gato e gata /ou/ gato e gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gatina
Membro
Registado: segunda ago 05, 2013 6:20 pm

quarta ago 07, 2013 8:15 pm

Olá @ todos!
Queria opiniões e conselhos de sábios companheiros de gatos...
Não vou adiar mais a adoção do 2.º gato e procurava um gatinha pequena, mas só me saem meninos e, confesso, se amanhã me disserem que o bebé que vi continua sem família, apesar de ser pequeno demais (e, embora anunciado como menina, afinal é menino), irei ficar com ele, pois merece uma família (foi largado à porta do canil municipal, a semana passada e tem menos de 2 meses, está a ser tratado e a beber Mixol só) - até já arranjei uma babysitter/madrinha e comprei uma transportadora pequena para as deslocações que terá de fazer, porque temo deixá-lo com o Gyz tão pequeno, ou mesmo sozinho em casa, pois pode descobrir algum buraco que eu nem veja!
:arrow: Ora digam lá: ter dois machos é muito mais complicado ou desadequado? (o Gyz foi esterilizado aos 5 meses, e o novo morador irá ser esterilizado, também)
desde já grata pela ajuda,
gatina
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta ago 07, 2013 8:38 pm

Quanto a mim, tanto faz ter dois gatos como duas gatas ou mesmo um casal. Ainda por cima o residente já é castrado e o mais novito vai ser castrado. O único problema que vai ter, quanto a mim, e se for, é a personalidade do gato mais velho e a adaptação deste em relação ao mais novo.

Por isso, se quer adoptar mais um gato, adopte este, desde que acompanhe a adaptação dos dois nos primeiros tempos. Até porque acabam por fazer companhia um ao outro.

Cá em casa são só gatas (porque calhou...), pelo menos neste momento. Tenho só 3, infelizmente morreram-me 2, por doença, mas nunca tiveram mais de 4 (excepto quando uma delas veio para casa com os dois filhotes). E todos os que tive vieram da rua. Não me importo, são tão bons como os de raça (não tenho nada contra os de raça, até gostava de ter um de raça, mas dar dinheiro a uma pet shop é que nunca: ou dou a um criador que se preze, ou continuo a dedicar-me aos "rafeiros" que têm tanto direito como os outros)
Gatina
Membro

quarta ago 07, 2013 8:48 pm

Pois, esse bebé cativou-me - hoje não consegui contatar o veterinário municipal, mas amanhã vou saber dele, por todos os meios - se não tiver casa, fica comigo, apesar dos cuidados suplementares (procurava uma de 3/4 meses - nova qb para adaptação a casa-com-gato, "velha" qb para se defender do meu, mal-habituado à solidão).
Não sei como vai ser a receção... o meu grita "quero companhia" em cada ação (foge para a rua para estar perto dos gatos que circulam por aí - sem deixar encurtar a distância), mas não sei se não ficará agressivo com o bebé (ou comigo, como faz qdo tem medo de algo) e terei de ter cuidados!
Já lhe dei a camisa que trazia qdo dei colo ao bebé, e ele dormiu em cima dela... Espero que isso seja bom sinal...
pf alertem-me para alguns comportamentos que deva prevenir ou controlar :?
grata,
gatina
ambv
Membro Veterano

quarta ago 07, 2013 9:12 pm

anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta ago 07, 2013 9:36 pm

é natural que haja muita bufadela, mas não se deixe intimidar. ao principio, é assim. vá introduzindo o pequeno, aos poucos e continue a dar muita atençãoao outro. mesmo que ele se mostre agressivo. a minha cinderela até se assanhava com o cheiro que eu trazia na roupa. mas depois habituoy-se e vieram vários depois dela. por fim, já nem ligava.
é natural que o pequeno se esteja a borrifar para a má receção, mas esteja atenta
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta ago 07, 2013 10:25 pm

