Medicina Veterinária

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marifofinha
Registado: quarta set 05, 2007 7:40 pm

terça ago 06, 2013 12:18 pm

Bom dia!
Estou neste momento em época de candidatura para o ensino superior, e encontro-me indecisa entre seguir medicina ou medicina veterinária. Apesar de gostar muito de animais, tenho medo que ao vê-los a sofrer sofra demasiado com isso. No entanto, a vida de cão que os médicos me parecem ter também não me parece muito chamativa. Por isso se alguém que tirou o curso de medicina veterinária, está a tirar, ou simplesmente tem o conhecimento de alguém com essa experiência pessoal, me pudesse dar uma ajudinha ficaria imenssamente agradecida.
Se puderem por favor respondam, a algumas das questões que me surgiram sobre a profissão:

-para quem gosta muito de animais se é muito complicado ter de picar, cortar, ver a sofrer ou se é uma coisa que com o hábito não faz tanta diferença?
-é muito frequente um veterinário ter de trabalhar num matadouro?
-a razao trabalho-salario compensa?
-e se é um curso que ela aconselhava para quem gosta muito de animais?

Muito Obrigada, Mariana Cabral Wink (desculpem este talvez não ser o fórum mais indicado para este tipo de questão)
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

terça ago 06, 2013 1:24 pm

Só uma pequena chamada de atenção. O facto de ser médica veterinária ou enfermeira veterinária requer contacto com outros animais. Desde trabalhar com vacas, porcos, reptéis, etc. Ser veterinária não é só trabalhar com cães e gatos. O que fará depois de tirar o curso é consigo, agora o importante também é tirá-lo. E tem de se lidar com muitas situações de cheiros que lhe poderão parecer desagradáveis e a "chiqueza" terá de ser colocada de parte. Boa sorte! E dê uma vista de olhos às disciplinas do curso. E avalie até que ponto se sente à vontade para lidar com determinado animal e situação. O sangue não lhe pode meter impressão nem as agulhas, e isso é o minimo.
E em relação às pessoas é a mesma coisa, ou até pior porque essas falam e dizem muitos "ai's". E uma coisa que me mete algua confusão é algumas pessoas escolherem o ramo da enfermagem e medicina e depois quando são convidadas a assistir a uma cirurgia escondem-se antrás das máquinas e fecham os olhos. Enfim.
Última edição por Susana94 em terça ago 06, 2013 1:31 pm, editado 1 vez no total.
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

terça ago 06, 2013 1:25 pm

Mas então não gosta das pessoas???
Faz-lhe confusão cortar animais e pessoas não?
Ai....

:o
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça ago 06, 2013 1:55 pm

marifofinha Escreveu:Bom dia!
Estou neste momento em época de candidatura para o ensino superior, e encontro-me indecisa entre seguir medicina ou medicina veterinária. Apesar de gostar muito de animais, tenho medo que ao vê-los a sofrer sofra demasiado com isso.
Tenho uma amiga que teve o mesmo tipo de indecisão... para saber se conseguia trabalhar com animais pediu à clínica local para trabalhar lá uns dias em regime de voluntariado. Descobriu que não conseguia, seguiu medicina.
Ver pessoas em sofrimento é mau, mas é diferente... embora também se lide com pessoas, nos animais é muito mais frequente não se poder fazer x tratamento ou não se fazer x análises por dificuldades financeiras. Além disso, os animais não sabem expressar o que têm o que talvez torne a profissão um pouco mais "desconcertante". Outro factor a ter em conta é que um animal vive em média menos tempo que uma pessoa, tanto os médicos como os veterinários acabam por se ligar aos seus pacientes... por isso é muito mais frequente no caso dos veterinários ver os seus clientes de longa data a falecerem (claro que depende da especialidade de medicina, mas fazendo comparação com clínica geral e familiar).
marifofinha Escreveu:No entanto, a vida de cão que os médicos me parecem ter também não me parece muito chamativa.
Depende da especialidade e de onde se trabalha. Além disso, tem mais facilidade em ter emprego em medicina que em medicina veterinária (além do salário ser bastante diferente! O de medicina humana é superior)
marifofinha Escreveu:-para quem gosta muito de animais se é muito complicado ter de picar, cortar, ver a sofrer ou se é uma coisa que com o hábito não faz tanta diferença?
Penso que seja uma questão de habituação, afinal é tudo para o bem deles! (em princípio)
marifofinha Escreveu:-é muito frequente um veterinário ter de trabalhar num matadouro?
Durante o curso terá que visitar matadouros. Depois para trabalhar... é ir vendo que propostas de emprego há. Tenho uma amiga em veterinária que está a pensar em ir trabalhar para a parte de venda de medicamentos (delegada de informação médico-veterinária/ distribuidora)
marifofinha Escreveu:-a razao trabalho-salario compensa?
Como já disse, o salário do médico de humana é superior ao de veterinária.
marifofinha Escreveu:-e se é um curso que ela aconselhava para quem gosta muito de animais?
Depende... durante o 1º ano ela dissecou animais (cães abatidos em canil na maior parte das vezes)

Na minha opinião:
Se está indecisa entre os 2 e gosta (ou acha que gosta) das duas coisas, ponha em 1º lugar na candidatura os cursos de medicina, uma vez que a média é bastante superior. Pedir transferência de medicina para veterinária é mais fácil que o contrário (ou entrar em medicina e depois concorrer a vet no ano seguinte)...

