Beagle ou basset ?
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
Tenho um ap, e estou a pensar em adquirir um cão de porte pequeno. Sei bem que o temperamento são diferentes, mas gostava de ter testemunhos reais, de pessoas que teem, ou já tiveram umas destas raças.
Pontos a favor: já tenho alguma experiência com uma labradora (que ficou em casa dos pais,porque a minha mãe simplesmente não me a deixa levar ),tem varanda, e tem um pequeno jardim.
Pontos contra: no máximo passara 4 a 5 horas sozinho.
Cumprimentos
Tenho um ap, e estou a pensar em adquirir um cão de porte pequeno. Sei bem que o temperamento são diferentes, mas gostava de ter testemunhos reais, de pessoas que teem, ou já tiveram umas destas raças.
Pontos a favor: já tenho alguma experiência com uma labradora (que ficou em casa dos pais,porque a minha mãe simplesmente não me a deixa levar ),tem varanda, e tem um pequeno jardim.
Pontos contra: no máximo passara 4 a 5 horas sozinho.
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am
O Basset Hound (suponho que seja a este basset que se está a referir), não é um cão pequeno. É um cão grande com pata curta.
E o beagle também não é um cão pequeno, embora, sim, seja "menor", em massa, do que um Basset.
Isto é só um pormenor, mas pressinto que está a basear as suas escolhas no facto de ir morar para um apartamento. O tamanho, embora possa ser um factor de decisão, não deve ser o factor principal. É perfeitamente possível ter um cão maior num apartamento.
As duas raças que menciona têm dois problemas para os quais terá de estar preparada(o): têm bastante energia para ser gasta (o beagle mais) e têm o síndrome do "nariz no chão, palavras em vão", ou seja, quando eles sentem um cheiro qualquer, espetam com o nariz no chão e seguem-no; entretanto, o resto do mundo fica em suspenso, incluindo o dono e as suas palavras. Qualquer dono reconhecerá esta característica, embora a maior parte a simplifique e a traduza como sendo, simplesmente, teimosia. É algo que tira do sério muito boa gente.
"Em podendo", faça um "test drive" de alguns exemplares das raças e veja com o que é que deverá contar.
Isto é só um pormenor, mas pressinto que está a basear as suas escolhas no facto de ir morar para um apartamento. O tamanho, embora possa ser um factor de decisão, não deve ser o factor principal. É perfeitamente possível ter um cão maior num apartamento.
As duas raças que menciona têm dois problemas para os quais terá de estar preparada(o): têm bastante energia para ser gasta (o beagle mais) e têm o síndrome do "nariz no chão, palavras em vão", ou seja, quando eles sentem um cheiro qualquer, espetam com o nariz no chão e seguem-no; entretanto, o resto do mundo fica em suspenso, incluindo o dono e as suas palavras. Qualquer dono reconhecerá esta característica, embora a maior parte a simplifique e a traduza como sendo, simplesmente, teimosia. É algo que tira do sério muito boa gente.
"Em podendo", faça um "test drive" de alguns exemplares das raças e veja com o que é que deverá contar.
Ter um pequeno jardim é sempre bom, mas não deixe que isso substitua os períodos na rua. Não estou a dizer que será o seu caso, mas muita gente bem intencionada acaba por ir usando em demasia os seus jardins e quintais, perdendo-se tempo de socialização e estimulação que só a rua e os parques podem fornecer.erostdl Escreveu: Pontos a favor: já tenho alguma experiência com uma labradora (que ficou em casa dos pais,porque a minha mãe simplesmente não me a deixa levar ),tem varanda, e tem um pequeno jardim.
4 ou 5 horas sozinho não é problema, em si mesmo. É perfeitamente possível fazê-lo sem grandes problemas.Pontos contra: no máximo passara 4 a 5 horas sozinho.
-
- Membro Veterano
O beagle deve ter entre 33 e 40 centímetros à cruz. Não é pequeno?
Talvez o melhor seja tentar perceber o que pretende ao adquirir um cão, e escolher a raça de acordo com o seu estilo de vida.
O Beagle e o Basset Hound são raças diferentes. Começando no porte e terminando nos níveis de energia, as diferenças são algumas.
O Beagle e o Basset Hound são raças diferentes. Começando no porte e terminando nos níveis de energia, as diferenças são algumas.
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
Como a própria tumbleweed reconheceu no caso do Basset, não é apenas a altura que determina a categoria de tamanho em que uma raça deverá entrar. Segundo o estalão, é, de facto, considerado um "sabujo pequeno", mas o Basset também o é...Tumbleweed Escreveu:O beagle deve ter entre 33 e 40 centímetros à cruz. Não é pequeno?
