Chinchila Ajuda
-
- Membro
- Registado: segunda jul 29, 2013 2:12 pm
Bem estive a ler, que uma das marcas mais recomendadas pelos veterinários de exóticos e a marca '' Bunny'' é verdade?
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
-
- Membro
- Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm
A mim nunca nenhum vet me recomendou marca alguma. Mas a bunny é uma boa marca. Mas se é melhor ou não que a versele laga? Sinceramente eu não sei. Só comparando as composições das rações.
Uma coisa eu sei: a buny só se encontra em algumas petshop e como tudo em certas petshop é demasiado cara. Um saquinho de 500g custa quase 7€, ou seja 14€/kg.
Uma coisa eu sei: a buny só se encontra em algumas petshop e como tudo em certas petshop é demasiado cara. Um saquinho de 500g custa quase 7€, ou seja 14€/kg.
-
- Membro
Pois afinal é um pouco cara, por isso comprei Versele Laga, e mesmo assim sei sempre que a qualidade nunca se duvida
Mas obrigado...

Mas obrigado...
'' Recolha um cão da rua, alimento-o, dê-lhe carinho, dê-lhe uma casa... E ele não moderá, aí está a diferença entre o Cão e o Homem! ''
-
- Membro
Bem tenho uma grande dúvida pois não consigo encontrar na net, bem eu misturo 3 rações da versele laga, e mais um pouco de alfafa em rama. Mas tenho visto que não posso dar muita comida por dia, para não ficar superalimentada, que pode causar vários problemas intestinais, aqui vai a minha dúvida: quanto dou de ração por dia, quanto meto no comedouro?
Eu utilizo, Versele Laga Pro+Versele Laga Nature+Versele Laga Complete + Um pouco de alfafa por cima, e depois misturo, mas quanto meto por cada tipo de comida?
Esta é a minha grande dúvida
Eu utilizo, Versele Laga Pro+Versele Laga Nature+Versele Laga Complete + Um pouco de alfafa por cima, e depois misturo, mas quanto meto por cada tipo de comida?

-
- Membro
1º A chinchila deve ter sempre ração à disposição. Há muitas piquinhices online dizendo que só se pode dar 2 colheres de sopa de ração à noite. Tretas. Mandei sempre o comedouro aprovisionado. Não sei qual o tamanho do teu comedoro por isso é dificil dizer se deves ou não encher, mas se o comedoro levar 200g é obvio que não vais encher. Se tiveres balança pesa-lhe 30 ou 40g de comida e dá-lhe essa medida todos os dias. Quando vires que a comida ta a acabar, mandar os restos para o lixo e volta a colocar uma nova dose.9165625093 Escreveu:Bem tenho uma grande dúvida pois não consigo encontrar na net, bem eu misturo 3 rações da versele laga, e mais um pouco de alfafa em rama. Mas tenho visto que não posso dar muita comida por dia, para não ficar superalimentada, que pode causar vários problemas intestinais, aqui vai a minha dúvida: quanto dou de ração por dia, quanto meto no comedouro?
2º A alfafa em rama não se mistura com a ração no mesmo recipiente. Não sei onde foste buscar essa ideia estranha. Metes no comedouro a ração dela e no chão da gaiola ou num porta-alfafa metes as ramas de alfafa.
3º Na ração podes utilizar a seguinte proporção: 50% Nature + 25% Pro + 25% Complete. Penso que ja te tinha dito isto em privado, mas ok.
-
- Membro
Pois esqueci-me que já me tinhas dito essa porção, desculpa
Mas agora á uma coisa que suscita muita atenção, todas as noites meto a banheira dentro da gaiola da minha chin, e depois meto a mão dentro da gaiola para ela vir-me cheirar e depois dou-lhe miminhos, mas hoje e já ainda á uns dias atrás ( +/- 2 dias ) ela têm feito uma acção muito estranha ela cheira a minha mão, agarra a minha mão com as patas da frente, encolhe se toda, encostadinha á minha mão, mete as orelhas para trás fecha de levesinho os olhos, e mordisca-me os dedos (já me tinha mordido, mas assim nunca) e depois dou-lhe festinhas na barriga, mas o que é que ela quer demonstrar com este gesto? Depois eu tiro a mão, meto de novo, e ela faz outra vez isso, podem ajudar? Será que tá sensibilizada, sei lá
Aguardo...

