AJUDA com hamsters bebes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
BeleyLeo
Membro
Registado: sexta out 19, 2012 9:56 am

quinta jul 04, 2013 1:01 pm

ola a todos :D
A minha duvida era com quantos dias e que eu posso mexer nos hamsters bebes :?:
e lavar novamente a gaiola :?:
eu andei a pesquisar mas li pelo menos 2 versões diferentes de quando pegar nos hamsters bebes. :?
por isso confio em que alguém me possa ajudar pois confio muito nas vossas dicas e opiniões :wink:
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

quinta jul 04, 2013 2:21 pm

Não há data específica, pode-se pegar nos bebés desde que os mesmos nascem, sendo no entanto um factor de stress para a "mãe" e devendo ser evitado.
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

quinta jul 04, 2013 7:27 pm

Para donos sem experiência nestes assuntos, costumo aconselhar a partir do 15º dia aproximadamente, para ambas as coisas, limpar e tocar.

Coloque os bebés e a mãe juntos, tente nunca os separar, já tomei conhecimento de um caso em que a mãe rejeitou os bebés por estar algum tempo longe dos mesmos durante uma limpeza, a sorte é que embora tenham ficado mal desenvolvidos, sobreviveram.
carlaved
Membro
Registado: terça jul 19, 2011 11:32 am

quinta jul 04, 2013 11:40 pm

Concordo com a CristinaFrr, apenas toque no bebes quando eles já estiverem mais desenvolvidos. Porque como ela disse a mãe pode rejeitar os bebes se eles estiverem muito tempo separados um do outro ou porque foram muito tocados.
Uma vez a fatty rejeitou os bebes. O que acontecei foi que mexi no ninho, para limpar e ela rejeitou os filhos. Não foi uma boa experiência, por isso não aconselho que lhes toque tão cedo. Pode esperar, veja com eles são fofinhos com os olhos e não na sua mão. Um dedinho de vez em quando a fazer festinhas não á de fazer muito mal, mas evite ter cremes ou perfumes na mão.
A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados
pelo modo como os seus animais são tratados. Mahatma Gandhi
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sexta jul 05, 2013 3:31 pm

Posso confirmar que nunca tive uma única fêmea a rejeitar bebés sendo os mesmos manuseados (se necessário) desde o dia do nascimento. Isto em umas boas (vá, largas) centenas de bebés.
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

sexta jul 05, 2013 10:38 pm

Também nunca tive, tomando os cuidados necessários etc, mas por exemplo para pessoas não experientes que nem sequer tenham seleccionado o temperamento da fêmea, nem conheçam o comportamento da espécie prefiro mesmo aconselhar a partir do 15º dia, a fêmea pode ser toda stressada e a pessoal não se aperceber e pode correr mal.

É claro que para nós a situação é diferente, mas tendo em conta que a pessoa que abriu o tópico não é experiente na reprodução, tenho algum receio de aconselhar a mexer, penso que seja melhor jogar pelo seguro, no entanto, sempre que for à gaiola, verifique se eles estão bem, para o caso de ser necessária algum interferência, atraia a fêmea para o outro canto da gaiola com um pedaço de maçã ou outra coisa e enquanto ela comer, é só observar os bebés, sem ser necessário tocar.
Responder

Voltar para “Exóticos”