Encontrei este fórum enquanto pesquisava - mais uma vez - soluções para o problema da minha gata...
Tudo começou há cerca de dois anos ( em Setembro 2011 ), quando sem mais nem menos, a minha Frances começou a coçar repetidamente uma área no pescoço, acabando por arrancar pelo e abrir ferida.
A veterinária receitou uns corticóides , uma pomada, e lentamente as coisas foram melhorando, com a ajuda do - maldito - colar.
Em duas semanas, parecia que o pesadelo tinha acabado, mas não...
Poucos meses depois, voltou o mesmo comportamento obsessivo: coçar até fazer ferida, chegando inclusivamente a sangrar.
E entrou num ciclo interminável de cura/recaída, em que passa cada vez mais tempo com o colar do que sem ele... uma situação muito triste, para a Frances e para nós... Mas a alternativa é vê-la a auto-destruir-se....
Só no último ano, a minha gata passou 60-70% do tempo com o colar, ou quando a situação o permitia, com uma ligadura em volta do pescoço.
Na opinião da veterinária, pode ser uma questão psicológica, mas eu não vejo como tal seja possível, porque nada mudou nesta casa, ela sempre foi e é muito acarinhada,... não consigo aceitar essa ideia...
A Frances tem 7 anos, sempre comeu comida seca de marcas conceituadas, nunca revelou quaisquer sinais de rejeicção da comida, as análises a fungos deram resultado negativo, não tem pulgas ou outros parasitas visíveis.
Tudo começa com umas minúsculas borbulhas, que passados uns dias escurecem a raiz dos pelos em redor.
Aos poucos, e com o coçar, vão-se formando as peladas.
Já tentei desinfectar com Betadine, utilizo frequentemente um spray de dyaseptil - o qual parece resultar - , coloco-lhe o colar durante semanas a fio ( muitas das peladas são mesmona zona onde o colar "aperta", o que é um problema acrescido ), nada parece resultar...
Assim que as feridas começam a querer cicatrizar, a gata volta a arrancar a "casquinha" e o pelo, e volta tudo à estaca zero outra vez.
Socorro. Não sei mais o que fazer........

Luis