O primeiro cio
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra
A minha Rita faz hoje 5 meses.
Começo a estar um pouco apreensiva, porque aproxima-se a altura de ela entrar em cio, e eu sei que quando isso acontecer ela terá que ser esterilizada, senao o Snoopy irá entrar em parafuso....
Agora pergunto, a quem tenha mais experiencia que eu em cadelas:
O primeiro cio é sempre aos 6 meses, ou poderá ser mais tarde?
Tem a ver com a raça/ porte do cao?
Os caniches ( a mae da Rita é uma caniche) costumam ter o cio mais ou menos com que idade?
Começo a estar um pouco apreensiva, porque aproxima-se a altura de ela entrar em cio, e eu sei que quando isso acontecer ela terá que ser esterilizada, senao o Snoopy irá entrar em parafuso....
Agora pergunto, a quem tenha mais experiencia que eu em cadelas:
O primeiro cio é sempre aos 6 meses, ou poderá ser mais tarde?
Tem a ver com a raça/ porte do cao?
Os caniches ( a mae da Rita é uma caniche) costumam ter o cio mais ou menos com que idade?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Poderá ser mais tarde ao mais cedo, depende da cadela, mesmo dentro da mesma raça existem muitas diferentes. Nas minhas já aconteceu aos 5 e por outro lado, aos 9.
A optar por operar, ou antes ou depois, durante penso que não é aconselhável.
A optar por operar, ou antes ou depois, durante penso que não é aconselhável.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Bom a Daysie só teve o cio já tinha um ano, e foi um pandemónio, acabou á poucos dias, e vai ser estrelizada brevemente, por conselho veterinário deixei-a ter o primeiro cio, mas mais valia não ter deixado
até tive que ir de férias e deixar o cão em casa, só pude levar as cadelas. O melhor é falar com o vet, e fazer já antes do cio, se a deixar ter o cio a operação só deve ser feita um mês depois deste acabar, pelo menos foi o que o meu vet me disse, e é isso que estamos a fazer com a daysie a aguardar que a situação normalize para não se correr riscos desnecessários.

Eu já operei uma das minhas cadelas durante o cio.
Quando a encontrei, ela estava com o cio e com medo de eventual gravidez, foi operada. O único inconveniente segundo o Vet é porque a zona esta mais irrigada de sangue e é mais dificil a operaçaõ. Para o animal em si, não há inconveniente nenhum.
Agora se a pretende mesmo esterelizar é conveniente ser antes ou depois do cio.
Tudo a correr bem.
Quando a encontrei, ela estava com o cio e com medo de eventual gravidez, foi operada. O único inconveniente segundo o Vet é porque a zona esta mais irrigada de sangue e é mais dificil a operaçaõ. Para o animal em si, não há inconveniente nenhum.
Agora se a pretende mesmo esterelizar é conveniente ser antes ou depois do cio.
Tudo a correr bem.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
O cio dura normalmente 20/21 dias, sendo que a altura mais complicada
começa por volta do 10º dia, nesta fase a cadela está mais receptiva ao macho antes disso normalmente rejeita-o. A minha daysie durante o cio todo rejeitou sempre todos os machos, mordia-lhes, por isso para além de a separarmos do cão dentro de casa na rua não tivemos grandes cuidados e pode brincar com os amiguinhos mas com supervisão extra não fosse o diabo tece-las 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
A minha Tascha é rafeirota e teve o cio aos 7 meses, como tenho a casa vedada os cães não conseguem entrar e não me preocupei muito.
O comportamento dela mudou um pouco, esteve mais carente, tinha de passar no mínimo umas 2, 3h de volta dela a dar-lhe carinhos e atenção, de noite latia mais que o normal e sangrou.
Talvez outras cadelas tenham tido reacções diferentes, cada cão é um cão
O comportamento dela mudou um pouco, esteve mais carente, tinha de passar no mínimo umas 2, 3h de volta dela a dar-lhe carinhos e atenção, de noite latia mais que o normal e sangrou.
Talvez outras cadelas tenham tido reacções diferentes, cada cão é um cão

