Comida real para gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo ago 11, 2013 10:42 am

Basta os animais de criação terem acesso a pasto onde também convivem cães para a probabilidade de contaminação aumentar exponencialmente. Carne de porco ou vaca comprada no talho tem prevalências muito inferiores porque há um controlo apertado a esse nível. O peixe se for muito bem eviscerado e depois congelado também diminui bastante a probabilidade de contaminação. Mas sinceramente os alimentos frescos e de criação caseira têm sempre este risco. As prevalências destas doenças é consideravelmente mais elevada ao nível da população rural, por falta de controlo e pelos hábitos já antigos de dar as visceras directamente aos cães. Os cães infectados contaminam permanentemente as pastagens.

Não digo isto para ficar tudo hipocondriaco, mas há que ter noção não só dos beneficios mas também dos riscos que se está a correr e principalmente para que tenham muito cuidado com a carne que escolhem.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo ago 11, 2013 9:21 pm

margoustink Escreveu:É sempre bom fica a saber o que diz outros veterinários.

Em relação ao azeite, a veterinária, diz que posso sim dar, mas para ser muito pouco quantidade na refeição. E isso é mesmo um fio curto de azeite, eu diria que são apenas umas gotas.

Também me aconselhou o salmão fresco, acho que se fosse a comer salmão mais vezes dispensava as gotas de azeite. Em todo o caso, ele adora o paladar do azeite na carne.

Que têm a dizer sobre o azeite?

O meu gato faz 4 meses no final deste mês (dia 30) e pesa 1,800 kg...acho normal, mas estou um pouco esquecida do crescimento dos gatos.
houve vets que me desaconselharam o azeite porque não é bom para o fígado. é melhor o óleo de milho ou girassol. há óleo de salmão próprio para animais. faz bem a várias coisas, nomeadamente o pelo
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta ago 15, 2013 3:55 pm

anja-azul Escreveu:
margoustink Escreveu:É sempre bom fica a saber o que diz outros veterinários.

Em relação ao azeite, a veterinária, diz que posso sim dar, mas para ser muito pouco quantidade na refeição. E isso é mesmo um fio curto de azeite, eu diria que são apenas umas gotas.

Também me aconselhou o salmão fresco, acho que se fosse a comer salmão mais vezes dispensava as gotas de azeite. Em todo o caso, ele adora o paladar do azeite na carne.

Que têm a dizer sobre o azeite?

O meu gato faz 4 meses no final deste mês (dia 30) e pesa 1,800 kg...acho normal, mas estou um pouco esquecida do crescimento dos gatos.
houve vets que me desaconselharam o azeite porque não é bom para o fígado. é melhor o óleo de milho ou girassol. há óleo de salmão próprio para animais. faz bem a várias coisas, nomeadamente o pelo
É verdade, parece ter uns ácidos que o fígado não metaboliza, é mesmo melhor ter atenção a estas coisas.

A quantidade que lhe dava era mínima, geralmente usava mesmo 4- 6 gotas por dia...é uma quantidade mínima, no entanto, agora até isso cortei.

O melhor mesmo será o óleo de salmão (não confundir com o óleo de fígado bacalhau).
O meu gato acaba por comer sempre peixe grelhado ou assado, não sei bem se é importante acrescentar o óleo de salmão. Até porque vai disparar o aporte calórico e é preciso controlar esse aumento calórico em especial quando temos gatos que vivem exclusivamente em casa.

A questão fundamental é que os óleos de origem vegetal não são os melhores óleos para o gato. O óleo de girassol/milho que compramos no supermercado é refinado, para ser melhor que o azeite extra virgem, devíamos usar o óleo de girassol de pressão a frio, - o extra virgem. E esse óleo vejo à venda apenas em casas de produtos naturais.

A respeito dos óleos...até tenho aqui um link com algum interesse. Algumas pessoas usam pequenas quantidades de azeite devido à propriedade ligeiramente laxante, por causa das bolas de pelo ou por uma situação pontual de obstipação.
http://www.felineconstipation.org/acutetreatment.html

E este link http://www.catinfo.org/docs/FeedingYour ... es8-10.pdf
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta ago 16, 2013 1:50 pm

Uma outra coisa...a Quem eu sugeri comida em saquetas ou latinhas, Retiro o que disse.

O motivo é simples, a veterinária disse-me que preferia que o gato coma a carne que coma latinhas, saquetas ou algo do género.

Também me sugeriu fugir de algo com fígado, em especial, quando nos primeiros ingredientes.

As rações com imensa batata, que reclamam o estatuto grain-free, não estão a ser muito melhores porque têm um índice glicemico elevado, com imensos hidratos de carbono.

Vamos andando e aprendendo.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta ago 16, 2013 7:16 pm

margoustink Escreveu:Uma outra coisa...a Quem eu sugeri comida em saquetas ou latinhas, Retiro o que disse.

O motivo é simples, a veterinária disse-me que preferia que o gato coma a carne que coma latinhas, saquetas ou algo do género.

Também me sugeriu fugir de algo com fígado, em especial, quando nos primeiros ingredientes.

As rações com imensa batata, que reclamam o estatuto grain-free, não estão a ser muito melhores porque têm um índice glicemico elevado, com imensos hidratos de carbono.

Vamos andando e aprendendo.
pois a mim essa da ração com batata nunca me convenceu. até me irritou um bocado. os gatuxos não gostaram nada da a.g. com batata. ora se a nós é recomendada com moderação, imagine-se os animais :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”