São puros?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jun 27, 2013 11:03 pm

Specops Escreveu:Então, segundo ou melhor, seguindo o seu racíocinio eu como não quis saber se a minha cadela tinha LOP ou não, sou negligente com ela, o que nas suas palavras praticamente quer dizer que eu não sei tratar dela. Ou que não vou ter a máxima atenção a futuros problemas.

Mas, caso eu escolhesse um cão com LOP, já sabia o seu "historial" e poderia estar descansado porque se o pai, o avô, mãe e avó não tinham nada, então o meu cão não iria ter nada.
Porque os azares só batem à porta de quem tem cães sem LOP.

Já agora...um à parte.

P.S. O tal avô xpto é portador de ataxia.

Segundo falei pessoalmente agora com a veterinária dos meus "rafeiros" a ataxia não é uma doença genéticamente transmisivel. Portanto, se o avô teve, não é algo que deva me preocupar com a minha cadela.
A veterinária dos seus rafeiros está a precisar de voltar para a escola. A ataxia é hereditária. E é uma chatice dos diabos, daquelas que levam as pessoas a eutanaziar os seus animais de stimação, porque já não têm qualidade de vida.

Quem, tendo um teste disponível, opta por não o fazer, é alguém que além de não estar interessado na raça, nem sequer está interessado nos cães que cria.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 27, 2013 11:17 pm

botas96 Escreveu:Não.
Estava a falar no geral. Não estou a disser que seja negligente com o seu cão. Estou a tentar explicar a importância de um LOP. Ser diligente no processo de escolha e selecção

Não.
Como já disse aqui e noutro tópico.
Um cão com maior património genético (rafeiro) e um cão com menor património genético (raça) ambos oferecem uma segurança relativa por diversas razões.
Ambos os casos podem ser um imãn de problemas como podem ser o mais saudável do mundo.

Um cão de raça tem uma linha de sangue conhecida e devidamente documentada e a única que garante é que a probabilidade de é menor, ou muito reduzida.

Um rafeiro tem uma linha de sangue completamente desconhecida, ou parcialmente conhecida na melhor das hipóteses.

Se optar por uma raça, porque não ter acesso a esse tipo de informação.

Há aqui muitos casos que darão muitos problemas porque pensavam que só porque tem o LOP está tudo bem. E não vai ser assim.
Um cão que tem LOP não é melhor que um rafeiro e vice-versa, isso são outros quinhentos.
Agora, quem optar por um cão de raça, procurem um LOP de jeito, sempre.
Não é bem assim Botas...

Devido ao pool genético das raças puras ser muito mais reduzido ou até infinitamente mais reduzido do que qualquer cão fruto de um cruzamento aleatório, os cães de raça pura têm muito mais probabilidades de virem a sofrer de doenças genéticas e algumas raças até têm condições exclusivas a essas mesmas raças, como esta coisa da ataxia nos amstaff.
De forma muito simplista, muitas doenças genéticas têm origem em genes recessivos como esta de aqui se fala, que para se manifestarem na descendência têm de ser herdados de ambos os pais. Nos rafeiros as probabilidades de isso acontecer são muito mais remotas do que no caso de um cão de raça onde em imensas raças se consegue traçar a ascendência a uns meros 6 ou 7 animais que foram o stock fundador de quase todos os efectivos da raça hoje em dia. No fim da WWII, grande parte das raças europeias estava à beira da extinção e muitas foram recuperadas à custa de meia dúzia de sobreviventes e de muito inbreeding.
É por isso que hoje em dia certas doenças são tão difíceis de erradicar como por exemplo a displasia da anca nos PA que desgraçados até tiveram de ser chamados de Lobos da Alsácia durante algum tempo por causa dos sentimentos anti-germânicos do pós-guerra.

