Clicker Training para cães. Qual o melhor método ?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta ago 01, 2013 12:27 pm
Olá pessoal. Adquiri um Clicker mas estou curioso de quais serão os melhores métodos e técnicas para instuir o senta, deita, fica, salta, etc ... Obrigado e espero que me possam ajudar 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
De uma forma muito simples, o Clicker marca o exacto momento em que o cão executa o comando pretendido. Como exemplo, no comando senta, deverá clicar apenas quando o cão tocar com o rabo no chão, nem antes, nem depois. E depois de clicar, se completar com uma recompensa melhor ainda, de forma a que o cão associe o som do clicker a uma coisa boa (guloseima).
Pedro
Pedro
-
- Membro Júnior
E como é que a partir disso eu posso aplicar o comando vocal, ou seja, dizer o senta? ObrigadoElMariachi Escreveu:De uma forma muito simples, o Clicker marca o exacto momento em que o cão executa o comando pretendido. Como exemplo, no comando senta, deverá clicar apenas quando o cão tocar com o rabo no chão, nem antes, nem depois. E depois de clicar, se completar com uma recompensa melhor ainda, de forma a que o cão associe o som do clicker a uma coisa boa (guloseima).
Pedro

"Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos"
Só duas coisas breves acerca do clicker, para além do que já lhe foi dito neste e no outro tópico, acerca de ser um marcador do comportamento correcto.
1. Clicker é uma ferramenta. Não é um tipo de treino. O clicker não deve substituir a nossa voz na comunicação com o cão. É um instrumento específico para uma função específica. Só isso.
2. Não caia num erro frequente que é o de clickar ao mesmo tempo que dá a recompensa. Se for ao mesmo tempo, não resulta. Apenas dê a recompensa depois do marcador.
Isto pode parecer óbvio, mas muitas vezes o nosso instinto é fazer as duas coisas ao mesmo tempo, e muitas vezes nem sequer reparamos.
A ideia é fazer do clicker um antecipador da recompensa.
1. Clicker é uma ferramenta. Não é um tipo de treino. O clicker não deve substituir a nossa voz na comunicação com o cão. É um instrumento específico para uma função específica. Só isso.
2. Não caia num erro frequente que é o de clickar ao mesmo tempo que dá a recompensa. Se for ao mesmo tempo, não resulta. Apenas dê a recompensa depois do marcador.
Isto pode parecer óbvio, mas muitas vezes o nosso instinto é fazer as duas coisas ao mesmo tempo, e muitas vezes nem sequer reparamos.
-
- Membro Júnior
Sim. Mas quando começo a aplicar os comandos vocais? Assim que ele atingir a perfeição com os comandos manuais e reconhecer bem os gestos e o sem dos clickers?lds6 Escreveu:Só duas coisas breves acerca do clicker, para além do que já lhe foi dito neste e no outro tópico, acerca de ser um marcador do comportamento correcto.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Não está a perceber. O clicker é para usar juntamente com todos os outros sinais. Inicialmente use o gesto, a palavra "senta" e o som do clicker no momento certo. Depois recompensa. Só quando este mecanismo estiver bem enraizado é que poderá aos poucos ir retirando o que quiser até chegar ao ponto em que o cão associe o gesto ou o som ("senta") independentemente.DioDog Escreveu:Sim. Mas quando começo a aplicar os comandos vocais? Assim que ele atingir a perfeição com os comandos manuais e reconhecer bem os gestos e o sem dos clickers?lds6 Escreveu:Só duas coisas breves acerca do clicker, para além do que já lhe foi dito neste e no outro tópico, acerca de ser um marcador do comportamento correcto.
Pedro
-
- Membro Júnior
Ah ok. Understood. ObrigadoElMariachi Escreveu:Não está a perceber. O clicker é para usar juntamente com todos os outros sinais. Inicialmente use o gesto, a palavra "senta" e o som do clicker no momento certo. Depois recompensa. Só quando este mecanismo estiver bem enraizado é que poderá aos poucos ir retirando o que quiser até chegar ao ponto em que o cão associe o gesto ou o som ("senta") independentemente.DioDog Escreveu:Sim. Mas quando começo a aplicar os comandos vocais? Assim que ele atingir a perfeição com os comandos manuais e reconhecer bem os gestos e o sem dos clickers?lds6 Escreveu:Só duas coisas breves acerca do clicker, para além do que já lhe foi dito neste e no outro tópico, acerca de ser um marcador do comportamento correcto.
