O meu cão foi atacado por outro, e agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Joana_
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 12:26 am

segunda jul 22, 2013 4:52 pm

Boa tarde.

Na passada sexta-feira o meu cão foi atacado por outro na rua. O atacante tinha dona e estava à solta. A senhora já tinha sido avisada várias vezes que não o podia passear à solta, visto o seu cão (arraçado de pastor alemão) não obedecer ao chamamento (já nem digo que é porque é proibido por lei... Sei que o é, mas se for um cão sociável e obediente, não me oponho. Não ando com o meu à solta mas cada um sabe de e responde por si). Por várias vezes se aproximou do meu arreganhando a boca e ladrando. Sexta-feira aconteceu. Prendeu-o pelo pescoço e ali ficou, a abaná-lo até que alguém conseguiu separá-los. Foram minutos que pareceram uma eternidade e não vou entrar em grandes pormenores, porque não gosto sequer de relembrar o pânico que senti. Felizmente o meu pequeno saiu ileso, apenas ficou com uma marquinha na pele mas não perfurou nem rasgou. O único medo que tenho é ele já sofrer de paralesia da laringe e ter sido atacado na garganta, mas isso vou tratar com a médica dele em breve.

Como era recorrente, chamei a polícia. A polícia identificou-me a mim e à dona do cão, que desmentiu tudo. Sendo que a polícia não pode tomar partidos, fomos ambas notificadas para nos apresentarmos no canil a fim de serem conduzidos exames para saber se está tudo ok. Ora acontece que devido à paralesia da laringe, o Átila está a fazer um tratamento de cortisona há cerca de 1, 2 meses. A vacina da raiva devia ter sido administrada em Junho, mas como está em tratamento estamos a aguardar o seu fim para isso acontecer. Claro que no canil levantaram esse problema e agora pedem-me um termo de responsabilidade da veterinária, senão o meu cão tem de ficar no canil 15 dias.

Porquê?

O meu cão não mordeu ninguém, foi ele o atacado. O papel da polícia foi entregue às duas donas e são exactamente iguais - não destingue o atacante do atacado porque ela desmentiu. Ou seja, o papel basicamente diz que se morderam.

Não houve ferida nem sangue. E caso houvesse, e não sendo ele a ter a vacina, não deveria ser o outro, ou os dois a ficarem de quarentena?

A veterinária diz que apenas passa um papel a justificar o porquê dele não ter a vacina, mas não passa o termo de responsabilidade porque ele teria de ficar a fazer quarentena com ela.

No meio disto tudo, a senhora irresponsável que deixou que o seu cão atacasse o meu e ficou a assistir impávida, e que ainda teve a lata de me desmentir em frente às testemunhas e à polícia e dizer que o cão estava preso, que foi o meu que atacou o dela e que eu bati no cão dela (sim, dei-lhe os pontapés que consegui, sempre com medo que o largasse e me mordesse a mim. não é uma coisa bonita de se fazer mas não ia ficar a assistir enquanto ele tinha o meu cão pendurado pela garganta na boca e o abanava fortemente...) sai ilesa. Não é multada, porque a polícia não viu o cão à solta. E caso queira avançar com a queixa, tenho de pagar 200 euros para tal, porque é um crime particular, e corro o risco de ficar a ver navios... Como não aconteceu nada de grave com o Átila, preferi ficar sossegada. Caso fosse preciso pagar tratamentos e ela não quisesse pagá-los, aí sim acho que deveria avançar.

