Ajuda, gata não pára de coçar o pesoço....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
darkphoenix
Registado: terça jul 30, 2013 11:28 am

terça jul 30, 2013 3:16 pm

Olá a todos, este é o meu primeiro post nesta comunidade.
Encontrei este fórum enquanto pesquisava - mais uma vez - soluções para o problema da minha gata...

Tudo começou há cerca de dois anos ( em Setembro 2011 ), quando sem mais nem menos, a minha Frances começou a coçar repetidamente uma área no pescoço, acabando por arrancar pelo e abrir ferida.

A veterinária receitou uns corticóides , uma pomada, e lentamente as coisas foram melhorando, com a ajuda do - maldito - colar.
Em duas semanas, parecia que o pesadelo tinha acabado, mas não...

Poucos meses depois, voltou o mesmo comportamento obsessivo: coçar até fazer ferida, chegando inclusivamente a sangrar.
E entrou num ciclo interminável de cura/recaída, em que passa cada vez mais tempo com o colar do que sem ele... uma situação muito triste, para a Frances e para nós... Mas a alternativa é vê-la a auto-destruir-se....
Só no último ano, a minha gata passou 60-70% do tempo com o colar, ou quando a situação o permitia, com uma ligadura em volta do pescoço.

Na opinião da veterinária, pode ser uma questão psicológica, mas eu não vejo como tal seja possível, porque nada mudou nesta casa, ela sempre foi e é muito acarinhada,... não consigo aceitar essa ideia...

A Frances tem 7 anos, sempre comeu comida seca de marcas conceituadas, nunca revelou quaisquer sinais de rejeicção da comida, as análises a fungos deram resultado negativo, não tem pulgas ou outros parasitas visíveis.

Tudo começa com umas minúsculas borbulhas, que passados uns dias escurecem a raiz dos pelos em redor.
Aos poucos, e com o coçar, vão-se formando as peladas.

Já tentei desinfectar com Betadine, utilizo frequentemente um spray de dyaseptil - o qual parece resultar - , coloco-lhe o colar durante semanas a fio ( muitas das peladas são mesmona zona onde o colar "aperta", o que é um problema acrescido ), nada parece resultar...

Assim que as feridas começam a querer cicatrizar, a gata volta a arrancar a "casquinha" e o pelo, e volta tudo à estaca zero outra vez.

Socorro. Não sei mais o que fazer........ :(

Luis
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça jul 30, 2013 4:49 pm

A Frances tem 7 anos, sempre comeu comida seca de marcas conceituadas, nunca revelou quaisquer sinais de rejeicção da comida, as análises a fungos deram resultado negativo, não tem pulgas ou outros parasitas visíveis.

Tudo começa com umas minúsculas borbulhas, que passados uns dias escurecem a raiz dos pelos em redor.
Aos poucos, e com o coçar, vão-se formando as peladas.

As análises a fungos e outros parasitas estão negativas.
A causa ou será mesmo comportamental ou então pode ser de origem alérgica. As borbulhas podem muito bem representar alguma coisa, afinal desencadeiam o processo.

Existem outros colares que talvez sejam mais indicados para ela que aquele funil de plástico duro.

A comida de rações conceituadas, ora bem, pode ser que a sua gata tenha alergia a um ingrediente comum nas rações que come.

Quando tinha problemas sem causa aparente, o veterinário colocava em cima da mesa a questão alérgica e comportamental.

Eu mudava de ração, depois lavava tudo onde ela se deita a 90ºC...tentava por aí. Uma mudança nos antiparasitários...procurar se é algo sazonal ou não, etc. Um banho com shampoo específico para problemas de pele.

E também procurava uma 2ª opinião. Mesmo bons profissionais às vezes falham...
darkphoenix

terça jul 30, 2013 5:01 pm

Obrigado pela resposta.