E não esquecer também que muitas características que tornam as raças únicas e tão diferentes entre si são traços que a Natureza eliminaria rapidamente do fenótipo dos canídeos se deixasse de existir criação selectiva: as orelhas caídas, o crânio braquicefálico, o nanismo, certos padrões de pelagem, etc são traços que não existem em nenhuns canídeos selvagens (lobos, coiotes, raposas, dingos, mabecos) porque efectivamente são entraves à sobrevivência dos animais na vida selvagem, enquanto predadores e presas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta jun 27, 2013 11:41 pm

Então quando tiver algum problema, recorro a artigos e não ao veterinário.
Portanto, vou confiar em artigos em vez de um profissional.

Quem, tendo um teste disponível, opta por não o fazer, é alguém que além de não estar interessado na raça, nem sequer está interessado nos cães que cria.
Primeiro de tudo fui-me informar.
Se me fui informar é porque necessito de informação, pois ninguém nasce ensinado e não tenho problema nenhum em admitir.

Quanto à veterinária, tenho plena confiança nela, pois já é veterinária do meu cão há bastante tempo.
Se me disse que não tenho motivos para me preocupar é o que farei.

A ataxia é hereditária. E é uma chatice dos diabos, daquelas que levam as pessoas a eutanaziar os seus animais de stimação, porque já não têm qualidade de vida.
São problemas neurológicos, segundo percebi. Ou percebi mal?
Ou seja, não há muitas probabilidades de ser transmissível.

A mãe da minha cadela já tem 4 anos e é perfeitamente saudável.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jun 27, 2013 11:54 pm

Specops Escreveu:
Então quando tiver algum problema, recorro a artigos e não ao veterinário.
Portanto, vou confiar em artigos em vez de um profissional.

Primeiro de tudo fui-me informar.
Se me fui informar é porque necessito de informação, pois ninguém nasce ensinado e não tenho problema nenhum em admitir.

Quanto à veterinária, tenho plena confiança nela, pois já é veterinária do meu cão há bastante tempo.
Se me disse que não tenho motivos para me preocupar é o que farei.

A ataxia é hereditária. E é uma chatice dos diabos, daquelas que levam as pessoas a eutanaziar os seus animais de stimação, porque já não têm qualidade de vida.
São problemas neurológicos, segundo percebi. Ou percebi mal?
Ou seja, não há muitas probabilidades de ser transmissível.

A mãe da minha cadela já tem 4 anos e é perfeitamente saudável.
Tem motivos para se preocupar. Os portadores são saudáveis, mas podem passar o gene afectado aos filhos.

Não percebi a questão sobre os problemas neurológicos não serem transmissíveis. Claro que são. Imensos... Se quer exemplos humanos, desde o Alzheimer à esquizofrenia, são hereditários.

Quanto à sua veterinária, tenho pena de o informar que ela não podia estar mais errada. Veja os artigos e leia o que a Dinodane escreveu.

E acerca do seu cepticismo relativamente aos artigos, eles são escritos por veterinários e investigadores que, pelos vistos, sabem muito mais do que a sua veterinária. Alías, acho gravíssima a opinião que ela lhe deu. Não acho grave que ela não saiba nada sobre a doença, mas devia assumir que não sabe e investigar. Quer ter a certeza, compre o teste.
Specops
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 11:59 pm

Tudo certo.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta jun 28, 2013 12:15 am

Ora muito bem, dino.
Daí eu sublinhar sempre a importância dos despistes e disser que a probabilidade é menor.
Para além de haver saltos de gerações por parte de certas características, ainda há os casos de indivíduos sãos mas portadores do gene.
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

sexta jun 28, 2013 12:57 am

Specops Escreveu:Agora ponho outra questão:
Se eu não tiver condições financeiras para dar 700€ ou mais dinheiro por um cão que tenha LOP, faz de mim menos amante da raça?
Specops vou dar a minha opinião em relação ao assunto, respondendo a essa questão.