Gatina Escreveu:Olá @ todos!
Queria opiniões e conselhos de sábios companheiros de gatos...
Não vou adiar mais a adoção do 2.º gato e procurava um gatinha pequena, mas só me saem meninos e, confesso, se amanhã me disserem que o bebé que vi continua sem família, apesar de ser pequeno demais (e, embora anunciado como menina, afinal é menino), irei ficar com ele, pois merece uma família (foi largado à porta do canil municipal, a semana passada e tem menos de 2 meses, está a ser tratado e a beber Mixol só[/size]) - até já arranjei uma babysitter/madrinha e comprei uma transportadora pequena para as deslocações que terá de fazer, porque temo deixá-lo com o Gyz tão pequeno, ou mesmo sozinho em casa, pois pode descobrir algum buraco que eu nem veja!
:arrow: Ora digam lá: ter dois machos é muito mais complicado ou desadequado? (o Gyz foi esterilizado aos 5 meses, e o novo morador irá ser esterilizado, também)
desde já grata pela ajuda,
gatina

Boas.

Tem menos de 2 meses. Mas quanto menos? É que a partir das 3 semanas já deve ser introduzida a ração para bebés... dar-lhe só leite de substituição é muuuuuuuuuuuuuito pouco para um desenvolvimento adequado.

veja aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103

Tanto faz serem fêmeas como machos... desde que castre o novo residente assim que possível.

Boa sorte para ambos, especialmente com o pequerrucho...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gatina
Membro

quarta ago 07, 2013 10:52 pm

...esperando que possa ficar com ele...
Como não era para ficar com um menino, não perguntei pormenores - a informação inicial era de que era gatinha e tinha 2 meses, e estranhei estar a Mixol (mas desde que decidi adotar que a saqueta de ração de bebé e a mantinha com cheiro do meu me acompanham para todo o lado).
Amanhã vou contatar o canil cedo, para saber se ele ainda lá está...
Se vocês dizem que a questão do género não é marcante, ainda fico menos preocupada, visto que este me ficou no coração e hoje foi uma ansiedade, sem saber dele.
Terei de pedir mais dados ao veterinário municipal, nomeadamente da medicação (coriza), para passar à minha vet.
obrigada por estarem aí :D
gatina
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 08, 2013 1:26 pm

Gatina Escreveu:...esperando que possa ficar com ele...
Como não era para ficar com um menino, não perguntei pormenores - a informação inicial era de que era gatinha e tinha 2 meses, e estranhei estar a Mixol (mas desde que decidi adotar que a saqueta de ração de bebé e a mantinha com cheiro do meu me acompanham para todo o lado).
Amanhã vou contatar o canil cedo, para saber se ele ainda lá está...
Se vocês dizem que a questão do género não é marcante, ainda fico menos preocupada, visto que este me ficou no coração e hoje foi uma ansiedade, sem saber dele.
Terei de pedir mais dados ao veterinário municipal, nomeadamente da medicação (coriza), para passar à minha vet.
obrigada por estarem aí :D
gatina
Quanto mais depressa o retirar "duma insuficiecia alimentar, melhor!"
Quando o for buscar, tenha a certeza de que vem desparasitado, interna e externamente. Caso ainda não esteja bem da coriza, mantenha-o em separado do seu residente. Só após estar seguramente curado os pode e deve socializar. Ter em atenção, caso ainda não esteja curado, de desinfectar as suas mãos, após lidar com ele, antes de mexer no seu.

Boa sorte e vá dando notícias.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta ago 08, 2013 5:20 pm

Coitadinho deve estar esfomeado. Ainda bem que o vai buscar... :lol:
Gatina
Membro

quinta ago 08, 2013 8:34 pm

Cheguei a casa e o meu gato residente arreganhou o dente - está a ter a típica reação agressiva violenta que tem quando tem medo/se sente ameaçado por algo...
Espreita o bebé de longe e basta eu dizer "bebé" para ele se fssssssssssssstenhar todo! Não me deixa chegar a ele, embora circule pela casa (ainda não foi ao quarto onde pus a transportadora, mas já esteve no meu quarto tendo eu o bebé ao colo). Para minha segurança, devo ter de fechar a porta do meu quarto à noite... ele está... danado! - não queria fazer-lhe ciúmes, mas não me deixa tocar-lhe e tenho de precaver alguma agressão (a mim, que o bebé vai ficar na caixa!)... mas terei de colocar o bebé no meu quarto e isso pode agravar ciúmes...
Vou levar o bebé de manhã e regressamos ao final da tarde... Espero que ele (o meu grandão) deixe a curiosidade suplantar o medo! ...e que isto seja breve... De qquer modo, o bebé (ainda sem nome) não vai ficar sozinho com ele nas próximas semanas (tem 6 a 8 semanas).
Obrigada a todos e aceito mais dicas!
gatina
ambv
Membro Veterano

quinta ago 08, 2013 10:42 pm

Ainda bem que o piolhito já está em sua casa. :)

