kitttten Escreveu:Não vai??? Claro que vai e para o próximo verão vai aparecer da mesma forma ou pior ... é o que infelizmente que diz a experiência ...
A
minha experiência diz-me que não.
Felizmente tenho me esforçado bastante para mudar mentalidades, e quando digo "esforçado", não me refiro apenas a alertar os donos sobre o desconforto que o animal sente e o que deveriam fazer:
- Além de alertar e consciencializar,
- Mantenho contacto com os donos;
- Faço questão de deixar os cães mais do que simplesmente tosquiados, ou seja, tento lhes dar uma aparência arrojada que transmita acima de tudo sentimentos: orgulho, alegria, vaidade, esperança, carinho...;
- Os meus preços são diferentes consoante a frequência com que vêem;
- E alem de tudo, não me esqueço de contactar as pessoas só para dar o toque, para avisar que "está na hora", eu própria proponho ao cliente ligar para notificar, algo que é aceite muito bem.
Incrivelmente, e não sei se é resultado deste esforço contínuo ou não, não tenho
nem um único cão que venha em estado tapete, a não ser os que veêm pela primeira vez, e alguns clientes de clinica com quem mantenho pouco contacto
São muitos,
mesmo muitos, os clientes que estavam habituados a ir 2 vezes por ano ao grooming, e agora são clientes mensais ou bimestrais. Tanto a Caitana como o Benny, deste tópico, são dois desses exemplos. Aliás, o Benny vem quinzenalmente
Lembro-me de um episódio muito giro, que aconteceu à uns dois anos atrás.
Um casal de idosos tem um caniche médio (deve ter uns 15 kg). Apareceram-me pela primeira vez com o animal em estado pior que miserável (o snoppy é um princepe perfumado ao pé dele). Vinha mesmo em tapete, e pior... vinha húmido, tentaram dar-lhe banho, mas claro com tanta rasta não conseguiram secar. Então vinha com um cheiro horrível tipo xulé intenso com mofo! Além de tudo era agressivo. Quando disse o preço, o senhor passou-se da cabeça, atenção que eu dei um preço mesmo muito baixo, porque eles estavam habituados lá na clinica a pagar 20€ à tosquiadora que antes lá estava para o raparem todo, porisso eu não podia exagerar. Já dizia o senhor que ia-se embora com o cão, que só o levou por descargo de consciencia, que o cão era dos filhos e qualquer dia o largava por aí... enfim, pessoas idosas que não têm consciencia para os animais. Estou bem familiarizada com situações destas infelizmente.
O que é certo é que a senhora convenceu o senhor a deixar tosquiar, e eu passei cerca de 3 horas de volta daquilo que nem parecia cão... consegui com algum esforço salvar-lhe o pompom da cauda, topknot e orelhas. Eles decidiram assistir, e entretanto fomos sempre falando, e eu claro com a maior das paciencias, compreensão e muito jogo de cintura.
Sabem qual é o final da história?
O senhor deu-me 5€ a mais, de gorjeta
Decidiram que apartir daí o cão iria permanecer dentro de casa e não no quintal como sempre esteve.
Até hoje vêem certinhos, de 3 em 3 meses
Dito isto, eu posso dizer que sim... acredito na mudança, e acrescento que, o trabalho de um groomer não acaba na sala de grooming. A minha profissão, os animais, são o meu estilo de vida, a minha religião.