Grooming

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo jul 14, 2013 8:17 pm

__dani__ Escreveu:...Quando me ligou um cliente novo a pedir para preparar um cão para um teatro fiquei mesmo entusiasmada, a minha cabeça entrou a mil à hora, e centenas de ideias me surgiram em simultâneo... até que ouvi: Está em mau estado, e é cão de quintal. :(

...
E depois do teatro, volta para o quintal? :(
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo jul 14, 2013 8:26 pm

Floripes3 Escreveu:
__dani__ Escreveu:...Quando me ligou um cliente novo a pedir para preparar um cão para um teatro fiquei mesmo entusiasmada, a minha cabeça entrou a mil à hora, e centenas de ideias me surgiram em simultâneo... até que ouvi: Está em mau estado, e é cão de quintal. :(

...
E depois do teatro, volta para o quintal? :(
Provavelmente sim... :( há coisas que eu não posso controlar. Também tenho cães em quintal e são felizes e bem tratados. A questão não se prende com "onde ele está", mas sim "como ele está"... neste caso era uma falha de higiéne e de conforto... e é nessa questão que eu posso ajudar, e que já ajudei, e penso que daqui para a frente não vai voltar a acontecer, e foi nesse sentido que eu disse "reacendi uma chama".
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo jul 14, 2013 10:51 pm

Não vai??? Claro que vai e para o próximo verão vai aparecer da mesma forma ou pior ... é o que infelizmente que diz a experiência ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
__dani__
Membro Veterano

segunda jul 15, 2013 1:10 am

kitttten Escreveu:Não vai??? Claro que vai e para o próximo verão vai aparecer da mesma forma ou pior ... é o que infelizmente que diz a experiência ...
A minha experiência diz-me que não. ;)

Felizmente tenho me esforçado bastante para mudar mentalidades, e quando digo "esforçado", não me refiro apenas a alertar os donos sobre o desconforto que o animal sente e o que deveriam fazer:

- Além de alertar e consciencializar,
- Mantenho contacto com os donos;
- Faço questão de deixar os cães mais do que simplesmente tosquiados, ou seja, tento lhes dar uma aparência arrojada que transmita acima de tudo sentimentos: orgulho, alegria, vaidade, esperança, carinho...;
- Os meus preços são diferentes consoante a frequência com que vêem;
- E alem de tudo, não me esqueço de contactar as pessoas só para dar o toque, para avisar que "está na hora", eu própria proponho ao cliente ligar para notificar, algo que é aceite muito bem.

Incrivelmente, e não sei se é resultado deste esforço contínuo ou não, não tenho nem um único cão que venha em estado tapete, a não ser os que veêm pela primeira vez, e alguns clientes de clinica com quem mantenho pouco contacto :wink:

São muitos, mesmo muitos, os clientes que estavam habituados a ir 2 vezes por ano ao grooming, e agora são clientes mensais ou bimestrais. Tanto a Caitana como o Benny, deste tópico, são dois desses exemplos. Aliás, o Benny vem quinzenalmente :D

Lembro-me de um episódio muito giro, que aconteceu à uns dois anos atrás.

Um casal de idosos tem um caniche médio (deve ter uns 15 kg). Apareceram-me pela primeira vez com o animal em estado pior que miserável (o snoppy é um princepe perfumado ao pé dele). Vinha mesmo em tapete, e pior... vinha húmido, tentaram dar-lhe banho, mas claro com tanta rasta não conseguiram secar. Então vinha com um cheiro horrível tipo xulé intenso com mofo! Além de tudo era agressivo. Quando disse o preço, o senhor passou-se da cabeça, atenção que eu dei um preço mesmo muito baixo, porque eles estavam habituados lá na clinica a pagar 20€ à tosquiadora que antes lá estava para o raparem todo, porisso eu não podia exagerar. Já dizia o senhor que ia-se embora com o cão, que só o levou por descargo de consciencia, que o cão era dos filhos e qualquer dia o largava por aí... enfim, pessoas idosas que não têm consciencia para os animais. Estou bem familiarizada com situações destas infelizmente.

