FIFe ou CFA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ursa
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 12:36 am

terça mar 02, 2004 8:47 pm

Ola pessoal,

Tenho lido coisas muito contraditorias sobre a FIFe e CFA. Gostava de lançar um debate sobre isso com a esperança de chegarmos a um acordo.
Isto nao e so do interesse dos criadores mas tambem de todos os amantes dos gatos. O gato em Portugal esta no fim da lista no que toca aos animais de estimaçao!!!!!!! Sabiam que o gato la fora ja e utilisado como animal de terapia em lares, hospitais e prisoes??
Quer queiramos ou nao tanto a FIFe como o CFA, sao organismos que tentam fazer alguma coisa pelos nossos amigos felinos, e considero o nosso dever ajudar-mos ambos!!!!!!!! e se vier um terceiro melhor!!!!! O que eu quero e que se fale dos gatos e que haja muitos eventos onde se possa ir ve-los!!!!!!!!!
Li na Internet que todos os anos reunem-se os presidentes da FIFe, do CFA, da TICA, do WCF na Belgica, no ambito de promover os gatos e que todas elas se reconhecem entre elas e aceitam pedigrees umas das outras!!!!!!! O congresso chama-se World Cat Congress, e esta no site da FIFe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ursa
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

terça mar 02, 2004 10:35 pm

Aí está uma coisa que deveria acontecer...aceitar os pedigrees uns dos outros.
Por mim acho que quantas mais associações existirem melhor será para os bichanos ;)
Eu não conheço bem as associações, no entanto penso que temos que nos aguentar com estas e apoiá-las pois são as que temos ;)

Guida
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta mar 03, 2004 10:49 am

oLÁ,

Ursa, por favor esclareça-me, tanto quanto sei, a aceitação do pedigree de uma determinada associação, não implica o não registo no país para onde o gato foi exportado. Por outras palavras o pedigree de origem é aceite para se poder registar o gato no Livro de Origens do país onde vive. Será assim?

Bjs

Mai-Mai
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 03, 2004 11:20 am

Estou confusa :roll: afinal o registo serve ou não para certificar que o gato é puro? Se o bichano é puro para uma associação, não o deveria ser para todas? Afinal o bicho já está registado :o
Penso que existem aqui muitos interesses económicos, mesmo porque deveria ser gratuito o registo, uma vez que as associações existem para promover os gatos de raça :?

Guida
mai-mai
Membro Veterano

quarta mar 03, 2004 12:02 pm

Olá Igualdade,

O registo ao ser reconhecido pelas diversas associações possibilita o reconhecimento pela associação do país quando da transferência de propriedade do gato. Se devia ou não ser gratuito não concordo, as associações, para existirem, têm de ter dinheiro, para tal têm de cobrar serviços, quem pagaria o papel, os funcionários, os portes de correio, etc., etc. Mesmo os organismos beneficentes cobram serviços. Já viu que se não houvesse um Livro de Origens nacional, seria uma grande bagunça? Qualquer pessoa criava uma associação sem credibilidade alguma e desatava a aceitar registos a torto e a direito de qualquer gato, puro, arraçado, etc. Quem lhe diria a si, ao comprar um gato que julgava puro, que era verdade? Se os criadores não pagassem pelos registos quem lhe garantiria da fiabilidade deles? No site da FIFE e do CFA, leia os estatutos e as normas lá, concerteza, poderá encontrar resposta para as suas dúvidas.

Bjs

Mai-Mai

Mai-Mai
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 03, 2004 2:44 pm

Eu já li Mai-Mai, mas continuo a dizer que os pedigrees deviam ser aceites em todas as associações credibilizadas :|
Quanto a lucros, penso que não é apenas nos registos que se ganha dinheiro, mas por exemplo vocês que sao sócias do clube poderiam ter direito a registar pelo menos uma ninhada gratuita por ano :|
Um forista lançou a polémica sobre as associações, mas parece que poucas pessoas participam :o será que apenas nós temos algo a dizer sobre isto??? A Mai-Mai está mais dentro do esquema que eu, mas não entendo como raças ou cores reconhecidas por determinadas associações não são logo reconhecidas por outras :| afinal são associações reconhecidas em todo o mundo...

Guida
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 03, 2004 3:49 pm

Olá

Eu por acaso concordo com o sistema que existe, no Livro de origens de cada país estão registados as raças e as cores admitidas em cada país.

Como em tudo há associações que acham que devem aceitar certas raças e cores, mas se tudo fosse permitido um destes dias iriamos ter raças bem estranhas. E por exemplo não nos podemos esquecer nos Estados Unidos, das manias que têm de cruzar certas raças para fazerem raças novas que não têm nada a ver com nada e são logo admitidas como raça.

Para tudo devem existir regras e acho bem que o Livro de origens as defina.

beijokas
Kathleen
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

quarta mar 03, 2004 4:35 pm

Concordo que não se deve "arranjar" raças novas. Não vai há muito tempo, um "pseudo" criador francês resolveu inventar uma nova raça: Benédictine, resultante do cruzamento de um gato de pelo longo - não especificou qual mas deveria ser um Persa - e um Chartreux. Um gato azul de pelo longo.
Após forte contestação do Conservatório do Chartreux, abandonou (felizmente) essa triste experiência e retirou as fotos do site.

Por isso deve haver regras explicitas em relação ao cruzamento de raças e ao seu registo, seja em que Associação ou Clube.