Esta gata é a princesa do apartamento, deita-se onde quer. E a higiene não me parece ser o problema.
Quanto à marca da ração, misturo Friskies gatinhos carne com adulto peixe.
Também lhe dou pasta de malte.

As piores recaídas são sazonais, ocorrem no Verão, nos picos de calor.
Foi assim nos dois primeiros anos, a partir daí tornou-se praticamente omnipresente, já que a gata nunca esteve realmente curada..

Vou mudar a ração ainda hoje, para uma da Whiskas, que já testei e teve a aceitação de sua alteza.
Certamente que irei pedir uma segunda opinião.
margoustink
Membro Veterano

terça jul 30, 2013 5:46 pm

darkphoenix Escreveu:Obrigado pela resposta.

Esta gata é a princesa do apartamento, deita-se onde quer. E a higiene não me parece ser o problema.
Quanto à marca da ração, misturo Friskies gatinhos carne com adulto peixe.
Também lhe dou pasta de malte.

As piores recaídas são sazonais, ocorrem no Verão, nos picos de calor.
Foi assim nos dois primeiros anos, a partir daí tornou-se praticamente omnipresente, já que a gata nunca esteve realmente curada..

Vou mudar a ração ainda hoje, para uma da Whiskas, que já testei e teve a aceitação de sua alteza.
Certamente que irei pedir uma segunda opinião.
Mas a ração Friskies e whiskas não são as rações que eu considere boas rações, eu diria que são rações que eu jamais dava ao meu gato.

Faça uma pesquisa por boas rações e más rações.

E qualquer ração das mais conhecidas de melhor qualidade que eu conheço são: A royal canin, purina proplan, eukanuba, hill's, etc.

A ração do super mercado, com qualidade média será a purina one, uma melhoria considerável. Aliás preferia a premium do continente, a essas que menciona.

A ração que parece fazer algum sucesso por aqui, parece ser a Arden Grange , com bons resultados.

A que eu estou a usar é a Naturea, que também gosto.

Mas acho que qualquer ração que lhe referi é melhor que a Friskies e whiskas.

A mudança de ração deve ser feita de forma gradual, para prevenir problemas gastrointestinais. E no caso da sua gata deve ser mesmo um processo bem gradual, porque é uma mudança enorme de qualidade de ração.

Eu se visse o meu gato a comer uma dessas rações que usa, fazia-o vomitar... :lol:
darkphoenix

terça jul 30, 2013 7:26 pm

Uma simples pesquisa fez-me perceber a má qualidade dos ingredientes da Friskies.
A Whiskas parece um pouco melhor.
Também encontrei comentários a desaconselhar vivamente a Royal Canin, enfim.....
Mesmo a Blue Buffalo, considerada a supra-sumo, não faltam queixas.

Estamos a falar de comida seca, certo?
Vou experimentar essa Purina One.... 3 estrelas contra 1 da Friskies....

http://petfoodtalk.com/catfoodreviews/purina-one/

Durante 5 anos, a minha gata não teve o menor problema, sempre exibiu um pelo bonito, um aspecto saudável e muita energia.
Nunca pensei que estas comidas fossem tão más....
E porque razão o veterinário nunca me avisou?
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

terça jul 30, 2013 8:09 pm

Essas comidas são pessimas devido aos ingredientes... Só cereais :/

Eu optava por dar perfect fit, vende-se no continente por exemplo, não é muito cara e é uma boa ração, para mim, melhor que a royal canin.

Mudava a ração, desinfectava tudo e mudava de desparasitante.
Ela pode ter pulgas e ter alergia a pulga, pode ter alergia ao desparasitante, pode ser da ração...