No meio disto tudo fui eu que apanhei o susto, fui eu que chamei a polícia, ela sai na boa e na volta sou eu que me lixo... :( às vezes parece que mais vale ficar quieta.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jul 22, 2013 5:00 pm

Isto é Portugal no seu melhor....
Acho que o melhor será mesmo refazer-se e ao pequenito do susto e evitar a mulher. Bolas, que história, mas não me custa nada acreditar que se tenha passado exactamente assim, porque já vi uma quase idêntica.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jul 22, 2013 5:02 pm

Nem sei o que dizer. Talvez, porque sofro de humor negro, lhe diga que foi pena não ter dado uns pontapés na mulher...
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda jul 22, 2013 5:08 pm

Realmente, isto é a justiça portuguesa no seu melhor :|
Ainda bem que não aconteceu nada de grave com o seu cão. Numa situação dessas acho que partia mesmo o outro cão todo com uns bons pontapés bem assentes no lombo (eu sei que fica mal dizer isto, mas não gosto que brinquem com a integridade do meu animal nem a minha) :? fico doente com estas situações bah
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

segunda jul 22, 2013 5:15 pm

Este caso, infelizmente é bastante idêntico ao que se passou com o meu mais velho lá de casa.

Há muita muita muita gente que anda nas ruas com o seu cão solto. Como nem todos se dão bem, dá nisto.

Mas, confesso que nada me espanta depois de coisas que já vi.

Uma pessoa chega ao ponto de pedir e avisar para prender o cão. Na volta, não ligam nenhuma e ainda reclamam os seus direitos.

Quanto à sua questão:

Não houve ferida nem sangue. E caso houvesse, e não sendo ele a ter a vacina, não deveria ser o outro, ou os dois a ficarem de quarentena?
Os cães envolvidos teem de ficar de quarentena. E esse trabalho, salvo erro, compete à PSP, seguindo dos dados pessoais de cada dono.

Mas como não foi nenhum pit bull tass bem....deixa andar que é mais um caso para se arquivar e amanha já é outro dia.

É de lamentar a situação.
As melhoras para o pequeno.
Cumpts
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jul 22, 2013 5:21 pm

Mas como não foi nenhum pit bull tass bem....deixa andar que é mais um caso para se arquivar e amanha já é outro dia.
se fosse um pit a ser atacado e mesmo que ficasse cheio de mazelas o mais provável era ser abatido. E isto é quase uma história verídica.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Joana_
Membro

segunda jul 22, 2013 5:24 pm

Mas e deixando andar não me vou ferrar? Agora o canil exige o termo de responsabilidade e a veterinária diz que apenas passa um papel a dizer que assume a responsabilidade da falta da vacina, não da quarentena.

A quarentena é necessária caso não haja ferimentos?

O agente que tratou do assunto até tinha falado que a quarentena era em casa, nunca mencionou o canil...

Ainda me calha a mim a multa :(
Specops
Membro Veterano

segunda jul 22, 2013 5:56 pm

Charlie2 Escreveu:
se fosse um pit a ser atacado e mesmo que ficasse cheio de mazelas o mais provável era ser abatido. E isto é quase uma história verídica.
E acredite que é mesmo verídico.

A razão pela qual toquei neste aparte é que neste país não existe igualdade.

Mas eu compreendo de fato o que esta senhora está a dizer.
Mas e deixando andar não me vou ferrar? Agora o canil exige o termo de responsabilidade e a veterinária diz que apenas passa um papel a dizer que assume a responsabilidade da falta da vacina, não da quarentena.

A quarentena é necessária caso não haja ferimentos?

O agente que tratou do assunto até tinha falado que a quarentena era em casa, nunca mencionou o canil...

Ainda me calha a mim a multa
Este caso (posso estar errado) vai ficar em 'águas de bacalhau' de certeza.
Porque foi uma briga de cães e não um cão a ferir a integridade fisica de uma pessoa. Seja para que raça for.

Se a veterinária assume a responsabilidade então é ela que poderá sofrer as consequências. Mas atenção que todo o cão, por lei tem que ter a vacina da raiva.

A quarentena vai servir para avaliar o comportamento do cão, para com as pessoas e os outros animais, salvo erro...

Se o agente lhe disse isso, alguma coisa será.
A multa seria para quem tivesse o cão solto. Mas como é uma versão contra a outra, as coisas vão ficar na mesma...

Cumpts
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

segunda jul 22, 2013 6:49 pm

Eu nem sei o que fazia à mulher....

