Exposições Caninas de Lisboa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jul 07, 2013 6:26 pm

Specops o cão tinha estado na exposição? Como se chamava?

A informação que tenho coincide em tudo com a da LFGomes: não houve problemas com os Bulldog e foi o pessoal da raça quem mais ajudou os aflitos porque estavam preparados com tudo e mais alguma coisa.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

domingo jul 07, 2013 6:28 pm

Specops Escreveu:
Nota positiva para a malta dos bulldogs ingles, que sendo talvez a raça mais susceptivel de sofrer com o calor, estiveram todos muito bem cuidados.
Ontem, ao chegar a casa, o bulldog do meu amigo, morreu, devido ao calor :|

Ainda fui lá para tentar ajudar, como levá-lo logo de imediato ao veterinário, mas já não havia nada a fazer infelizmente :? :(
Lamento saber...mas a não ser que seja uma situação inesperada (como quase aconteceu com a minha cadela, quando o meu carro avariou na IC19 ha uns 2 meses e ficámos paradas à torreira do Sol) na maioria das vezes conseguimos evitar estas desgraças se estivermos atentos ás circunstancias.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo jul 07, 2013 6:53 pm

Como correram as coisas hoje?
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

domingo jul 07, 2013 7:09 pm

Pelos vistos só faleceu um cão com cerca de 7 anos por negligência da dona e foi um internado

Segundo o CPC e passo a citar:

''(...)so UM cao foi internado com golpe de calor. Foi indiscutivelmente um fim de semana muito dificil para nos mas fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para minimizar o desconforto de canideos e humanos.''
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo jul 07, 2013 8:25 pm

dreamdog Escreveu:Pelos vistos só faleceu um cão com cerca de 7 anos por negligência da dona e foi um internado

Segundo o CPC e passo a citar:

''(...)so UM cao foi internado com golpe de calor. Foi indiscutivelmente um fim de semana muito dificil para nos mas fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para minimizar o desconforto de canideos e humanos.''
Onde está escrito? Não encontrei na página do facebook do CPC
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda jul 08, 2013 12:39 am

saraestrelo na parte de: ''Publicações recentes de outras pessoas em Clube Português de Canicultura''

É a resposta a um comentário do Sr. Américo Rosa
LFGomes
Membro Veterano

segunda jul 08, 2013 7:19 am

Essa versão oficial.... :roll:
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda jul 08, 2013 7:36 am

Por muito que condene os donos dos cães que sofreram (lá ouvi diversas versões: 4 mortos, 6 mortos e dois em estado grave, incluindo o chow que ganhou o melhor da raça e que teve de ser rapado... agora foi só uma morte...), por muito que tenham sido negligenciados pelos donos os cães que sofreram, não consigo deixar de criticar e condenar o cpc pela falta de alternativas.. um plano b, que aliás já deveria ter sido posto em prática bem antes de acontecer a exposição! Eu entendo a dificuldade de adiar a expo, mas podiam ter providenciado um pavilhão para este evento, nunca deveria ter sido ao ar livre.

Quem lá esteve viu e sentiu o calor insuportável... as tendas faziam efeito de estufa, la em cima das bancadas vinha uma brisa quente e abafada, sinceramente só se estava mais ou menos bem, nos túneis por baixo das bancadas. Tive de andar à mangueirada aos "meus" cães, tal como muitas outras pessoas. Esperas intermináveis no pre-ringue a ceu aberto, com o sol a tostar..

Não... a culpa não foi só dos expositores... a culpa foi sobretudo da organização, na minha opinião. Foi uma vergonha, e não é por disponibilizarem mangueiras e barraquinhas da caca que têm menos culpa. Os meus cães estavam molhados, à sombra, com ventoinha e a serem pulverizados e mesmo assim cheios de calor. Não digam que a organização esteve mt bem, porque não esteve.

E dizer que os juizes foram compreensivos com o calor.... não é bem assim! Um dos cachorros que preparei apenas não ficou em primeiro porque "I can put this dog in first place... the dog does not run, does not move with happiness"
Porque será? :roll:

Sim sim muito benevolentes!
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

segunda jul 08, 2013 7:59 am

Os juizes julgam o cão no dia - se o cão não se mexe, seja lá pelo que for, porque é que haveriam de classificar o cão como se se mexesse? :roll:

