Gatinho recém-nascido

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

sexta ago 23, 2013 2:38 am

Boa noite!

Hoje acordei com este pequenino à minha porta, às 8 da manhã, ainda com a placenta e cheio de terra. Tratei dele o melhor que pude, tentei encontrar a mãe e até esta hora, parece-me mais ou menos bem. Estou muito aflita, já li quase todos os tópicos relacionados com recém-nascidos, que me têm ajudado bastante. Mandei mensagem privada à forista Leonilde Carvalho, que achei ser a pessoa indicada para me ajudar e depois mandei segunda mensagem a dizer que afinal tinha bastante informação útil aqui e até parecia que eu estava a controlar a situação...parecia, mas não estou! Estou mesmo aflita porque queria mesmo salvar este pequenito. Estou a dar-lhe o leite de 2 em duas horas mais ou menos, tenho estimulado, massajado e tenho-o mantido quente. Só fez cocó da parte da tarde, durito, e desde aí não faz sempre que come, mas está com uma diarreia tipo gema de ovo. O leite é o Mixol. Com a montanha de informação que li, estou cheia de receios e nunca tenho a certeza que esteja a proceder da forma correcta. Se alguém estiver com disposição para me conduzir nesta aventura, agradeço!
Descobri ao fim do dia que a "mãe desnaturada" é a gatita da minha vizinha e fiquei ainda mais confusa: A vizinha disse-me que ela teve um gatinho da parte da tarde do dia 21, quarta feira. Este desgraçado estava no meu portão na manhã de quinta, gelado. Será possível um intervalo tão grande entre expulsão??? Efectivamente o irmão é igual e foi igualmente rejeitado pela gatita (penso que é muito novinha). Agradeço toda a ajuda que possa chegar!!!

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta ago 23, 2013 10:19 am

Olá, Maline,

Parabéns pela sua atitude de tentar salvar esse bebé. Provavelmente já sabe que é difícil, mas não impossível. Com a informação que tem e pelo que me diz, está a fazer tudo correctamente e, se ele está a mamar, estará no bom caminho. O pior é quando eles não querem e nós, sem querer, forçamos a alimentação pelo trajecto errado. Daí que seja muito importante que o coloque na posição correcta, que penso também esteja explicada no tópico da Leonilde.

Muito boa sorte e vá dando notícias.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta ago 23, 2013 3:40 pm

Mas diarreia? :? Quais são as suas dúvidas neste momento? É melhor especificar para lhe responderem.

Boa sorte para o bebé gato.
Lipinhaa
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 6:46 pm

sexta ago 23, 2013 3:48 pm

Tão pequenino... mas lindo!

Boa sorte para o bebé!
israel
Membro
Registado: sábado jul 13, 2002 6:05 pm

sexta ago 23, 2013 5:48 pm

E o outro gatinho que tambem foi rejeitado pela mae?
Era importante estarem os 2 juntos.
Se precisar de ajuda estou ao dispor.
Maline
Membro

sexta ago 23, 2013 7:45 pm

Infelizmente o gatinho não resistiu e morreu hoje de tarde. Apesar de me ter mentalizado que poderia acontecer, sinto uma enorme frustração por não ter sido capaz de fazer mais. Penso que o fim que lhe estava destinado era pior e por isso resta-me o consolo de sentir que lhe proporcionei o melhor conforto possível. Obrigada pelas mensagens e pela disponibilidade para o ajudar.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta ago 23, 2013 9:08 pm

Boa noite Maline.

Desculpe só agora me aperceber que tinha duas mensagens suas... não me foi possível responder-lhe atempadamente porque só agora liguei o computador.

Já percebi que, infelizmente, o gatinho morreu. Não se culpe pois pelo que tudo indica, FEZ TUDO CORRECTO! O problema foi mesmo o abandono por parte da progenitora. Sabe-se lá quantas horas é que o piriri esteve em sofrimento...? E, pela experiência que tenho, tudo indica que essa mãe nem sequer o estimulou após o parto, para expulsar o líquido amniotico que trazem com eles...muitas das vezes ingeridos pelas as vias respiratorias... e que não foi expulsado...e que acaba por os matar! Quase posso apostar que foi o que aconteceu! E, não sabendo o historial dessa progenitora, não sei se por inexperiencia, ou se por a cria ter já nascido com problemas (que elas sabem bem quais...) o abandonou?! Será sempre uma incógnita! Não se culpe porque até em mãos mais experientes, NUNCA é garantida a sobrevivência de recém nascidos, ok? Fez o que o coração lhe ditou: "acolheu esse pequenino, ajudou-o, dentro das suas possibilidades, ao máximo. Portanto, pelo menos pereceu com menor sofrimento do que se fosse ignorado!

Um grande bem haja para si e marido e, continue, SEMPRE, a ser a pessoa que é! Ajude sempre que possa como o fez com este gatinho.

Um beijinho,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Maline
Membro

sexta ago 23, 2013 10:05 pm

Muito obrigada pelas suas palavras Leonilde!

Na verdade, a mãe abandonou as duas crias. Ontem vi a gatita e parece-me muito jovem. Quando percebi que a gata era da minha vizinha, falei com ela e disse-lhe que iria tentar salvar o pequenino e pensei sinceramente que era a melhor hipótese dele, já que ao longo da conversa soube que a gatita teve uma ninhada de 4 à pouco tempo e morreram todos também, pelo mesmo motivo. Nem sei se só terá tido estes dois, ou se teve mais algum por aí. Ainda prevalece a dúvida, por mera curiosidade: Como é possível ter nascido um gatinho a meio da tarde do dia 21 e este ter nascido na manhã de 22? Porque é impossível, com o frio que esteve de noite, que ele sobrevivesse muito tempo se não tivesse nascido perto da hora a que o encontramos. O facto de ele ter ainda cordão e placenta leva-me a desconfiar também que ela o teve e o deixou ali. Não sei se fiz tudo bem (penso que sim) ou tudo o que era possível, mas tenho a certeza que tentei de alma e coração e é impossível ficar indiferente a uma coisinha tão pequenina e indefesa.

Mais uma vez obrigada, também pelo seu excelente contributo para enriquecer este fórum com informação útil e essencial a quem não sabe como se comportar numa situação destas: Bem haja!
<p>Elsa</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado ago 24, 2013 12:20 pm

Lamento imenso, Maline. Fez tudo o que pôde e devia, mas realmente é muito difícil conseguir levar estes casos a bom porto.

Pelo que conta, procure tentar convencer a sua vizinha a esterilizar a gatinha. Ela visivelmente não é boa mãe (acontece por vezes) e escusa de estar a passar por gravidezes consecutivas, e as crias a sofrerem e morrerem.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Maline
Membro

sábado ago 24, 2013 11:06 pm

Eu vivo numa zona rural e já tentei sensibilizar a vizinha dizendo que eu tenho a máxima urgência em esterilizar a minha cadela...Digamos que é uma espécie de "marketing indirecto", porque aqui as pessoas gostam pouco que lhes digam o que fazer. Só estou aqui desde Julho do ano passado e não conheço muito bem as pessoas. Também é verdade que nunca vi por aqui nenhum gato na rua esfomeado porque toda a gente lhes dá de comer. Não é o caso desta, que é mesmo da vizinha,mas enfim, vou falar com ela e acho que não me vai levar a mal.
<p>Elsa</p>
Responder

Voltar para “Gatos”