O que é certo é que a senhora convenceu o senhor a deixar tosquiar, e eu passei cerca de 3 horas de volta daquilo que nem parecia cão... consegui com algum esforço salvar-lhe o pompom da cauda, topknot e orelhas. Eles decidiram assistir, e entretanto fomos sempre falando, e eu claro com a maior das paciencias, compreensão e muito jogo de cintura.

Sabem qual é o final da história?

O senhor deu-me 5€ a mais, de gorjeta
Decidiram que apartir daí o cão iria permanecer dentro de casa e não no quintal como sempre esteve.
Até hoje vêem certinhos, de 3 em 3 meses

Dito isto, eu posso dizer que sim... acredito na mudança, e acrescento que, o trabalho de um groomer não acaba na sala de grooming. A minha profissão, os animais, são o meu estilo de vida, a minha religião.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda jul 15, 2013 1:55 pm

A Dani deve viver no paraíso então. Pois diz-me a minha experiência que um cão negligenciado seja no pelo seja no que for, é sempre negligenciado. Viva ele no fundo do quintal, viva dentro de casa. As desculpas são variadissimas e vão desde falta de tempo para escovar, a agressividade a alergia, etc., mas resumem-se só a uma coisa, negligência pura e dura.

Não há muito tempo apareceu-me um cão de água lindissimo, teve que ser rapado, além da miséria em que estava o pelo trazia praganas espetadas e abcessos pelo corpo todo, a desculpa deste ano é que tinha fugido, esqueceram-se é que no ano passado veio na mesma a diferença era só na quantidade de praganas e para o próximo ano virá igual ...

Claro que há excepções, há aqueles também que nem sequer sabem escovar devidamente e que depois de se ensinar não voltam a deixar o pelo ganhar nós, esses não levam o cão uma vez por ano ao groomer, levam de 3 em 3 meses e valham-nos essas excepções!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda jul 15, 2013 2:40 pm

O que acontece muitas vezes (e aqui é de louvar a profissão da Daniela) é que depois de um cão estar de banho tomado, com um grooming como deve ser, o cão fica outro! E muitos donos acabam por ver o seu cão com outros olhos. E infelizmente é preciso os cães estarem na mão de um profissional para muitas vezes, os donos, voltarem a ver a beleza e o olhar do seu cão. Eu sei que isto parece um pouco lamechas, mas acredito mesmo que a Daniela consiga mudar a relação dono/cão só com um "simples" grooming.
__dani__
Membro Veterano

segunda jul 15, 2013 10:51 pm

saraestrelo Escreveu:O que acontece muitas vezes (e aqui é de louvar a profissão da Daniela) é que depois de um cão estar de banho tomado, com um grooming como deve ser, o cão fica outro! E muitos donos acabam por ver o seu cão com outros olhos. E infelizmente é preciso os cães estarem na mão de um profissional para muitas vezes, os donos, voltarem a ver a beleza e o olhar do seu cão. Eu sei que isto parece um pouco lamechas, mas acredito mesmo que a Daniela consiga mudar a relação dono/cão só com um "simples" grooming.
Sara, é isso mesmo! Obrigada por perceberes e transmitires tão bem a minha visão neste aspecto. Não quer dizer que isso seja infalível ou que os meus trabalhos sejam muito bons, mas às vezes basta um simples pormenor.

Mesmo assim, isso só nem sempre basta. Como eu disse, existe muito mais por trás. Por exemplo, quando os donos ficam (algo que eu faço questão), falamos imenso e eu tento (e consigo :) ) que percebam a importância do grooming e a necessidade da regularidade, do cuidado, e do bem estar que o animal sente se tal for cumprido. E quase sempre acontece algo maravilhoso... mesmo sem eu sugerir, perguntam-me quase sempre: "com que frequencia devo voltar? Daqui a quanto tempo seria a proxima?" e muitas vezes já fica agendado. :D

Caso não fique, eu encarrego-me de ir falando com os donos, perguntar como está o animal, e sugiro de forma amigavel que se marque uma sessão quando considero necessário. Eu mantenho uma relação de amizade com os meus clientes, quem tem acesso ao meu facebook, pode ver a interactividade que tenho com os meus clientes que têm também conta no FB.

Muitos deles têm um destaque no meu album focinhos amigos, com fotos de focinhos, e no fundo eles orgulham-se dos seus cães. E podem sempre ver os antes e os depois, e relembrarem-se daquele dia em que vieram todos bonitos e limpinhos para casa... isso também trás o bichinho.

