Escolha de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JM14
Membro Júnior
Registado: quinta jul 11, 2013 7:17 pm

quinta jul 11, 2013 7:30 pm

Boa noite, o meu nome é João e tenho 17 anos, tenho dois labradores retriviers, com 8 e 2 anos. Gostaria de adquirir um cão que se desse bem com o resto dos animais da casa e principalmente que fosse fiel, companheiro, afetuoso. Para além disso gostava de me sentir seguro com a sua presença, quer isto dizer que quero um cão de guarda e não apenas de alerta e que ao passear com ele não me deixasse ser assaltado (ou algo do género). Apesar do que descrevi não gostava de um cão agressivo com estranho mas apenas desconfiado e pronto a proteger os seus. Depois de uma longa (longaaaa :D) pesquisa eu encontrei algumas raças que me agradaram como o Boxer, o Dobermann, o Pastor Alemão, o Dogue Alemão e o Bullmastiff.
Parecia tudo bem, sabendo que todos esses cães possuem as características principais que procuro, mas eles são dominantes e tendo eu apenas 17 anos e experiência com uma labradora de 2 anos, a qual foi educada por mim, torna-se um bocado dificil adquirir qualquer uma destas raças.

A minha questão principal é se com 17 anos e com a minha experiência quase nula estou pronto para criar uma destas raças e ser um líder para ela. Gostava apenas de referir que pretendia ir com o cão para uma escola de cães para ensinar os comandos mais básicos (claro que eu o acompanhava e ensinava e não o deixava apenas lá para ser ensinado).

Desde já obrigado,

João Miranda
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta jul 11, 2013 8:47 pm

Olá João.. as raças que referiste são muito diferentes. Por exemplo o boxer e o dogue alemão são um bocado inuteis como cães de guarda. è verdade que podem ser bons cães de alerta e a sua aparencia é por vezes desencorajadora. Mas ambos são cães sociáveis e muito brincalhões, para além do factod e serem um bocado mariquinhas... O dobberman e o pastor alemão são outra história. Cães super completos, excelentes cães de guarda, disponíveis para trabalar, etc. O bullmastiff é um cão muito poderoso e com tendencia para ser dominante e não é aconselhavel a principiantes.

Agora para alguém com 17 anos e pouca experiência não me parece muito boa ideia ter uma raça de cão mais complicada ainda por cima, procurando um cão para defesa pessoal. Sentires te seguro é uma coisa que não pode depender de ter um cão até porque podem acontecer acidentes se avaliares mal uma situação.

No entanto, mencionas uma raça aí que para ti me parece extraordinária. O BOXER. Apesar de ser inútil como cão de guarda pelo seu bom feitio, é um cão com algum porte e que ja desencoraja muita gente, no entanto é uma cão super brincalhão, cheio de energia e vontade de agradar o dono. Acho que podes ter aí uma solução impecável. è um cão com o qual podes ir aprendendo a educar, sempre disposto aprender truques e com o qual te vais divertir imenso. Eu já tive um e digo-te, para mim são o melhor cão para quem se quer começar a iniciar na educação e treino canino. Escolhe um boxer e vais ver que não te arrependes. :wink:
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 9:04 pm

Desde já obrigado pela resposta Diogo :D (dei uma vista de olhos no teu perfil e o Júlio é lindo, mas ainda não vi os outros :?)

Eu não procuro um cão para defesa pessoal, apenas em caso extremos (que até agora nunca me aconteceram) ter um cão que me protegesse ou pelo menos não ficasse a olhar :? (penso que não me estou a expressar bem)

Em termos de residência eu vivo numa moradia e com dois labradores, apesar do seu tamanho, não me sinto seguro já que de guarda não têm nada...

O que eu queria realmente era um cão que fosse como o Boxer, mas com um pouco mais aptidão para guarda :? Eu sei que talvez levando-o a uma escola para proteção ele talvez executasse a tarefa, mas eu não sou muito a favor dessas escolas (sem querer ofender ninguém).

Em relação às outras raças adoro o Boxer e o Dobermann e o Pastor Alemão, mas a sua dominancia faz-me pensar duas vezes. Quanto às outras gosto, mas não sou fã.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta jul 11, 2013 9:52 pm

Boas,

Eu só te posso falar da raça que possuo.

O Dobermann é um cão institivo no que consta a protecção. Não é necessário treinar a defesa pessoal porque acredita que ele vai lá estar quando assim for necessário.

