É possível conservar ração por 5 ou 6 meses?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

quinta jul 25, 2013 3:19 pm

Boa tarde!

Queria pedir a vossa opinião para um assunto relacionado com conservação da ração de gato.
Recentemente adoptei um gato bebé, neste momento é o meu único gato. Quando tive 2 gatos, encomendava sempre sacos de 15 Kg da Arden Grange que duravam cerca de 2 a 3 meses (mais ou menos) e assim poupava algum dinheiro. Uma vez que dividia a ração em vários sacos herméticos (colocava cerca de 2 kg por saco), guardava-os dentro de um saco fechado, num sítio onde não apanhava luz e a ração mantinha-se fresca durante esses poucos meses.

O problema é que agora tendo um único gato, e pequenino, ou seja, não come tanto como um adulto... a ração vai ficar mais tempo ali guardada, depois de aberta.
E mesmo que encomende um saco de 8Kg (penso que é o maior tamanho disponível para gatinhos, segundo o site da AG Portugal), tenho receio que, mesmo com todos os cuidados de fechar hermeticamente a ração, que a mesma se estrague ao ficar mais do que 2 ou 3 meses guardada.

Estou a pensar que talvez dure 5 ou 6 meses... não faço ideia.

Agradeço imenso se me pudessem dar a vossa opinião :D
barriga04
Membro
Registado: sexta jun 07, 2013 5:21 pm

quinta jul 25, 2013 3:43 pm

Boa tarde, Satomi,

A melhor maneira para conservar a ração, na minha opinião, e meter a ração em garrafões de água.
É assim que eu faço quando compro sacos de 13kg para o meu cachorro.
Satomi
Membro Veterano

quinta jul 25, 2013 3:53 pm

Barriga04, em garrafões de àgua também me parece uma boa ideia.

Por quanto tempo conserva a sua ração?

Obrigada
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jul 25, 2013 3:57 pm

Porquê garrafões de água? Têm uma tampa de rosca, isso é bom, mas é transparente, logo deve ser guardada em local escuro...

Em casa dos meus pais, era tudo guardado em sacos a vácuo. Num local bem fresco que era a adega. Ao existir outras espécies além de cães e gatos, optávamos por dividir em porções diárias.

Agora dividi o saco de 2 kg em sacos de 1/2 kg. Até agora foi a melhor forma de conservação que encontrei. O local deve ser fresco e escuro.
barriga04
Membro

quinta jul 25, 2013 3:57 pm

Satomi Escreveu:Barriga04, em garrafões de àgua também me parece uma boa ideia.

Por quanto tempo conserva a sua ração?

Obrigada
A minha ração como e para cachorro conservo mais ao menos tres meses, mas digo-lhe que a ração está dividida por quatro garrafões, e quando acavo um e abro o outro a qualidade e o cheiro é o mesmo.

Quando abro um garrafão sente o ar a sair, não sei se me fiz entender.
barriga04
Membro

quinta jul 25, 2013 4:04 pm

margoustink Escreveu:Porquê garrafões de água? Têm uma tampa de rosca, isso é bom, mas é transparente, logo deve ser guardada em local escuro...
Em casa dos meus pais, era tudo guardado em sacos a vácuo. Num local bem fresco que era a adega. Ao existir outras espécies além de cães e gatos, optávamos por dividir em porções diárias.

Agora dividi o saco de 2 kg em sacos de 1/2 kg. Até agora foi a melhor forma de conservação que encontrei. O local deve ser fresco e escuro.
Garrafões de agua porque conservão, e claro que não necessário dizer que tem de estar guardado em local freco e sem luz solar, mas isso até os sacos que vem a ração não podem estar ao calor nem em contato com a luz.

Sim os sacos de vacuo também é uma solução, e foi isso que o user pediu, SOLUÇÔES. Mas para guardar a vacuo é necessário ter uma máquina para esse efeito. eu disse os garrafões porque são mais faceis de adequirir.
Satomi
Membro Veterano

quinta jul 25, 2013 4:05 pm

Sim, é como eu faço com os sacos herméticos.

A minha dúvida é que uma vez que a ração é aberta para ser distribuída por vários sacos, se daí comece a deteriorar mais rapidamente, embora esteja bem fechado. A minha também se aguentava bem por 3 meses, por mais tempo não sei como será.

