Dúvidas sobre comprimidos para dormir

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo ago 04, 2013 10:26 pm

Olá.

Nos avós, tanto ela como ele usam comprimidos para dormir. Hoje, ele foi descuidado e em vez de o tomar, escorregou-lhe para o chão (mas vamos deixa-lo dormir e perguntar se dormiu bem, só amanhã!) e lá ficou.

Fomos dar com o comprimido em estado de "investigação" pela amy. Já estava partido mas reuni todos os pedaços e não tomou nada. Isto é uma preocupação para mim, mas se a pessoa que precisava do medicamento foi descuidada... bem... não passamos cá muito tempo! E por sorte não são revestidos (e talvez saibam mal)..

A primeira avaliação que eu faço é que é PERIGOSÍSSIMO, porque uma pessoa que pesa 80 kg não tem o mesmo metabolismo que uma que pesa 6kg...

De qualquer forma, sabendo que em alguns aspectos o metabolismo do cão é diferente do nosso, a pergunta é mesmo neste sentido, se os sedativos e anestésicos dados aos cães são da mesma categoria dos que são dados a humanos, ou se são medicamentos diferentes e que (em sorte) nem sejam absorvidos pelo organismo do cão. Alguém tem conhecimento para me responder?

Obrigada.
farmahel
Membro
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

segunda ago 05, 2013 10:19 am

Bom dia, posso dar a minha colaboração como farmacêutica.
Em primeiro lugar é necessário saber que tipo de comprimidos para dormir se refere. Os mais comuns são as benzodiazepinas e são farmacos muito seguros em humanos e animais (ratos, coelhos, cães e primatas). Isto é, a toxicidade aguda é muito baixa e a dose letal muito alta. Em coelhos e cães a dose letal é superior a 2g/kg e 1 comprimido pode ter 1 mg.
só é necessario estar atento aos sinais clinicos de intoxicação como sonolência, ataxia (dificuldade na marcha) e em casos muito raros coma mas não matam. Espero ter ajudado e foi bom o cão não ter tomado!
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda ago 05, 2013 1:32 pm

Agradeço imenso a sua resposta.
Então existe por cá
- trazodona 100 mg,
- lorazepan 2,5mg
- zolpiden 10 mg

O do meu pai foi o Trazodona, que calculo eu seja muito fraquinho, porque ele diz que dormiu lindamente toda a noite! :))

Fico mais tranquila. Praticamente ela teria que conseguir comer uma lamela inteira (da maioria das substâncias) para que seja um verdadeiro perigo, certo? Mas isso ela não faz. É mesmo só a curiosidade de "ver o que é" com a boca e pequenas dentadas e lambidelas. Não teria interesse numa lamela porque também não é o estilo de cão triturador de tudo o que encontra. Felizmente.

Fico mesmo mais tranquila. Obrigada.
farmahel
Membro
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

segunda ago 05, 2013 1:57 pm

Por acaso a trazodona é o farmaco mais "toxico" isto é com Dose letal menor desses tres, de qq forma só teria problema em caso de ingestão de maiores quantidades e como o sabor é amargo não me parece que o cão quisesse comer ou roer isso tudo!
Pode ficar tranquila!
materia
Membro
Registado: terça ago 06, 2013 11:47 am

terça ago 06, 2013 4:15 pm

Pois, dependerá da quantidade de princípio activo em proporção com o peso do cão e também se existem doenças.

O melhor é sempre prevenir e evitar que estas coisas aconteçam porque a dose letal pode ser muito elevada mas não esqueça que pode haver sequelas por danos cerebrais.

Se o seu cão ingerir qualquer tipo de medicação que não lhe foi receitada pelo médico veterinário, ele deve ser levado ao veterinário para que se possa impedir a absorção dos fármacos, dar antídotos ou promover a sua depuração e eliminação do organismo.
Responder

Voltar para “Cães”