Na minha maneira de ver as coisas, quem não tem dinheiro para comprar um exemplar de uma determinada raça, se realmente é amante da raça, não compra, ponto. Não tem dinheiro para comprar um cachorro de uma determinada raça, adopta. Comprar determinados cachorros só por serem baratos, na maior parte dos casos só estraga a raça, não a dignifica em nada.

Repetindo-me, na minha maneira de ver as coisas, não se trata de uma questão de um cão com LOP ser melhor cão que um sem LOP e etc. Há por aí muita gente reles que até tem progenitores com LOP mas nem as ninhadas regista. Mas lá está, gostem ou não, um cão sem LOP, teoricamente não é puro.

Não podem ver a questão do LOP pelo prisma que estão a ver: "eu comprei o meu cachorro sem LOP e ele é puro (ou pelo menos parece)". Porque quantas pessoas já foram na história do "é mesmo um (raça) puro, apenas 200€", quando o cachorro cresce, que desilusão... Depois grande percentagem desses "embarretados" acabam por abandonar os pobres animais, muitos deles acabam adormecidos. Mas isso já é outra história em que ninguém pensa...

Ui, este assunto tem mil e uma pontas por onde se lhe pegue. Depois à outra, cachorros sem LOP, vendidos ao preço do quilo da batata, maior parte das vezes são apenas rafeiros parecidos com uma raça qualquer. O que é que acontece? Essas mesmas pessoas que os compraram, lembram-se de fazer criadeirice também com os seus pseudo-cães de raça mas que não têm LOP, e pronto, é uma bola de neve, um ciclo interminável.

Depois vêem-se raças completamente descaracterizadas, vendidas ao preço da chuva, cheias de problemas de saúde devido a todo o processo de "criação" irresponsável, enfim, podia estar aqui até amanhã mas isto realmente é um assunto que dá muito que pensar e falar.

Deixo outra questão que provém de um assunto que tem sido largamente discutido. Fica a questão no ar:

Têm havido cada vez mais cães de raça a serem roubados. Muitos deles para irem papar a puppy mills para procriarem até ao fim das suas vidas, sem verem o sol, saberem o que é a rua, maior parte deles entram numa box e só saem de lá para serem enterrados. Ninhadas atrás de ninhadas, crias atrás de crias, vendidas a um preço muito baixo, sem qualquer tipo de registo de quem são os pais, etc. Ninhadas fruto de cães roubados, acasalamento de progenitores com as próprias crias durante gerações, cio após cio, mortes até exaustão, cuidados de veterinários zero, cuidados veterinários zero, etc. Agora a pergunta é, quem é que alimenta este tipo de negócio?

A questão de comprar com ou sem LOP é tão bem mais complexa do que possam imaginar... Abram essas cabecinhas!

Specops respeito a sua opinião e felicito-o pela sua cadela, realmente é muito bonita. Faço votos sinceros para que seja sempre muito saudável. Mas por favor não façam do LOP um simples papel que são mariquices para aumentar o ego do proprietário. Como o outro que anda por aí que diz que quem é a favor do LOP é como os jeovás, enfim. Que mentalidades estas...
Specops
Membro Veterano

sexta jun 28, 2013 2:06 pm

Saudações.