-
- Membro Veterano
Entao sao mais de 15 dias.........
Vai ser bonito, vai... O meu Snoopy vai ficar DOIDO.
Penso que a cópula deve ser impossivel, devido ao tamanho dos dois. O Snoopy tem o porte do Pastor Alemao e a Rita, tem o tamanho do caniche anao.
Todavia a convivencia dos dois deverá ser complicada....
Penso que vou falar com a VET para ver se a Rita poderá ser esterilizada antes do primeiro cio.
Há uns meses atrás eu tinha falado com ela a esse respeito, mas esta aconselhou-me a operá-la só depois do primeiro cio...
Pelos vistos há opinioes diferentes entre os VET'S a esse respeito.
Vai ser bonito, vai... O meu Snoopy vai ficar DOIDO.
Penso que a cópula deve ser impossivel, devido ao tamanho dos dois. O Snoopy tem o porte do Pastor Alemao e a Rita, tem o tamanho do caniche anao.
Todavia a convivencia dos dois deverá ser complicada....
Penso que vou falar com a VET para ver se a Rita poderá ser esterilizada antes do primeiro cio.
Há uns meses atrás eu tinha falado com ela a esse respeito, mas esta aconselhou-me a operá-la só depois do primeiro cio...
Pelos vistos há opinioes diferentes entre os VET'S a esse respeito.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Olá
Todas as minhas cadelas estão esterilizadas e mtas delas nem souberam o que foi passar pela experiencia de um cio. As cadelas podem ser esterilizadas qdo tiverem a dentição definitiva completa. Com isto quero dizer que tenho cadelas que foram esterilizadas com 7 meses e até hj e já lá vão uns bons aninhos
nunca tive problemas.
Os cios são regra geral e como já aqui disseram por volta dos 6/7 meses mas há casos e casos por isso se está mm interessada em esterilizar a sua cadelinha aconselho uma ida ao vet e acertar agulhas
Boa Sorte
Sandra Albuquerque
Todas as minhas cadelas estão esterilizadas e mtas delas nem souberam o que foi passar pela experiencia de um cio. As cadelas podem ser esterilizadas qdo tiverem a dentição definitiva completa. Com isto quero dizer que tenho cadelas que foram esterilizadas com 7 meses e até hj e já lá vão uns bons aninhos

Os cios são regra geral e como já aqui disseram por volta dos 6/7 meses mas há casos e casos por isso se está mm interessada em esterilizar a sua cadelinha aconselho uma ida ao vet e acertar agulhas

Boa Sorte
Sandra Albuquerque
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
jujubele muito cuidado porque já vi alguns pastores alemães em cima de bichons frisé, caniches e outros do género. O coito pode acontecer se houver descuido e a cadela irá sofrer muito no parto se os cães forem grandinhos como o pai. Penso que haverá gente muito mais capaz de explicar-lhe o que fazer, de qq maneira falar com o vet nem custa assim tanto e fica mais descansada! 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Ai não é impossivel, não. Tenha muito cuidado, porque quase impossivel pode depois ser o parto. Eu aconselho a esterilização o quanto antes.jujubele Escreveu: Penso que a cópula deve ser impossivel, devido ao tamanho dos dois. O Snoopy tem o porte do Pastor Alemao e a Rita, tem o tamanho do caniche anao.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
Desculpem lá a minha ansiedade...., mas a minha Rita nao poderá correr mais riscos se a cirurgia for efectuada, por exemplo com os 5 meses? Nao será muito jovem (ela é tao magricela, só pesa cerca de 3 kg) para suportar uma anestesia geral?
Algum de voçes já teve experiencia com as v/ cadelas neste campo?
Agradeço as v/ respostas
Algum de voçes já teve experiencia com as v/ cadelas neste campo?
Agradeço as v/ respostas
A minha Niki é uma SRD com 6 kg em adulto, e foi operada com 7 meses, antes do primeiro cio. Mas os cães mais pequenos desenvolvem-se mais depressa, pelo que talvez os 6 meses não fossem um mau compromisso no seu caso.
Mas talvez seja melhor esclarecer com o seu veterinário (e sim, as opiniões divergem de vet para vet, ouvi as duas versões e pelo que percebi no caso de cães de grande porte, convém esperar pelo primeiro cio, porque eles desenvolvem-se até mais tarde, os mais pequenos é tentar o mais próximo do 1º cio, antes,para suportarem melhor a anestesia).
Um abraço.
Mas talvez seja melhor esclarecer com o seu veterinário (e sim, as opiniões divergem de vet para vet, ouvi as duas versões e pelo que percebi no caso de cães de grande porte, convém esperar pelo primeiro cio, porque eles desenvolvem-se até mais tarde, os mais pequenos é tentar o mais próximo do 1º cio, antes,para suportarem melhor a anestesia).
Um abraço.