Bom,
esta discussão foi reacendida por uma questão do Estevez, que curiosamente, poucas respostas ainda teve.
A resposta da souvenirs, após insistência minha, foi esta:
a partida seria atraves de reforços de auto-estima e confiança do cao e sobretudo confiança no dono para resolver os problemas do cao.
Acho que este é o tipo de ideias que exemplifica bem aquilo que eu quero dizer com "vagueza". Continua a faltar o "como fazer". É como se o estevez pensasse, depois da sua resposta: "oh, sim, como é que não me lembrei disso... sim, vou reforçar a auto-estima e confiança do meu cão"...
Talvez o estevez tenha entendido, mas eu não: como, souvenirs? como é que se faz isso?
-------
Em relação ao seu problema, estevez, eu sugeria o seguinte.
1. Procure na internet sons de trovões. Há bastantes.
2. Teste (sem abusar) qual é o volume a partir do qual o seu cão já não suporta. Isto é, veja a partir de que nível de intensidade é que o seu cão começa a reagir.
3. Trabalhe abaixo desse nível, ou seja, num nível de intensidade do som ao qual o seu cão não reaja.
4. Quando tiver definido o volume/intensidade ajustado, faça assim:
a. imediatamente a seguir ao som do trovão, dê um pedaço de comida. (pode usar uma de duas estratégias: ou dá as refeições do seu cão normalmente, e para este exercício usa pedaços de comida mais valiosos; ou vai dar as refeições do seu cão durante este exercício... veja o que lhe dá mais jeito e mais se ajusta ao seu cão, sendo que, se optar pelo primeiro caso, não deve fazer um exercício muito longo para não estar a empanturrar o sistema digestivo do seu cão com guloseimas)
b. faça sessões curtas e repetidas ao longo do dia
c. vá subindo o volume/intensidade do som progressiva e paulatinamente sempre que vir que o seu cão "está pronto" para tal passo
d. Caminhe até colocar o volume bem alto.
e. Quando chegar a esta fase, dê algumas refeições do seu cão durante uma sessão de trovoada "virtual".
f. Tente estar atento para que, quando houver uma trovoada real, possa repetir estes procedimentos, pois uma trovoada real não é exactamente igual, em termos de efeitos, àquelas que conseguimos emular através do computador...
EDIT: na alínea 'e', poderá fazer o mesmo, mas usando algumas brincadeiras. Assim, em jeito de alínea e1, ponha uma série de trovões a dar no seu computador e brinque com a sua cadela ao som deles (se bem me lembro, a sua cadela é doida por bolas, certo?).
Agora, acontece a tremenda "coincidência": normalmente, os treinadores que conhecem e realizam trabalhos de condicionamento clássico são, coincidência do caraças, treinadores do tal método "reforço positivo".