Desculpe lá, mas o problema não começa nas fêmeas errantes ....dougat Escreveu: Com a esterilizaçaõ de femeas errantes,
Não percebo porquê que toda a gente quer fechar os olhos ao "berço" do problema.
Moderador: mcerqueira
Desculpe lá, mas o problema não começa nas fêmeas errantes ....dougat Escreveu: Com a esterilizaçaõ de femeas errantes,
Louvo a sua sensibilidade e pertinácia mas também não podemos por de parte o pragmatismo que é transmitido pelo PauloC.dougat Escreveu: E então os que nada fazem só porque acham que não vale a pena não estão para isso ou vão pelo caminho mais fácil, eutanizar ( forma eufemistica de dizer matar).
Por isso é que as associações estão a abarrotar. Acho que só devem ser eutanasiados os doentes e os mais velhotes que já não suportam a tristeza e a vida. Não deve ser a beleza, interior ou exterior, a determinar a escolha mas queiramos quer não, tem que ser feita uma escolha porque muitos deles nunca vão ser adoptados. São adoptados em primeiro lugar os de raça, depois os cachorros, depois os jovens e os restantes com muita sorte e uma estrelinha a olhar por eles.dougat Escreveu: Pensem nisso, e que nunca se encontrem na situação de decidir o que deve ou não deve viver .
Boa tarde,Paulo C
Não pretendo bipolarizar a troca de ideias mas não posso deixar de assinalar a incoerência do seu discurso.
"em vez de culpar tanto o estado e exigir-lhe tanto....seria bom que as vezes pensassem mais no que cada um pode fazer..." e mais à frente
"Enquanto houverem pessoas que individualmente se "satisfaçam" com acções individuais"..
Em que é que ficamos???
Depois aponta o dedo à eutanásia indiscriminada....Já visitou algum canil municipal?? estão lá desde bebes a cães jovens e saudáveis que ao fim de oito dias são.....indiscriminadamente abatidos a não ser que as tais pessoas e associações de vez em quando (porque não se pode ir a todos) intervenham.
Depois fala em humanizar os cães mas dá o seu contributo ao defender o que é para si, humano, a liberdade e que a quer ver transposta para os animais.
Há canis muito maus, há sim senhor. Mas para um animal que sofreu maus tratos, abandono e fome, ter um lugar onde está protegido e com comer é decerto bem mais agradável.
E depois há sempre um voluntário que no meio dos seus muito afazeres ainda arranja
Discordo. O Estado não é culpado, o Estado ficou foi com o problema em mãos para resolver e verdade seja dita não tem nem capacidade nem vontade de o fazer. Mas a culpa é de quem abandona, de quem não tem consciência que é sua responsabilidade esterilizar e castrar os seus animais, que este snão podem andar soltos sem o dono, etc etc etc. A culpa é da mentalidade tacanha e mesquinha do portuga, que continua a olhar para os animais como bens descartáveis.dougat Escreveu: O Estado é culpado por existirem animais abandonados.Primeiro porque numa perspectiva preventiva não apoia campanhas de sensibilizaçaõ nem cria mecanismos fiscais ou outros para incentivar a adopção (e manutenção) de animais.
Segundo porque não faz cumprir a Lei e não pune quem maltrata ou os abandona.
Terceiro não apoia quem o "substitui" nas suas atribuições.
O Estado não nasceu ontemnynf Escreveu: Discordo. O Estado não é culpado, o Estado ficou foi com o problema em mãos para resolver
Não podia ser mais verdade, mas por vezes também acho que ensinar pessoas que não querem ser ensinadas não deve ser tarefa fácil.....Musky Escreveu: e SIM, o Estado é responsável pela educação do povo.