Na minha maneira de ver as coisas, quem não tem dinheiro para comprar um exemplar de uma determinada raça, se realmente é amante da raça, não compra, ponto. Não tem dinheiro para comprar um cachorro de uma determinada raça, adopta. Comprar determinados cachorros só por serem baratos, na maior parte dos casos só estraga a raça, não a dignifica em nada.
Exacto. Você tem a sua maneira de ver as coisas, como eu tenho a minha maneira de ver. E é por causa disso há muito pano para mangas.
No meu caso, não comprei por simplesmente ser barato. Comprei, por ter gostado do exemplar e da cor. Simples quanto isso.
Mas confesso que adoro esta raça (Staffs e Pit Bull) independentemente de ter LOP ou não.
Repetindo-me, na minha maneira de ver as coisas, não se trata de uma questão de um cão com LOP ser melhor cão que um sem LOP e etc. Há por aí muita gente reles que até tem progenitores com LOP mas nem as ninhadas regista. Mas lá está, gostem ou não, um cão sem LOP, teoricamente não é puro.
Uma vez mais confirmo com o que diz.
Até porque se voltar a umas respostas (post's) atrás vai ver que eu disse, que cão com LOP é puro, mas não significa que seja mais saudável que um cão sem LOP. Ou que vai ser mais cão que outro.
Simplesmente disse que, cães com LOP não estão livres de ter problemas.
Talvez me expliquei mal para alguns e não para outros. Talvez...mas eu tenho a certeza e sei bem o que disse, mas para alguns parece-me que não...
Não podem ver a questão do LOP pelo prisma que estão a ver: "eu comprei o meu cachorro sem LOP e ele é puro (ou pelo menos parece)". Porque quantas pessoas já foram na história do "é mesmo um (raça) puro, apenas 200€", quando o cachorro cresce, que desilusão... Depois grande percentagem desses "embarretados" acabam por abandonar os pobres animais, muitos deles acabam adormecidos. Mas isso já é outra história em que ninguém pensa...
E se calhar, para não falar daqueles individuos que tiveram dinheiro para comprar cão/cães com LOP e tudo no sítio, mas que depois chegam as férias e a solucção do cão é o abandono. Portanto, vai dar tudo ao mesmo...
Ui, este assunto tem mil e uma pontas por onde se lhe pegue. Depois à outra, cachorros sem LOP, vendidos ao preço do quilo da batata, maior parte das vezes são apenas rafeiros parecidos com uma raça qualquer. O que é que acontece? Essas mesmas pessoas que os compraram, lembram-se de fazer criadeirice também com os seus pseudo-cães de raça mas que não têm LOP, e pronto, é uma bola de neve, um ciclo interminável.
Este assunto, meu amigo, honestamente já "morreu" há muito tempo.
O user que abriu este tópico para pedir ajuda, já se foi embora faz tempo. Tirou as suas conclusões, boas ou más e tá manha.
O que ficou? Discussão e teimosias, sem justificação possível. Agora pergunto eu:
O que é que nós todos vamos ganhar com isto? Ser o Rei da razão?
Por mim, querem ter a razão toda, que a tenham. Vou-me chatear com isso? Nem pensar...
Chateio-me sim é dos licenciados da mania que o gato come alpista.
Porque se querem ser respeitados, que se deem ao respeito. Pois, eu não faltei ao respeito a ninguém, que eu saiba.
Fico contente quando consegui ajudar quem mais precisou. E não ganho nada com isso. Apenas humildade para com as pessoas.
Atenção que estamos apenas a falar e não lhe estou apontar dedo nenhum

:wink:
Têm havido cada vez mais cães de raça a serem roubados. Muitos deles para irem papar a puppy mills para procriarem até ao fim das suas vidas, sem verem o sol, saberem o que é a rua, maior parte deles entram numa box e só saem de lá para serem enterrados. Ninhadas atrás de ninhadas, crias atrás de crias, vendidas a um preço muito baixo, sem qualquer tipo de registo de quem são os pais, etc. Ninhadas fruto de cães roubados, acasalamento de progenitores com as próprias crias durante gerações, cio após cio, mortes até exaustão, cuidados de veterinários zero, cuidados veterinários zero, etc. Agora a pergunta é, quem é que alimenta este tipo de negócio?
Quem o faz não sei...
Mas se soubesses, garanto-lhe que fazia queixa na policia.
Mas como não é agressão fisica de um cão para uma pessoa,acha que a policia se vai dar ao trabalho disso?
E para não falar da corrupção que já chegou à policia, mas isso são outras marés.
Specops respeito a sua opinião e felicito-o pela sua cadela, realmente é muito bonita. Faço votos sinceros para que seja sempre muito saudável. Mas por favor não façam do LOP um simples papel que são mariquices para aumentar o ego do proprietário. Como o outro que anda por aí que diz que quem é a favor do LOP é como os jeovás, enfim. Que mentalidades estas...
E eu respeito a sua como qualquer outra opinião. Posso não concordar, mas, não deixo de a respeitar. Porque saber conversar não é para todos. Pois quem não sabe conversar, opta pelas respostas e bocas mais ranhosas(...nem sei porquê) e se pensam que estão ajudar ou a fazer algo de bom, muito pelo contrário, só demonstra o tipo de personagem que é. E personagens assim, não mereçem consideração nenhuma.

