DUVIDA - escolha do primeiro cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta ago 01, 2013 9:19 am

JoseRCLopes Escreveu:No meu ver o indicado seria um pastor alemao
tambem me parece boa ideia, mas para um principiante penso que seria melhor começar por outro lado. O boxer é boa escolha... O pastor alemao precisa de ser mantido a trabalhar, e nao sei se e boa escolha como primeiro cão..
MBSDSilva
Registado: quarta jul 31, 2013 6:09 pm

quinta ago 01, 2013 9:32 am

Cada vez mais me inclino para a escolha final entre Perdigueiro e Boxer, sendo que o Boxer leva vantagem no que toca à proteção.

È verdade que há Boxers tight-lipped (labios apertados) e loose lipped (labios soltos) e que os segundos se babam mais que os primeiros? Não tenho muitos problemas com a baba, era mais para evitar excessos mesmo quando não bebeu agua ou nao esta em esforço, por exemplo quando esta indoor a fazer companhia só
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 01, 2013 10:01 am

Ouça, sugiro que pesquise melhor, mature mais as ideias até ter uma coisa mais definida.
Nem que seja para ter uma ideia, o FCI comporta onze grupos distintos de cães, certamente haverá um que encaixe melhor nos seus requisitos.
Segundo o que percebi, os seus finalistas, são cães muito diferentes.
Um cão de caça não serve para guarda/protecção. Pôr um cão a desempenhar uma função para a qual não lhe sai naturalmente, o resultado vai ser de desastroso a medíocre.
Esse requisito de se babar muito ou pouco é secundário, mas se vir que não consegue conviver com isso (como eu), passe à frente.
O que quer é um cão territorial e dominante, p.e. um cão de pastoreio. Agora até que ponto, é consigo, tudo depende do "pulso" que têm, dos condicionantes que têm (familia p.e.), da experiência que tem, etc.
O que não invalida, socialização, treino adequado e exercício.
Agora e para o que quer, caça, esqueça.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta ago 01, 2013 10:17 am

Boas...

Eu quero esclarecer...

Quando falei em Cão de Pastor Alemão, era com ironia...

Pelos vistos, você não quer um cão que se babe, que deite pêlos, enfim que dê trabalho... Então, e agora a sério, o melhor era não ter mesmo nenhum cão, ou optar por um de loiça ou de plástico...

Desculpe-me, mas cão que não incomode, não dê trabalho, não babe, não roa, não encha tudo de pêlos, não cheire a cão... não é cão!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta ago 01, 2013 10:29 am

botas96 Escreveu: Nem que seja para ter uma ideia, o FCI comporta onze grupos distintos de cães,
são dez grupos! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

quinta ago 01, 2013 10:33 am

Ambas as raças precisam de exercício com fartura, embora o perdigueiro tenha mais predisposição pa caça do que para exercício comum.

Quanto ao Boxer, não é propriamente uma fábrica de baba, babam-se bastante quando cansados ou ofegantes ou depois de beberam, fora isso não é nada de mais.

O maior problema no boxer é mesmo os intestinos, é incontornável e um ponto fraco destes cães, sofro do mesmo problema com o meu cão.
Qualquer coisa que come pode surtir efeitos negativos, é muito sensível a nível intestinal.

O que não significa que não possa ter um exemplar que nunca demonstre estes problemas.
Última edição por suprem0 em quinta ago 01, 2013 11:13 am, editado 1 vez no total.
Chiii
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2011 4:37 pm

quinta ago 01, 2013 10:36 am

Se quer um guarda, porque não investe num bom alarme para a casa? :o

Independentemente da raça que escolher, não me parece que vá conseguir o modelo dos seus sonhos, sem o sujeitar a treino com um profissional (repito, treino com um profissional, que perceba da raça em questão, e não treino por conta própria)...

Boa sorte ;)
<p>JackRussel Terrier DESAPARECIDO no dia 18 de Junho de 2012 na Guia (Albufeira), visto dia 19 em Alcantarilha, continua desaparecido.</p>
<p>An&uacute;ncio no Encontra-me, com FOTO: http://www.encontra-me.org/anuncio/21955</p>
<p>Por favor, contactar-me caso descubram o seu paradeiro!</p>
MBSDSilva

quinta ago 01, 2013 10:58 am

botas96 Escreveu:Ouça, sugiro que pesquise melhor, mature mais as ideias até ter uma coisa mais definida.
Nem que seja para ter uma ideia, o FCI comporta onze grupos distintos de cães, certamente haverá um que encaixe melhor nos seus requisitos.
Segundo o que percebi, os seus finalistas, são cães muito diferentes.
Um cão de caça não serve para guarda/protecção. Pôr um cão a desempenhar uma função para a qual não lhe sai naturalmente, o resultado vai ser de desastroso a medíocre.
Esse requisito de se babar muito ou pouco é secundário, mas se vir que não consegue conviver com isso (como eu), passe à frente.
O que quer é um cão territorial e dominante, p.e. um cão de pastoreio. Agora até que ponto, é consigo, tudo depende do "pulso" que têm, dos condicionantes que têm (familia p.e.), da experiência que tem, etc.
O que não invalida, socialização, treino adequado e exercício.
Agora e para o que quer, caça, esqueça.

