quarta jul 31, 2013 5:36 pm
Boas.
Tente definir um quarto para o gato pequeno e deixar o residente no resto da casa. Deixe-o apenas e só naquele quarto. Solto, sem restrições.
Coloque-lhe a liteira lá e os alimentos.
Deixe o residente "cheirar" e habituar-se através da fresta da porta, aos poucos, e conforme for o seu próprio ritmo. Siga isso durante aproximadamente uma semana, sem forçar absolutamente nada.
Está a colocar um elemento estranho na zona de um gato territorial, e pelos "extras" que lhe deixa, diria extremamente territorial.
Vendo a agressividade respeitada, e principalmente recompensada com a retirada do novo elemento, o gato volta a reclamar o estatuto alpha.
Assim, sendo que se habitua aos cheiros e ruídos do outro, a curiosidade vai substituir a agressividade e a territorialidade. A correr bem, vai dar com o seu gato a miar e a soprar á porta do quarto, provavelmente a deixar "prendas" lá. Talvez não seja má ideia deixar umas folhas de jornal no local.
Vá colocando as mantas e brinquedos que der ao novo em alguns locais da casa, mas não todos no mesmo local, para impregnar algumas partes com o cheiro do caganito. Não tudo, claro, um ou outro brinquedo ou manta apenas..
Com sorte, e pouco a pouco, irá tentar espreitar por baixo da porta.
Algum tempo depois, geralmente uns 3~5 dias, aceitará melhor a introdução do novo amigo, e quando o tentar, é deixar a porta do quarto aberta, e não levar o gato novo para as restantes zonas..
Após a habituação eles têm de se explorar mutuamente.
"Há duas coisas infinitas, o Universo e a estupidez humana.. E quanto à primeira, há dúvidas..."
Albert Einstein