o meu gato morde as visitas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

sandramozart
Registado: sexta mar 10, 2006 2:27 pm

terça jul 30, 2013 1:17 pm

Tenho um gato de 8 anos que é super mimado e sempre que temos visitas ele, como diversão, gosta de lhes morder os pés. Sempre que alguém tenta (com excepção dos donos) fazer-lhe uma festa ele arranha. Gostava que ele mudasse este comportamento mas não sei como o fazer.

Algumas dicas?

Obrigada
ppovoa
Membro Júnior
Registado: quarta abr 24, 2013 9:17 pm

terça jul 30, 2013 2:05 pm

sandramozart Escreveu:Tenho um gato de 8 anos que é super mimado e sempre que temos visitas ele, como diversão, gosta de lhes morder os pés. Sempre que alguém tenta (com excepção dos donos) fazer-lhe uma festa ele arranha. Gostava que ele mudasse este comportamento mas não sei como o fazer.

Algumas dicas?

Obrigada
será que quer brincadeira? :) costuma brincar com ele utilizando as mãos ou os pés para o desafiar?
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça jul 30, 2013 2:06 pm

se ele morde, é porque não gosta que lhe mexam. porque insistem?
sandramozart

terça jul 30, 2013 4:35 pm

ppovoa Escreveu:
sandramozart Escreveu:Tenho um gato de 8 anos que é super mimado e sempre que temos visitas ele, como diversão, gosta de lhes morder os pés. Sempre que alguém tenta (com excepção dos donos) fazer-lhe uma festa ele arranha. Gostava que ele mudasse este comportamento mas não sei como o fazer.

Algumas dicas?

Obrigada
será que quer brincadeira? :) costuma brincar com ele utilizando as mãos ou os pés para o desafiar?
Sim, por vezes brinco com ele com as mãos e desde pequenino que gosta muito de morder. Mesmo que as visitam se mantenham quietas e não lhe toquem, ele mesmo assim morde.
sandramozart

terça jul 30, 2013 4:37 pm

anja-azul Escreveu:se ele morde, é porque não gosta que lhe mexam. porque insistem?
Mesmo que as pessoas não se movam e não lhe toquem, ele morde na mesma. Aos donos ele não faz isso. Serão ciumes?
ppovoa
Membro Júnior
Registado: quarta abr 24, 2013 9:17 pm

terça jul 30, 2013 4:57 pm

sandramozart Escreveu:
ppovoa Escreveu:

Algumas dicas?

Obrigada
Sim, por vezes brinco com ele com as mãos e desde pequenino que gosta muito de morder. Mesmo que as visitam se mantenham quietas e não lhe toquem, ele mesmo assim morde.
não sei muito sobre comportamento mas parece me que quando se usam as mãos eles associam a brincadeira ás mãos... tente usar outro tipo de brinquedos... eu pelo menos evito brincar usando as mãos... já percebi que isso incentiva as dentadinhas de amor que apesar de não serem maliciosas deixam marca eheh
alias os brinquedos até me ajudam a cansá-los mais depressa e faz lhes bem a corridinha e os saltos mortais, coisa que com mãos não há eheheh

mas lá está... pode até nem ser esse o problema... talvez alguém com mais experiência consiga ajudar mais...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça jul 30, 2013 5:21 pm

Oferece uma ceia que se possa comer tranquilamente na sala, para os convidados estarem bem confortáveis.

E pede aos seus convidados que ignorem o gato por completo, eles até gostam imenso de serem ignorados, geralmente são essas pessoas que recebem como recompensa a sua proximidade, sem que isso significa que queiram meiguices.

Sempre que o gato vá morder nas visitas, pega nele ao colo e isola-o numa outra divisão da casa. Os 15 minutos são recomendados, mas eu resolvo com 10 minutos, algumas manias do meu.

E faz isso sempre, mas sempre que ele repita o comportamento. É preciso é ser mais teimoso que eles. Se deixar passar 1 vez que seja, acabou-se...ele vai tentar sempre até ter sucesso novamente.
sandramozart

terça jul 30, 2013 5:48 pm

margoustink Escreveu:Oferece uma ceia que se possa comer tranquilamente na sala, para os convidados estarem bem confortáveis.

E pede aos seus convidados que ignorem o gato por completo, eles até gostam imenso de serem ignorados, geralmente são essas pessoas que recebem como recompensa a sua proximidade, sem que isso significa que queiram meiguices.

Sempre que o gato vá morder nas visitas, pega nele ao colo e isola-o numa outra divisão da casa. Os 15 minutos são recomendados, mas eu resolvo com 10 minutos, algumas manias do meu.

E faz isso sempre, mas sempre que ele repita o comportamento. É preciso é ser mais teimoso que eles. Se deixar passar 1 vez que seja, acabou-se...ele vai tentar sempre até ter sucesso novamente.
Obrigada pela sugestão, vou testar e ver os resultados. Esperemos que não seja tarde demais. Ele é muito esperto e já tem aprendidos coisas que eu pensei que já não seria possível.
Tudo de bom para si!!
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quarta jul 31, 2013 1:32 am

Deste lado houve 1 lindo gatão que viveu 13 anos sempre com feitio pouco afavel,nunca pensei em o mudar de casa,os donos educam-nos mas tambem tem de se adaptar a eles e sempre que havia visitas o gatuxo ficava fechado noutra divisão assim nem era stress para ele nem havia mordidas.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
sandramozart

quarta jul 31, 2013 9:31 am

CarlotaSMAR Escreveu:Deste lado houve 1 lindo gatão que viveu 13 anos sempre com feitio pouco afavel,nunca pensei em o mudar de casa,os donos educam-nos mas tambem tem de se adaptar a eles e sempre que havia visitas o gatuxo ficava fechado noutra divisão assim nem era stress para ele nem havia mordidas.
Não mencionei mudá-lo de casa (nunca isso me passaria pela cabeça, porque para mim isso é crime), por isso não percebo o seu comentário ("nunca pensei em o mudar de casa,os donos educam-nos mas tambem tem de se adaptar a eles").
Agradeço o seu comentário mas não considero que seja correcto isolar o meu gato das pessoas que nos visitam, porque ele é parte integrante da família e como tal não devo isolá-lo.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta jul 31, 2013 10:31 am

sandramozart Escreveu:
CarlotaSMAR Escreveu:Deste lado houve 1 lindo gatão que viveu 13 anos sempre com feitio pouco afavel,nunca pensei em o mudar de casa,os donos educam-nos mas tambem tem de se adaptar a eles e sempre que havia visitas o gatuxo ficava fechado noutra divisão assim nem era stress para ele nem havia mordidas.
Não mencionei mudá-lo de casa (nunca isso me passaria pela cabeça, porque para mim isso é crime), por isso não percebo o seu comentário ("nunca pensei em o mudar de casa,os donos educam-nos mas tambem tem de se adaptar a eles").
Agradeço o seu comentário mas não considero que seja correcto isolar o meu gato das pessoas que nos visitam, porque ele é parte integrante da família e como tal não devo isolá-lo.
é membro da família mas é animal. e pode ser muito stressante e provocar problemas de saúde obrigá-lo a suportar uma situação de que não gosta. respeitar a personalidade de cada um tb. é prova de amor
sandramozart

quarta jul 31, 2013 10:54 am

anja-azul Escreveu:
sandramozart Escreveu:
é membro da família mas é animal. e pode ser muito stressante e provocar problemas de saúde obrigá-lo a suportar uma situação de que não gosta. respeitar a personalidade de cada um tb. é prova de amor
Agradeço o comentário de todos os que responderam, vou lidar com a situação apresentada da melhor forma possível e como tem sido sempre com muita compreensão e amor que tenho pelo meu gato.
Entristece-me que algumas pessoas que colaboram neste forum tenham mais intenção de atacar e sugerir coisas que desconhecem do que propriamente dar sugestões construtivas, mas é assim o ser humano...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta jul 31, 2013 1:13 pm

sandramozart, não está a entender a extensão do conselho das últimas duas pessoas. Eu sugeri uma alternativa, mas não estou em desacordo com a CarlotaSMAR e com a anja-azul.

Muitas vezes, evitar que o gato esteja stressado é a melhor opção quando isso não assume muita importância. E realmente o seu gato não está a gostar da invasão ao seu território, ele não desfruta desses momentos da mesma forma que você. Deixar o gato repousar noutra divisão da casa enquanto as visitas estão, pode ser mesmo um favor que lhe faz. É uma questão de analisar.

