O meu cão foi atacado por outro, e agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quinta jul 25, 2013 9:55 pm

Specops Escreveu: E não disse que a Policia agiu mal. Mas para futuros casos, como este, poderia começar em tomar mais em consideração das pessoas que andam com os cães soltos. Apenas isso. Uma critica construtiva.
Eu também não disse que inventou ou que afirmou que a Policia agiu mal.

Referi apenas, e avaliando o unico lado da história que conhecemos, que a Policia agiu como teria de agir.

A Policia não pode ter em consideração o facto de um cão andar solto, se não o vir solto, seja neste caso ou em qualquer outro.

Sabemos é que, infelizmente a Policia, mas não só, só tem olhos para os PP's, como se a Lei se aplicasse apenas a estes.

Isto é fruto de uma propaganda baratuxa feita por alguns meios de comunicação social e claro, apoiada por quem toma decisões e continua a discriminar raças (basta ver as mais recentes alterações/actualização à Lei)

Referindo-me a este caso em concreto, se a Policia não viu o animal solto e ainda por cima a dona confirmou o contrário, nada a fazer. Tudo o resto já foi dito, só há um sitio onde estas coisas se esclarecem e se resolvem... ou não ;)
<strong>Paulo Santos</strong>
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta jul 25, 2013 10:46 pm

Sim claro. Concordo a 100% consigo.

Por exemplo...
Mesmo, os que fazem patrulha a pé ou de carro, ao verem uma pessoa com o seu cão solto, deveriam pelo menos avisar para atrelar o cão, para não arranjar problemas com terceiros. Porque nem todos os cães se dão bem e nem todas as pessoas se sentem à vontade com outros soltos.

O que quis dizer, foi basicamente isto :wink:
Mas concordo consigo, sem dúvida.

Cumpts
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jul 25, 2013 11:58 pm

margoustink Escreveu:É um pouco triste que uma pessoa que faz o que deve fazer, seja confrontada com uma série de questões. No entanto, acho que à partida temos de pensar que ao fazer uma queixa, precisamos de provas e de preparar a nossa acusação e defesa.

Eu gostei muito de ver que alguém tenha a Atitude. Gosto de pessoas de Atitude.
Não se arrependa mesmo que isso tenha dado algumas chatices, porque a questão em si, foi mais importante. Foi um Levantar e Agir, isso é importante, precisamos dessa qualidade. A sua forma de agir é um exemplo a seguir.
No caso, havia testemunhas. O problema é que uma queixa-crime custa dinheiro... e não é pouco. Assim, as pessoas são dissuadidas de agir em defesa dos seus interesses porque a justiça é cara. E, não abundando o dinheiro, como se sabe, a justiça é cada vez mais só para alguns.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jul 26, 2013 12:01 am

Specops Escreveu:Sim claro. Concordo a 100% consigo.

Por exemplo...
Mesmo, os que fazem patrulha a pé ou de carro, ao verem uma pessoa com o seu cão solto, deveriam pelo menos avisar para atrelar o cão, para não arranjar problemas com terceiros. Porque nem todos os cães se dão bem e nem todas as pessoas se sentem à vontade com outros soltos.

O que quis dizer, foi basicamente isto :wink:
Mas concordo consigo, sem dúvida.

Cumpts
E deviam pedir o registo e a licença (assim se certificando de que o cão, caso tenha idade para isso, tem chip). Esta seria uma das formas mais eficazes de que consigo lembrar-me para prevenir outro grande problema: o abandono.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

sexta jul 26, 2013 12:07 am

Jesus... que situação complicada. Ainda bem que o canito não sofreu mais e tudo se resolveu.

Mas sabem, eu ao ler este tópico, lembro-me sempre de acidentes rodoviários: o outro até pode ter batido no meu carro, e eu chamo a polícia, porque até tenho a razão do meu lado, mas se não tenho o seguro ou a inspeção do veículo, também não me fico a rir. Isto para dizer, temos sempre de fazer o máximo para nos precaver. Vacina da raiva é obrigatória. Não a pode levar por estar a fazer um tratamento? Toca de nos informar como podemos ter a documentação toda direitinha.

Uma coisa que me arrepiou foi invocarem que se paga € 200 ou € 250 € para apresentar queixa....oh meus senhores! Não se paga para apresentar uma queixa! Neste caso, como se trata, em princípio, de um crime particular, tem é de se constituir como assistente, e aí sim, tem de pagar uma taxa de justiça, actualmente, no valor de € 102. Apenas e só. Se meter advogado, poderão existir mais custos, mas para pagar o trabalho deste. Com a excepção de lhe vir a ser concedido o apoio judiciário. E tem seis meses para apresentar queixa, nunca, um ano, como foi erradamente referido.
Editei para acrescentar: nesta fase, que é a de investigação, poderá ser, ou não, deduzida acusação contra a dona do cão agressor. Consoante os casos, que podem ser imensos, o processo terá de terminar por aí, ou poderá agir, ou a outra pode contestar. E aí, haverá, ou não, mais custas. Claro, esta informação muito aligeirada....

