JM14 Escreveu:
Já agora, todas as raças que mencionei são dominantes?
A dominância é algo que acaba por existir um pouco por todas as raças, consoante a educação, assim a dominância escala ou não.
No caso de cães de maior porte, o perigo está no resultado final no caso do dono não ter mão no cão, no caso do cão mandar na casa e nos donos.
O dobermann é uma raça que gosta muito de testar os limites dos donos, é um cão que, apesar de dócil, não é muito virado para a criançada, não é tão tolerante como um Labrador por exemplo. É um cão que defende muito bem o seu território, ladra de aviso, defende o dono naturalmente, e é aqui que se tem de ter uma boa mão, caso contrário ele faz o que quer.
Eu tenho sérias reservas quanto à tua decisão de comprar um cão, seja ele qual for, apenas e só pela tua idade. Tu agora estudas (penso eu...), mais tarde quererás eventualmente seguir para a universidade, há muitas condicionantes na vida de um jovem que são incompatíveis com a responsabilidade de ter um cão e tudo o que daí advém.
Se me disseres que os teus pais gostam da ideia e querem mais um cão, que se comprometem a ficar com o cão, a educá-lo, a levá-lo ao vet, a alimentá-lo, a passeá-lo e a fazer tudo o que é preciso na tua ausência, ou seja, que esta é uma decisão da família e não um capricho teu, então penso que podes seguir com esta ideia em diante, mas se os teus pais só "não se importarem" que tenhas mais um cão, não acho uma boa ideia aconselhar-te sobre raça alguma.
A tua vontade de aprender e de te informares antes de ter um animal, é louvável e demonstra que estás efectivamente empenhado a não "fazer asneira", mas a tua idade deixa-me mesmo algumas reservas...

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido