Se não for incomodo, e tiver oportunidade, pergunte-lhe o porquê de "estranguladora, fora."diogosvp Escreveu:sim, tens razão. Mas quanto aquela historia de que falaste de por vezes é preciso usar um bocado de força para dobrar um cão, aposto que a claudia não aprovava. A primeira coisa que me disse e que me esqueci de mencionar foi: estranguladora, fora.Souvenirs Escreveu:diogo é mesmo isso, e se fores a ver nao estava assim tao errada quando te disse que o teu cao tinha medos e falta de confiança em ti. boa sorte com o julio.
Educação LEÃO DA RODÉSIA
Moderador: mcerqueira
ela disse que no caso do júlio era completamente inutil, porque aquilo ja não lhe fazia diferença nenhuma e que para ser eficaz a punição teria que ser aplicada com muita força, e ninguem quer magoar o cão certo? E depois disse que como ele é um cão que fica nervoso quando vê estranhos ele também pode associar um estranho ao desconforto que a estranguladora lhe causa (porque ele automaticamente puxa ao ver o estranho e a estranguladoira estrangula) e isso pode contribuir para um agravar da situação. O que nós queremos é que ele passe a associar estranhos a estímulos positivos e não a negativos...suprem0 Escreveu:Se não for incomodo, e tiver oportunidade, pergunte-lhe o porquê de "estranguladora, fora."diogosvp Escreveu:sim, tens razão. Mas quanto aquela historia de que falaste de por vezes é preciso usar um bocado de força para dobrar um cão, aposto que a claudia não aprovava. A primeira coisa que me disse e que me esqueci de mencionar foi: estranguladora, fora.Souvenirs Escreveu:diogo é mesmo isso, e se fores a ver nao estava assim tao errada quando te disse que o teu cao tinha medos e falta de confiança em ti. boa sorte com o julio.
A justificação é boa sim senhor. Cada caso é um caso e no seu caso, faz todo o sentido.diogosvp Escreveu:ela disse que no caso do júlio era completamente inutil, porque aquilo ja não lhe fazia diferença nenhuma e que para ser eficaz a punição teria que ser aplicada com muita força, e ninguem quer magoar o cão certo? E depois disse que como ele é um cão que fica nervoso quando vê estranhos ele também pode associar um estranho ao desconforto que a estranguladora lhe causa (porque ele automaticamente puxa ao ver o estranho e a estranguladoira estrangula) e isso pode contribuir para um agravar da situação. O que nós queremos é que ele passe a associar estranhos a estímulos positivos e não a negativos...suprem0 Escreveu:Se não for incomodo, e tiver oportunidade, pergunte-lhe o porquê de "estranguladora, fora."diogosvp Escreveu:sim, tens razão. Mas quanto aquela historia de que falaste de por vezes é preciso usar um bocado de força para dobrar um cão, aposto que a claudia não aprovava. A primeira coisa que me disse e que me esqueci de mencionar foi: estranguladora, fora.Souvenirs Escreveu:diogo é mesmo isso, e se fores a ver nao estava assim tao errada quando te disse que o teu cao tinha medos e falta de confiança em ti. boa sorte com o julio.
Boa sorte com isso, paciência e fé quando der por ela tem um cão novo

Para mim, estranguladora SEMPRE fora. Se o problema é puxar à trela há formas melhores de contornar isso sem que haja o perigo do cão associar o ser estrangulado com outras coisas que não o puxar...suprem0 Escreveu:A justificação é boa sim senhor. Cada caso é um caso e no seu caso, faz todo o sentido.
Boa sorte com isso, paciência e fé quando der por ela tem um cão novo
Pessoal, está aí o relatório da claudia sobre o Júlio:
No dia 14 de Julho de 2013 procedi à avaliação do Júlio, um leão da rodésia, de 8 meses. O dono, Diogo, demonstrou preocupações em relação ao comportamento do Júlio especificamente em relação a pessoas estranhas e a outros cães.
O Júlio entrou em minha casa a rosnar e a puxar muito na trela. A minha aproximação foi gradual, estabeleci o treshold e comecei um exercécio de condicionamento clássico usando a comida. No final de 30 min, o Júlio estava bastante relaxado perto de mim e, já sem trela, permitiu-se afastar e explorar o ambiente sozinho. Assustou-se algumas vezes, reagindo a
algumas pessoas que passaram do lado de fora da casa. Curiosamente aproximou-se de mim e do diogo como forma de segurança.
Comportamentos observados incluem:
 peso do corpo nas patas traseiras
 arfar constante apesar de n estar calor excessivo nem ele estar cansado o que representa ansiedade
 lamber os labios
 virar o corpo p o lado
 ladrar e rosnar
Estes comportamentos, sao compatíveis com sinais de insegurança e/ou medo perante o estímulo (neste caso uma pessoa estranha num ambiente novo).
Durante a avaliação e o exercício de condicionamento clássico (dessensibilização) comecei a efectuar contra-condicionamento pedindo ao Júlio que se sentasse antes de receber um pedaço de comida. O Júlio respondeu muito bem sendo que será relativamente fácil os processos de ds (dessensibilização) e cc (contra-condicionamento). Foi explicado ao Diogo que a estratégia para alterar o estado emocional do Júlio seria ds e cc sendo que existem outras técnicas de reforço positivo como por exemplo o BAT que podem ser usadas no caso do Júlio.
Estratégia a ser usada envolve:
 Ensino de comportamento alternativo - muito provavelmente escolhendo o "Senta" e o "Olha" - como comportamento preferencial sempre que o Júlio vê os estímulos que causam ansiedade/medo (cc)
 Sempre que o Júlio vir os estímulos, estabelecer a linha de treshold e proceder a uma dessensibilizaçao (ds). Isto consiste numa associação entre o estímulo e o que acontece quando o Júlio o vê. Para proceder ao ds podem ser usados vários reforços inicialmente sendo usada a comida e numa posteriormente introduzindo outros reforços primários (brinquedos, cheiros e contacto social). E finalmente, numa 3ª etapa, alguns reforços secundários tais como "muito bem" ou "boa".
 Primeiramente, terão que existir algumas alterações no relacionamento entre o Diogo e o Júlio. O objectivo é que o Júlio comece a confiar no Diogo e que pare de tomar decisões sozinho. O que eu expliquei ao Diogo foi que o Júlio deve tornar-se dependente dele quando surgem situações nas quais ele não sabe como agir. Isto vai permitir ao Diogo decidir pelo Júlio qual a melhor forma deste agir. Nesta altura, o Diogo pode, perante o estímulo que esteja presente e tendo em conta todas as variantes que influenciam o comportamento (tais como o ambiente, a intensidade do estímulo, o factor surpresa), afastar-se ou pedir um dos comportamentos já aprendidos.
Um aumento de estimulação mental e de treino baseado no reforço positivo vai permitir ao Júlio ganhar mais confiança em si mesmo e conseguir lidar melhor com o ambiente que o rodeia. A nossa abordagem na modificação do comportamento do Júlio irá basear-se na alteração das emoções do mesmo e não na manipulação ou supressão dos comportamentos, já exibidos, que são apenas sintomas.
No dia 14 de Julho de 2013 procedi à avaliação do Júlio, um leão da rodésia, de 8 meses. O dono, Diogo, demonstrou preocupações em relação ao comportamento do Júlio especificamente em relação a pessoas estranhas e a outros cães.
O Júlio entrou em minha casa a rosnar e a puxar muito na trela. A minha aproximação foi gradual, estabeleci o treshold e comecei um exercécio de condicionamento clássico usando a comida. No final de 30 min, o Júlio estava bastante relaxado perto de mim e, já sem trela, permitiu-se afastar e explorar o ambiente sozinho. Assustou-se algumas vezes, reagindo a
algumas pessoas que passaram do lado de fora da casa. Curiosamente aproximou-se de mim e do diogo como forma de segurança.
Comportamentos observados incluem:
 peso do corpo nas patas traseiras
 arfar constante apesar de n estar calor excessivo nem ele estar cansado o que representa ansiedade
 lamber os labios
 virar o corpo p o lado
 ladrar e rosnar
Estes comportamentos, sao compatíveis com sinais de insegurança e/ou medo perante o estímulo (neste caso uma pessoa estranha num ambiente novo).
Durante a avaliação e o exercício de condicionamento clássico (dessensibilização) comecei a efectuar contra-condicionamento pedindo ao Júlio que se sentasse antes de receber um pedaço de comida. O Júlio respondeu muito bem sendo que será relativamente fácil os processos de ds (dessensibilização) e cc (contra-condicionamento). Foi explicado ao Diogo que a estratégia para alterar o estado emocional do Júlio seria ds e cc sendo que existem outras técnicas de reforço positivo como por exemplo o BAT que podem ser usadas no caso do Júlio.
Estratégia a ser usada envolve:
 Ensino de comportamento alternativo - muito provavelmente escolhendo o "Senta" e o "Olha" - como comportamento preferencial sempre que o Júlio vê os estímulos que causam ansiedade/medo (cc)
 Sempre que o Júlio vir os estímulos, estabelecer a linha de treshold e proceder a uma dessensibilizaçao (ds). Isto consiste numa associação entre o estímulo e o que acontece quando o Júlio o vê. Para proceder ao ds podem ser usados vários reforços inicialmente sendo usada a comida e numa posteriormente introduzindo outros reforços primários (brinquedos, cheiros e contacto social). E finalmente, numa 3ª etapa, alguns reforços secundários tais como "muito bem" ou "boa".
 Primeiramente, terão que existir algumas alterações no relacionamento entre o Diogo e o Júlio. O objectivo é que o Júlio comece a confiar no Diogo e que pare de tomar decisões sozinho. O que eu expliquei ao Diogo foi que o Júlio deve tornar-se dependente dele quando surgem situações nas quais ele não sabe como agir. Isto vai permitir ao Diogo decidir pelo Júlio qual a melhor forma deste agir. Nesta altura, o Diogo pode, perante o estímulo que esteja presente e tendo em conta todas as variantes que influenciam o comportamento (tais como o ambiente, a intensidade do estímulo, o factor surpresa), afastar-se ou pedir um dos comportamentos já aprendidos.
Um aumento de estimulação mental e de treino baseado no reforço positivo vai permitir ao Júlio ganhar mais confiança em si mesmo e conseguir lidar melhor com o ambiente que o rodeia. A nossa abordagem na modificação do comportamento do Júlio irá basear-se na alteração das emoções do mesmo e não na manipulação ou supressão dos comportamentos, já exibidos, que são apenas sintomas.
Hoje fizemos a primeira sessão. O júlio portou-se bem... Conseguimos ja introduzir um cão e aproximarmo-nos bastante. Sempre marcando a ausencia de reacção perante os estímulos (pessoas ou cão estranhos) com um YES e recompensas, conseguiu-se que o júlio não mostre reação perante eles mantendo-se atento e esperando pelas nossas indicações.
A partir de agora vou procurar substituir o YES pelo clicker, e vou todos os dias fazer duas sessões em que amigos meus vêm cá a casa para treinarmos estes exercicios de dessensibilização com o Júlio..
Basicamente, está tudo a correr bem por agora...
A partir de agora vou procurar substituir o YES pelo clicker, e vou todos os dias fazer duas sessões em que amigos meus vêm cá a casa para treinarmos estes exercicios de dessensibilização com o Júlio..
Basicamente, está tudo a correr bem por agora...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
"O que eu expliquei ao Diogo foi que o Júlio deve tornar-se dependente dele quando surgem situações nas quais ele não sabe como agir. Isto vai permitir ao Diogo decidir pelo Júlio qual a melhor forma deste agir."
Por acaso não consigo imaginar isto na prática :/
Ainda bem que têm valido a pena esses treinos, já notou alguma alteração no julio?
Bons treinos
Por acaso não consigo imaginar isto na prática :/
Ainda bem que têm valido a pena esses treinos, já notou alguma alteração no julio?
Bons treinos
Por acaso na práctica é bem fácil.. A ideia é ensinar um comportamento alternativo ao júlio. Em vez de ladrar, rosnar ou morder, procuramos que ele sempre que tem medo de algo "sente" e "olhe". Assim nós podemos decidir se nos afastamos ou se por acaso nos devemos aproximar. A partir do momento em que ele confia em nós e nos pede para decidir, passa tambem a confiar no facto de, caso decidamos aproximar-nos, aquilo que o assusta não constituir uma ameaça e como tal, não tem que reagir agressivamente..
Sim, os resultados são muito visiveis. Eu só lá fui duas vezes: uma fazer a avaliação e a uma sessão de treino. Agora o resto do trabalho vou fazendo cá por casa e quando isto estiver dominado volto lá para nova sessão. Provavelmente na sexta feira.
