Computador

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda jul 22, 2013 2:48 pm

Não percebo nada de pc's. Precisava da ajuda de quem percebesse sff.

Preciso de comprar um computador portátil. Um que não me dê dores de cabeça, que tenha uma durabilidade relativamente boa e que seja rápido. Será utilizado meramente para pesquisas na net, trabalhos da universidade facebook e afins.
Mas não posso gastar muito dinheiro... Mas pronto, dentro do mais barato que arranjarem com as características que peço, poderiam dar-me uma ajuda? Indicando-me links de portáteis que se enquadrem dentro dos parâmetros?

Obrigada
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jul 24, 2013 10:03 am

Têm mesmo que ser um portátil? Também não pesco nada disso.
Para o que quer (multimédia) não precisa de ser uma grande máquina, mas também não caia no erro de comprar os mais baratos, já ouvi disser que são fracamente maus.
Melhor, melhor, seria optar por uma tower, além de ser muito mais fácil fazer upgrades ou trocar peças, as mesmas são mais baratas.
É preferível mandar montar um ou montar um do que comprar um de marca e pré feito, geralmente e pelo mesmo dinheiro sensivelmente terá ligeiramente mais máquina.
Se optar por esse caminho não compre é coisas de 1ª geração, opte por componentes recentes mas revisionados. geralmente na caixa tem um selo a disser isso ou qualquer outra coisa do género.
Procure uma casa na sua zona onde façam isso e veja se vale a pena ou não.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta jul 24, 2013 12:22 pm

Vai depender do tipo de trabalhos da universidade... em todo o caso é sempre uma boa aposta comprar um equipamento com pelo menos 4GB de RAM embora possa ser às vezes pouco se tiver muitas aplicações abertas.
Caso trabalhe muito com multimedia (p.e. edição de fotos/videos) então aposte em 8GB.

Em todo o caso o CPU e a gráfica acabam por ser muito irrelevantes num portátil para navegar na internet e fazer trabalhos de processamento de texto/excel. Tenha em conta a autonomia (quantas horas dura em modo bateria, veja no site do fabricante para cada modelo que compare) caso opte por um portátil.

É dificil sugerir portateis sem saber o orçamento, o tamanho pretendido do ecrã (algo tipo netbook de 10'', tamanho intermédio de 13'' ou normal de 15''? Os de 17'' são monstros desnecessários para o que pretende), que autonomia pretende para o uso que vai dar, etc.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jul 24, 2013 3:09 pm

"Caso trabalhe muito com multimedia (p.e. edição de fotos/videos) então aposte em 8GB."

Se optar por edição de video/som precisará de uma máquina potente.
Se optar por surfar na net, facebooks, por aí uma máquina menos potente chega.

Mas atenção, se a regina puser o sistema operativo a 32 bits, ele só vai reconhecer até 4 GB de memória, mesmo que tenha lá mais é só isso que vai ser utilizado.
Se quiser pôr, ou precisar de mais memória e utilizar, então têm que ter um sistema operativo a 64 bits.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta jul 24, 2013 4:06 pm

Hoje em dia já vêm todos com o sistema operativo a 64bits...
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta jul 24, 2013 9:12 pm

botas96 Escreveu: Melhor, melhor, seria optar por uma tower, além de ser muito mais fácil fazer upgrades ou trocar peças, as mesmas são mais baratas.
Para variar, estamos novamente em desacordo. :lol:

Uma tower/pc fixo/ ou desktop, como se lhe queira chamar, pode ser tão ou mais caro que um Portatil/Laptop, dependerá sobretudo das especificações do equipamento.

A escolha entre um e outro, não se pode basear somente no preço, mas sim naquilo que se pretende em termos de utilização.

O fixo, é excelente para, por exemplo, quem trabalha com determinados programas, por exemplo, corel, photoshop, cad, etc.

Aqui o fixo é de facto uma mais valia.

Tirando estas situações especificas, hoje em dia, compensa quase sempre ter um portátil e contas feitas, acaba sempre por ser mais barato, além de prático.

O facto de não necessitar de, por exemplo, de uma ups, que além de cara, consome energia, o portátil tem a mais valia de ser... portátil.

Um pc fixo tem um consumo bastante significativo quando comparado com um portátil, e aqui reside uma das grandes diferenças e que faz o (suposto) barato sair caro.

É que, na generalidade, um portátil, consome em redor dos 20w/30w e para consumir 30w, já é uma máquina potente.

O fixo, só no caso do monitor, consume mais que o dobro e a torre, mais que o triplo.


De resto concordo com a isgl, é difícil sugerir o que quer que seja, sem saber qual o orçamento disponível, até porque o leque de escolha é bastante alargado
<strong>Paulo Santos</strong>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jul 25, 2013 12:01 am

Não estamos assim tão em desacordo.


As vantagens de um portátil é que é portátil.

As vantagens de uma Tower é que é mais personalizável (mais ou menos potência, etc) uma assistência DIY ou técnica mais fácil, etc.

Mas em termos de consumo As towers podem ser muito mais sôfregas.
Quanto mais poder têm, mais elas consomem.

P.e.
Há diferenças importantes de performace, mas enquanto o meu portátil tem uma fonte de alimentação de 200w, a minha tower tem uma de 750w.
Há coisas que não posso fazer com o portátil e com o outro é tipo raio X.
Tudo depende de quanto dinheiro quer gastar e o que quer fazer.
Visite fóruns da especialidades, ou revista da especialidade, p.e. PCGuia, por vezes vem lá comparativos e diversas gamas de pc's portáteis.