Para algumas pessoas parece-me que só faz aumentar o ego.
Mas pronto, não nos vamos chatear mais. Fiquei a saber de umas coisas novas, como o dinodane disse. Houve aqui muita partilha de ideias. Comentários desnecessários. Um pouco de tudo, infelizmente.
Acho que já foi tudo dito e não vale a pena bater mais no ceguinho.

CUmpts
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

sábado jun 29, 2013 3:04 pm

Specops Escreveu:E eu respeito a sua como qualquer outra opinião. Posso não concordar, mas, não deixo de a respeitar. Porque saber conversar não é para todos. Pois quem não sabe conversar, opta pelas respostas e bocas mais ranhosas(...nem sei porquê) e se pensam que estão ajudar ou a fazer algo de bom, muito pelo contrário, só demonstra o tipo de personagem que é. E personagens assim, não mereçem consideração nenhuma.

Para algumas pessoas parece-me que só faz aumentar o ego.
Mas pronto, não nos vamos chatear mais. Fiquei a saber de umas coisas novas, como o dinodane disse. Houve aqui muita partilha de ideias. Comentários desnecessários. Um pouco de tudo, infelizmente.
Acho que já foi tudo dito e não vale a pena bater mais no ceguinho.

CUmpts
Não poderia estar mais de acordo, mas faça como eu, quando assim é limite-se a nem perder tempo a responder, que nem vale a pena.

Specops em momento algum o que escrevi se referia a si e ao seu caso, falei de um modo geral, em como muita gente age. Não disse que comprou o seu por ser barato e etc, nada disso.

Quanto ao assunto, para mim, não morreu. Mesmo que quem tenha aberto o tópico tenha "sumido", uma conversa decente vale sempre a pena. Não me importo de dar a minha opinião e aceitar a dos outros, é assim que já aprendi e aprendo todos os dias coisas novas que desconhecia, ou que pensava que sabia mas agora sei que de forma errónea. Não vejo que a totalidade do tópico sejam discussões teimosas sem justificações plausíveis. Ninguém vai ser o rei da razão, mas ganhar, sempre se ganha qualquer coisa, conhecimento de como são as coisas na realidade.

Voltando ao tópico em si, já que não sabe quem é que alimenta este tipo de negócios eu digo-lhe:
R: Quem compra esses mesmos cachorros, simples.

É tão bom ter um exemplar de uma raça que gostamos, entregue em casa, por tão pouco dinheiro. Para quê o LOP? Para quê conhecer quem criou o cachorro? Para quê conhecer os progenitores do cachorro e as condições em que os mesmos são mantidos? Afinal o LOP é só um papel para aumentar o ego dos donos, não é preciso para nada. Agora resta saber de onde provém esse mesmo cachorro.

Enquanto houver procura vai sempre haver oferta e depois aliada à falta de fiscalização (outro pano para mangas), nunca irá terminar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 29, 2013 11:21 pm

Specops, se precisar de ajuda com o Inglês, posso traduzir alguns dos artigos dos quais deixei o link, é que fiquei com a impressão de que ou não se deu ao trabalho de os ler ou não compreendeu a info (info, não opinião, atenção!) que quis transmitir.

Quanto às discussões sobre o pedigree, tornam-se exasperantes porque a páginas tantas fica-se com a sensação de que continuam a não entender o conceito.

Aquilo não é um atestado de beleza, de saúde, de boas práticas de criação. É a maneira que os criadores de animais de raças puras arranjaram há uns séculos atrás de manter um registo da genealogia dos animais que criam de modo a garantir a sua pureza e a manter um assento das suas linhas de sangue.
Ainda não se inventou outro método para garantir que um Puro Sangue Lusitano não tem misturas de garrano ou de outro cavalo qualquer. Ainda ninguém inventou um olhómetro ou um teste de ADN fidedigno para aferir que um Golden Retriever é filho, neto e bisneto de outros Golden Retrievers.
Está para aparecer um teste que permita comprovar sem qualquer resquício de dúvida que aquele gato é um siamês de linhagens puras e não um gato srd de pelagem colorpoint.
é só isto, e isto é o mínimo que se deve exigir na compra de um animal de raça pura. Tão somente.
Os cães sem pedigree são cães como os outros. Os cães com pedigree são cães como os outros, não são ET's nem supra sumos da batata.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Specops
Membro Veterano

domingo jun 30, 2013 1:18 pm

Saudações.
Specops em momento algum o que escrevi se referia a si e ao seu caso, falei de um modo geral, em como muita gente age. Não disse que comprou o seu por ser barato e etc, nada disso.
Compreendo perfeitamente. Estamos a falar no geral.
Não me importo de dar a minha opinião e aceitar a dos outros, é assim que já aprendi e aprendo todos os dias coisas novas que desconhecia, ou que pensava que sabia mas agora sei que de forma errónea.
Eu também dou a minha opinião, mas que seja de forma útil, para quem pede ajuda. E claro, estamos sempre a aprender. Conhecimento não ocupa espaço :wink:
Voltando ao tópico em si, já que não sabe quem é que alimenta este tipo de negócios eu digo-lhe:
R: Quem compra esses mesmos cachorros, simples.
Acredito nisso. Acredito que nos dias de hoje, há muita gente que arranja forma de financiar na sua vida. Chega ao ponto, que os cães, parecem objectos do Espaço Casa.

Falando do meu caso, a cadela que comprei, poderia ir parar às mãos erradas. Muitas das vezes penso nisso. Seja que cão for. E falando desta raça, sabe muito bem, que muitos dos casos vão parar às mãos erradas e depois veem as noticias da Televisão.

E a diferença fica no como as pessoas/donos tratam do seu cão. Vindo da candunga ou não.
E são destas coisas que fico contente e orgulhoso:
Imagem
Edição de Julho de 2013 Cães e Companhia

Mas deixe-me que lhe diga que nada disto é para subir o meu ego.
Quem me conheçe, sabe bem como sou.
Specops, se precisar de ajuda com o Inglês, posso traduzir alguns dos artigos dos quais deixei o link, é que fiquei com a impressão de que ou não se deu ao trabalho de os ler ou não compreendeu a info (info, não opinião, atenção!) que quis transmitir.
Sim eu li e agradeco o que meteu aqui.
Fico a saber mais qualquer coisa. A Ataxia é algo que afecta muito esta raça.
Aquilo não é um atestado de beleza, de saúde, de boas práticas de criação. É a maneira que os criadores de animais de raças puras arranjaram há uns séculos atrás de manter um registo da genealogia dos animais que criam de modo a garantir a sua pureza e a manter um assento das suas linhas de sangue.
Mas eu sempre concordei que o LOP é o certeficado de pureza do cão. Não disse o contrário.
Os cães sem pedigree são cães como os outros. Os cães com pedigree são cães como os outros, não são ET's nem supra sumos da batata.
E foi basicamente o que disse.

Cumpts
Responder

Voltar para “Cães”