Comprar ou não um Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta jul 31, 2013 12:46 am

Já li. Se a Charlie também leu, ainda acha inacreditável que as minhas cadelas me chamem para parir?

Agora comparar os comportamentos de cães que têm dono e vivem em casa, e têm imensa atenção, com os de cães que vivem em canis de associações é complicado...
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jul 31, 2013 12:59 am

O que não acredito é que os meus cães tenham dores... porque não manquejam e quando param, não lambem as patas, percebeu?
Andam Klms quando lhes é exigido, quer a treinar ou a concorrer, e quando lhes ordenam morder, mordem! Percebeu?
eu não disse que os seus cães, especificamente, tinham dores.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta jul 31, 2013 8:11 am

Charlie2 Escreveu:
O que não acredito é que os meus cães tenham dores... porque não manquejam e quando param, não lambem as patas, percebeu?
Andam Klms quando lhes é exigido, quer a treinar ou a concorrer, e quando lhes ordenam morder, mordem! Percebeu?
Bom Dia...

Então o argumento dos marrecos é só em relação à estética? É só uma questão de gosto pessoal?... É que se for isso, então tudo bem...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Charlie2
Membro Veterano

quarta jul 31, 2013 9:04 am

fontedasbicas Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Bom Dia...

Então o argumento dos marrecos é só em relação à estética? É só uma questão de gosto pessoal?... É que se for isso, então tudo bem...
para mim, e atente bem que eu não falo pelos outros, pelo que li e pesquisei, a raça originalmente não era assim nem traz nenhum benefício que o animal seja rebaixado.
As opiniões veterinárias que vi e ouvi apontam para problemas ósseos e musculares precoces. Portanto, eu além de não gostar de ver o animal assim (porque me parece desiquilibrado) investiguei e vi que não traz benefícios para o animal, pelo contrário.
Além disso, eu não gosto da filosofia da criação selectiva, pois em nome do «apuramento da raça» comteram-se e cometem-se verdadeiras atrocidades.
Esta sim, é a minha opinião, mas por favor não vamos entrar em discussão de novo ok? Antes os seus canitos assim do que os desgraçados que são maltratados a sério :wink:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
PurezaLopes
Membro Júnior
Registado: domingo jul 28, 2013 11:35 am

quarta jul 31, 2013 11:44 am

A mim não me aprecem marracos. Quando saltam parecem cangurus.

A verdade, verdadeira, é que as raças são todas muito lindas, mas estão quase todas cheias de problemas. É uns que não respiram bem, outros que são propensos a displasias, outros a alergias, outros a problemas renais, a lista é interminável.

E quanto mais fotocópias querem obter mais problemas surgem.

Porque será?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jul 31, 2013 12:30 pm

Tumbleweed Escreveu:As minhas cadelas que parem sózinhas e regra geral sem complicações, também me vêm chamar para parir. Não que precisem de ajuda, mas querem que eu esteja ao pé delas. E deixam-me pegar nos cachorros para os secar e pesar, sem ficarem nada stressadas.

Acho que tem a ver com a relação que eu tenho com elas, como se sentem desconfortáveis e têm dores, querem estar ao pé de mim. Mais ou menos como um bebé ou uma criança pequena quer estar perto da mãe quando se sente doente e tem dores.

Mas os meus cães todos me vêm fazer queixas. Se lhes dói qualquer coisa ou se sentem doentes andam colados a mim.
Exacto! Muito melhor explicado do que por mim. As minhas gatas nunca pariram sozinhas mas não sou eu que faço força (ok, às vezes sem querer até fazia :lol: ) ou que os ponho cá fora. É uma ligação, uma confiança que faz com que a nossa presença seja essencial.

E posso dizer que nunca tive problemas com datas. Elas esperavam por mim. Um dia meti a chave à porta e só tive tempo de atirar as coisas pelo ar e correr escada acima atrás da minha gata Penny porque ela estava ali, à minha espera, fez uma contracção a olhar para a minha cara e fomos as duas direitinhas para a tenda. Sim, elas sabiam onde era o local das paridelas.

Mais, as fêmeas todas tomam as vitaminas durante cerca de 2/3 semanas a seguir ao parto. Sozinhas, sem problemas. Pomos o comprimido na taça e elas comem logo. Um dia deixam de as tomar e nós sabemos que não precisam mais.

Estas situações não são exclusivas minhas. Se falarem com qualquer criador da raça vão ouvir as mesmas coisas.

E podia contar muito mais como por exemplo que é fácil saber quando o parto terminou: elas nessa altura fazem uma pausa nas limpezas e pedem os filhos. Enquanto estiverem mais lá dentro somos nós os responsáveis pelos que já saíram. 8)
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta jul 31, 2013 2:53 pm

Ora bem, charlie, vamos então concretizar essas "anomalias" que refere no PA, para ver se podemos discutir como gente adulta:

1.
eu além de não gostar de ver o animal assim (porque me parece desiquilibrado)
Quanto ao não gostar, nada a discutir: não gosta e "parece-lhe" desequilibrado. Está no seu direito. Isso já aqui foi dito várias vezes.

2.
As opiniões veterinárias que vi e ouvi apontam para problemas ósseos e musculares precoces.
Bem, eu já nem lhe pergunto que identifique as fontes. Diga-me apenas quais são os problemas "ósseos" e já agora, os "musculares". E diga-me se se preocupou em saber a taxa de incidência desses problemas nas linhagens de trabalho, normalmente menos anguladas e de garupa menos inclinada. Essa já é uma base concreta para se debater.

3.
pelo que li e pesquisei, a raça originalmente não era assim nem traz nenhum benefício que o animal seja rebaixado
Realmente a raça inicialmente não era assim. Estamos de acordo. Mas mesmo quando foi criada já se afastava das outras raças de cães pastores de cujos cruzamentos resultou...

Já quanto ao "não trazer benefício" já expliquei que traz - uma maior força propulsora o que, sendo o PA um trotador, é de extrema importância. Se ao conjunto garupa/trem posterior lhe somarmos um trem anterior de proporções e angulações correctas, teremos um trote com mais propulsão e um maior abarque de terreno, isto é, um trote mais eficaz.

4.
eu não gosto da filosofia da criação selectiva, pois em nome do «apuramento da raça» comteram-se e cometem-se verdadeiras atrocidades.

Eu concordo com o princípio, e no PA temos a "linha americana" que produzia angulações posteriores de 90 graus - evidentemente excessivas e que produziam um trote extremamente cansativo e deficiente. Mas estamos a falar do estalão do PA -garupas com inclinação aproximada de 24º e angulações deaproximadamente 120º.

Tudo o que é em excesso é erro. Quanto a mim o estalão propõe medidas equilibradas.
Charlie2
Membro Veterano

quarta jul 31, 2013 4:19 pm

PurezaLopes Escreveu:A mim não me aprecem marracos. Quando saltam parecem cangurus.

A verdade, verdadeira, é que as raças são todas muito lindas, mas estão quase todas cheias de problemas. É uns que não respiram bem, outros que são propensos a displasias, outros a alergias, outros a problemas renais, a lista é interminável.

E quanto mais fotocópias querem obter mais problemas surgem.

Porque será?
yep, é por aí mesmo.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta ago 01, 2013 7:53 am

Realmente uma pessoa desce de nivel porque ninguem gosta de ser ofendido.

O que é q essa beata da brigada dos wanna.be.dono.de.um.cao.de.raça.mas.fui.enganada sabe para estar a chamar nomes aos outros?

Em relação ainda ao assunto do tópico, estou mega contente porque vamos ter um exemplar desta raça na familia, ainda nao nasceu mas vamos com calma... E cada vez mais que lido com os cães, mais reitero o meu gosto por eles. :D
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
zeca2
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 11:02 am

Com tanta discussão a charlie até se "esqueceu" de divulgar os seus estudos e investigações sobre angulações do PA e suas consequências para a saúde dos mesmos...
Charlie2
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 11:08 am

zeca2 Escreveu:Com tanta discussão a charlie até se "esqueceu" de divulgar os seus estudos e investigações sobre angulações do PA e suas consequências para a saúde dos mesmos...
Zeca, desculpe mas eu tenho de ser médica para saber que fumar compulsivamente aumenta substancialmente a minha chance de contrari um cacnro de pulmão? :wink:
zeca2
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 11:27 am

Charlie2 Escreveu:
zeca2 Escreveu:Com tanta discussão a charlie até se "esqueceu" de divulgar os seus estudos e investigações sobre angulações do PA e suas consequências para a saúde dos mesmos...
Zeca, desculpe mas eu tenho de ser médica para saber que fumar compulsivamente aumenta substancialmente a minha chance de contrari um cacnro de pulmão? :wink:
Bem, com argumentos destes... Como diz que estudou o assunto, esperava que dissesse qualquer coisa como isto:

-o rebaixamento do centro de gravidade provoca as seguintes doenças - a, b, c (espero que o alfabeto chegue para tanta maleita)

- os estudos que comprovam essa relação são os seguintes:. x, y, z

Para mim isto é que era uma argumentação séria e que poderia dar azo a um debate esclarecedor. Mas isso, claro, é só espectável de gente que sabe o que diz.
Charlie2
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 11:44 am

zeca2 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Bem, com argumentos destes... Como diz que estudou o assunto, esperava que dissesse qualquer coisa como isto:

-o rebaixamento do centro de gravidade provoca as seguintes doenças - a, b, c (espero que o alfabeto chegue para tanta maleita)

- os estudos que comprovam essa relação são os seguintes:. x, y, z

Para mim isto é que era uma argumentação séria e que poderia dar azo a um debate esclarecedor. Mas isso, claro, é só espectável de gente que sabe o que diz.
Oh Zeca, vamos ver se nos entendemos de uma vez, que estar aqui a bater no ceguinho é que não nos leva a lado nenhum. O Zeca, como criador muito orgulhoso (e acredito que o faça com a melhor das intenções e saúdo-o por isso) nunca vai admitir nem que eu lhe coloque 40 000 estudos e me dedique a fundo a estudar a raça de pastor alemão, que a forma como as raças têm vindo a evoluir trazem muito poucos benefícios para os animais, na sua grande maioria, incluindo o cão de pastor alemão. É um facto, mas claro que os criadores não o vão admitir e eu compreendo, permitindo-me discordar das suas posições, até onde o meu conhecimento permite. Agora não pode é querer que eu mude de opinião, memorize e lhe apresente os inúmeros documentos e opiniões que já vi/li. Porque a minha área de interesse maior é outra, e é nela que aprofundo e aplico os meus estudos e conhecimentos. Do resto vou lendo, vou-me informando, e fundamentando a minha opinião. E o que quero que entenda é que eu não estou contra a raça de pastor alemão na forma como se apresenta actualmente, eu não sou a favor de nenhuma criação selectiva que produza resultados nefastos para os animais, ainda que os criadores insistam muito que tem de ser assim, quando eu sei perfeitamente que a maioria dos animais criados viram cães de companhia, não animais de trabalho. Os meus argumentos são de leiga, porque no fundo o que me revolta é a falta de ética inerente a quase toda a criação selectiva. Não digo sua, mas toda a criação que não tem em conta o superior interesse do animal.
zeca2
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 12:11 pm

Muito bem, então vamos lá a ver se nos entendemos:
O Zeca, como criador muito orgulhoso (e acredito que o faça com a melhor das intenções e saúdo-o por isso) nunca vai admitir nem que eu lhe coloque 40 000 estudos e me dedique a fundo a estudar a raça de pastor alemão
Primeiro erro: não crio PAs. Já criei. Desisti há 8 anos, conscientemente e por razões que não têm nada a ver com o seu discurso apocalíptico.

Segundo erro: você não pode prever se eu admito ou não admito o que quer que seja. E não precisa de pôr 40.000 estudos - basta pôr um. Ou, se não tiver, como suspeito, nenhum estudo, ao menos fundamente a sua opinião, coisa que não fez até agora.
Agora não pode é querer que eu mude de opinião, memorize e lhe apresente os inúmeros documentos e opiniões que já vi/li. Porque a minha área de interesse maior é outra, e é nela que aprofundo e aplico os meus estudos e conhecimentos.
Terceiro erro: a sua opinião, para ser sincero, não me interessa absolutamente nada. Mas se é tão pródiga em divulgá-la, e por uma questão de honestidade intelectual, esperava que a fundamentasse. Dizer que é assim e prontos para mim não tem valor algum. Muitos acreditam no prof. Karamba, você acredita no que quiser com a mesma solidez.
Do resto vou lendo, vou-me informando, e fundamentando a minha opinião.
Pois é precisamente isso que lhe peço: que fundamente a sua opinião. Algo que parece que tem dificuldade em fazer, sabe-se lá porquê...
Os meus argumentos são de leiga, porque no fundo o que me revolta é a falta de ética inerente a quase toda a criação selectiva. Não digo sua, mas toda a criação que não tem em conta o superior interesse do animal.
Ok. Já generalizou o problema a toda a criação, para desviar a atenção das afirmações muito específicas que fez quanto à dita "traseira rebaixada". Claro que não se refere a mim, nem possivelmente ao fontedasbicas, nem se calhar a qualquer criador que aqui viesse debater. Isto é os "maus" são todos os outros, menos os que, curiosamente, a confrontam. Isto diz bem da solidez das suas convicções.

Sabe, charlie, eu já discuti isto muitas vezes com pessoas com argumentos que pareciam irrebatíveis e que continham vícios de construção e afinal não valiam nada. O que eu esperaria é que você e outros arautos da desgraça do PA não era que argumentassem, porque se vê que argumentos por essa banda não existem - era que dissessem: é assim porque eu "acho" que é assim, e "tenho o palpite" que as consequências são estas. Toda a gente tem palpites sobre todas as coisas, até sobre o euromilhões. Só que depois do sorteio, tanto palpite não valeu nada.
Charlie2
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 12:32 pm

Zeca, terminou a conversa ok? Já não há mais nada para esmiuçar :wink:
Ok. Já generalizou o problema a toda a criação, para desviar a atenção das afirmações muito específicas que fez quanto à dita "traseira rebaixada". Claro que não se refere a mim, nem possivelmente ao fontedasbicas, nem se calhar a qualquer criador que aqui viesse debater. Isto é os "maus" são todos os outros, menos os que, curiosamente, a confrontam. Isto diz bem da solidez das suas convicções.
não porque me confrontam, é porque não foram você que iniciaram o processo, apenas o continuam :)
Responder

Voltar para “Cães”