Ora o que á partida poderá ser um aspecto positivo, facilmente poderá tornar-se um problema se esse instinto não for controlado e canalizado positivamente. É inteligentissimo e sabe usar isso. É um cão que testa os seus limites e acredita que irá testar até onde o dono permitir...

Como o treinador da Kyra uma vez disse.. "O Dobermann é uma máquina.. um Formula 1. É dos carros mais rápidos que há, mas se alguém que não seja piloto o conduzir.. concerteza que não passará da primeira curva."

E esta raça é mesmo isto... um cão fantástico com uma lealdade e devoção que enche, com uma energia inesgotável e um cão feliz a trabalhar sendo as fêmeas mais de familia e os machos mais territoriais.

Para terminar só te posso dizer que se já era apaixonado por esta raça, agora é a minha raça de eleição, e muito provavelmente aquela que me vai acompanhar sempre. Se aconselho a alguém..? Não. Como diz a forista The One, gosto demasiado desta raça para a aconselhar a alguém
:wink:.

Se tiveres mais alguma dúvida coloca!

AH.. esquece o dobermann para guarda exterior. É um cão sensivel ao frio e o lugar dele é a dormir ao pé do dono.

Pedro
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta jul 11, 2013 9:57 pm

João,

Deduzo que não vivas sozinho nem sejas autónomo. Os teus pais estão de acordo com a aquisição de mais um cão? E dessas raças?

Outra coisa, a escola é fundamental, visto confessares, e bem, que a tua experiência é nula, no entanto o treino de defesa pessoal é algo muito específico que não é administrado por "dá cá aquela palha", nem é para todos tendo em conta que, de acordo com a Lei Portuguesa, se o teu cão morder em alguém, quem está metido em trabalhos, és tu, e quem paga com a vida, é o teu cão, mesmo que seja contra um assaltante que te apontou uma arma de fogo... é triste mas é assim.

Um cão para dissuadir, já te disseram que o Boxer é boa opção, o Dogue Alemão também pelo porte e imponência.

O Dobermann é sim tendencialmente dominante, mas bastante protector e muuuito dissuador 8) :lol: . Têm de ter uma educação muito regrada e seguida por todos os da casa, não é bom um educar e os outros "deseducarem"....

Voltando ao início, é importante perceber a posição dos teus pais, e se vão delegar a educação e o tratamento do cão todo em ti, não creio que tenhas idade e maturidade (sem ofender) para assumir um compromisso destes, mas lá está, depende da posição dos teus pais.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

quinta jul 11, 2013 9:59 pm

ElMariachi Escreveu: Se aconselho a alguém..? Não. Como diz a forista The One, gosto demasiado desta raça para a aconselhar a alguém
Pedro
As coisas que dizes da minha pessoa 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta jul 11, 2013 10:02 pm

JM14 das 4 raças que menciona só de uma posso falar, da raça Boxer, pois desde pequena que temos Boxers. Apesar de serem cães "dominantes" devido a serem possantes nas suas lutas com outras raças, são super inteligentes e aprendem num instante tudo o que se quer ensinar. Além de serem excelentes cães de guarda, também são excelentes cães de defesa do seu dono. Que ninguém se aproxime de mim, se me querem fazer mal, os meus Boxers atacam com todos os dentes que têm e não largam a presa fácilmente.
O dizerem que são brincalhões, e darem-se com toda a gente não concordo de forma alguma. Alias, um dos boxers que adoptei foi duma familia com duas crianças, que depois de 3 anos de o terem viviam em pânico com o boxer, tendo-o colocado num canil.
Os boxers brincam, sim, mas quando o dono quer brincar.
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 10:23 pm

ElMariachi Escreveu:Boas,

Eu só te posso falar da raça que possuo.

O Dobermann é um cão institivo no que consta a protecção. Não é necessário treinar a defesa pessoal porque acredita que ele vai lá estar quando assim for necessário.

Ora o que á partida poderá ser um aspecto positivo, facilmente poderá tornar-se um problema se esse instinto não for controlado e canalizado positivamente. É inteligentissimo e sabe usar isso. É um cão que testa os seus limites e acredita que irá testar até onde o dono permitir...

Como o treinador da Kyra uma vez disse.. "O Dobermann é uma máquina.. um Formula 1. É dos carros mais rápidos que há, mas se alguém que não seja piloto o conduzir.. concerteza que não passará da primeira curva."

E esta raça é mesmo isto... um cão fantástico com uma lealdade e devoção que enche, com uma energia inesgotável e um cão feliz a trabalhar sendo as fêmeas mais de familia e os machos mais territoriais.