Creio que quando falamos aqui, nos termos propostos no tópico, de raça pequena ou não, estamos a falar de critérios mais latos. Critérios que interfiram com a escolha de futuros donos. Como tal, e seguindo o mesmo tipo de advertência que a tumbleweed fez acerca do Basset (e com a qual concordo), também o Beagle é um cão relativamente compacto e com uma robustez, resistência e força muito diferente da de um caniche anão, de um lhasa, de um schnauzer miniatura, etc.. Não será, como disse a tumbleweed acerca do Basset Hound, um "cão grande de pata curta", mas não vejo nenhum inconveniente em referi-lo como médio ou, vá lá, "pequeno/médio". Aliás, grande parte das apresentações de beagles referem-no como sendo sendo "pequeno/médio", e creio existirem boas razões para isso.
-
- Membro Veterano
Um beagle é um cão de 10-12 quilos. Um Basset Hound é um cão de 30 kg.
O problema é que se vêm por aí Beagles enormes e muito maus.
O problema é que se vêm por aí Beagles enormes e muito maus.
Daí eu ter dito (e repetido) que existe uma diferença considerável entre um beagle e um basset hound. É a diferença entre um «cão grande com pata curta» e um «cão pequeno/médio».Tumbleweed Escreveu:Um beagle é um cão de 10-12 quilos. Um Basset Hound é um cão de 30 kg.
Só para não dispersar: andar à procura de um cão pequeno e ter um beagle como referência é algo que pode causar algumas frustrações.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Faço minhas todas as palavras da Tumbleweed. Efectivamente o Basset é um cão grande e o Beagle um cão pequeno.
Cada um tem os seus gostos e como gosto de animais mais calmos posso dizer que,para mim o Beagle é grande, enorme, gigantesco em chatice. Aquilo nunca pára e alcança níveis de destruição maciça.
Não que o Basset seja fácil, que não é, mas comparado com um Beagle acho que é um cão santo.
Cada um tem os seus gostos e como gosto de animais mais calmos posso dizer que,para mim o Beagle é grande, enorme, gigantesco em chatice. Aquilo nunca pára e alcança níveis de destruição maciça.
Não que o Basset seja fácil, que não é, mas comparado com um Beagle acho que é um cão santo.
Então o que será um cão médio? Haverá necessidade de fazer uma distinção tão grande entre beagles e bassets? E depois, se um beagle é pequeno, o que é um Jack russell ou um fox terrier? E depois um lhasa? E depois um chihuahua? Oficiais ou não, são distinções que, do ponto de vista de um futuro dono são importantes. Nesse sentido, tal como acho bastante relevante o aviso feito acerca do basset ser tudo menos um cão pequeno, também me parece consideravelmente relevante distinguir o beagle de outras raças indubitável e tradicionalmente consideradas pequenas.WaterMonitor Escreveu:Faço minhas todas as palavras da Tumbleweed. Efectivamente o Basset é um cão grande e o Beagle um cão pequeno.
Isso é uma questão de educação. E é perfeitamente possível reverter os níveis de energia para outras coisas que não destruição da casa. Mas sim, tem razão, os níveis de energia são altos e isso deve ser levado em conta. Aliás, tal como já se disse por aqui.Cada um tem os seus gostos e como gosto de animais mais calmos posso dizer que,para mim o Beagle é grande, enorme, gigantesco em chatice. Aquilo nunca pára e alcança níveis de destruição maciça.
Uma vez mais, ao contrário do excesso de energia e potencial destrutivo, que é facilmente educável e redireccionável, o nariz colado ao chão é um problema mais difícil de contornar e que exige mais paciência e mais "compreensão".
Se a dona já teve um labrador, estou certo de que não vai encontrar grandes diferenças em termos de potencial destrutivo. A grande diferença está mesmo na capacidade de concentração, ou falta dela, que o tipo de farejo do beagle acarreta.
Mais uma vez, não considero que haja tantas razões para se fazer uma diferença tão grande. Em geral, sim, concordarei que um Beagle possa ser mais difícil. Mas não é preciso exagerar na diferença.Não que o Basset seja fácil, que não é, mas comparado com um Beagle acho que é um cão santo.
ah, outra coisa a levar em conta, já agora. Quando um beagle ladra, ladra mesmo a sério.
O mesmo se aplica aos Basset. Por isso, é bom que tenha uma boa vizinhança..lds6 Escreveu:ah, outra coisa a levar em conta, já agora. Quando um beagle ladra, ladra mesmo a sério.
Não se pode generalizar, cada cão é diferente do outro, mas é bom que saiba todas as características (temperamento, particularidades, eventuais problemas de saúde associados à raça, cuidados de higiene) da raça que pretende, para depois então decidir.
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Já cá faltava a propaganda anti-beagles.
Quer concretizar a sua ideia?saraestrelo Escreveu:Já cá faltava a propaganda anti-beagles.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Foi o que leu, não há muito a dizer. Os beagles são destruidores, ladram muito, são desobedientes, são isto e aquilo. É sempre o mesmo, já chateia. Mas pronto, ainda bem, assim fazem com que muita gente desista da compra de um beagle, o que para mim até é bom, diminui a probabilidade de pararem às mãos erradas.lds6 Escreveu:Quer concretizar a sua ideia?saraestrelo Escreveu:Já cá faltava a propaganda anti-beagles.