Mas quanto ao trabalho em si, tenho trazido todos os dias, duas vezes por dia, estranhos cá a casa e fazemos os exercicios de dessensibilização. Com ele a trela peço para as pessoas aparecerem e ao som do clicker voltarem a desaparecer, repetidas vezes, recompensando o julio caso nao reaja. Depois peço para aparecerem e desaparecerem só ao som do terceiro click. depois aparecer e fazer barulho. depois correr, etc.. indo diminuindo as distâncias. Depois passo as ração para o estranho e passa a ser ele a alimenta-lo. Peço para chamar pelo julio e assim que ele olha atirar comida para traz dele de maneira a que o facto de o julio nao reagir seja recompensado nao so pela comida mas pelo aumento da distancia entre ele e o estranho por ter que ir buscar a comida atrás. depois se o julio reagir bem vamos diminuindo a distancia ate o julio comer da mão do estranho. O estranho chama, dá de comer à mão e recua um passo. Depois disto começo a pedir que este lhe de ordens (senta deita fica por exemplo) e só lhe dê de comer quando o julio obedecer. Se estiver a correr bem, aqui tiro a trela ao julio.
E pronto... tem sido todos os dias. Ontem tive cá em casa dois amigos que me ajudaram nisto e depois dos exercicios eles jantaram cá em casa com o júlio solto, sem problemas nenhuns. deixava-se tocar e por vezes até lhes pediu festas com a cabeça.
Na rua também se tem portado muito bem e eu tenho aproveitado todas as situações mais estranhas como os dias de feira, miudos a brincar, etc para o ir tentando dessensibilizar. Hoje ate consegui que na rua um completo desconhecido fizesse os mesmos exercicios que os meus amigos fazem cá em casa.
Está a ser bom, mas agora qualquer asneira pode fazer regredir a estaca zero...
Sim, os resultados são muito visiveis. Eu só lá fui duas vezes: uma fazer a avaliação e a uma sessão de treino. Agora o resto do trabalho vou fazendo cá por casa e quando isto estiver dominado volto lá para nova sessão. Provavelmente na sexta feira.
Mas quanto ao trabalho em si, tenho trazido todos os dias, duas vezes por dia, estranhos cá a casa e fazemos os exercicios de dessensibilização. Com ele a trela peço para as pessoas aparecerem e ao som do clicker voltarem a desaparecer, repetidas vezes, recompensando o julio caso nao reaja. Depois peço para aparecerem e desaparecerem só ao som do terceiro click. depois aparecer e fazer barulho. depois correr, etc.. indo diminuindo as distâncias. Depois passo as ração para o estranho e passa a ser ele a alimenta-lo. Peço para chamar pelo julio e assim que ele olha atirar comida para traz dele de maneira a que o facto de o julio nao reagir seja recompensado nao so pela comida mas pelo aumento da distancia entre ele e o estranho por ter que ir buscar a comida atrás. depois se o julio reagir bem vamos diminuindo a distancia ate o julio comer da mão do estranho. O estranho chama, dá de comer à mão e recua um passo. Depois disto começo a pedir que este lhe de ordens (senta deita fica por exemplo) e só lhe dê de comer quando o julio obedecer. Se estiver a correr bem, aqui tiro a trela ao julio.
E pronto... tem sido todos os dias. Ontem tive cá em casa dois amigos que me ajudaram nisto e depois dos exercicios eles jantaram cá em casa com o júlio solto, sem problemas nenhuns. deixava-se tocar e por vezes até lhes pediu festas com a cabeça.
Na rua também se tem portado muito bem e eu tenho aproveitado todas as situações mais estranhas como os dias de feira, miudos a brincar, etc para o ir tentando dessensibilizar. Hoje ate consegui que na rua um completo desconhecido fizesse os mesmos exercicios que os meus amigos fazem cá em casa.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Sim, eu entendo essa parte do Júlio sentar e olhar, também treinei isso, o focus é excelente para cães que não estão completamente socializados com certas coisas, fá-los abstrair-se de tudo o que se passa à volta.diogosvp Escreveu:Por acaso na práctica é bem fácil.. A ideia é ensinar um comportamento alternativo ao júlio. Em vez de ladrar, rosnar ou morder, procuramos que ele sempre que tem medo de algo "sente" e "olhe". Assim nós podemos decidir se nos afastamos ou se por acaso nos devemos aproximar. A partir do momento em que ele confia em nós e nos pede para decidir, passa tambem a confiar no facto de, caso decidamos aproximar-nos, aquilo que o assusta não constituir uma ameaça e como tal, não tem que reagir agressivamente..