Para terminar só te posso dizer que se já era apaixonado por esta raça, agora é a minha raça de eleição, e muito provavelmente aquela que me vai acompanhar sempre. Se aconselho a alguém..? Não. Como diz a forista The One, gosto demasiado desta raça para a aconselhar a alguém

Se tiveres mais alguma dúvida coloca!

AH.. esquece o dobermann para guarda exterior. É um cão sensivel ao frio e o lugar dele é a dormir ao pé do dono.

Pedro
Pois, eu adoro esta raça, mas o problema é essa tal dominância, o facto de ele ser um F1 e eu não ter sequer a carta de ligeiros :lol:

Quanto ao facto do frio esse era um aspecto que me ia agradar. Ter um cão (AINDA POR CIMA DESTE PORTE) em casa era excelente para mim xD e quanto a guarda exterior não há problema pois lá fora não há nada para roubar :lol:
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 10:28 pm

TheOne Escreveu:João,

Deduzo que não vivas sozinho nem sejas autónomo. Os teus pais estão de acordo com a aquisição de mais um cão? E dessas raças?

Outra coisa, a escola é fundamental, visto confessares, e bem, que a tua experiência é nula, no entanto o treino de defesa pessoal é algo muito específico que não é administrado por "dá cá aquela palha", nem é para todos tendo em conta que, de acordo com a Lei Portuguesa, se o teu cão morder em alguém, quem está metido em trabalhos, és tu, e quem paga com a vida, é o teu cão, mesmo que seja contra um assaltante que te apontou uma arma de fogo... é triste mas é assim.

Um cão para dissuadir, já te disseram que o Boxer é boa opção, o Dogue Alemão também pelo porte e imponência.

O Dobermann é sim tendencialmente dominante, mas bastante protector e muuuito dissuador 8) :lol: . Têm de ter uma educação muito regrada e seguida por todos os da casa, não é bom um educar e os outros "deseducarem"....

Voltando ao início, é importante perceber a posição dos teus pais, e se vão delegar a educação e o tratamento do cão todo em ti, não creio que tenhas idade e maturidade (sem ofender) para assumir um compromisso destes, mas lá está, depende da posição dos teus pais.
Em relação aos meus pais, não há grande problema.

Eu não quero treinar para defesa pessoal ainda para mais sendo um cão que por si mesmo tem esse instinto! Além disso não gosto desses treinos para defesa.

Pois, eu já vi pessoas a falarem dos boxers como cães de alerta e outras como cães de guarda e ainda tenho essa duvida.

Sem duvida tem toda a razão quanto à educação.

Foi por isso mesmo que vim cá, para saber opiniões sobre a minha "capacidade" para educar um cão destes.

Já agora, todas as raças que mencionei são dominantes?
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 10:32 pm

LLing Escreveu:JM14 das 4 raças que menciona só de uma posso falar, da raça Boxer, pois desde pequena que temos Boxers. Apesar de serem cães "dominantes" devido a serem possantes nas suas lutas com outras raças, são super inteligentes e aprendem num instante tudo o que se quer ensinar. Além de serem excelentes cães de guarda, também são excelentes cães de defesa do seu dono. Que ninguém se aproxime de mim, se me querem fazer mal, os meus Boxers atacam com todos os dentes que têm e não largam a presa fácilmente.
O dizerem que são brincalhões, e darem-se com toda a gente não concordo de forma alguma. Alias, um dos boxers que adoptei foi duma familia com duas crianças, que depois de 3 anos de o terem viviam em pânico com o boxer, tendo-o colocado num canil.
Os boxers brincam, sim, mas quando o dono quer brincar.
Acho que o Boxer é a minha raça de eleição a par do Dobermann, talvez tambem porque foram as que mais pesquisei.
O seu cão é um Boxer puro? (espero não ofender, mas como disse antes, há muita controvérsia em relação à capacidade de defesa do guarda)
Já agora tem alguma historia de algo que se passou em relação a defesa do dono ou da casa que possa partilhar connosco? :D
A caracteristica da brincadeira só quando o dono quiser sempre me agradou :D
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quinta jul 11, 2013 10:42 pm