Cumprimentos

A.Palhares
ursa
Membro

quarta mar 03, 2004 4:41 pm

Ola pessoal,

Para acabar com estas duvidas, peguei no telefone e liguei para o CPF, perguntei se aceitavam pedigrees d'outras associaçoes felinas, a menina ao telefone disse-me que dependia do pedigree........e que um colega dela me ia ligar para me dar a resposta. Estou a espera!!!!!!!!!!!!!!
Logo peguei novamente no telefone e liguei para a sede da FIFe, tive que falar em ingles, mas incrivelmente consegui logo respostas!!!!!!!!!!
A FIFe aceita todos os pedigrees do CFA, WCF e TICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mesmo que eu tenha uma ninhada em Portugal, que eu a registe somente no CFA, quem me comprar os gatinhos, com esse pedigree pode pedir um na FIFe ou seja no clube que os representa o CPF!!!!!!!!!!
Isto sao regras internacionais impostas pelas associaçoes, os clubes a elas ligadas como e o caso do CPF a FIFe e do POrtugal Cat Club ao CFA tem que cumprir a letra estas regras!!!!!!!!!!
O livro d'Origem do qual voces falam tanto nao e mais do que o nome do registo feito na FIFe que e a mesma coisa que dizer pedigree.
O CPF nao tem qualquer exclusividade em registos, exposiçoes no nosso pais!!!!!!!!!!!!!!!!! O CPF so tem exclusividade no registo de gatos a nivel da FIFe. Mas a propria FIFe nao e portuguesa!!!!!!!!!
E internacional como as outras o sao. Todas reconhecidas entre elas!
Agora vou aguardar a resposta do CPF.................
Depois eu conto...............
Quanto ao custo de registo concordo com a Mai-Mai.
Ursa
mai-mai
Membro Veterano

quarta mar 03, 2004 5:01 pm

Olá Ursa,

pois é a Fife aceita todos os registos de associações acreditadas, só que esse registo(pedigree) deverá ser re-registado pelo proprietário do gato no país de sua residência, neste caso Portugal, sob pena de o animal nunca ser de sua propriedade. Um gato de raça é um bem sujeito a habilitação de herdeiros e tudo. Ora em Portugal os pedigrees são registados no Livro de Origens Português, propriedade do Ministério da Agricultura (para as vacas, cães, carneiros etc, também existe um livro de origens) que constituiu o CPF como fiel depositário. Ora, algumas pessoas que compraram por qualquer motivo, gatos sem registo, embora puros, por um preço muito abaixo do valor real se tivesse pedigree, desejariam registá-lo em qualquer lado. Julgo que em alguns países, se um gato tiver um julgamento feito em exposição, na classe de noviços, e lhe for dito que é de determinada raça, poderá registá-lo, mas julgo que com RIEX (REGISTO EXPERIMENTAL). O melhor será tentar contactar o Presidente do CPF.

Bjs

Mai-Mai
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 03, 2004 5:08 pm

Não Mai-Mai...a única pessoa que pode registar um gato é um criador, que tem que estar ligado à associação, para além de só aceitarem passar pedigrees com pelo menos três gerações as associações não permitem que seja qualquer pessoa a pedir.
Bem...não sabia essa da herança :roll: desgraçados dos bichanos :|

Guida
mai-mai
Membro Veterano

quarta mar 03, 2004 5:20 pm

Olá Igualdade,

eu sei que a única pessoa que pode registar um gato é o criador. No entanto, já li algures isso da classe dos noviços. Por acaso até aconteceu comigo. realizou-se em Portugal há muitos anos um Open (quer dizer onde podiam ir todos os gatos),levei a Rita, persa creme, registada, no entanto no boletim que o juíz tinha em presença não constava isso, não é que a juíza fez uma observação para ela concorrer numa exposição na classe de noviços para poder obter registo? (ele nunca pensou que se levasse um gato registado a um Open!). Por isso não sei muito bem como é.

Bjs

Mai-Mai
ursa
Membro

quarta mar 03, 2004 10:48 pm

Ola pessoal,

Não sei se o ministerio da agricultura tem algum resgisto com o nome de livro de origens, mas o regeistos da CFP com denomineção de Livro de Origens é ligado a FIFe embora o clube tal como outro qualquer para estar legal tem de ter estatutos, escritura, etc. como qualquer empresa, tal como o Clube Portugues de Canicultura ou o Clube que o Meu marido está ligado APPORT que é um clube desportivo canino ligado ao Clube Portugues de Canicultura mas nada tem em relação ao Ministerio da agricultura.

Quanto aos Registos Inicias de facto nos cães sei que há e nos gatos na FIFe tenho quase a certeza que tambem, em relação á CFA estou a investigar porque tenho 2 amigas com o problema de~os criadores não terem registado as ninhadas e por isso tem gatos de raça puro mas sem pedigree....

ursa
igualdade
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 03, 2004 10:51 pm

Olá ursa, é como o meu Sunny é puro, mas não tem papeis ;)
Vou registá-lo no CFC porque no CPF só aceitam registar até um ano de idade :o

Guida

Na CFA são muito atenciosos, eu entrei em contacto via mail com eles e responderam-me logo ;)
ursa
Membro

quarta mar 03, 2004 11:01 pm

Ola Guida.

De facto no Portugal Cat Club Tem pessoas espectaculares, o presidente do CPF tambem é muito simpatico. por acaso vais estar em espinho? Quanto mais gente conhecer no mundo dos Gatos Melhor pois assim todos estamos sempre a aprender!!!!!!!

Ursa
Responder

Voltar para “Gatos”