De resto só tenho uma coisa a dizer: excelente dedicação!
Bons treinos!
É só uma questão de ter cuidado com as distâncias. Mais vale pecar por excesso de distância do que por defeito...diogosvp Escreveu: Está a ser bom, mas agora qualquer asneira pode fazer regredir a estaca zero...
De resto, bom trabalho!
Olá. Ando um bocado preguiçoso nestes tópicos da arca... O júlio esta a melhorar. Com pessoas na rua já não tenho problema nenhum. Mesmo quando noto que ele fica mais ansioso (quando passa alguem de bicicleta muito rapido, ou quando vem alguem a correr na direção dele), ele já não investe; o que faz é olhar imediatamente para mim como quem diz " MEU, E AGORA?". Nessas situações, reforço com comida sempre que ele nao reage, clico e afastamo-nos. Já não saio com ele a rua sem a bolsa da comida e o clicker.
O que sempre foi pior foi estranhos em territorio que o júlio considera dele: o apartamento, o terraço, a quinta... E aqui tambem ja sinto grandes progressos. Sempre que alguem cá vem a casa, antes de entrar entrgo-lhe uma data de bocadinhos de salsicha de frango. Peço ao julio para sentar e começo a darlhe enquanto abro a porta com o pé... sim, com o pé! é um circo! e depois quando essa pessoa entra, começa a dar lhe de comer atirando as salsichas para o chão. Depois dessa pequena dessensibilização ele fica bem. Há sempre ali um periodo de latencia onde peço as pessoas para não fazerem movimentos muito bruscos nem darem as costas ao cão, mas passados ai uns 40mins/1h ele ja esta pronto para pedir festas e subir para o colo do estranho. Agora se na altura de lhe dar as salsichas as pessoas começarem a recuar com medo, aí não vale a pena, ele vai crescer e começar a ladrar "SAI DAQUI, VAI TE EMBORA!" Mas com pessoas a coisa esta se a resolver.
Agora o que ainda esta a começar e a dessensibilização a outros cães. Dentro aí de uma distância de 10m ele ja os consegue tolerar e ignorar, agora se eles cruzam essa distância o julio passa logo ao ataque. É isso que temos que trabalhar mais agora.
Mas digo-vos, achei o uso do clicker fantástico. É uma ferramenta super útil nestes casos. A cláudia vai mostrar o caso do júlio no seminário com a Karen Pryor; quem lá estiver pode ver a coisa a funcionar...
O que sempre foi pior foi estranhos em territorio que o júlio considera dele: o apartamento, o terraço, a quinta... E aqui tambem ja sinto grandes progressos. Sempre que alguem cá vem a casa, antes de entrar entrgo-lhe uma data de bocadinhos de salsicha de frango. Peço ao julio para sentar e começo a darlhe enquanto abro a porta com o pé... sim, com o pé! é um circo! e depois quando essa pessoa entra, começa a dar lhe de comer atirando as salsichas para o chão. Depois dessa pequena dessensibilização ele fica bem. Há sempre ali um periodo de latencia onde peço as pessoas para não fazerem movimentos muito bruscos nem darem as costas ao cão, mas passados ai uns 40mins/1h ele ja esta pronto para pedir festas e subir para o colo do estranho. Agora se na altura de lhe dar as salsichas as pessoas começarem a recuar com medo, aí não vale a pena, ele vai crescer e começar a ladrar "SAI DAQUI, VAI TE EMBORA!" Mas com pessoas a coisa esta se a resolver.
Agora o que ainda esta a começar e a dessensibilização a outros cães. Dentro aí de uma distância de 10m ele ja os consegue tolerar e ignorar, agora se eles cruzam essa distância o julio passa logo ao ataque. É isso que temos que trabalhar mais agora.
Mas digo-vos, achei o uso do clicker fantástico. É uma ferramenta super útil nestes casos. A cláudia vai mostrar o caso do júlio no seminário com a Karen Pryor; quem lá estiver pode ver a coisa a funcionar...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
diogosvp, estava em pulgas para saber como estavam as coisas a correr com o seu puto!!
Ainda bem que está a ver progressos - agora é continuar no bom caminho!!!!
E uma fotinha do puto????
Ainda bem que está a ver progressos - agora é continuar no bom caminho!!!!
E uma fotinha do puto????

<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
Lindo! 

<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>