O meu cão foi atacado por outro, e agora?
Moderador: mcerqueira
"Para a próxima já sei, nada de polícia! Espero que tenha servido de lição também à outra dona e que agora passeie o seu cão preso ou açaimado."
Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
São entidades que deve e pode recorrer, para o caso de não conseguir chamar a outra parte à razão.
A coisa poderia ter acabado mal, pior do que essas "tecnicidades" em que se viu embrulhada.
Repito, se vir que é necessário recorra a um treinador para a instruir a melhor evitar ou a fazer recuar uma ameaça, ou então pesquise.
O importante é fazer alguma coisa para que isso não volte a acontecer.
Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
São entidades que deve e pode recorrer, para o caso de não conseguir chamar a outra parte à razão.
A coisa poderia ter acabado mal, pior do que essas "tecnicidades" em que se viu embrulhada.
Repito, se vir que é necessário recorra a um treinador para a instruir a melhor evitar ou a fazer recuar uma ameaça, ou então pesquise.
O importante é fazer alguma coisa para que isso não volte a acontecer.
não concordo com o que escreveu...botas96 Escreveu: Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
então a dona do animal agredido é que fica metida em sarilhos??? do que lhe valeu chamar a policia??? pelo que percebi ficou no prejuízo com duas consultas extras e a outra dona nada teve relativamente a encargos monetários!!!
com diz a maior parte dos users...é a treta de país que temos....

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Valeu de que a situação ficou registada e uma ocorrência futura, poderá ter outras consequências.Pirata02 Escreveu: do que lhe valeu chamar a policia???
De qualquer forma continuo a achar que existe uma enorme confusão naquilo que são as competências da Policia.
A Policia fez o que tinha a fazer, se uma das partes (ou ambas) se sente lesada, terá de recorrer às instâncias judiciais.
Que as pessoas não o façam porque não querem perder tempo, dinheiro, ter chatices, etc, isso é outra história.
<strong>Paulo Santos</strong>
Só digo que para a próxima não chamo a polícia porque chamei com uma intenção e acabou tudo de forma diferente.
Ora repare: se estiver a fazer demasiado barulho no meu apartamento, o meu vizinho chama a polícia, a polícia é obrigada a ir a minha casa e adverte-me que há queixas do barulho, que devo baixar a música/falar mais baixo/o que seja. Neste caso, a minha intenção era que a polícia falasse com a senhora dizendo que não pode andar com o cão à solta, que se for apanhada é multada, que o cão atacou outro e que, acontecendo outra vez podia ter consequências graves. Vale o que vale, mas se calhar após ter sido advertida pela polícia a senhora ia pensar duas vezes em soltar o bicho...
Não sabia que seríamos obrigadas a sequestrar os cães por 15 dias. Sendo que apesar de ter sido atacado não teve lesões visíveis, de pouco me valeu meter a polícia ao barulho. Caso o cão tivesse ficado ferido e a senhora se recusasse a pagar as despesas, então já fazia sentido. Mas num ataque em que saem ambos ilesos mais vale avisá-la do que não pode fazer e, se um dia a apanhar com ele à solta, fazer uma denúncia anónima e pode ser que a polícia a apanhe em flagrante.
Resumindo, não havendo dano, meter a polícia só me vai dar prejuízo. Muito bem que fica registada a ocorrência, mas a que custo? 15 dias no canil ou 15 dias em sequestro domiciliário com menos o valor de duas consultas na carteira.
Ora repare: se estiver a fazer demasiado barulho no meu apartamento, o meu vizinho chama a polícia, a polícia é obrigada a ir a minha casa e adverte-me que há queixas do barulho, que devo baixar a música/falar mais baixo/o que seja. Neste caso, a minha intenção era que a polícia falasse com a senhora dizendo que não pode andar com o cão à solta, que se for apanhada é multada, que o cão atacou outro e que, acontecendo outra vez podia ter consequências graves. Vale o que vale, mas se calhar após ter sido advertida pela polícia a senhora ia pensar duas vezes em soltar o bicho...
Não sabia que seríamos obrigadas a sequestrar os cães por 15 dias. Sendo que apesar de ter sido atacado não teve lesões visíveis, de pouco me valeu meter a polícia ao barulho. Caso o cão tivesse ficado ferido e a senhora se recusasse a pagar as despesas, então já fazia sentido. Mas num ataque em que saem ambos ilesos mais vale avisá-la do que não pode fazer e, se um dia a apanhar com ele à solta, fazer uma denúncia anónima e pode ser que a polícia a apanhe em flagrante.
Resumindo, não havendo dano, meter a polícia só me vai dar prejuízo. Muito bem que fica registada a ocorrência, mas a que custo? 15 dias no canil ou 15 dias em sequestro domiciliário com menos o valor de duas consultas na carteira.