Começava por ai para ver se haviam algumas melhorias.
E ia a outro veterinário o mais rapidamente possivel
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça jul 30, 2013 8:59 pm

No caso dessa gata, e podendo, eu experimentaria mesmo uma ração hipoalergenica.
Acompanho o caso duma gata semi-vadia que é muito semelhante. A primeira vez que foi ao vet, quando a sua protetora habitual me pediu ajuda, tinha o pescoço num estado tão lastimável que o vet achou que podia ser algo mais complicado e aconselhou uma biópsia (e o meu vet não é nada de fazer testes por tudo e por nada, especialmente nestes casos de animais sem dono ou com donos carenciados). O resultado da biópsia foi que era uma reação alérgica, com grandes probabilidades de ser de origem alimentar.
Como a gata não pode ser alimentada com ração XPTO, já que come junto com mais meia duzia, volta e meia aparece com o corpinho cheio de borbulhinhas. Se a senhora me avisar cedo (nem sempre tem facilidade em detectar), leva só córtico, se já estiver com feridas temos que combinar com um antibiótico. Mas aqui estamos a falar duma gata "de rua".
Eu tenho um alérgico (alergias alimentares e de contacto, com reação quer a nível intestinal quer inchando-lhe as almofadinhas das patas) e mantenho controlado com rações adequadas. Comecei com hipoalergenicas e entretanto consegui ir fazendo a transição para rações normais proprias para animais sensiveis. Mas para o conseguir regular foi mesmo com a hipoalergénica da Hills.
darkphoenix

terça jul 30, 2013 9:51 pm

Numa das consultas, o veterinário chegou a aconselhar-me - sem grande convicção - uma dessas rações hipoalergénicas, ficou de a encomendar, mas nunca mais.....

Mais uma vez, agradeço a ajuda de todos.
Eu próprio ando com dificuldades, a recuperar de uma operação à coluna, e nem me sinto capaz de cuidar da minha gata.
Dá-me imensa pena vê-la desanimada com o maldito "funil" e não saber a razão do problema,..... porquê?!?
margoustink
Membro Veterano

quarta jul 31, 2013 7:17 am

Muito sinceramente, mudava de médica e trocava imediatamente de ração. Nem a whiskas nem a Friskies...

No seu lugar, ia escolher uma ração que o primeiro ingrediente fosse carne e se possível o mínimo da quantidade de cereais possíveis. No rótulo da ração que ela come, o primeiro ingrediente é cereais sem existir uma explicação que cereais são... sendo os cereais os mais abundantes na ração é possível que ela seja alérgica a algum desses cereais.

A gama normal da hill's, com atenção especial à pele e pelo:

http://www.hillspet.com/products/produc ... h&x=30&y=3

E aqui de prescrição veterinária:

http://www.hillspet.com/products/produc ... h&x=14&y=4

Eu estou a falar na hill's, porque é uma boa ração.

A proplan também é boa e é claro que há como em todas elas donos satisfeitos com os resultados.

A royal canin, em especial a de prescrição veterinária, conheço muitos donos satisfeitos também.

O que acho importante é mesmo mudar de ração e inclusivamente de veterinário, à tanto tempo com o colar, se não tinha problemas comportamentais é capaz de os arranjar...acho que é tempo demais para se ficar no escuro, sem uma solução.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta jul 31, 2013 2:35 pm

Mudar de veterinário...
E ração.
Uma ração de gama vet(terapêutica) para o problema em específico é o que me parece melhor de momento.
Para rações de tratamento, já usei a Eukanuba(e gostei), mas gosto mais da Specific.
Uma destas 3 (o veterinário aconselhará a melhor para o seu caso):
SPECIFIC™ FDD-HY Food Allergy Management
SPECIFIC™ FΩD-HY Allergy Management Plus
SPECIFIC™ FΩD Omega Plus Support
darkphoenix

sexta out 04, 2013 4:09 pm

Muito obrigado a todos!
A minha gata está bastante melhor, desde que mudei a ração para a Arden Grange Sensitive.

Mais uma vez, os meus ( e os dela :) ) agradecimentos pela vossa inestimável ajuda.
margoustink
Membro Veterano

sexta out 04, 2013 5:10 pm

Que excelente noticia :D
Responder

Voltar para “Gatos”