Também já tive uma boxer quando tinha 6 anos, uma prenda dada por uma avó :roll: , nunca me mordeu mas era muito bruta. E não resistia a nenhuma bola, e elas também não resistiam não. Inclusive as de basket Nº6. Quando estava na brincadeira com as bolas muitas vezes punha-me a baixo, a minha arma secreta para ela não ir contra mim era andar sempre de jornal na mão. Pudera :o Era um monstro ao pé de mim :lol: Pela experiencia que tive posso dizer que bom cão de alerta é, sem duvida. Tive uma fêmea e era muito bruta. Muito inteligente! Sabia distinguir a pata esquerda da direita, eu pedia lhe a pata direita e ela dava. E foi uma menina com 6 anos que lhe ensinou na altura (eu). Aprendeu a sentar-se e mais não me recordo. Lembro-me de brincar muito com ela aos juizes. Eu era a juiza e ela a condenada :lol: Muito ralhava eu com ela mas ela nunca me ligou nenhuma :lol: Tive uma experiência engraçada de facto. Relativamente ao "respeito" que um boxer possa provocar nas pessoas eu sinceramente acho que resulta. Tenho um rafeirito (está no meu petsite - óscar) e sempre que saio com ele à rua e ele ladra para as pessoas elas têm medo e já ouvi muitas vezes "Chiça que ele é bravo!" e este anjinho que eu tenho em casa o maior cuidado que ele tem é com os dentes. Nunca me magoou e é super cuidadoso. Mas o ladrar pelos vistos já intimida muita gente. Isto para dizer que o ladrar já vale muito. Mas é claro que causa desconforto um cão ladrar para todas as pessoas que passam na rua. Porém o meu só é assim com homens (ainda estou a trabalhar na sociabilização). Este é o meu testemunho sobre a raça Boxer e que para meter medo o porte às vezes não é o mais importante :lol: Até os pinscher metem medo a muita gente!
Boa sorte com a escolha :D
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

quinta jul 11, 2013 10:48 pm

A minha sugestão é que "estude" um pouco mais as raças.

Já pensou num pastor belga malinois? São optimos cães, terá um amigo para a vida.
A questão é que é um cão que precisa de muito treino, muita actividade.
Ou seja, não é de todo um cão para principiantes, como nenhumas dessas raças que mencionou é.
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 10:49 pm

Obrigado Susana94, aposto que essa infância foi bem vivida eheheh
Já disse e não me importo de repetir que adoro boxers e apenas tenho pena que não tenham uma veia de guarda (se é que não têm) porque é uma característica algo importante para mim :?
JM14
Membro Júnior

quinta jul 11, 2013 10:51 pm

afterdark Escreveu:A minha sugestão é que "estude" um pouco mais as raças.

Já pensou num pastor belga malinois? São optimos cães, terá um amigo para a vida.
A questão é que é um cão que precisa de muito treino, muita actividade.
Ou seja, não é de todo um cão para principiantes, como nenhumas dessas raças que mencionou é.
Não é um cão que me cativa muito :?

Não considero o Boxer uma raça para principiantes mas penso que requer menos experiência que o resto :D
TheOne
Membro Veterano

quinta jul 11, 2013 10:51 pm

JM14 Escreveu: Já agora, todas as raças que mencionei são dominantes?
A dominância é algo que acaba por existir um pouco por todas as raças, consoante a educação, assim a dominância escala ou não.

No caso de cães de maior porte, o perigo está no resultado final no caso do dono não ter mão no cão, no caso do cão mandar na casa e nos donos.

O dobermann é uma raça que gosta muito de testar os limites dos donos, é um cão que, apesar de dócil, não é muito virado para a criançada, não é tão tolerante como um Labrador por exemplo. É um cão que defende muito bem o seu território, ladra de aviso, defende o dono naturalmente, e é aqui que se tem de ter uma boa mão, caso contrário ele faz o que quer.

Eu tenho sérias reservas quanto à tua decisão de comprar um cão, seja ele qual for, apenas e só pela tua idade. Tu agora estudas (penso eu...), mais tarde quererás eventualmente seguir para a universidade, há muitas condicionantes na vida de um jovem que são incompatíveis com a responsabilidade de ter um cão e tudo o que daí advém.
Se me disseres que os teus pais gostam da ideia e querem mais um cão, que se comprometem a ficar com o cão, a educá-lo, a levá-lo ao vet, a alimentá-lo, a passeá-lo e a fazer tudo o que é preciso na tua ausência, ou seja, que esta é uma decisão da família e não um capricho teu, então penso que podes seguir com esta ideia em diante, mas se os teus pais só "não se importarem" que tenhas mais um cão, não acho uma boa ideia aconselhar-te sobre raça alguma.

A tua vontade de aprender e de te informares antes de ter um animal, é louvável e demonstra que estás efectivamente empenhado a não "fazer asneira", mas a tua idade deixa-me mesmo algumas reservas... :wink:

Responder

Voltar para “Cães”