Clientes que não têm fb, existe telefone, e eu não me esqueço de ir ligando e falando com eles, pelo menos com os que eu acho que precisam ser lembrados. Isto pode parecer invasão, mas na realidade não é, dada a proximidade que criamos, às vezes até são eles que me ligam para perguntar qualquer outra coisa sobre eles, a nível de saúde, alimentação... algum problema que surge, existe uma confiança que me deixa mesmo muito feliz. E eu recompenso as pessoas que merecem... Ainda nem há um mes ofereci a uma senhora 2 canecas com a foto de cada uma das cadelas dela. Gastei 20 euros, e perdi algum tempo, mas eu senti-me mesmo contente por lhe puder recompensar pela dona que se revelou.

E orgulho-me e posso dizer de boca cheia: Não tenho nem um cliente que traga o cão em mau estado, a não ser os que vêm pela primeira vez! :D

Já agora, deixo aqui algumas das fotos do album que falei :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por __dani__ em domingo fev 23, 2014 12:57 pm, editado 1 vez no total.
__dani__
Membro Veterano

segunda jul 15, 2013 11:24 pm

kitttten Escreveu:A Dani deve viver no paraíso então. Pois diz-me a minha experiência que um cão negligenciado seja no pelo seja no que for, é sempre negligenciado. Viva ele no fundo do quintal, viva dentro de casa. As desculpas são variadissimas e vão desde falta de tempo para escovar, a agressividade a alergia, etc., mas resumem-se só a uma coisa, negligência pura e dura.

Não há muito tempo apareceu-me um cão de água lindissimo, teve que ser rapado, além da miséria em que estava o pelo trazia praganas espetadas e abcessos pelo corpo todo, a desculpa deste ano é que tinha fugido, esqueceram-se é que no ano passado veio na mesma a diferença era só na quantidade de praganas e para o próximo ano virá igual ...

Claro que há excepções, há aqueles também que nem sequer sabem escovar devidamente e que depois de se ensinar não voltam a deixar o pelo ganhar nós, esses não levam o cão uma vez por ano ao groomer, levam de 3 em 3 meses e valham-nos essas excepções!
Kitten, eu não vivo no paraíso, e isso que fala para mim é o pão de cada dia, por isso entendo tão bem o que quer dizer. Já tosquiei verdadeiros tapetes com larvas. Já tirei de um cão só mais de 50 praganas. Já vi cães com furos nas gengivas de tanto tartaro...enfim, tantas negligências que eu não saia daqui hoje a enumera-las.

Mas sei que existe esperança, com muito trabalho de bastidor, com muita paciência e sobretudo com gosto e prazer no esforço que tal implica. ;)

Antes pensava como a Kitten, de tanta m*rda que vi. Mas lutei para mudar a minha própria mentalidade, e isso fez com que a minha convicção atingisse e continue a atingir positivamente as pessoas à minha volta. O que é preciso abrir muitos olhos, porque no fundo à muitas pessoas que não têm a real noção do que sente um animal. É preciso ensinar, e sobretudo dar algum suporte a essas pessoas, algo que as incentive a tal.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jul 16, 2013 8:31 am

__dani__ Escreveu:
kitttten Escreveu:A Dani deve viver no paraíso então. Pois diz-me a minha experiência que um cão negligenciado seja no pelo seja no que for, é sempre negligenciado. Viva ele no fundo do quintal, viva dentro de casa. As desculpas são variadissimas e vão desde falta de tempo para escovar, a agressividade a alergia, etc., mas resumem-se só a uma coisa, negligência pura e dura.

Kitten, eu não vivo no paraíso, e isso que fala para mim é o pão de cada dia, por isso entendo tão bem o que quer dizer. Já tosquiei verdadeiros tapetes com larvas. Já tirei de um cão só mais de 50 praganas. Já vi cães com furos nas gengivas de tanto tartaro...enfim, tantas negligências que eu não saia daqui hoje a enumera-las.