É normal a reação do seu gato ao mais pequenito. Quanto a mim era bom deixar o pequenito fechado num quartito enquanto não estivesse ambientado e o seu residente não estiver tb acostumado ao pequenito. E vá brincando com o seu mais velho para que ele não "pense" que passou para segundo plano. No entanto não deixe de ir fazendo as apresentações mas consigo sempre presente, claro. A coriza é um problema que não pode descurar. Ela é contagiosa, mas com cuidados tudo correrá bem.

Ontem tentei postar aqui mas não sei porquê tudo o que escrevia apagava-se e acabei por desistir... :twisted: Adiante...

Faço votos para que as coisas se componham e os dois gatuchos venham a ser grandes amigos. É preciso tempo e uma grande dose de paciência.
Gatina
Membro

sexta ago 09, 2013 10:04 pm

Temo deixar o bebé fechado...
E estou preocupada com o quão quente está...
E não ter feito um cocó desde que está comigo... (Fez Milbemax ao fim da tarde, tem a barriguita inchada...)
O Gyz está difícil... rosna que se farta! E bufa, e "ataca-me" (patadas, mordidas), assim que sente o cheiro do Gaspar (:wink: como o fantasminha) - a noite passada deixei o meu quarto para ele, pois costuma dormir aos meus pés, e fiquei noutro, fechada, com o Gaspar, devidamente deitado na transportadora. O bebé acordou-me pouco depois das cinco, raspando a rede da porta e fez um chichi tamanho família... (para estrear a caixa wc, que era do Gyz, qdo era pequenino) Esta noite, acho que vou dormir metade com cada um, apesar de temer que o Gyzmo me ataque, por sentir o cheiro do Gasparzinho... Está difícil mostrar-lhe quanto gosto dele, por este comportamento... Vou aos poucos...
E acresce que a babysitter me falhou e tive de levar o bebé para o trabalho (nem dei por ele, dormitou e só "ativou" quando o transportei, lhe dei comer ou dei a caixinha wc improvisada para a "viagem"...).
ps: para evitar gastar 30 e picos € no difusor de feliway... estou a testar borrifar os meus braços e alguns espaços com algo que o Gyz adora: Chá de Princípe, que ele roe sempre que apanha, nem que esteja no alto de um móvel - não será calmante, mas é agradável para ele... a ver vamos...
Gatina
Membro

domingo set 01, 2013 8:51 pm

...atualizando...
O Gyzmo está deitado aos pés da minha cama,
o Gasparzinho está deitado aos pés da minha cama (e aos pés do Gyzmo).
Hoje, foi o primeiro dia em que os vi a dormir longas sonecas sem se incomodarem... (mordidelas do Gaspar no seu brinquedo favorito: o rabo do Gyzmo, e rosnadelas e investidas deste)
Passaram 3 semanas e meia. A primeira semana foi difícil, até o Gyz aceitar. Agora, só o tamanho do Gasparzinho me faz medo de os deixar sós todo o dia...
Dormem os dois aos meus pés, todos os dias, e a chatice é que despertam cedo demais e desatam à mordidela e mais ninguém dorme; fora as corridas absolutamente loucas do Gaspar pela cama fora e num vai-vem pela casa, depois...
Têm brincado muito e, salvo algumas exceções, em que intervenho, as brincadeiras - que são de patada e dentada - parecem mais soft, e já não temo tanto pelos dentes do Gyz no corpinho do Gasparzinho.
Penso aguardar mais uns quinze dias até abrir portas, aproveitando alguns dias de férias para os acompanhar.
ambv
Membro Veterano

domingo set 01, 2013 11:00 pm

Boas notícias, portanto. :) Ainda bem que se estão a dar melhor. Eu bem disse que era questão de tempo.

E vá dando notícias
Responder

Voltar para “Gatos”