Exposições no Estoril

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

segunda ago 26, 2002 9:45 pm

Não existe nenhuma classe puppies(pelo menos que seja a partir dos 2 meses :o )

Adolfo o teu cão ainda é um cachorrinho, só aos 6 meses poderá participar em expos, na classe juniores
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 27, 2002 4:28 am

Bom, esta foi a minha segunda ida a uma exposição canina (Sintra foi a primeira), mas já reparei, que o controle dos cães por parte dos criadores é muito fraco. Apesar de Estoril ter sido melhor que Sintra (havia mais estrangeiros ?? ) grande parte dos expositores tinha alguém no publico a chamar a atenção do cão e dentro do ringue pouco mais conseguiam do que faze-lo correr. Até comandos simples como sentar, não eram obedecidos sem o dono tocar na traseira do cão.
Se por um lado eu percebo, pois um criador têm dezenas de cães e não pode dar a atenção completa a cada cão, acho que um básico devia ser dado. Senão temos bonecos e não cães!
É um bocado como diz a frase de assinatura da Cindel. De que serve um lindo Retriver, que a única coisa para que serve é ficar de pé com as patas de trás esticadas?

Por falar nisso e mudando ligeiramente de assunto, um dos motivos de ir à exposição foi de habituar o meu cachorro com outros cães e diversos ruídos/cheiros.
O Acktan adorou conhecer n cães e tudo correu bem, afinal ele ainda é um cachorro e os outros cães sabem disso. As únicas excepções foram os Serra da Estrela e os Chihuahuas. Os chihuahuas nem deixaram o meu cachorro aproximar, pois desatavam a ladrar como tolos.
Mas os 3 exemplares de Serra da Estrela (2 criadores) que o Acktan conheceu tiveram medo dele, afastavam-se dele e desviavam o olhar. Não mostraram qualquer comportamento agressivo, mas achei realmente estranho o comportamento e lembrei-me da discussão sobre a qualidade do comportamento dos Serra da Estrela.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 27, 2002 10:44 am

Se por um lado eu percebo, pois um criador têm dezenas de cães e não pode dar a atenção completa a cada cão, acho que um básico devia ser dado.
Olá Aragão, eu pessoalmente acredito que quanto mais tempo o criador/proprietario dedicar ao seu cão ( brincadeira, educação, passeio ...) melhor este será de lidar, melhor estará preparado para lidar com diferentes situações. Assim temos um cão "à prova de bomba" que se comportará a 100% numa exposição, dando o seu maximo e aumentando as possibilidades de ganhar

Um cão que só saia do canil para ser treinado em andar e em ficar em "stay" (posiçao de exposiçao), além de ser duvidoso o tipo de vida que ele tem, nas expos é possivel que o seu desempenho seja o melhor. Mas agora, que há imensos criadores que ganham com este metodo, lá isso há ! Bom, mas sobre este tipo de criador já falamos mt neste forum. E atenção que quantidade n é qualidade, mas tb não se verifica o oposto. Ou seja, um criador com dezenas de cães poderá conseguir tê-los a 100% se se dedicar por corpo e alma ("quem corre por gosto nao cansa"), enquanto um que só tenho 8 ou 10 poderá não dar atençao quase nenhuma aos cães !

Mas também há o inverso da moeda , os cães criados pelo primeiro metodo, sendo mais "cabeça no ar", mais peito erguido, será preciso ter um pulso firme com eles senão é muito provavel que eles virem a cabeça no momento H. Enquanto os do 2º caso, que poderão ser meios timidos e assustados, irão confiar cegamente no dono e irao se portar lindamente !
Não mostraram qualquer comportamento agressivo, mas achei realmente estranho o comportamento e lembrei-me da discussão sobre a qualidade do comportamento dos Serra da Estrela.
Pois, certos Serras são extremamente desconfiados e reservados, evitando qualquer contacto com pessoas e cães estranhos, enquanto outros são mais abertos e mais curiosos. Mas nunca se poderá comparar a "abertura" de um Serra com a de um labrador por exemplo, sendo o Serra sempre mais desconfiado e não tão aberto como o labrador! Alguns Serras (talvez em parte vitima de pouco socializaçao) antes dos dois anos são algo timidos, evitando ainda mais esses contactos !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

terça ago 27, 2002 11:14 am

Em resposta à Nuria:
No 4º Open da ADP em que levei o Thor, levamos também 2 cadelinhas com 3,5 meses que concorreram na classe de «Puppies». Se calhar nas exposições internacionais e nacionais não existe essa classe.
Nokio.
anokas
Membro
Registado: quinta dez 20, 2001 2:08 pm

terça ago 27, 2002 6:36 pm

Essa de entrar numa exposição aos 3 meses e meio não sabia, Nokio! :o
Mas não ponho em causa! ;)

O que eu penso que é:

Classe PUPPIES(cachorros): Dos 6 aos 9 meses

Classe JUNIORES(cachorros também): Dos 9 aos 18 meses
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 27, 2002 6:43 pm

Olás,

Nas exposições do clube portugues de canicultura (directamente organizadas por este) a idade minima é de 6 meses - classe cachorros

No entanto, certos clubes de raças, nos seus "opens", monograficas, concursos, mostras e afins (tal como disse o nokio) abrem uma classe onde podem concorrer cães ainda mais novos (n sei o minino, mas deve ser +- 3 meses) que serve essencialmente para os cachorros se habituarem a essas andanças. Ou seja, tudo depende da exposiçao
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anokas
Membro
Registado: quinta dez 20, 2001 2:08 pm

terça ago 27, 2002 7:15 pm

Obrigada pelo esclarecimento CindelP. :)
Mas...nem todos os clubes de raça funcionam assim....certo?
Por exemplo: Eu fui ao site do Clube de Raça dos Spaniels e lá tinham a informação que escrevi aqui no Fórum.
Conclusão: Só ALGUNS Opens...monográficas...etc é que participam cachorros mais novos(3 meses pelos vistos).
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 27, 2002 8:49 pm

Olá,

Pois, tudo depende dos clubes. Há clubes que usam esta classe, outros não a inserem na exposição.

Cada organização é que decide.
Responder

Voltar para “Cães”