Mas sei que existe esperança, com muito trabalho de bastidor, com muita paciência e sobretudo com gosto e prazer no esforço que tal implica. ;)

Antes pensava como a Kitten, de tanta m*rda que vi. Mas lutei para mudar a minha própria mentalidade, e isso fez com que a minha convicção atingisse e continue a atingir positivamente as pessoas à minha volta. O que é preciso abrir muitos olhos, porque no fundo à muitas pessoas que não têm a real noção do que sente um animal. É preciso ensinar, e sobretudo dar algum suporte a essas pessoas, algo que as incentive a tal.
Muito bem dani, é assim mesmo! Parabéns :D
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jul 16, 2013 8:36 am

__dani__ Escreveu:
SeniNuki Escreveu:Ups.. :oops: Laranja ou vermelho fica bem na mesma!

Acho que é o intruso mais lindo que que já vi :D
No Pumpkin é laranja mesmo... mas na foto acho que a cor ficou igual :P

Eu agradeço o elogio por ele :mrgreen:
Dani, no outro dia vi na tv uma senhora que tosquiava, pintava o pelo e as unhas aos cachorros. Não desmerecendo o seu trabalho, e sei que tem de se adaptar aos tempos que correm, acho horrível a forma como estamos a humanizar os animais, tratando-os da mesma forma que nós, quando eles passam bem melhor ao natural.
O que gostava de saber é como são as tintas e vernizes para cães, se são cheias de químicos como as nossas, ou se há um cuidado com a sensibilidade dos animais.
Obrigada!
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
__dani__
Membro Veterano

quarta jul 17, 2013 4:05 pm

Obrigada Charlie e SeniNuki (:

Quanto às tintas... As que eu uso, mando vir especialmente dos EUA, não há em Portugal. Algumas são mesmo proprias para animais, outras são para humanos. Mas têm algo em comum: Não têm quimicos, não têm amoníaco e não preciso de reveladores e produtos para "pegarem", são simplesmente um creme de cor, que nem cheiro tem. Quando aos vernizes, também são próprios, são à base de água, sem componentes toxicos e secam muito mais rápido do que os vernizes para as pessoas.

Eu já defendi aqui na arca a minha opinião sobre as tintas, porisso muito resumidamente, vou apenas dizer que não o faço para me adptar à actualidade, faço porque gosto mesmo, dá-me imenso gozo falê-lo e sinto que os animais também disfrutam positivamente, directa ou indirectamente.
Não compreendo, nem nunca compreendi, em que aspecto colorir o pêlo de um cão o prejudica.
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

quinta jul 18, 2013 2:08 pm

olá,

aproveito para perguntar se há alguma boa alternativa a este tipo de cardadeiras:

Imagem

dizem-me que é a melhor opção para escovar a minha cadela e eu vejo que sim, sem contar com o furminator (de outra marca, mas igual), que não gosto muito de usar porque fico sempre com receio que esteja a arrancar pelo saudável, noto que é a escova que mais pêlos retira... o problema é que a minha cadela detesta. ela adora ser escovada, até o furminator não lhe faz confusão, mas com a cardadeira começa logo a contorcer-se e eventualmente foge. há algum tipo de escova que possa usar com bons resultados semelhante a isto?

tenho também uma destas:

Imagem

mas noto que só é mais eficaz (a parte metálica) com o pêlo mais comprido...

eu sei que sem ver o pêlo dela é complicado, mas mesmo com uma foto não sei se ia ajudar muito, por isso pergunto apenas se conhece algum tipo de escova como a cardadeira mas que não a aleije (nem sei se é isso, mas nota-se que ela fica incomodada), já que tanto o profissional de grooming onde ela tem ido tomar banho desde que cá está em casa, como os vets que ela já viu dizem que para o pêlo dela é a melhor opção.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jul 18, 2013 2:32 pm

Há cardadeiras extremamente duras. Vá a uma loja e mexa em várias diferentes, para perceber se o problema é esse. Há ainda cardadeiras flexíveis, deste tipo

Imagem
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jul 18, 2013 3:02 pm

Dani, tem toda a razão. Os donos quando vaidosos com os seus cães tendem a cuidar mais. A sair com eles à rua, tudo isso.
E a sua profissão e essa atitude é sem dúvida uma excelente contribuição.

Precisamos de pessoas de Atitude.
Responder

Voltar para “Cães”