Cães castrados são mais calmos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Joana_
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 12:26 am

quarta jul 31, 2013 11:03 am

Bom dia!

Criei este tópico não para pedir ajuda mas para partilharmos experiências e opiniões.

Diz-se muito que os cães quando são castrados ficam mais calmos, menos territoriais, fazem menos xixis (ou melhor, só fazem o da vontade :roll: ) mas também há quem diga que nem sempre é assim e que varia de cão para cão, a idade a que se castra pode ter alguma influência, etc...

Falei com uma pessoa há pouco tempo que quando o seu rafeiro tinha 12 anos teve de o castrar devido a uns quistos que apareceram na próstata. Ora ela diz que depois de castrado, o cão mudou como do dia para a noite! Super calmo, sem o menor interesse em outros cães, deixou de puxar a trela na rua, enfim, uma paz de alma.

Gostava por isso de ouvir as vossas histórias sobre os vossos cães que foram castrados. Como eram antes, como ficaram depois, razões para terem sido castrados, etc. :wink:
PurezaLopes
Membro Júnior
Registado: domingo jul 28, 2013 11:35 am

quarta jul 31, 2013 11:15 am

Joana_ Escreveu:Bom dia!

Criei este tópico não para pedir ajuda mas para partilharmos experiências e opiniões.

Diz-se muito que os cães quando são castrados ficam mais calmos, menos territoriais, fazem menos xixis (ou melhor, só fazem o da vontade :roll: ) mas também há quem diga que nem sempre é assim e que varia de cão para cão, a idade a que se castra pode ter alguma influência, etc...

Falei com uma pessoa há pouco tempo que quando o seu rafeiro tinha 12 anos teve de o castrar devido a uns quistos que apareceram na próstata. Ora ela diz que depois de castrado, o cão mudou como do dia para a noite! Super calmo, sem o menor interesse em outros cães, deixou de puxar a trela na rua, enfim, uma paz de alma.

Gostava por isso de ouvir as vossas histórias sobre os vossos cães que foram castrados. Como eram antes, como ficaram depois, razões para terem sido castrados, etc. :wink:
Todos os cães quando são castrados ficam "super" calmos. Tenho aqui dois que depois de terem sido castrados ficaram irreconhecíveis, calmíssimos, tranquilos, apáticos mesmo. Praticamente só se mexiam para comer. Uns amores.
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

quarta jul 31, 2013 11:19 am

Creio que isso varia de animal para animal e castrar não deve ser feito para corrigir nenhum comportamento...

Não sei se varia de macho para fêmea, a minha cadela foi castrada há 1 mês e qualquer coisa e, de facto, está mais calma, tranquila, já não é tão esgrouviada... Mas isto foi com a minha, claro, e por mim ela poderia ter ficado esgrouviada na mesma.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jul 31, 2013 12:34 pm

Concordo. Acho que depende do animal.

Esterilizei a minha fêmea e a única diferença que lhe noto é que come ligeiramente (mas muito ligeiramente mesmo) melhor.

De resto é doida como sempre foi.
Joana_
Membro

quarta jul 31, 2013 12:50 pm

Pessoalmente tenho interesse em castrar o meu cão, principalmente porque não tenho nada a perder com isso... É uma cirurgia, é certo, mas o facto de poder prevenir algumas doenças no futuro faz com que o risco da cirurgia seja mais fácil aceitar.

Mas claro que tendo um cão com muita "personalidade" e que não é muito sociável com outros cães, tenho a esperança que fique um pouco mais calmo e que possa começar a passeá-lo sem ter de evitar outros animais.

Não é por falta de tentativas minhas que ele não é sociável, há algumas cadelas com que ele gosta de brincar, mas essencialmente o interesse noutros animais é nulo. Quando está na rua só quer é andar andar andar, cheirar cheirar cheirar. Os 3 metros da trela extensível para ele nunca são suficientes, e aquele pedacinho de relva uns centímetros à frente é muito mais interessante que todos os outros que estão ao seu alcance. Ainda ontem no veterinário uma cadela super curiosa meteu-se com ele, até apareceu com uma garrafinha de plástico na boca para brincar e ele nem ai nem ui. Quando são machos, basta vê-los para desatar a ladrar desenfreadamente e a puxar a trela. É muito difícil controlá-lo nessas situações e é sempre desagradável porque assusta os outros donos.
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta jul 31, 2013 1:50 pm

Boas tardes,

No geral, os veterinários dizem que os cães/cadelas ficam mais calmos perante outros cães na rua.