Quanto às alternativas, adoro os líricos - digam lá que pavilhões com ar condicionado e com capacidade para 1800 cães estariam disponíveis para alugar do pé para a mão para realizar uma expo canina na região de Lisboa (têm a noção que em muitos sítios nem na esplanada se pode estar com cães, não é verdade?)
__dani__
Membro Veterano

segunda jul 08, 2013 8:17 am

-Tambor- Escreveu:Os juizes julgam o cão no dia - se o cão não se mexe, seja lá pelo que for, porque é que haveriam de classificar o cão como se se mexesse? :roll:

Quanto às alternativas, adoro os líricos - digam lá que pavilhões com ar condicionado e com capacidade para 1800 cães estariam disponíveis para alugar do pé para a mão para realizar uma expo canina na região de Lisboa (têm a noção que em muitos sítios nem na esplanada se pode estar com cães, não é verdade?)
O cão mexiasse, como é óbvio andou e trotou! Mas não com alegria, ou pelo menos com tanta alegria quanto a concorrente, que só por acaso tinha mt menos pelo, mas não é isso que está em questão. O que está em questão é a tolerancia ou ausencia dela, numa situação como a de ontem. Porque pelos vistos ao "meu" cão, só lhe faltava isso! Uma coisa complemente normal visto as condições a que estiveram submetidos.

Quanto ao pavilhão, ninguém disse que era do pé para a mão. eu falei num plano b! Se era no verão, já deviam ter uma alterntiva preparada se vissem (semanas antes) que não iria haver condições para os animais! Não é admissível que um clube de canicultura, o primeiro a dar o exemplo (ou pelo menos devia) organize um evento que exponha os cães a elevadas temperaturas, quando já existe tanta mas tanta informação sobre o cuidado com as horas de exposição ao calor com os cães e os golpes de calor!

Quanto à falta de pavilhões... realmente eu não sei, não sou de lisboa sequer, nem faço parte da organização de eventos do cpc. Mas é realmente estranho que na maioria das cidades hajam pavilhões, incluindo no porto em que até vão mais cães, e na capital, uma cidade tão grande e supostamente com tantos recursos não haja um pavilhão disponível.
-Tambor-
Membro Veterano

segunda jul 08, 2013 9:45 am

__dani__ Escreveu:O que está em questão é a tolerancia ou ausencia dela, numa situação como a de ontem.
Os juizes julgam o cão no dia (já disse isto, não já?) e se ainda por cima concorreu com outro cão que andou melhor queria o quê????

__dani__ Escreveu:Quanto ao pavilhão, ninguém disse que era do pé para a mão. eu falei num plano b! Se era no verão, já deviam ter uma alterntiva preparada se vissem (semanas antes) que não iria haver condições para os animais!
Está visto, tem que oferecer os seus préstimos ao CPC para tratar dessas alternativas de última hora que estão ali do pé para a mão e que são óbvias para toda a gente excepto para quem está de facto envolvido na organização do evento.

__dani__ Escreveu:Quanto à falta de pavilhões... realmente eu não sei, não sou de lisboa sequer, nem faço parte da organização de eventos do cpc. Mas é realmente estranho que na maioria das cidades hajam pavilhões, incluindo no porto em que até vão mais cães, e na capital, uma cidade tão grande e supostamente com tantos recursos não haja um pavilhão disponível.
Pois é, temos que pedir à Troika uns dinheirinhos para fazer um pavilhão com AC para fazer exposições caninas de Verão.
__dani__
Membro Veterano

segunda jul 08, 2013 10:16 am

-Tambor- Escreveu:
__dani__ Escreveu:O que está em questão é a tolerancia ou ausencia dela, numa situação como a de ontem.
Os juizes julgam o cão no dia (já disse isto, não já?) e se ainda por cima concorreu com outro cão que andou melhor queria o quê????
Queria que tivesse em conta o cão num todo e tivessem mais tolarância com o factor calor! Assim como "tiveram" com os cães molhados em que não se via em alguns casos a qualidade do pêlo. E sobre isto nem vale a pena dizer mais nada... já vi que não quer perceber e também não é isso que está em questão no motivo da minha intervenção. Foi apenas um a parte de terem dito que os juizes foram tolerantes com o calor.

-Tambor- Escreveu:
__dani__ Escreveu:Quanto ao pavilhão, ninguém disse que era do pé para a mão. eu falei num plano b! Se era no verão, já deviam ter uma alterntiva preparada se vissem (semanas antes) que não iria haver condições para os animais!
Está visto, tem que oferecer os seus préstimos ao CPC para tratar dessas alternativas de última hora que estão ali do pé para a mão e que são óbvias para toda a gente excepto para quem está de facto envolvido na organização do evento.
Se o cpc não tem creditos (coisa estranha) para assegurar a segurança e bem estar dos animais como alternativa, então que o façam como plano principal! Porque verão/42 graus + cães + ar livre + todo o dia = M*RDA! Não lhe parece? Ou é preciso tirar mestrado para perceber isso?