Obrigado pela opinião, os finalistas encaixam no perfil que tracei, pois apenas quero instintos minimos de proteção, quero mais para companhia, para proteger à séria tenho alarme etc..
Acredite que já pesquisei muito, mas penso que nada melhor do que opiniões de donos e não de sites e criadores que vão vangloriar a raça em questão
MBSDSilva

quinta ago 01, 2013 11:03 am

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Eu quero esclarecer...

Quando falei em Cão de Pastor Alemão, era com ironia...

Pelos vistos, você não quer um cão que se babe, que deite pêlos, enfim que dê trabalho... Então, e agora a sério, o melhor era não ter mesmo nenhum cão, ou optar por um de loiça ou de plástico...

Desculpe-me, mas cão que não incomode, não dê trabalho, não babe, não roa, não encha tudo de pêlos, não cheire a cão... não é cão!
Como já tinha dito, não me importa com a baba, queda de pelo, etc.. Apenas tento evitar extremos
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

quinta ago 01, 2013 12:04 pm

Volto a reforçar a ideia do pastor alemão!
Mas o boxer tambem me parece boa ideia!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta ago 01, 2013 12:08 pm

pelo curto que requeira poucos cuidados
atletico de medio/grande porte
preço nao acima dos 500euros
cao para companhia numa familia sem crianças, mas com instinto de proteção
treinavel (terei tempo) e bom com visitas (que são regulares)
nivel de actividade alto mas capaz de conviver calmamente
Um cão, independentemente da sua raça, precisa de atenção, carinho e conforto, e não é por ser de raça x ou y, é por ser um ANIMAL DE COMPANHIA. Não vejo uma raça que se encaixe nesse perfil até porque as exigências são um bocdo incongruentes para um animal irracional, e por 500 euros, pupe-os e adopte um animal que os canis estão a abarrotar.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta ago 01, 2013 6:26 pm

Eu acho que o Dogue Alemão, encaixa em praticamente todas as suas premissas. É guarda mas não é difícil que conviva bem com todos os amigos dos donos. Não é um cão que tenha energia que seja incomodativo a quem não esteja disposto a ser um maratonista.

Muitas vezes, pode é não gostar que seja um animal tão grande. São uns gigantes gentis.

Um outro que é um senhor cão que se sabe comportar em qualquer ocasião são os Irish Wolfhound, maravilhas em forma de cão.

No grupo dos galgos, há outros que também podiam gostar. São uns senhores, se visitar uma exposição de cães, pode confirmar. Há sempre algazarra mas com os senhores cães nunca vi.

O Schnauzer é também uma raça que gosto muito. Em tamanhos maiores são excelentes guardas. O pelo exige mais cuidados, acho-os mais teimosos e são lindooos...

Em relação ao pelo, alguns de pelo curto, tem mais queda, outros de pelo longo precisam de ser cortado e tratado, o pelo cerdoso também requer cuidados.
Um cão dá sempre trabalho.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta ago 01, 2013 7:04 pm

Ui. ui mas que conversa vem a ser esta?

Esqueça lá o Dogue Alemão que é super mau, baba-se, larga pêlo pelas orelhas e por volta dois 2 anos enlouquece e come os donos com batatinhas fritas e ovo estrelado.

Há cães muito bons que não se babam, não largam pêlo, não dão trabalho nenhum basicamente porque são de loiça. O meu favorito pessoal é o Dalmata com remates dourados.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta ago 01, 2013 7:30 pm

E lá vamos nós outra vez para o discurso do "um cão dá trabalho" e só os seres altamente morais e absolutamente altruístas podem ter cães.

O user que abriu o tópico nunca disse que queria um cão que não largasse pêlo; apenas disse que gostaria de uma raça que largasse menos do que outras. E se há raças que largam menos pelo do que outras, qual é o pecado mortal em fazer disso um critério para a escolha? Não percebo a dificuldade, sinceramente.
(O mesmo se aplica para a baba.)
Aliás, o user referiu que gostava de um cão com algum nível de energia, e deixou relativamente claro que tem tempo e vontade de treinar o cão e fornecer-lhe actividade o que, no meu dicionário, é tudo menos "não querer ter trabalho".

Ao próprio MBSDSilva, sugiro que pondere retirar da lista de requisitos o tal instinto de protecção. Este instinto convém que seja bem trabalhado para o efeito; se não o for, corre o risco de essa característica colidir com outro requisito que refere (e que me parece mais importante) que é o de ser "bom com visitas".
Se, como o próprio já admitiu, isso do instinto de protecção seja algo secundário e nunca muito pronunciado (para isso, como disse, arranja um alarme), então fique-se pelo porte e pela consequente intimidação que ele traz, só de si. Um Boxer, só para citar o que tem estado mais na baila no tópico, não sendo um Rottweiller, já faz pensar duas vezes antes que o abordem na rua, por exemplo.
Tendo em conta as características que já referiu, eu concordo que um Boxer possa ser uma boa escolha. Também acho que o Vizsla preenche grande parte das características, e isso da energia, bom, acho que o nível de actividade que vai ter de fornecer a um boxer não será muito diferente, em termos quantitativos, daquele que um Vizsla exige.
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta ago 01, 2013 8:30 pm

Um excelente cão de protecção o Castro Laboreiro (http://cccl.no.sapo.pt/inicio.htm)
Responder

Voltar para “Cães”