O meu cão foi atacado por outro, e agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jul 25, 2013 1:11 am

"Para a próxima já sei, nada de polícia! Espero que tenha servido de lição também à outra dona e que agora passeie o seu cão preso ou açaimado."

Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

São entidades que deve e pode recorrer, para o caso de não conseguir chamar a outra parte à razão.
A coisa poderia ter acabado mal, pior do que essas "tecnicidades" em que se viu embrulhada.
Repito, se vir que é necessário recorra a um treinador para a instruir a melhor evitar ou a fazer recuar uma ameaça, ou então pesquise.
O importante é fazer alguma coisa para que isso não volte a acontecer.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quinta jul 25, 2013 3:52 pm

botas96 Escreveu: Nem tanto ao mar nem tanto à terra.

São entidades que deve e pode recorrer, para o caso de não conseguir chamar a outra parte à razão.
não concordo com o que escreveu...
então a dona do animal agredido é que fica metida em sarilhos??? do que lhe valeu chamar a policia??? pelo que percebi ficou no prejuízo com duas consultas extras e a outra dona nada teve relativamente a encargos monetários!!!

com diz a maior parte dos users...é a treta de país que temos.... :|
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quinta jul 25, 2013 4:22 pm

Pirata02 Escreveu: do que lhe valeu chamar a policia???
Valeu de que a situação ficou registada e uma ocorrência futura, poderá ter outras consequências.

De qualquer forma continuo a achar que existe uma enorme confusão naquilo que são as competências da Policia.

A Policia fez o que tinha a fazer, se uma das partes (ou ambas) se sente lesada, terá de recorrer às instâncias judiciais.

Que as pessoas não o façam porque não querem perder tempo, dinheiro, ter chatices, etc, isso é outra história.
<strong>Paulo Santos</strong>
Joana_
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 12:26 am

quinta jul 25, 2013 4:43 pm

Só digo que para a próxima não chamo a polícia porque chamei com uma intenção e acabou tudo de forma diferente.

Ora repare: se estiver a fazer demasiado barulho no meu apartamento, o meu vizinho chama a polícia, a polícia é obrigada a ir a minha casa e adverte-me que há queixas do barulho, que devo baixar a música/falar mais baixo/o que seja. Neste caso, a minha intenção era que a polícia falasse com a senhora dizendo que não pode andar com o cão à solta, que se for apanhada é multada, que o cão atacou outro e que, acontecendo outra vez podia ter consequências graves. Vale o que vale, mas se calhar após ter sido advertida pela polícia a senhora ia pensar duas vezes em soltar o bicho...

Não sabia que seríamos obrigadas a sequestrar os cães por 15 dias. Sendo que apesar de ter sido atacado não teve lesões visíveis, de pouco me valeu meter a polícia ao barulho. Caso o cão tivesse ficado ferido e a senhora se recusasse a pagar as despesas, então já fazia sentido. Mas num ataque em que saem ambos ilesos mais vale avisá-la do que não pode fazer e, se um dia a apanhar com ele à solta, fazer uma denúncia anónima e pode ser que a polícia a apanhe em flagrante.

Resumindo, não havendo dano, meter a polícia só me vai dar prejuízo. Muito bem que fica registada a ocorrência, mas a que custo? 15 dias no canil ou 15 dias em sequestro domiciliário com menos o valor de duas consultas na carteira. :roll:
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta jul 25, 2013 5:49 pm

Vale sempre a pena chamar a polícia. Porque, fazer justiça pelas próprias mãos pode sair caro.

E neste caso, a policia apenas fez o seu trabalho, como tomar nota da ocorrência.

Porque foi a versão de um contra o outro. E aí, só mesmo com testemunhas e processo judicial é que isto iria para a frente.

Agora um aparte...
Só acho, que a policia deveria ter mais rigor, quanto ao caso dos cães soltos.
Seja que raça for. Ou solta num sitio próprio e que não envolva ou prejudique terceiros, ou anda com ele atrelado. Das duas uma.