Mas acho que isso vai de cão para cão.
E porquê? O meu cão foi castrado aos 7 anos e continua agressivo para com os outros cães na rua. O facto de fazer xixi muitas vezes, eu nego isso.
O cão quando sai à rua faz uma grande poça de xixi em vez de deixar um pouco ali, um pouco aqui etc etc...ou seja, deixando uma pinga em cada canto. E acredito que haja casos muito diferentes do meu. Mas isto é o meu.

Já a minha cadela, que foi esterilizada há muito pouco tempo, continua a vida dela muito normalíssima como se não tivesse acontecido nada. Continua super brincalhona com outros cães e o caso do xixi, continua tudo na normalidade. Ou seja, são casos diferentes, como pode reparar :)

O motivo de castrar/esterilizar.
Além de não ter LOP (os dois) tive de o fazer e até me trouxe "vantagens".
Vantagens essas, evitar tumores e outros problemas mais que poderiam surgir. Eles continuam bem de saúde e contentes da vida :wink:

Cumpts
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jul 31, 2013 1:52 pm

Joana_, do que o seu cão precisa é de ser educado e de treino, no mínimo o básico.

De todos os cães que conheci e que foram castrados para os "acalmar", nem um ficou mais calmo e, pelo contrário, todos pioraram o comportamento ou se tornaram mais agressivos.

E se vai castrá-lo para prevenir doenças, então o melhor é tirar-lhe também todos os outros órgãos que podem adoecer: estômago, intestinos, rins, fígado (que nos cães é particularmente frágil), pulmões, coração... Ups, olha, morreu, que chatice. Aquilo foi a anestesia, pela certa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Joana_
Membro

quarta jul 31, 2013 1:58 pm

Uau, é a primeira resposta que leio neste fórum que vai de encontro à castração :lol:
Floripes3
Membro Veterano

quarta jul 31, 2013 2:04 pm

Não vai de encontro, vai contra. Porque eu sou contra e sempre me tenho manifestado nesse sentido.

Se este foi o primeiro post "do contra" que viu neste fórum, então é porque não leu nada do que há para trás a respeito do assunto.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Joana_
Membro

quarta jul 31, 2013 2:07 pm

Tem razão, enganei-me.
Não é o primeiro mas ainda não tinha ficado com essa ideia.
Se pudesse tirar os orgãos todos ao meu cão para que ele não adoecesse e ele ficasse rijo e feliz como sempre ao meu lado, olhe que tirava :roll: ficava com um cão zombie! :wink:
Floripes3
Membro Veterano

quarta jul 31, 2013 2:12 pm

Ok, se o que quer é um cão zombie, força e em frente.

Mas, como já lhe disseram, a castração não tem efeito sobre os comportamentos adquiridos. E sobre os inatos, só serve para o cão não ir às cadelas, cujos cios passarão a ser-lhe indiferentes.
Joana_
Membro

quarta jul 31, 2013 2:22 pm

Uma pessoa disse-me que não teve resultados. Outras disseram que sim.
Uns são contra, outros são a favor. Pessoalmente sou a favor.

O utilizador anterior disse que não obteve resultados. Já outros, tiveram. Falei no meu caso mas não devia, pois a intenção era apenas ouvir as diversas experiências de quem já castrou os seus animais. A decisão de castrar ou não o meu cão é, ultimamente, minha.