Não havia testemunhas no local?
Para a proxima verifique se existem pessoas no local, com testemunhas essa ursa de *** não tinha escapatória.
Joana_
Membro

segunda jul 22, 2013 6:53 pm

A veterinária assume as consequências da falta da vacina, não da quarentena. Existe a opção de sequestro domiciliário mas também tem de ser a veterinária a assinar o termo de responsabilidade e não creio que ela o vá fazer.

Ou seja, sou obrigada a deixar o meu cão não vacinado e durante o tratamento num canil com zero condições (Amadora), sujeita a que ele venha de lá com alguma maleita que não levou, e ainda pago a estadia! :(

E o outro estava vacinado, o meu deveria ser vacinado este mês e ainda não foi por isso não há grande probabilidade de terem raiva, certo? É só mesmo a burocracia. Compreendo para que é que ela existe, mas está-me a custar ter de passar por isto tudo.

Mais valia não ter chamado a polícia...
Joana_
Membro

segunda jul 22, 2013 6:55 pm

afterdark Escreveu:Eu nem sei o que fazia à mulher....

Não havia testemunhas no local?
Para a proxima verifique se existem pessoas no local, com testemunhas essa ursa de *** não tinha escapatória.
Existem, existem muitas, inclusivé os dois senhores que conseguiram que ele largasse o meu cão. Mas para que as testemunhas valham de alguma coisa tinha de avançar com o tal processo de 200 euros... Isto é uma vergonha e uma palhaçada :/
Specops
Membro Veterano

segunda jul 22, 2013 6:59 pm

São 250€ de queixa crime. É estúpido sim, mas é assim mesmo :|
Isto é uma vergonha e uma palhaçada :/
Acredite mesmo que é. O meu caso então, foi demais!

Quanto ao caso da raiva, o melhor a informar-lhe disso é o veterinário.
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

segunda jul 22, 2013 7:06 pm

Eu simplesmente não iria por o meu cão num canil por causa de uma situação dessas.

Até podiam prender-me. Era o que mais faltava... !!!!!
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda jul 22, 2013 7:20 pm

Joana_ Escreveu: Como era recorrente, chamei a polícia. A polícia identificou-me a mim e à dona do cão, que desmentiu tudo.
Uma coisa que não entendi:

A dona do cão desmentiu tudo. Tudo o quê ?

Que não trazia o cão solto ?

Que o cão dela não atacou o seu ?

O que é que ela desmentiu em concreto ?

edit

PS: Já li mais abaixo no seu post as questões que coloquei.

Então e as supostas testemunhas o que dizem ?
<strong>Paulo Santos</strong>
Joana_
Membro

segunda jul 22, 2013 7:48 pm

As testemunhas não dizem nada oficialmente. Para dizerem, eu tinha de pagar. Pelos vistos não basta todos os vizinhos terem visto o cão à solta e a morder o meu...

Ou seja, aos olhos da justiça eu e ela estamos em pé de igualdade. O cão atacante é que tem de ir para o canil, a fim de concluirem se é perigoso... Presumo eu que seja essa a razão.

Como a atrasada mental disse que fomos nós a atacar o dela (e ainda chamei a polícia, que esperta que sou), é como se o meu fosse atacante e o dela também... E a palavra das testemunhas vale zero.

Eu também não o quero no canil, nem que para isso tenha de desobedecer, o meu cão está doente e tem de ser acompanhado por mim e pela veterinária. Num canil já se sabe o tipo de tratamento que vai ter... Já para não dizer que nem sequer tem de ir para lá. Não atacou ninguém. Não é perigoso.

Só fico parva com a falta de civismo. Nunca me passaria pela cabeça mentir à polícia num assunto como este. Aliás, nem seria preciso chamar a polícia, eu assumiria responsabilidade do que fosse preciso. E eu fui chamar a polícia porque a senhora e o cão dela são um perigo público e dá nisto. :/
Responder

Voltar para “Cães”