Cumpts
pituxa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jul 25, 2013 5:51 pm

Joana_ Escreveu:Resumindo, não havendo dano, meter a polícia só me vai dar prejuízo. Muito bem que fica registada a ocorrência, mas a que custo? 15 dias no canil ou 15 dias em sequestro domiciliário com menos o valor de duas consultas na carteira. :roll:
Aconteceu-me uma situação semelhante, mas eu faria tudo de novo, acredite... No meu caso, o "senhor" meu vizinho ficou "sem" um dos cães e, segundo a raiva que ele me tem, deve ter pago alguma multa a sério...

Passei pelo mesmo: identificação pela polícia, ida ao vet municipal, "sequestro", termos de responsabilidade.
Compreendo tudo o que diz, mais do que possa imaginar. Só não compreendo uma coisa: porque é que acha que uma veterinária que não é a sua veterinária assistente vai passar um termo de responsabilidade/observar o animal e não cobrar consulta?! Se não é cliente fixo, é normal que cobre... A minha não me cobrou nada, mas é ela que o assiste desde que abriu as portas da clínica.

Anyway, conselho final: se vir a senhora com o cão à solta, chame a polícia dizendo que tem uma queixa pendente sobre ter atacado o seu cão. É "bónus" para a senhora se for apanhada com o cão à solta na rua durante o sequestro. :wink:
Specops
Membro Veterano

quinta jul 25, 2013 5:54 pm

Aconteceu-me uma situação semelhante, mas eu faria tudo de novo, acredite... No meu caso, o "senhor" meu vizinho ficou "sem" um dos cães e, segundo a raiva que ele me tem, deve ter pago alguma multa a sério...
O que se passou, se poder saber? Tiraram-lhe mesmo o cão?

Cumpts
pituxa
Membro

quinta jul 25, 2013 6:07 pm

Specops Escreveu:

Cumpts
Pelo que sei (o agente disse que não podia falar muito, mas ainda disse qualquer coisa) infelizmente foi abatido... mas esse cão (um dos dois que tentaram atacar o meu) não tinha sequer boletim de vacinas (o cão devia ter uns 5/6 anos). O outro ficou em sequestro no vet municipal e voltou ao fim dos 15 dias.
Specops
Membro Veterano

quinta jul 25, 2013 6:12 pm

pituxa Escreveu:
Specops Escreveu:

Cumpts
Pelo que sei (o agente disse que não podia falar muito, mas ainda disse qualquer coisa) infelizmente foi abatido... mas esse cão (um dos dois que tentaram atacar o meu) não tinha sequer boletim de vacinas (o cão devia ter uns 5/6 anos). O outro ficou em sequestro no vet municipal e voltou ao fim dos 15 dias.
Por ter mesmo atacado o seu cão ou por ser um PP?
pituxa
Membro

quinta jul 25, 2013 6:20 pm

Specops Escreveu:Por ter mesmo atacado o seu cão ou por ser um PP?
Não era PP... Isto foi há uns 5 anos e, nessa altura aqui na zona, ainda não havia o histerismo que há sobre as raças PP. Era apenas um rafeirinho baixinho (um pouco maior que o meu) que tinha um péssimo feitio de atacar tudo e todos... Mas a gota de água acho que foi o facto não ter vacinas (nem o boletim tinha). Porque ao outro (eram 2) não aconteceu nada - só lhe faltava o registo na junta (daí a multa).

Sinceramente tive pena do cão, mas já não era a primeira pessoa nem o primeiro cão que ele atacava. :?
Specops
Membro Veterano

quinta jul 25, 2013 6:37 pm

Pois eu compreendo. No fundo, eles coitados acabam sempre por sofrer seja da maneira que for.
Porque também há muita gente irresponsável com os cães sabe :|

O caso dos PP é algo que já chateia...vou-lhe até contar outro caso que tive já há alguns anos.
O meu rocky nasceu em 2005 e ainda não havia nada do que se vê em dia.

Na altura tinha ele 1 ano e meio, estava com ele sossegado na rua e até estava parado e atrelado com ele. Simplesmente até estava na conversa com uns amigos meus.

Por causa das denúncias de gente que não interessa a ninguém (nem sei porque motivo as faziam) a GNR (na altura era quem patrulhava a zona) estacionou o carro, nas calmas e veio ter comigo directamente para me multar de o cão não ter o açaime posto (500€) e não ter os documentos comigo (500€).