Já percebi que a Floripes não castrou os seus animais, por isso não tem muito mais para oferecer ao tópico do que a sua opinião, a qual já deu e agradeço. :wink:
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quarta jul 31, 2013 2:46 pm

a minha cadela foi esterilizada há 7 meses e a única coisa que mudou foi mesmo o apetite, visto que agora come melhor. continua a mesma maluca de sempre (talvez até tenha ficado pior :lol: ).

também é um exemplo de que a esterilização/castração não altera comportamentos adquiridos: quando fica demasiado excitada (por exemplo, quando nos vê após uma grande ausência) faz aquele movimento típico dos cães aquando do acasalamento, tal como fazia anteriormente, sabe-se lá porquê :lol:

quantos a machos, não tenho experiência (a não ser com o gato).
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta jul 31, 2013 2:49 pm

Gostava por isso de ouvir as vossas histórias sobre os vossos cães que foram castrados. Como eram antes, como ficaram depois, razões para terem sido castrados, etc. Wink
Gostava de ouvir/ler as nossas histórias e eu cheguei-me à frente e contei a minha assim com os outros users o fizeram. E aposto que ninguém aqui quer o mal dos nossos amiguinhos de 4 patas...digo eu.

Floripes3 se você é contra a castração/esterilização, então sugiro que vá se manifestar para a porta de todos os veterinários e não num forum, dizendo coisas como disse. Se realmente, você percebe da matéria e se acha, no seu perfeito juízo, que a esterilização e castração não é o melhor para eles, não faça nada aos seus. Deixe andar...um dia mais tarde você vai perceber.
Pois, eu costumo dizer que cada sabe de si.

O utilizador anterior disse que não obteve resultados. Já outros, tiveram. Falei no meu caso mas não devia, pois a intenção era apenas ouvir as diversas experiências de quem já castrou os seus animais. A decisão de castrar ou não o meu cão é, ultimamente, minha.
Só lhe digo que tenho tido conhecimento de muitos casos, de cadelas, que sofreram por não terem sido esterilizadas.
Quando fui buscar a minha cadela, após a cirurgia, estava lá outra cadela com 4 tumores mamários. E isto é muito simples. Quem quiser correr o risco que corra. Por mim é igual. Tento ajudar, pois ainda consigo ser uma pessoa que sabe ver o seu lado e dos outros.

Portanto, uma pessoa avisa (assim como os veterinários avisam). Mais tarde, se houver problemas, acredite que vai pensar muito no caso.
Eu para evitar esses problemas e ninhadas indesejadas segui em frente com a minha cadela. No entanto vai fazer 15 dias (salvo erro) que foi esterilizada, e tenho uma cadela perfeitamente saudável e faz a vidinha dela como se não fosse esterilizada. E não se transformou em nenhum Zombie.

Aconselho-lhe a pesquisar, falar com os veterinários e pedir opiniões, assim como fez. Depois, tire as suas conclusões.
Eu não sou veterinário. Mas fui atrás de quem sabe e não inventei.

Espero que, com isto tudo que lhe disse, lhe tenha ajudado, nem que seja pelo menos 1%.

Cumpts
Joana_
Membro

quarta jul 31, 2013 3:14 pm

Obrigada Specops.

Eu sou a favor da castração. Para ser sincera, tive uma cadelinha antes deste cão e nunca a esterilizei, na altura nunca me foi aconselhado pelo veterinário, e foi uma coisa que nunca me ocorreu sequer. Nunca tive problemas durante o cio a não ser ter uns cães que me seguiam pela rua. Ela já morreu mas não foi de complicações que advêm da não esterilização.

Com este cão foi a coisa foi a mesma, só nos últimos anos é que tenho estado mais próxima de associações de animais e deste fórum e tenho percebido que não há nada a perder com a castração. Já soube de alguns casos de cães que desenvolveram problemas de próstata e tenho um caso que me é bastante próximo de uma cadelinha com apenas 5 anos e tem dois tumores mamários... Se me puder desviar dessa bala, então fa-lo-ei com certeza. Se com isso ficar mais calmo, é um bónus. Se não, continua a ser o mesmo cão que sempre tive... :lol:

Já vi que ficam todos a comer melhor. Ainda bem, que o meu para comer a comidinha dele é um pisco :lol:
Responder

Voltar para “Cães”