P.s. Nas fichas dos produtos das lojas, prefira (nos portáteis) memória dedicada à memória partilhada.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta jul 25, 2013 5:48 am

Esquecem-se que o computador é para uma pessoa que não tem conhecimentos logo nunca montará componentes num desktop (e vale assim tanta a pena ir a uma loja para isso? só a chatice de ter de levar o PC para a loja já "complica" em muito a solução) e não vai andar a instalar OS.

O ter memória dedicada ou não, para o tipo de uso que a Regina diz ir ter, é completamente irrelevante.

Não compliquem... é um portátil para um utilizador simples que quer navegar na net, usar redes sociais e pouco mais que isso (fica em aberto que tipo de trabalhos irá fazer na faculdade que possa ou não necessitar de uma máquina mais potente).
O essencial aqui é mesmo a RAM para que possa ter várias aplicações a correr, a autonomia para que não tenha de ter sempre uma tomada à mão e a robustez do equipamento (fisicamente e na qualidade dos componentes) para que dure o máximo possível.

Tudo o resto não interessa para o uso que vai ter e para um utilizador sem grande know-how.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jul 25, 2013 10:13 am

Discordo muito com isso, vejo a coisa por um prisma totalmente diferente.

Porque não vejo a razão porque a regina não tenha uma máquina decente (qualquer que ela seja).
Se a user não percebe nada disto, é mais uma razão para a orientá-la no que achamos melhor. Para escolher o melhor multimédia/preço.

Porquê não há-de de ter a melhor máquina possível, dentro das especificidades que procura e que o orçamento dela permita?

Apesar de não precisar de muito, e dentro daquilo para que é, só vai ganhar em performace e em longevidade tendo um pc (tower ou portátil) mais equilibrado. Mesmo em termos ligeiros.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta jul 25, 2013 6:27 pm

Sendo curso de letras não me parece que sejam trabalhos muito complexos...
Olhem... Não percebo metade dos termos que andam para aí a falar :oops: :lol: Sou da idade da pedra quase :oops: :P

Não tenho nenhum orçamento em vista. Mas quero o mais barato possível dentro de uma boa relação qualidade/preço.
Tem mesmo que ser portátil. É para andar pela zona do Porto e depois Porto-Guimarães, Guimarães-Porto. Vou andar com ele ou todos os dias ou quase todos, várias vezes ao dia suponho.

Ahhh e gostaria de ver séries e filmes online às vezes.

Não tentem explicar-me nada, não vou lá :oops:
Indiquem-me marcas e locais onde possa comprar apenas sff :)
Portwolf
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 17, 2012 9:38 pm

quinta jul 25, 2013 10:09 pm

Boas noites.

Deixando para trás toda a léria desses post's atrás, por favor indique o valor máximo que pretende gastar numa máquina.
Mediante isso (mais ou menos, claro) aconselharei um portátil dentro do que pretende.

Se é só para Facebook, trabalhos escolares, navegação e visualização de filmes não necessita absolutamente de gastar largas centenas num equipamento de média/topo gama.
"Há duas coisas infinitas, o Universo e a estupidez humana.. E quanto à primeira, há dúvidas..."

Albert Einstein
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta jul 26, 2013 7:34 am

Em termos de marcas, Acer e Asus são as mais económicas mas em termos de qualidade de construção não são as melhores (não quer dizer que não durem muito), Toshiba e Sony são as mais careiras mas com muita qualidade e robustez, e HP é o meio-termo, tem qualidade e robustez q.b..

Assim sendo, sugiro caso o orçamento permita, que arranje um HP dos mais baratinhos.
Quanto a lojas é sempre complicado sugerir... Fnacs e Wortens são sempre caras mas às vezes têm boas promoções, comprar em lojas tipo Chip7 costuma ser uma boa aposta quando se compra componentes para desktop mas sinceramente não sei como é com portateis (têm no entanto menos variedade).
A diferença de preços, se calhar, não justifica andar a ir a essas lojas perguntar por modelos pelo que seria melhor ir ver o que a FNAc e Worten têm de oferta e comparar preços/promoções.

Quanto a sugestões de modelos, prefiro não ir por aí senão vai haver sempre alguém que discorda :p

Basicamente, o que eu sugiro, escolha o mais barato dos HP.
Se tiver várias escolhas dentro da mesma gama de preços então prioritize ( mais importante > menos importante):

RAM > CPU (aqui i7 > i5 > i3 > outro qualquer e quanto mais cache melhor) > Gráfica (evitar Intel só se houver alternativas)

E acho que é suficiente para escolher, julgo que as autonomias dentro da gama de preços dos mais baratos deve andar a rondar os mesmos valores.
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta jul 26, 2013 7:47 am

Tenho boa experiência com a MacBook Pro da Apple. São muito silenciosos e podem ser bem pequeninos.
Compram-se na Worten par além de outras lojas.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta jul 26, 2013 8:30 am

Aletheia Escreveu:Tenho boa experiência com a MacBook Pro da Apple. São muito silenciosos e podem ser bem pequeninos.
Compram-se na Worten par além de outras lojas.
Para o uso que vai ter os portáteis da Apple são muito caros.
E para comprar Apple é melhor no site deles com o desconto de estudante.
JoseRCLopes
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sexta jul 26, 2013 8:34 am

Se estiveres disposta a dar 1300 euros aconselho este Toshiba Satellite P70-A-107

Se o maximo for 1000 acho o melhor HP Envy 17-J010sp(apesar de não gostar muito da marca HP)

Se o maximo for 800: talvez o Asus K56CB-XO246H

Mas este Toshiba esta excelente, tenho e recomendo!Esta mesmo TOP!
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”