Mas agora á uma coisa que suscita muita atenção, todas as noites meto a banheira dentro da gaiola da minha chin, e depois meto a mão dentro da gaiola para ela vir-me cheirar e depois dou-lhe miminhos, mas hoje e já ainda á uns dias atrás ( +/- 2 dias ) ela têm feito uma acção muito estranha ela cheira a minha mão, agarra a minha mão com as patas da frente, encolhe se toda, encostadinha á minha mão, mete as orelhas para trás fecha de levesinho os olhos, e mordisca-me os dedos (já me tinha mordido, mas assim nunca) e depois dou-lhe festinhas na barriga, mas o que é que ela quer demonstrar com este gesto? Depois eu tiro a mão, meto de novo, e ela faz outra vez isso, podem ajudar? Será que tá sensibilizada, sei lá

Aguardo...
-
- Membro
Ah bem o meu comedouro tem 9cm de diametro, consegues ver mais ao menos quantas gramas têm, é igual a este:

-
- Membro
Ve se entendes um coisa: não tem de haver uma regra pra tudo. A chinchila não come à grama, come consoante a fome que tem. Uns dias comerá mais e outros comerá menos. Cabe a ti descobrir as quantidades q ue ela ingere. Se lhe puseres lá 1kg de comida ela não a vai comer toda. O cerebro das chinchilas funciona perfeitamente bem para lhe dizer quando é que ela está saciada e quando tem de parar de comer.9165625093 Escreveu:Ah bem o meu comedouro tem 9cm de diametro, consegues ver mais ao menos quantas gramas têm, é igual a este:
Cabe a ti racionalizares a quantidade de comida que lhe disponibilizas de forma a garantir que ela tem sempre comida com o minimo desperdicio.
Podes experimentar a colocar o comedouro até meio e vais acompanhando a evolução. Se a comida desaparecer rápido ficas a saber que tens de aumentar a porção. Se passadas 24 horas ainda tiveres muita comida lá dentro é porque tens de diminuir a porção. Mas num comedouro com esse diâmetro, colocá-lo a meio deve ser a melhor opção.
Deixo-te um diga no que diz respeito à comida: quando colocares ração no comedouro tira os bocadinhos de maçã e banana de volta para o saco. Isso basicamente são goluseimas (que não trazem nenhum beneficio nutricional à chinchila) que lhes podes tar como tal, enquanto ela estiver a passear por exemplo.
-
- Membro
Okey, muito obrigado, e quanto aquele comportamento que referi anteriormente o que achas?
-
- Membro
Bem e outra pergunta (já tou a ser mesmo chato, desculpem lá
), a tal mistura eu posso fazer assim: Junto no recipiente pro+nature+complete, tudo só numa recipiente e depois dou (invés de tar sempre a misturar) posso?
Desculpa a xatez

Desculpa a xatez

-
- Membro
O comportamento não sei o que possa ser. Ou nunca me aconteceu ou então não estou a conseguir identificar com a tua descrição.9165625093 Escreveu:Okey, muito obrigado, e quanto aquele comportamento que referi anteriormente o que achas?
Espera que alguém mais experiente leia e te possa dar uma dica.
-
- Membro
Podes fazer como eu. Arranja uma caixa de arrumação de plastico com tampa, que tenha fechos e coloca as rações la dentro e depois mistura com as mãos. Arranjam-se nos hipermercados facilmente. Se ainda quiseres complementar podes comprar alfafa em cubo e cortar lascas lá para dentro e de novo misturar. Fica uma mistura bem completa.9165625093 Escreveu:Bem e outra pergunta (já tou a ser mesmo chato, desculpem lá), a tal mistura eu posso fazer assim: Junto no recipiente pro+nature+complete, tudo só numa recipiente e depois dou (invés de tar sempre a misturar) posso?
Desculpa a xatez
-
- Membro
Muito obrigado, na verdade ficar com uns grandes conhecimentos sobre estes animalzinhos graças a ti e a outros user's! Muito obrigado, pela paciência!
-
- Membro
9165625093 Escreveu:Muito obrigado, na verdade ficar com uns grandes conhecimentos sobre estes animalzinhos graças a ti e a outros user's! Muito obrigado, pela paciência!
Não fosse haver muito pessoal de férias e terias aqui certamente mais ajuda e opiniões mais diversificadas.

-
- Membro
Mas já a ajuda da Chiin, e tua já me valeram muito, obrigado