Isto relativamente a um crime. Poderá, independentemente da queixa, apresentar uma acção cível para indemnizar os danos e prejuízos sofridos. Felizmente que foram quase inexistentes. :)
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

sexta jul 26, 2013 12:27 am

Correto. Tem até 6meses para apresentar queixa na PSP ou GNR.

Mas uma queixa crime, terá de desembolsar 250€. Isto dito por mais que um policia que falei e até conhecidos.
Joana_
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 12:26 am

sexta jul 26, 2013 9:17 am

Specops Escreveu:Mas uma queixa crime, terá de desembolsar 250€. Isto dito por mais que um policia que falei e até conhecidos.
Sim, na esquadra disseram-me o mesmo, mas falaram-me em 204€. Ou então percebi mal...

Provavelmente não tenho usado a terminologia correcta mas a ocorrência, o relatório, o que seja... Fica na polícia na mesma mesmo que não pague. E fica registado que fui eu que chamei a polícia e porquê. Mas caso quisesse indemnizações, pagamento do tratamento do cão ou até que me pagasse os 50€, tinha de avançar com a queixa-crime e pagar.
pituxa Escreveu:Só não compreendo uma coisa: porque é que acha que uma veterinária que não é a sua veterinária assistente vai passar um termo de responsabilidade/observar o animal e não cobrar consulta?! Se não é cliente fixo, é normal que cobre... A minha não me cobrou nada, mas é ela que o assiste desde que abriu as portas da clínica.

Não me recordo de ter dito que achava que não ia pagar. Também não me recordo de me ter mostrado indignada por tal, acho que se ela me tivesse pedido 100€ eram 100€ que lhe dava... :wink:

Na verdade aquela veterinária conhece o Átila e já lhe deu algumas vacinas, fez-lhe vários pensos na cauda e foi ela que eutanasiou a cadelinha que eu tinha antes. Não é ela a veterinária que está a acompanhar o tratamento dele porque em desespero fomos ao hospital pois achámos que teriam mais experiência do que as clínicas de bairro que o que fazem mais é dar vacinas... Fizemos RXs, ecografias, TACs, endoscopias, análises diversas ao sangue até que se descobrisse o que era. Isto tudo no início de Junho, portanto não foi assim há tanto tempo. :wink: daí termos recorrido primeiro à veterinária que o está a acompanhar agora no hospital.

E veja, a veterinária que assinou o termo, ou melhor, os termos, estará de férias quando findarem os 15 dias. O segundo termo já ela o passou e quando passarem os 15 dias vou lá buscá-lo... Ela não o vai observar, simplesmente a assistente dá-me o papel e eu envio-o para o canil e para a câmara. Como vê, umas são complicadinhas e as outras super simples... :roll:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta jul 26, 2013 2:29 pm

Joana_ Escreveu:
Specops Escreveu:Mas uma queixa crime, terá de desembolsar 250€. Isto dito por mais que um policia que falei e até conhecidos.
Sim, na esquadra disseram-me o mesmo, mas falaram-me em 204€. Ou então percebi mal...

Provavelmente não tenho usado a terminologia correcta mas a ocorrência, o relatório, o que seja... Fica na polícia na mesma mesmo que não pague. E fica registado que fui eu que chamei a polícia e porquê. Mas caso quisesse indemnizações, pagamento do tratamento do cão ou até que me pagasse os 50€, tinha de avançar com a queixa-crime e pagar.
E por isto, valeu a pena. Eu acho que foi suficiente.

Por acaso, já viu novamente a dona do cão? E se viu, o cão estava solto?
Joana_
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 12:26 am

sexta jul 26, 2013 2:40 pm

Não, não nos voltámos a cruzar e ninguém a tem visto. A casa dela é um R/C por isso se calhar tem um quintal... :wink:

E nem de propósito, ontem por volta das 22:30 fui à janela e andava um pastor alemão, esse sim puro, à solta de volta dos caixotes do lixo. Quando finalmente o dono apareceu, estava com um serra da estrela pela trela e o outro andava à solta... O Átila não ganhou medo de ir à rua mas ganhei eu de ir à rua com ele, xiça.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta jul 26, 2013 2:58 pm

Ó foi uma corajosa a denunciar... :lol:
pituxa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jul 26, 2013 5:11 pm

Não fui eu que comecei a falar no valor das consultas :roll:
Joana_ Escreveu: 15 dias no canil ou 15 dias em sequestro domiciliário com menos o valor de duas consultas na carteira. Rolling Eyes
Joana_ Escreveu: Como vê, umas são complicadinhas e as outras super simples... :roll:
Precisamente por achar que não era uma coisa "complicadinha" é que eu a quis ajudar, caso precisasse da cópia do termo para a sua "complicadinha" vet perceber o que era. Mas ainda bem que não precisou e arranjou uma vet "descomplicada". :roll: :roll:

Felicidades :wink:
Responder

Voltar para “Cães”