Iniciante Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

CrazyPeter
Registado: domingo ago 04, 2013 11:16 pm

segunda ago 05, 2013 12:19 am

Boas pessoal, á coisa de dois meses que estou a ponderar adquirir um Dragão Barbudo conheci a especie por um amigo e fiquei fascinado com o bichito portanto tenho passado este tempo a pesquisar na net o que é necessario ter e fazer para manter um animal deste genero! O vosso forum tem feito maravilhas na minha demanda por informaçao para melhor os compreender mas no entanto fiquei com algumas dúvidas e ficava bastante agradecido se o pessoal mas pudesse esclarecer!!
Não tenho intençao de descuidar qq necessidade do animal mas no entanto vejo me numa situaçao em que nao me xateio se puder poupar algum dinheiro, por isso pensei em fazer o terrario eu proprio que sera essencialmente um caixa de madeira aproximadamente 110x45x60 com uma faxada em portas de vidro de correr, achei um guide para construir um que penso ser agradavel po db... A minha duvida aqui e sobre o equipamento, o autor do guide utilizou uma lampada de aquecimento 100w e um lampada UV de 10.0 colocadas na extremidade direita do terrario criando o maior foco de Calor e UV no baking spot!Estas duas lampadas sao suficientes para satisfazer a nessecidades do db?
Sera esta disposiçao das lampadas uma boa forma de manter o gradiente termico dentro do terrario?
As lampadas de ceramica nao emitem luz visivel certo? como o terrario e em madeira em presumo k a incidencia de luz solar sera menor, uma lampada de luz visivel é necessaria por isso ou posso colocar de ceramica?
No guide do terrario utilizam cimento cola ou gesso no interior para decoraçao, estes produtos sao toxicos de alguma forma?
Para manter um db existe necessidade de ter um colonia de grilos/baratas e tenebrios ou mantem se numa despesa de alimentaçao mensal inferior 30euros? Pergunto isto nao por estar apertado mas para nao ter nenhuma surpresa depois de ter o terrario pronto e o animal em casa! A seguir esta uma foto do produto final do tal guide q falo, nao irei decorar exatamente como este mas de resto pensei que seria o ideal!
Agradeço desde já qq critica pois nao tenho experiencia com repteis embora tenho ja lido mt material online sobre a especie =)

Imagem
teru1992
Membro Veterano
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

segunda ago 05, 2013 9:52 am

Boas se comprares as baratas gastas mais 100euros por mes em alimentaçao,o terrario o aconselhado é 120x60x60
CrazyPeter

segunda ago 05, 2013 12:42 pm

Oki vou projectar o terrario com essas dimensoes! Ent e se basear apenas em grilos para alimento vivo e dar os tenebrios cm guluseima isso fica mais ou menos em kt? A situaçao das lampadas achas k é uma boa escolha? Desculpa ser chato ms gostava de arrancar com a construçao e para tal tenho inda k ir comprar o material.. Ja agr aconselhas alguma marca em especial ?
teru1992
Membro Veterano
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

segunda ago 05, 2013 1:34 pm

alimentaçao base dos dragoes é baratas e grilos sendo que é mais baratas,as lampas deves usar um uvb tubular e precisas de uma de ceramica ligada a um termostato para controlar a temperatura,a de ceramica é para usar a noite
CrazyPeter

segunda ago 05, 2013 4:16 pm

Lampada d ceramica pa noite? Pensei d a lampada servir para simular o calor do dia e k nao fosse usada á noite!
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda ago 05, 2013 4:59 pm

lampada de ceramica tb pode ser usada durante o dia para manter a temperatura ambiente que se quer, mas usa se mais para durante a noite fazer o aquecimento sem emitir qualquer luz.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
xibo
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2007 9:46 pm

segunda ago 05, 2013 5:01 pm

teru1992 Escreveu:Boas se comprares as baratas gastas mais 100euros por mes em alimentaçao,o terrario o aconselhado é 120x60x60
Tens algum db?

Com essa afirmação parece que não.
psylizart
Membro Veterano

segunda ago 05, 2013 5:15 pm

CrazyPeter Escreveu:Lampada d ceramica pa noite? Pensei d a lampada servir para simular o calor do dia e k nao fosse usada á noite!
para simular o calor do dia , usa se uma lampada de spot aonde vais gfazer um hotspot
<p>&nbsp;</p>
9111969
Membro
Registado: quinta mai 02, 2013 9:31 pm

segunda ago 05, 2013 5:33 pm

se tiver uma de ceramica que faca o terrario ter as temperaturas adequadas tanto durante o dia como durante a noite ,é preciso comprar uma lampada de spot na mesma? se a ceramica fizer um hotspot com as temperaturas pretendidas...
CrazyPeter

segunda ago 05, 2013 6:15 pm

Kd o dragao esta inactivo, ou seja, a dormir kal temperatura ideal?:)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda ago 05, 2013 6:40 pm

Já vi que ainda não leste caresheets.

No que toca a lâmpadas, o ideal é uma de UVB 90cm 10.0, as de aquecimento dependem do local onde vai ficar e a distancia. No que toca a alimentação, o melhor é teres uma colonia de baratas porque DB são umas máquinas devoradoras enquanto são jovens (de insetos).
psylizart
Membro Veterano

segunda ago 05, 2013 7:24 pm

9111969 Escreveu:se tiver uma de ceramica que faca o terrario ter as temperaturas adequadas tanto durante o dia como durante a noite ,é preciso comprar uma lampada de spot na mesma? se a ceramica fizer um hotspot com as temperaturas pretendidas...
é sempre diferente fazer um hotspot com uma lampada de ceramica do que com uma lampada de spot, e é mt mais eficaz fazer um hot spot com uma lampada de spot. Mas se por ex: se tiveres no hot spot 39 e na temp. ambiente 34º ta bom. Mas nao sei ate que ponto é bom nao teres uma parte fria no terrario.
<p>&nbsp;</p>
CrazyPeter

terça ago 06, 2013 12:22 am

Portanto necessito de uma Lampada uvb 10.0 tubolar de 90cm, uma lampada de spot(75w/100w) k me dê 38ºC/41ºC no basking spot do terrario e uma lampada de ceramica(75w/100w) para me dar 32ºC/35ºC na zona quente, com termostato para ir controlando a temp, certo? Isto tudo a bombar agrava mt a factura da luz ou nao é mt significativo?
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça ago 06, 2013 1:02 am

Entre 5 a 10€ por mês, dependendo da potencia das luzes
CrazyPeter

terça ago 06, 2013 1:14 am

Ok =) Ja agr no que toca ás dimensoes do terrario ja vi aconselharam de tudo entre 90x45x45 a 120x60x60 para db adulto, eu quero que o db esteja tranquilo no terrario mas nao quero exagerar no tamanho deste pois obriga a maior potencia de material.. Que medidas deverei usar?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”