Vale sempre a pena chamar a polícia. Porque, fazer justiça pelas próprias mãos pode sair caro.
E neste caso, a policia apenas fez o seu trabalho, como tomar nota da ocorrência.
Porque foi a versão de um contra o outro. E aí, só mesmo com testemunhas e processo judicial é que isto iria para a frente.
Agora um aparte...
Só acho, que a policia deveria ter mais rigor, quanto ao caso dos cães soltos.
Seja que raça for. Ou solta num sitio próprio e que não envolva ou prejudique terceiros, ou anda com ele atrelado. Das duas uma.
Cumpts
E neste caso, a policia apenas fez o seu trabalho, como tomar nota da ocorrência.
Porque foi a versão de um contra o outro. E aí, só mesmo com testemunhas e processo judicial é que isto iria para a frente.
Agora um aparte...
Seja que raça for. Ou solta num sitio próprio e que não envolva ou prejudique terceiros, ou anda com ele atrelado. Das duas uma.
Cumpts
Aconteceu-me uma situação semelhante, mas eu faria tudo de novo, acredite... No meu caso, o "senhor" meu vizinho ficou "sem" um dos cães e, segundo a raiva que ele me tem, deve ter pago alguma multa a sério...Joana_ Escreveu:Resumindo, não havendo dano, meter a polícia só me vai dar prejuízo. Muito bem que fica registada a ocorrência, mas a que custo? 15 dias no canil ou 15 dias em sequestro domiciliário com menos o valor de duas consultas na carteira.
Passei pelo mesmo: identificação pela polícia, ida ao vet municipal, "sequestro", termos de responsabilidade.
Compreendo tudo o que diz, mais do que possa imaginar. Só não compreendo uma coisa: porque é que acha que uma veterinária que não é a sua veterinária assistente vai passar um termo de responsabilidade/observar o animal e não cobrar consulta?! Se não é cliente fixo, é normal que cobre... A minha não me cobrou nada, mas é ela que o assiste desde que abriu as portas da clínica.
Anyway, conselho final: se vir a senhora com o cão à solta, chame a polícia dizendo que tem uma queixa pendente sobre ter atacado o seu cão. É "bónus" para a senhora se for apanhada com o cão à solta na rua durante o sequestro.

O que se passou, se poder saber? Tiraram-lhe mesmo o cão?Aconteceu-me uma situação semelhante, mas eu faria tudo de novo, acredite... No meu caso, o "senhor" meu vizinho ficou "sem" um dos cães e, segundo a raiva que ele me tem, deve ter pago alguma multa a sério...
Cumpts
Pelo que sei (o agente disse que não podia falar muito, mas ainda disse qualquer coisa) infelizmente foi abatido... mas esse cão (um dos dois que tentaram atacar o meu) não tinha sequer boletim de vacinas (o cão devia ter uns 5/6 anos). O outro ficou em sequestro no vet municipal e voltou ao fim dos 15 dias.Specops Escreveu:O que se passou, se poder saber? Tiraram-lhe mesmo o cão?Aconteceu-me uma situação semelhante, mas eu faria tudo de novo, acredite... No meu caso, o "senhor" meu vizinho ficou "sem" um dos cães e, segundo a raiva que ele me tem, deve ter pago alguma multa a sério...
Cumpts
Por ter mesmo atacado o seu cão ou por ser um PP?pituxa Escreveu:Pelo que sei (o agente disse que não podia falar muito, mas ainda disse qualquer coisa) infelizmente foi abatido... mas esse cão (um dos dois que tentaram atacar o meu) não tinha sequer boletim de vacinas (o cão devia ter uns 5/6 anos). O outro ficou em sequestro no vet municipal e voltou ao fim dos 15 dias.Specops Escreveu:O que se passou, se poder saber? Tiraram-lhe mesmo o cão?Aconteceu-me uma situação semelhante, mas eu faria tudo de novo, acredite... No meu caso, o "senhor" meu vizinho ficou "sem" um dos cães e, segundo a raiva que ele me tem, deve ter pago alguma multa a sério...
Cumpts
Não era PP... Isto foi há uns 5 anos e, nessa altura aqui na zona, ainda não havia o histerismo que há sobre as raças PP. Era apenas um rafeirinho baixinho (um pouco maior que o meu) que tinha um péssimo feitio de atacar tudo e todos... Mas a gota de água acho que foi o facto não ter vacinas (nem o boletim tinha). Porque ao outro (eram 2) não aconteceu nada - só lhe faltava o registo na junta (daí a multa).Specops Escreveu:Por ter mesmo atacado o seu cão ou por ser um PP?
Sinceramente tive pena do cão, mas já não era a primeira pessoa nem o primeiro cão que ele atacava.