Pedro

Irei dando notícias por aqui de algum desenvolvimento.
Depende do comando e do cão. Normalmente para o senta e o deita eu uso luring (com a comida, atraio o cão para a posição pretendida) e clico quando o cão se aproxima do que quero (alguns cães pousam logo o rabo no chão, outros não entendem tão rápido o que queremos e clico só para o pescoço esticado, por exemplo) ou quando executa a tarefa pretendida. Depois de ver que o cão já entende +- porque está a ser recompensado, faço o mesmo movimento que fazia com comida na mão, mas sem comida. Executa - clico e recompenso. Isso passa a ser a minha indicação gestual. Depois faço o gesto e ao mesmo tempo que ele se vai sentar introduzo a palavra. Posteriormente uso a palavra (por vezes, e inicialmente, é necessário relembrar com o gesto depois de dizer a palavra).
É importante o saber o seguinte:
- queremos que o cão seja bem sucedido, quando falha é porque avançámos rápido demais e temos que diminuir o critério, ou seja, temos que recuar uns passos.
- também se pode usar capturing para o senta e deita (funciona muito bem em cães que têm bom trabalho de clicker), ou seja, clicar e recompensar quando o cão se senta ou deita por ele mesmo.
- o click deve ser seguido (eu faço sempre, mas isso sou eu) de uma recompensa (não é necessário ser comida, pode ser brincadeira ou algo que o cão ache recompensante), eu aumento critério a pedir mais comportamentos antes de clicar (por exemplo "senta", "deita", clico e recompenso; "deita", "de pé", "senta", clico e recompenso).
- queremos que o cão seja bem sucedido, quando falha é porque avançámos rápido demais e temos que diminuir o critério, ou seja, temos que recuar uns passos.
- também se pode usar capturing para o senta e deita (funciona muito bem em cães que têm bom trabalho de clicker), ou seja, clicar e recompensar quando o cão se senta ou deita por ele mesmo.
- o click deve ser seguido (eu faço sempre, mas isso sou eu) de uma recompensa (não é necessário ser comida, pode ser brincadeira ou algo que o cão ache recompensante), eu aumento critério a pedir mais comportamentos antes de clicar (por exemplo "senta", "deita", clico e recompenso; "deita", "de pé", "senta", clico e recompenso).
-
- Membro Júnior
Era mesmo esses conselhos e essas indicações que queria. Muito ObrigadoMiMoo Escreveu:Depende do comando e do cão. Normalmente para o senta e o deita eu uso luring (com a comida, atraio o cão para a posição pretendida) e clico quando o cão se aproxima do que quero (alguns cães pousam logo o rabo no chão, outros não entendem tão rápido o que queremos e clico só para o pescoço esticado, por exemplo) ou quando executa a tarefa pretendida. Depois de ver que o cão já entende +- porque está a ser recompensado, faço o mesmo movimento que fazia com comida na mão, mas sem comida. Executa - clico e recompenso. Isso passa a ser a minha indicação gestual. Depois faço o gesto e ao mesmo tempo que ele se vai sentar introduzo a palavra. Posteriormente uso a palavra (por vezes, e inicialmente, é necessário relembrar com o gesto depois de dizer a palavra).

Esqueci-me de mais um "detalhe" importante!!
Vá treinando o cão em vários locais para que generalize e entenda o que queremos dele. Explicando por miúdos:
- Se só ensinarmos um cão a sentar na cozinha ele vai saber que a palavra "senta" equivale a sentar na cozinha... se o mandarmos sentar, por exemplo, na sala, não vai saber o que queremos dele. Não é por ser teimoso, é mesmo porque estamos com um critério muito avançado e temos que diminuir (é possível ter que "regredir" até ao luring).
O mesmo se aplica em locais com mais distracções, locais que o cão nunca esteve, mandar sentar em cima de um ponto mais alto.
Também se aplica a: pedir o senta estando de joelhos, estando sentado numa cadeira, estando de pé (a nossa posição, não a do cão... mas sim, o senta a partir da posição em pé e da posição deitado têm que ser também treinados)
Vá treinando o cão em vários locais para que generalize e entenda o que queremos dele. Explicando por miúdos:
- Se só ensinarmos um cão a sentar na cozinha ele vai saber que a palavra "senta" equivale a sentar na cozinha... se o mandarmos sentar, por exemplo, na sala, não vai saber o que queremos dele. Não é por ser teimoso, é mesmo porque estamos com um critério muito avançado e temos que diminuir (é possível ter que "regredir" até ao luring).
