes problemas (são caros), mas nem sempre é fácil fazer estes tratamentos a um gato....

beijokas
kathleen
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quarta mar 03, 2004 4:02 pm

Estive a ver o que era gengitivite e encontrei que diagnóstica-se essa doença de o gato tiver mau hálito e uma linha vermelha a acompanhar os dentes. Não sabia que os gatos que comem ração tb podiam ter :| vou estar atenta aos meus meninos :o No livro diz que mais tarde ou mais cedo todos os gatos contraem gengitivite :?

As melhoras para os dentinhos da Amélia

Guida
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 03, 2004 4:15 pm

anjaazul é claro que também existem gatinhos com maior propensão a ter cáries
a estes animais, não há nada que lhes chegue. mas o gaspar teve apenas tártaro. teve de o retirar com anestesia.
quanto a gengivites :o :o os meus velhotes foram-se bem tarde e nunca tiveram nada disso. o joão tinha mau hálito. cá para mim, era já um sintoma de i.r., mas a vet nunca me disse nada. o pantufa que também é i.r. também começa a ter esse problema.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 03, 2004 4:17 pm

igualdade Escreveu: Estive a ver o que era gengitivite e encontrei que diagnóstica-se essa doença de o gato tiver mau hálito e uma linha vermelha a acompanhar os dentes. Não sabia que os gatos que comem ração tb podiam ter | vou estar atenta aos meus meninos o No livro diz que mais tarde ou mais cedo todos os gatos contraem gengitivite ?

As melhoras para os dentinhos da Amélia

Guida
Olá

É exactamente o que a Amélia tem, mau halito, uma linha vermelha que quando tocas com a unha faz sangue. Mas a dela ainda é uma coisa pouca, é ligeira.

Beijokas
kathleen
coliveira
Membro Veterano

quarta mar 03, 2004 4:42 pm

Kathleen Escreveu: Olá

É exactamente o que a Amélia tem, mau halito, uma linha vermelha que quando tocas com a unha faz sangue. Mas a dela ainda é uma coisa pouca, é ligeira.

Beijokas
kathleen

Mas não costumas pôr nada nas gengivas da Amélia?A Licas também tem nos dentinhos de trás e coloca um produto com um pincelsinho pequeno e com muito cuidado pois pode sangrar... :|
Responder

Voltar para “Gatos”