O primeiro cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta mar 04, 2004 12:57 pm

A minha Rita faz hoje 5 meses.
Começo a estar um pouco apreensiva, porque aproxima-se a altura de ela entrar em cio, e eu sei que quando isso acontecer ela terá que ser esterilizada, senao o Snoopy irá entrar em parafuso....

Agora pergunto, a quem tenha mais experiencia que eu em cadelas:
O primeiro cio é sempre aos 6 meses, ou poderá ser mais tarde?
Tem a ver com a raça/ porte do cao?
Os caniches ( a mae da Rita é uma caniche) costumam ter o cio mais ou menos com que idade?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta mar 04, 2004 1:05 pm

Poderá ser mais tarde ao mais cedo, depende da cadela, mesmo dentro da mesma raça existem muitas diferentes. Nas minhas já aconteceu aos 5 e por outro lado, aos 9.

A optar por operar, ou antes ou depois, durante penso que não é aconselhável.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta mar 04, 2004 1:22 pm

Eu nunca tive cadelas, mas sei de pessoas cá em Faro que tem esterilizado cadelinhas antes do primeiro cio e, que eu saiba, não tiveram qualquer problema.

Alicia
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta mar 04, 2004 1:45 pm

Bom a Daysie só teve o cio já tinha um ano, e foi um pandemónio, acabou á poucos dias, e vai ser estrelizada brevemente, por conselho veterinário deixei-a ter o primeiro cio, mas mais valia não ter deixado :o até tive que ir de férias e deixar o cão em casa, só pude levar as cadelas. O melhor é falar com o vet, e fazer já antes do cio, se a deixar ter o cio a operação só deve ser feita um mês depois deste acabar, pelo menos foi o que o meu vet me disse, e é isso que estamos a fazer com a daysie a aguardar que a situação normalize para não se correr riscos desnecessários.
jujubele
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 3:24 pm

O cio dura mais ou menos 15 dias, nao é?

Corrijam-me por favor se eu estiver enganada.
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quinta mar 04, 2004 3:31 pm

Eu já operei uma das minhas cadelas durante o cio.
Quando a encontrei, ela estava com o cio e com medo de eventual gravidez, foi operada. O único inconveniente segundo o Vet é porque a zona esta mais irrigada de sangue e é mais dificil a operaçaõ. Para o animal em si, não há inconveniente nenhum.
Agora se a pretende mesmo esterelizar é conveniente ser antes ou depois do cio.
Tudo a correr bem.
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta mar 04, 2004 4:13 pm

O cio dura normalmente 20/21 dias, sendo que a altura mais complicada :D começa por volta do 10º dia, nesta fase a cadela está mais receptiva ao macho antes disso normalmente rejeita-o. A minha daysie durante o cio todo rejeitou sempre todos os machos, mordia-lhes, por isso para além de a separarmos do cão dentro de casa na rua não tivemos grandes cuidados e pode brincar com os amiguinhos mas com supervisão extra não fosse o diabo tece-las :roll:
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta mar 04, 2004 4:27 pm

A minha Tascha é rafeirota e teve o cio aos 7 meses, como tenho a casa vedada os cães não conseguem entrar e não me preocupei muito.

O comportamento dela mudou um pouco, esteve mais carente, tinha de passar no mínimo umas 2, 3h de volta dela a dar-lhe carinhos e atenção, de noite latia mais que o normal e sangrou.

Talvez outras cadelas tenham tido reacções diferentes, cada cão é um cão :)
jujubele
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 4:40 pm

Entao sao mais de 15 dias.........
Vai ser bonito, vai... O meu Snoopy vai ficar DOIDO.
Penso que a cópula deve ser impossivel, devido ao tamanho dos dois. O Snoopy tem o porte do Pastor Alemao e a Rita, tem o tamanho do caniche anao.
Todavia a convivencia dos dois deverá ser complicada....
Penso que vou falar com a VET para ver se a Rita poderá ser esterilizada antes do primeiro cio.
Há uns meses atrás eu tinha falado com ela a esse respeito, mas esta aconselhou-me a operá-la só depois do primeiro cio...
Pelos vistos há opinioes diferentes entre os VET'S a esse respeito.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta mar 04, 2004 4:41 pm

Olá

Todas as minhas cadelas estão esterilizadas e mtas delas nem souberam o que foi passar pela experiencia de um cio. As cadelas podem ser esterilizadas qdo tiverem a dentição definitiva completa. Com isto quero dizer que tenho cadelas que foram esterilizadas com 7 meses e até hj e já lá vão uns bons aninhos ;) nunca tive problemas.
Os cios são regra geral e como já aqui disseram por volta dos 6/7 meses mas há casos e casos por isso se está mm interessada em esterilizar a sua cadelinha aconselho uma ida ao vet e acertar agulhas ;)

Boa Sorte

Sandra Albuquerque
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta mar 04, 2004 6:58 pm

jujubele muito cuidado porque já vi alguns pastores alemães em cima de bichons frisé, caniches e outros do género. O coito pode acontecer se houver descuido e a cadela irá sofrer muito no parto se os cães forem grandinhos como o pai. Penso que haverá gente muito mais capaz de explicar-lhe o que fazer, de qq maneira falar com o vet nem custa assim tanto e fica mais descansada! ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta mar 04, 2004 7:03 pm

jujubele Escreveu: Penso que a cópula deve ser impossivel, devido ao tamanho dos dois. O Snoopy tem o porte do Pastor Alemao e a Rita, tem o tamanho do caniche anao.
Ai não é impossivel, não. Tenha muito cuidado, porque quase impossivel pode depois ser o parto. Eu aconselho a esterilização o quanto antes.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
jujubele
Membro Veterano

sexta mar 05, 2004 9:14 am

Desculpem lá a minha ansiedade...., mas a minha Rita nao poderá correr mais riscos se a cirurgia for efectuada, por exemplo com os 5 meses? Nao será muito jovem (ela é tao magricela, só pesa cerca de 3 kg) para suportar uma anestesia geral?
Algum de voçes já teve experiencia com as v/ cadelas neste campo?
Agradeço as v/ respostas
Danae
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 8:58 pm

sexta mar 05, 2004 9:30 am

A minha Niki é uma SRD com 6 kg em adulto, e foi operada com 7 meses, antes do primeiro cio. Mas os cães mais pequenos desenvolvem-se mais depressa, pelo que talvez os 6 meses não fossem um mau compromisso no seu caso.
Mas talvez seja melhor esclarecer com o seu veterinário (e sim, as opiniões divergem de vet para vet, ouvi as duas versões e pelo que percebi no caso de cães de grande porte, convém esperar pelo primeiro cio, porque eles desenvolvem-se até mais tarde, os mais pequenos é tentar o mais próximo do 1º cio, antes,para suportarem melhor a anestesia).
Um abraço.
Responder

Voltar para “Cães”