O mesmo se aplica em locais com mais distracções, locais que o cão nunca esteve, mandar sentar em cima de um ponto mais alto.
Também se aplica a: pedir o senta estando de joelhos, estando sentado numa cadeira, estando de pé (a nossa posição, não a do cão... mas sim, o senta a partir da posição em pé e da posição deitado têm que ser também treinados)
-
- Membro Júnior
Muito bem. E mais um pormenor. Ele é muito irrequieto, há algo que possa corrigir essas ações ?MiMoo Escreveu:Esqueci-me de mais um "detalhe" importante!!
Algum exercício e brincadeira antes de uma sessão de treino (de salientar que o treino é exclusivamente as sessões, os cães estão constantemente em aprendizagem tudo o que aprendem fora das sessões também o praticam). Não cansar em demasia senão não tem energia para executar tarefas
.
Que idade tem o cão, que tamanho (e raça caso aplicável)? Só para tentar sugerir alguma coisa mais em concreto.

Que idade tem o cão, que tamanho (e raça caso aplicável)? Só para tentar sugerir alguma coisa mais em concreto.
-
- Membro Júnior
Chama-se Diky, tem 5 anos, entre 1.40-1.30m (vou ao vet dia dez e vou aproveitar para verificar) e raça não tem. Mistura de São Bernardo com Serra da Estrela, é o que parece mais (:MiMoo Escreveu:Algum exercício e brincadeira antes de uma sessão de treino (de salientar que o treino é exclusivamente as sessões, os cães estão constantemente em aprendizagem tudo o que aprendem fora das sessões também o praticam). Não cansar em demasia senão não tem energia para executar tarefas.
"Irrequieto" não é uma acção. Não consegue especificar quais as acções, em concreto, que gostaria de ver corrigidas?DioDog Escreveu:Muito bem. E mais um pormenor. Ele é muito irrequieto, há algo que possa corrigir essas ações ?MiMoo Escreveu:Esqueci-me de mais um "detalhe" importante!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Só gostaria de acrescentar que uma sessão de treino deve começar por ser curta. Por exemplo 5 minutos. Várias vezes ao dia. Antes da refeição também ajuda.
A duração da sessão de treino deve ler-se no cão. Se ficar interessado em si e "pedir mais" pode continuar. Se começar a aborrecer-se e em busca de outras coisas para fazer, deveria ter terminado um pouco antes. A ideia é realmente deixar o cão a querer mais.
Sobre as recompensas. Sendo um cão já adulto, já terá melhor definido o que lhe agrada. Nem todo o alimento é valorizado pelo cão. Por exemplo, pode ser que, antes de lhe dar a ração, se subtrair uns quantos grãos á mesma, como ele tem fome, pode funcionar. Mas nem em todos os casos, pelo que poderá ter que encontrar biscoitos mais apetecíveis, fruta ou salsicha, queijo, etc. E em sítios com mais distracções (rua) são necessárias recompensas de maior valor do que em sitios com menos distracções (em casa).
Umas boas festas ou um "puxa" o brinquedo também podem ser uma boa recompensa. Eu por exemplo uso mais um "BOA!" como marcador do que o clicker. Gosto do clicker, mas não sou um polvo
e nunca apanhei bem o jeito. Uso mais o clicker em comandos novos.
A duração da sessão de treino deve ler-se no cão. Se ficar interessado em si e "pedir mais" pode continuar. Se começar a aborrecer-se e em busca de outras coisas para fazer, deveria ter terminado um pouco antes. A ideia é realmente deixar o cão a querer mais.
Sobre as recompensas. Sendo um cão já adulto, já terá melhor definido o que lhe agrada. Nem todo o alimento é valorizado pelo cão. Por exemplo, pode ser que, antes de lhe dar a ração, se subtrair uns quantos grãos á mesma, como ele tem fome, pode funcionar. Mas nem em todos os casos, pelo que poderá ter que encontrar biscoitos mais apetecíveis, fruta ou salsicha, queijo, etc. E em sítios com mais distracções (rua) são necessárias recompensas de maior valor do que em sitios com menos distracções (em casa).
Umas boas festas ou um "puxa" o brinquedo também podem ser uma boa recompensa. Eu por exemplo uso mais um "BOA!" como marcador do que o clicker. Gosto do clicker, mas não sou um polvo