Os gatos reagem de forma diferente, alguns gatos quando estão incomodados com a presença de estranhos afastam-se. Eles mesmo se escondem noutra divisão e ninguém os vê mais, no entanto, outros reagem de forma mais dinâmica, fazendo xixi, arranhando, etc...

O stress nos gatos é algo para ser encarado de forma séria, porque existem imensas doenças desenvolvidas por estados de stress.
Nesses vídeos pode ver os efeitos do stress nos gatos e entender melhor o motivos das últimas sugestões.
http://www.youtube.com/watch?v=kBMV7uyDlT0

[Imagine que convidavam a ir a um sitio que não gostava das pessoas, preferia não estar no mesmo sítio que elas...entende? Mesmo que tenha um comportamento politicamente correto, lá no fundo, está a passar por algum desconforto. É quase a mesma coisa, visto de forma grosseira. ]

Uma outra ideia: Quando as visitas chegam, você distrai o gato de se concentrar nas visitas diretamente, usando um petisco que ele goste ou mesmo alguma porção de ração. Assim pode ser que ele associe as pessoas a algo muito positivo como petiscos.

Em todo o caso, não descarto a sugestão de o deixar estar tranquilo noutro espaço da casa.
sandramozart

quarta jul 31, 2013 1:41 pm

margoustink Escreveu:sandramozart, não está a entender a extensão do conselho das últimas duas pessoas. Eu sugeri uma alternativa, mas não estou em desacordo com a CarlotaSMAR e com a anja-azul.

Muitas vezes, evitar que o gato esteja stressado é a melhor opção quando isso não assume muita importância. E realmente o seu gato não está a gostar da invasão ao seu território, ele não desfruta desses momentos da mesma forma que você. Deixar o gato repousar noutra divisão da casa enquanto as visitas estão, pode ser mesmo um favor que lhe faz. É uma questão de analisar.

Os gatos reagem de forma diferente, alguns gatos quando estão incomodados com a presença de estranhos afastam-se. Eles mesmo se escondem noutra divisão e ninguém os vê mais, no entanto, outros reagem de forma mais dinâmica, fazendo xixi, arranhando, etc...

O stress nos gatos é algo para ser encarado de forma séria, porque existem imensas doenças desenvolvidas por estados de stress.
Nesses vídeos pode ver os efeitos do stress nos gatos e entender melhor o motivos das últimas sugestões.
http://www.youtube.com/watch?v=kBMV7uyDlT0

[Imagine que convidavam a ir a um sitio que não gostava das pessoas, preferia não estar no mesmo sítio que elas...entende? Mesmo que tenha um comportamento politicamente correto, lá no fundo, está a passar por algum desconforto. É quase a mesma coisa, visto de forma grosseira. ]

Uma outra ideia: Quando as visitas chegam, você distrai o gato de se concentrar nas visitas diretamente, usando um petisco que ele goste ou mesmo alguma porção de ração. Assim pode ser que ele associe as pessoas a algo muito positivo como petiscos.

Em todo o caso, não descarto a sugestão de o deixar estar tranquilo noutro espaço da casa.
Obrigada,

A forma como expos a sua sugestão, desta forma sim, é construtiva.
Tem toda a razão e vou proceder de acordo com a sua sugestão. Vou testar a melhor forma do meu gatinha reagir.
Obrigada mais uma vez
CarlotaSMAR
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm

quinta ago 01, 2013 3:41 am

anja-azul Escreveu:
sandramozart Escreveu:
sandramozart se não entendeu o meu comentario leia de novo,deixo aqui apenas 1 das atitudes feias que aconteceu com o meu gato e que ontem não achei valer a pena mencionar:visitas ,confusão e 1 boa dentada dele que rebentou 1 variz a 1 familiar,ambulancia e tratamento,acha que seria boa vida para os humanos?nunca e assim ele durante algumas horas estava num canto em paz,calmo com os pertences dele que até hoje existem para os gatuxos em varios sitios, tudo estava mais descontraido e não havia precalços daí dizer que nunca pensei mudá-lo da casa que era dele,apenas adaptei tudo ao feitio do animal.

Quem raciocina somos nós ditos humanos e assim temos de proporcionar ambiente calmo para todos,apenas isto.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>&nbsp;</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”