Pode sempre ser médica e ter bicharada em casa ;) (só nunca se esqueça que são profissões diferentes e os medicamentos que fazem bem a pessoas podem não fazer bem aos animais :P )
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça ago 06, 2013 2:26 pm

nbraganca Escreveu:Mas então não gosta das pessoas???
Ai....

Em medicina humana há muitas especializações em que não é preciso fazer cortes nem ver sangue.

Em medicina veterinária existem também especializações, mas em geral os veterinários fazem de tudo, cortes e sangue incluídos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
materia
Membro
Registado: terça ago 06, 2013 11:47 am

terça ago 06, 2013 2:52 pm

marifofinha Escreveu:
-para quem gosta muito de animais se é muito complicado ter de picar, cortar, ver a sofrer ou se é uma coisa que com o hábito não faz tanta diferença?
-é muito frequente um veterinário ter de trabalhar num matadouro?
-a razao trabalho-salario compensa?
-e se é um curso que ela aconselhava para quem gosta muito de animais?

Muito Obrigada, Mariana Cabral Wink (desculpem este talvez não ser o fórum mais indicado para este tipo de questão)
1- Isso passa com o hábito tanto para humanos como para animais
2 - Um veterinário só tem que trabalhar num matadouro se se candidatar a tal.
3 - a razão trabalho-salário e respeito que as pessoas vão ter por ti não compensa numa parte dos casos, como podes ler alguns exemplos neste fórum :roll:
4 - É um curso que aconselho a quem gosta muito de animais, sim.
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

terça ago 06, 2013 7:20 pm

Floripes3 Escreveu:
Ai....

Em medicina humana há muitas especializações em que não é preciso fazer cortes nem ver sangue.

Em medicina veterinária existem também especializações, mas em geral os veterinários fazem de tudo, cortes e sangue incluídos.
Isso são as especializações, como em enfermagem veterinária existe a de animais de companhia. Mas até chegar à especialização ainda tem de tirar a licenciatura. E aí tem de lidar com tudo.
marifofinha

terça ago 06, 2013 8:50 pm

Antes de mais queria agradecer a todos os que tiraram o seu tempo para responder às minhas questões.
Susana94 Escreveu:O facto de ser médica veterinária ou enfermeira veterinária requer contacto com outros animais. Desde trabalhar com vacas, porcos, reptéis, etc.
Pelo menos o caso do répteis pensei que apenas trabalhavam com eles quem seguisse uma especificação em animais exóticos... Estou enganada?
Susana94 Escreveu: O sangue não lhe pode meter impressão nem as agulhas, e isso é o minimo.
Quanto a isso não tenho qualquer problema, daí (mas não só) ter escolhido o ramo da saúde.
Ai....

Não tem a ver com gostar a não de pessoas... É como ver uma pessoa adulta ou uma criança a sofrer, ver a criança custa sempre muito mais, para mim é um pouco assim (não sei se fiz muito sentido...).
MiMoo Escreveu:Ver pessoas em sofrimento é mau, mas é diferente... embora também se lide com pessoas, nos animais é muito mais frequente não se poder fazer x tratamento ou não se fazer x análises por dificuldades financeiras. Além disso, os animais não sabem expressar o que têm o que talvez torne a profissão um pouco mais "desconcertante". Outro factor a ter em conta é que um animal vive em média menos tempo que uma pessoa, tanto os médicos como os veterinários acabam por se ligar aos seus pacientes... por isso é muito mais frequente no caso dos veterinários ver os seus clientes de longa data a falecerem (claro que depende da especialidade de medicina, mas fazendo comparação com clínica geral e familiar).
Daí toda a minha dúvida, apesar de medicina veterinária me atrair muito mais, não sei se iria ter estomago para todas essas situações...
materia Escreveu:1- Isso passa com o hábito tanto para humanos como para animais
2 - Um veterinário só tem que trabalhar num matadouro se se candidatar a tal.
3 - a razão trabalho-salário e respeito que as pessoas vão ter por ti não compensa numa parte dos casos, como podes ler alguns exemplos neste fórum :roll:
4 - É um curso que aconselho a quem gosta muito de animais, sim.
Já vi uma cesariana a uma cadela, e uma autopsia a um cachorrinho, são situações que apesar de pelo menos a autopsia n ter sido a parte melhor do meu dia como pode imaginar, consegui ultrapassar sem que isso me causasse uma grande impressão, ou nojo. No entanto, temo que ao ser eu mesma a realizar os procedimentos principalmente com os animais vivos o medo de os matar se apudere de mim. E que ao gostar tanto deles,vê-los sofrer mecha demasiado comigo... O que acha destas situações??