Tive de ir à câmara dar explicações. Felizmente não paguei nada só recebi um aviso. Mas por causa da grande percentagem de estupidez que atingiu a população portuguesa já me ia li*****.
pituxa
Membro

quinta jul 25, 2013 6:59 pm

Specops Escreveu:Pois eu compreendo. No fundo, eles coitados acabam sempre por sofrer seja da maneira que for.
Porque também há muita gente irresponsável com os cães sabe :|

O caso dos PP é algo que já chateia...vou-lhe até contar outro caso que tive já há alguns anos.
O meu rocky nasceu em 2005 e ainda não havia nada do que se vê em dia.

Na altura tinha ele 1 ano e meio, estava com ele sossegado na rua e até estava parado e atrelado com ele. Simplesmente até estava na conversa com uns amigos meus.

Por causa das denúncias de gente que não interessa a ninguém (nem sei porque motivo as faziam) a GNR (na altura era quem patrulhava a zona) estacionou o carro, nas calmas e veio ter comigo directamente para me multar de o cão não ter o açaime posto (500€) e não ter os documentos comigo (500€).

Tive de ir à câmara dar explicações. Felizmente não paguei nada só recebi um aviso. Mas por causa da grande percentagem de estupidez que atingiu a população portuguesa já me ia li*****.
A questão é mesmo por causa de uma ou duas ovelhas ranhosas (neste caso são mesmo ranhosas).
O meu cão, graças a essa situação, ficou ainda mais "pé-atrás" com os outros cães.
Neste momento, seja "fofuxo" ou seja "cãocrodilo", já não confio em cães soltos... Peço educadamente (e atempadamente) para prenderem o cão. Se não prenderem, aviso que o vou afastar...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jul 25, 2013 7:02 pm

É um pouco triste que uma pessoa que faz o que deve fazer, seja confrontada com uma série de questões. No entanto, acho que à partida temos de pensar que ao fazer uma queixa, precisamos de provas e de preparar a nossa acusação e defesa.

Eu gostei muito de ver que alguém tenha a Atitude. Gosto de pessoas de Atitude.
Não se arrependa mesmo que isso tenha dado algumas chatices, porque a questão em si, foi mais importante. Foi um Levantar e Agir, isso é importante, precisamos dessa qualidade. A sua forma de agir é um exemplo a seguir.
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quinta jul 25, 2013 9:18 pm

Specops Escreveu:
Agora um aparte...
Só acho, que a policia deveria ter mais rigor, quanto ao caso dos cães soltos.
Seja que raça for. Ou solta num sitio próprio e que não envolva ou prejudique terceiros, ou anda com ele atrelado. Das duas uma.

Cumpts

Pois, mas não sabemos se os cães estavam soltos quando a Policia chegou (coisa que dúvido, por motivo óbvios), por isso, voltamos ao mesmo.

Na minha opinião, goste-se ou não, a Policia agiu como deveria de agir.

As consequências que decorreram da intervenção Policial, são situações paralelas, pelo menos um dos animais, não tinha aquela que é a única vacina obrigatória por Lei.
<strong>Paulo Santos</strong>
Specops
Membro Veterano

quinta jul 25, 2013 9:42 pm

Pois, mas não sabemos se os cães estavam soltos quando a Policia chegou (coisa que dúvido, por motivo óbvios), por isso, voltamos ao mesmo.

Na minha opinião, goste-se ou não, a Policia agiu como deveria de agir.

As consequências que decorreram da intervenção Policial, são situações paralelas, pelo menos um dos animais, não tinha aquela que é a única vacina obrigatória por Lei.
Atenção que eu falei num modo geral, não no caso que a senhora falou.
Pois eu não estive lá para ver, logo não vou falar daquilo que não sei, quanto mais inventar. Mas acredite que vejo imensa gente a comportar-se dessa maneira com os seus cães.

E não disse que a Policia agiu mal. Mas para futuros casos, como este, poderia começar em tomar mais em consideração das pessoas que andam com os cães soltos. Apenas isso. Uma critica construtiva.

A questão da vacina obrigatória, claro que é um caso de bastante importância.

Cumpts
Responder

Voltar para “Cães”