Se calhar aguenta-se mesmo mais tempo e eu é que estou a ser um bocado obcessiva com esta questão =P
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta jul 25, 2013 4:10 pm

Eu uso a saca da ração(que tem fecho zip) e a caixa da ração.
Vou metendo uma certa dose em sacos de plástico com fecho ZIP, fecho-os e meto na caixa e no saco da ração.
:wink:
Satomi
Membro Veterano

quinta jul 25, 2013 11:36 pm

Mas e a ração, dura 5 ou 6 meses?
margoustink
Membro Veterano

sexta jul 26, 2013 1:28 pm

A conservação da ração por tantos meses, acho que vai exigir mais cuidados daí falar em vácuo. Se fosse por 2 meses, acho que os baldes herméticos que se usam são seguros, os garrafões também será uma ideia prática e económica, mas ao que parece a ração de uma saca tão grande vai ultrapassar os 2 meses...aí só ia confiar se fosse em vácuo. Hoje há máquinas de preço razoável, é um investimento, no final de contas, a pessoa quer comprar uma saca maior para ficar mais barato.

O que eu penso sobre a compra das rações e a sua conservação e porquê que apenas com um gato, tenho comprado sacos tão pequenos.

Quando compro ração avalio primeiro se está em suportes apropriados e afastadas das paredes e chão pelo menos 30 cm, alguns sítios já reparei que as sacas são furadas (pequenos furos), porque ficam mais fáceis de arrumar e transportar ou estão empoeiradas, local é limpo...Quando a saca é furada há troca de oxigénio, vai existir oxidação e contaminação diversas, inclusivamente pequenos insetos... Existem bactérias, fungos e leveduras que se alimentam da ração em graus de calor e humidade diferentes. Para cada um destes organismos existe um nicho ideal para o seu desenvolvimento. As coisas não são tão lineares quanto isso... O que vai acontecer na melhor das hipóteses é o valor nutricional diminuir, afinal os organismos alimentaram-se dos nutrientes e libertam as toxinas nesses processos metabólicos. E depois nesta contaminação existe os que são mais perigosos ou não para os pets.

Normalmente a ração sai da fábrica com validade controlada de 12 a 18 meses de validade, tendo em conta o grau de humidade e atividade hídrica controlados para esse tempo. Quando se altera o estado da ração(saca perfeitamente fechada e condições de armazenamento) ou ultrapassa o tempo de conservação programada de fábrica, nada fica assegurado...e tudo pode acontecer.
Geralmente os animais rejeitam a ração, vómitos, diarreias e outros vão apresentando o pelo baço, oleoso, áspero, caspas e etc, havendo também outros problemas geralmente mais graves causados pela falta de nutrientes e presença de toxinas no alimento contaminado.

Em casa, eu não armazenava ração mais que 2 meses. Ao armazenar por mais meses, só mesmo a vácuo.
margoustink
Membro Veterano

sexta jul 26, 2013 1:49 pm

Só para acrescentar que a oxidação da gordura em alimentos mal condicionados gera radicais livres que causam cancro, afetam o sistema imunitário e envelhecimento precoce...deficiência de vitaminas e etc...por aí fora.
Satomi
Membro Veterano

sexta jul 26, 2013 1:59 pm

margoustink, muito obrigada pela resposta tão completa :D

Nesse caso, vou continuar a comprar sacos pequenos, parece-me a solução mais segura por enquanto. Depois na altura decido, se achar conveniente comprar uma máquina de vácuo.

Obrigada mais uma vez!
NuNoGAT
Membro Júnior
Registado: quinta jul 12, 2007 6:41 pm

sexta jul 26, 2013 2:40 pm

eu arranjei uns contentores plásticos da RC (são dados gratuitamente), despejo 1 saco lá dentro, fecho e vou tirando aos poucos para uma lata de plástico! Conservei assim vários meses e a ração está sempre fresca e cheirosa!
paulacris2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 4:19 pm

sexta jul 26, 2013 3:36 pm

Eu agora não posso comprar sacos tão grandes, pois os meus gatos estão a comer ração especifica, diferente para cada um, mas antes eu guardava alguns sacos de 1,5 a 2 kg vazios (dos que tem lacre) e quando comprava um saco de 10kg ou 15kg, quando chegava, dividia pelos sacos pequenos e alguns colocava num balde com tampa dentro dum saco plástico, estes eram sempre os últimos a gastar, os que ficavam de fora gastava normalmente....
Devemos ajudar sempre os animais
Responder

Voltar para “Gatos”