-Tambor- Escreveu:
__dani__ Escreveu:Quanto à falta de pavilhões... realmente eu não sei, não sou de lisboa sequer, nem faço parte da organização de eventos do cpc. Mas é realmente estranho que na maioria das cidades hajam pavilhões, incluindo no porto em que até vão mais cães, e na capital, uma cidade tão grande e supostamente com tantos recursos não haja um pavilhão disponível.
Pois é, temos que pedir à Troika uns dinheirinhos para fazer um pavilhão com AC para fazer exposições caninas de Verão.
Realmente um pavilhão, ou qualquer outro edifício, precisa de ter ar condicionado para proteger do sol e do calor!

Olhe aqui na minha terrinha, a expo realiza-se no ínicio de Setembro, acredite que também está muito calor nessa altura, é horrivel estar lá fora nas horas de maior calor, mas nós temos um pavilhão, e pasme-se: Não tem ar condicionado, mas é fresquinho la dentro e está-se bem melhor do que lá fora!
LFGomes
Membro Veterano

segunda jul 08, 2013 10:31 am

Os juízes foram tolerantes, pelo menos nas passagens que vi.

Nos bulldogs eles próprios encaminhavam os donos para uma zona de sombra quando os cães estavam em descanso. Permitiram a entrada de outras pessoas várias vezes para prestar assistência e alguns cães chegaram a entrar com os coletes em ringue. Não vamos generalizar.

Quanto ao espaço, parece existir uma questão pendente de aprovação da CML, um evento desta natureza e dimensão não se faz em qualquer sítio.
Como disse as condições não eram as melhores, mas houve realmente algum esforço, nomeadamente no reforço dos pontos de água, na questão dos geradores por causa das ventoinhas, nas tendas extra para a espera antes de entrarem em ringue….

Como disse, acho que a responsabilidade é dos donos. Eu se chegasse lá e se visse que as condições oferecidas pelo CPC poderiam colocar em causa a segurança dos meus animais, simplesmente vinha-me embora.
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

segunda jul 08, 2013 3:30 pm

Pois eu concordo plenamente com a opinião da Dani. Duvido muito que não hajam pavilhões em Lisboa ou outros edificios proprios disponiveis para fazer exposições caninas. E sim, posso confirmar que o pavilhão aqui da terra é bom para expos caninas, posso até dizer que é optimo. E assegura que os cães fiquem confortáveis em relação à temperatura em que se encontram.
-Tambor-
Membro Veterano

segunda jul 08, 2013 3:31 pm

__dani__ Escreveu:Queria que tivesse em conta o cão num todo e tivessem mais tolarância com o factor calor! (...) Foi apenas um a parte de terem dito que os juizes foram tolerantes com o calor.
O cão "como um todo" inclui o movimento, e os juizes só podem julgar o que vêem, não podem dar largas à imaginação. Quanto à condescendência o comunicado do CPC referia apenas "Os juizes nao terao em conta negativamente se os caes forem molhados para o ringue"

__dani__ Escreveu:Se o cpc não tem creditos (coisa estranha) para assegurar a segurança e bem estar dos animais como alternativa, então que o façam como plano principal! Porque verão/42 graus + cães + ar livre + todo o dia = M*RDA! Não lhe parece? Ou é preciso tirar mestrado para perceber isso?
O que é para si "ter créditos"? Eu acho que ter conseguido o Hipódromo é muito bom, isto depois da Câmara deixar de disponibilizar o jardim dos Olivais e sabe-se lá o quê mais. Quanto ao "dia todo", isso só se aplicou aos cães que ganharam as suas raças nas suas categorias (uns 200-300) todos os outros ficaram despachados até às 12h30m, que foi quando acabaram os julgamentos nos diversos ringues. Quanto a mestrado, acho que o melhor é tirar um sobre o "Deixa-me ficar em casa se as coisas não me agradarem"

__dani__ Escreveu:Realmente um pavilhão, ou qualquer outro edifício, precisa de ter ar condicionado para proteger do sol e do calor!
Claro que não, que disparate, 2000 cães mais outras tantas pessoas, mais expulsores, ventoinhas e outros aparelhos que libertam calor num sítio fechado sem ventilação ou com o sistema a injectar ar ambiente a 40ºC é super agradável! Que ideia fantástica! :roll:
Responder

Voltar para “Cães”