Pois eu compreendo. No fundo, eles coitados acabam sempre por sofrer seja da maneira que for.
Porque também há muita gente irresponsável com os cães sabe
O caso dos PP é algo que já chateia...vou-lhe até contar outro caso que tive já há alguns anos.
O meu rocky nasceu em 2005 e ainda não havia nada do que se vê em dia.
Na altura tinha ele 1 ano e meio, estava com ele sossegado na rua e até estava parado e atrelado com ele. Simplesmente até estava na conversa com uns amigos meus.
Por causa das denúncias de gente que não interessa a ninguém (nem sei porque motivo as faziam) a GNR (na altura era quem patrulhava a zona) estacionou o carro, nas calmas e veio ter comigo directamente para me multar de o cão não ter o açaime posto (500€) e não ter os documentos comigo (500€).
Tive de ir à câmara dar explicações. Felizmente não paguei nada só recebi um aviso. Mas por causa da grande percentagem de estupidez que atingiu a população portuguesa já me ia li*****.
Porque também há muita gente irresponsável com os cães sabe

O caso dos PP é algo que já chateia...vou-lhe até contar outro caso que tive já há alguns anos.
Na altura tinha ele 1 ano e meio, estava com ele sossegado na rua e até estava parado e atrelado com ele. Simplesmente até estava na conversa com uns amigos meus.
Por causa das denúncias de gente que não interessa a ninguém (nem sei porque motivo as faziam) a GNR (na altura era quem patrulhava a zona) estacionou o carro, nas calmas e veio ter comigo directamente para me multar de o cão não ter o açaime posto (500€) e não ter os documentos comigo (500€).
Tive de ir à câmara dar explicações. Felizmente não paguei nada só recebi um aviso. Mas por causa da grande percentagem de estupidez que atingiu a população portuguesa já me ia li*****.
A questão é mesmo por causa de uma ou duas ovelhas ranhosas (neste caso são mesmo ranhosas).Specops Escreveu:Pois eu compreendo. No fundo, eles coitados acabam sempre por sofrer seja da maneira que for.
Porque também há muita gente irresponsável com os cães sabe![]()
O meu cão, graças a essa situação, ficou ainda mais "pé-atrás" com os outros cães.
Neste momento, seja "fofuxo" ou seja "cãocrodilo", já não confio em cães soltos... Peço educadamente (e atempadamente) para prenderem o cão. Se não prenderem, aviso que o vou afastar...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
É um pouco triste que uma pessoa que faz o que deve fazer, seja confrontada com uma série de questões. No entanto, acho que à partida temos de pensar que ao fazer uma queixa, precisamos de provas e de preparar a nossa acusação e defesa.
Eu gostei muito de ver que alguém tenha a Atitude. Gosto de pessoas de Atitude.
Não se arrependa mesmo que isso tenha dado algumas chatices, porque a questão em si, foi mais importante. Foi um Levantar e Agir, isso é importante, precisamos dessa qualidade. A sua forma de agir é um exemplo a seguir.
Eu gostei muito de ver que alguém tenha a Atitude. Gosto de pessoas de Atitude.
Não se arrependa mesmo que isso tenha dado algumas chatices, porque a questão em si, foi mais importante. Foi um Levantar e Agir, isso é importante, precisamos dessa qualidade. A sua forma de agir é um exemplo a seguir.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm
Specops Escreveu:
Agora um aparte...
Cumpts
Pois, mas não sabemos se os cães estavam soltos quando a Policia chegou (coisa que dúvido, por motivo óbvios), por isso, voltamos ao mesmo.
Na minha opinião, goste-se ou não, a Policia agiu como deveria de agir.
As consequências que decorreram da intervenção Policial, são situações paralelas, pelo menos um dos animais, não tinha aquela que é a única vacina obrigatória por Lei.
<strong>Paulo Santos</strong>
Atenção que eu falei num modo geral, não no caso que a senhora falou.Pois, mas não sabemos se os cães estavam soltos quando a Policia chegou (coisa que dúvido, por motivo óbvios), por isso, voltamos ao mesmo.
Na minha opinião, goste-se ou não, a Policia agiu como deveria de agir.
As consequências que decorreram da intervenção Policial, são situações paralelas, pelo menos um dos animais, não tinha aquela que é a única vacina obrigatória por Lei.
Pois eu não estive lá para ver, logo não vou falar daquilo que não sei, quanto mais inventar. Mas acredite que vejo imensa gente a comportar-se dessa maneira com os seus cães.
E não disse que a Policia agiu mal. Mas para futuros casos, como este, poderia começar em tomar mais em consideração das pessoas que andam com os cães soltos. Apenas isso. Uma critica construtiva.
A questão da vacina obrigatória, claro que é um caso de bastante importância.
Cumpts