Mais uma vez muito obrigada a todos :) , Mariana Cabral

[/quote]
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

terça ago 06, 2013 10:30 pm

marifofinha Escreveu:Antes de mais queria agradecer a todos os que tiraram o seu tempo para responder às minhas questões.
Susana94 Escreveu:O facto de ser médica veterinária ou enfermeira veterinária requer contacto com outros animais. Desde trabalhar com vacas, porcos, reptéis, etc.
Pelo menos o caso do répteis pensei que apenas trabalhavam com eles quem seguisse uma especificação em animais exóticos... Estou enganada?

Em enfermagem veterinária sei que há uma disciplina no ultimo ano alusiva aos repteis. Se encontrar a fonte coloco. Mas como disse é em enfermagem veterinária, as disciplinas não são iguais, mas penso que em medicina veterinária também terão de ter uma disciplina referente aos repteis.
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

terça ago 06, 2013 11:10 pm

Bem, só encontrei para enfermagem veterinaria, para medicina veterinária não consegui encontrar. Mas também as disciplinas não são totalmente iguais em todas as universidades. Se há alguma universidade com o curso de medicina veterinária que tenha formação em animais exóticos na licenciatura isso não sei, mas em enfermagem veterinária posso comprová-lo com a seguinte fonte : http://www.esav.ipv.pt/plano_ev.htm
Boa sorte para a sua decisão, e já agora, parabéns pela média que por sinal deve de ser bastante boa para querer entrar em medicina :D
marifofinha

quarta ago 07, 2013 11:03 am

Susana94 Escreveu: Boa sorte para a sua decisão, e já agora, parabéns pela média que por sinal deve de ser bastante boa para querer entrar em medicina :D
Muito Obrigada Susana :)
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta ago 07, 2013 12:18 pm

Indo aos sites das faculdades de medicina veterinária também se encontram os currículos das mesmas...
UTAD: http://www.utad.pt/vPT/Area2/estudar/of ... inaria.pdf
Vasco da Gama (privada): https://woc.euvg.pt/euvg/course/planocu ... ourseId=14
ICBAS: http://sigarra.up.pt/icbas/pt/cur_geral ... origem=CUR
FMV-UTL: http://www.fmv.utl.pt/_posgrad/index.ph ... &Itemid=26
FMV-ULHT (privada): http://www.ulusofona.pt/escolas-e-facul ... ciclo.html (neste até tem as razões para se tirar o curso)

Fartei-me. Os outros também devem estar nos sites das faculdades respectivas.

Medicina também encontra:
- UBI: http://www.fcsaude.ubi.pt/?page_id=45 (onde diz plano de estudos)
- FMUP: http://sigarra.up.pt/fmup/pt/cur_geral. ... origem=CUR
- FMUC: http://apps.uc.pt/courses/PT/programme/ ... ranch=2441

Como pode ver pelos planos de estudos, as duas profissões são muito semelhantes pelo menos no 1º ano. (Tirando o facto que o vet está a estudar n espécies diferentes ao mesmo tempo e o de humana apenas uma) Apesar disso, neste momento, não é nada fácil obter equivalências quando faz transferência de um para o outro.

Sei que pode parecer "mesquinha", mas se realmente se sente atraída para as duas profissões, recomendo que vá para medicina. Em termos de oferta de emprego e salário é bastante diferente. Em med. humana, tem o internato geral no 6º ano em que, salvo erro, já está a ser paga. Enquanto que, em med. vet. tem que fazer estágio (curricular) no 6º ano que não é remunerado.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 07, 2013 12:37 pm

MiMoo Escreveu:...

Sei que pode parecer "mesquinha", mas se realmente se sente atraída para as duas profissões, recomendo que vá para medicina. Em termos de oferta de emprego e salário é bastante diferente. Em med. humana, tem o internato geral no 6º ano em que, salvo erro, já está a ser paga. Enquanto que, em med. vet. tem que fazer estágio (curricular) no 6º ano que não é remunerado.
Não é mesquinhez, é bom senso e prever o futuro.

Só posso acrescentar que enquanto médica de humanos arranja sempre emprego e tem oportunidades de trabalho bem remunerado, enquanto que como veterinária está a habilitar-se a grandes problemas nesse aspecto.

Abrir clínicas ou mesmo simples consultórios implica um grande esforço financeiro que a maioria, em princípio de carreira, não pode comportar, ou então acaba por ser explorada em hospitais e clínicas veterinárias já instaladas que se aproveitam da crise e da falta de experiência dos jovens veterinários recém-formados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 07, 2013 12:52 pm

ir para medicina, qualquer que seja o ramo e não querer ver sangue ou sofrimento é estranho. mesmo em psiquiatria ou medicina geral, podem-se ver doenças muito graves.
eu gostaria muito de ter seguido medicina, mas ver "mortos", pessoas ou animais...não consigo. enfim...escolhi uma espécie de medicina. estudar doenças sociais. feitios :P
Responder

Voltar para “Cães”