Reflexão sobre a actuaçao do Sr. Luis Pinto Teixeira

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo fev 29, 2004 10:23 am

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 10:26 pm, editado 1 vez no total.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo fev 29, 2004 1:10 pm

Pedra Escreveu:
boerboelfan Escreveu:
Casaalema Escreveu: Resposta a AnaS

Pois é, os exemplares têm de ser avaliados pelo seu estalão e não pela opinião pessoal de cada juiz, dai dar no que dá....
Este tipo de atitude por parte dos nossos juizes, demonstra uma completa incapacidade de julgamento no que se refere á raça em questão,

Cptos
João
Absolutamente de acordo. Se a avaliação ficasse exclusivamente dependente da opinião pessoal dos juízes não seria preciso estalão para nada.

Saudações

Jaime
Caro Vitor,
A minha observaçao foi em relação a este post, acima.
Isabel
Desculpe lá Isabel mas não deve ter lido o post com atenção. O que se diz é que se a avaliação fosse feita exclusivamente pela opinião pessoal dos juízes não seria preciso estalão para nada. E não seria porque se o juíz gostasse de um PA coxo porque não haveria ele de ganhar ? Ou um Pa sem orelhas porque não ? Aliás teve até um bom exemplo do que eu disse quando um juíz qualifica um PA de pelo comprido que está fora do estalão é um bom exemplo de que se o julgamento fosse exclusivamente com base na opinião pessoal do juíz não seria preciso estalão para nada.

Saudações

Jaime
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo fev 29, 2004 1:23 pm

Pedra Escreveu:
AnaS Escreveu: , mas nisto de exposições todos sabemos que a opinião pessoal de cada Juiz interfere no seu julgamento.
Mas é claro que sim, e qual não seria preciso de estalão qual carapuça?
Dentro do standard da raça existem vários tipos, uns juizes preferem um determinado tipo de cão, outros outro. Caso contário seriam ou deveriam ser sempre os mesmo a ganhar.
Admira-me que ainda não tenham dado por isso, mas enfim...
Isabel
Jaime, li bem sim. Tanto que a minha primeira resposta foi a que está acima. Repare: DENTRO DO STANDARD DA RAÇA......
O que eu acho é que é legitimo um juiz, preferir um determinado tipo, segundo o seu gosto pessoal, desde que dentro do ESTALÂO.
Caso contrário, seria como eu, que não pesco peva de PA e se me colocassem a julgar, iria escolher APENAS pelo meu gosto pessoal. E, neste caso, como eu gosto de cães de pêlo, se calhar lá ia prémio para o peludo... Mas eu não sou juiz, felizmente.
Sobre o resto e o mau julgamento que vcs acham terem sido vitimas, penso que já foi tudo dito. Lamento uma vez mais.
Isabel
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quinta mar 04, 2004 11:33 am

Ora bem, quando eu disse que a opinião do Juiz interferia no seu julgamento, não quiz dizer que o estalão não interessava, mas todos sabemos que por exemplo no que diz respeito à coloração, e apesar de estar no estalão, não é fácil um juiz atribuir o 1º lugar a um cão todo preto ou lobeiro... Mesmo dentro dos pretos afogeados há juizes que preferem os afogueados mais escuros, e outros que os preferem mais claros. Daí a opinião do juiz... :?
Por outro lado, não vi nada no estalão no Cão de Pastor Alemão que coloque os exemplares de pelagem comprida fora de estalão. Até porque não especifica o comprimento da mesma...

"Pelaje
Caracteristicas del Pelo: El pelaje correcto del perro Pastor Alemán es un pelo doble (Stockhaar) con lanilla interna. El pelo externo debe ser lo más denso posible, recto, duro y bien pegado al cuerpo. La cabeza e incluso el interior de las orejas, partes anteriores de las extremidades, pies y dedos están provistos de pelos más cortos; en el cuello, el pelo es levemente más largo y denso. En la parte posterior de las extremidades el pelo es más largo hasta llegar a las articulaciones carpianas y tarsianas El pelaje forma "pantalón" moderado atrás de los muslos."

O que podemos ver nas faltas desclassificativas, é o pêlo comprido "em tufos" nas orelhas e extremidades, e o pêlo comprido sedoso sem sub-pêlo.

"Faltas Eliminatorias
- Debilidad de carácter, perros mordedores y débiles de nervios.
- Perros con defectos desfigurando las orejas o la cola.
- Perros con malformaciones.
- Perros con faltas de dientes:
1 premolar 3 y 1 diente adicional, ó
1 colmillo, ó
1 premolar 4, ó
1 molar 1, respectivamente molar 2, ó
un total de 3 dientes o más faltantes.
- Perros con defectos en los maxilares:
Más de 2 mm de prognatismo superior.
Prognatismo inferior.
Mordida de pinza en toda el área de los incisivos.
- Perros de tamaño mayor o menor de 1 cm
- Albinismo.
- Color blanco del pelo (aunque tenga ojos y uñas oscuras).
- Pelo doble y largo (pelo externo largo, suave, no pegado al
cuerpo con lanilla interna, flecos en las orejas y extremidades,
"pantalón" denso y cola tupida con flecos).
- Pelo largo (capa externa larga y suave sin lanilla interna,
usualmente partiéndose en una raya sobre la línea de la espalda,
mechones o flecos en las orejas, extremidades y cola.)
"

De qualquer maneira, não conheço o exemplar em questão, e por isso desconheço as caracteristicas da sua pelagem.
Se o julgamento do juiz não foi correcto, sigam o exemplo deixado pela Isabel (Pedra) e de futuro não lhe apresentem cães. Costuma resultar... ;)

Quanto à prova de trabalho, e com a quantidade de exemplares em Portugal que a têm, em breve os ringues de PA's vão ficar "às moscas"...
daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

quinta mar 04, 2004 5:38 pm

AnaS escreveu:
..........Quanto à prova de trabalho, e com a quantidade de exemplares em Portugal que a têm, em breve os ringues de PA's vão ficar "às moscas".......

Pois devo lhe dizer que não concordo consigo pois parece-me que a sua pessoa esta muito por fora da realidade do pastor alemão em Portugal porque já começa a haver muitos exemplares com provas de trabalho a competir na beleza . Simplesmente os mesmos não fazem uso nem mostra das ditas provas pois a mesmas não são por enquanto necessárias no nosso pais.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 05, 2004 3:10 pm

daktari Escreveu: AnaS escreveu
..........Quanto à prova de trabalho, e com a quantidade de exemplares em Portugal que a têm, em breve os ringues de PA's vão ficar "às moscas".......

Pois devo lhe dizer que não concordo consigo pois parece-me que a sua pessoa esta muito por fora da realidade do pastor alemão em Portugal porque já começa a haver muitos exemplares com provas de trabalho a competir na beleza . Simplesmente os mesmos não fazem uso nem mostra das ditas provas pois a mesmas não são por enquanto necessárias no nosso pais.

Bem, digamos que estou bem dentro dos cães que FAZEM TRABALHO (rci) EM PORTUGAL, daí o meu comentário.
É que comprar cães com provas de trabalho lá fora, qualquer um pode fazer, agora entrar em provas com eles já é outra história...
E lamento muito a sua última afirmação quando diz que as provas não são necessárias no nosso país... Discordo completamente, uma vez que são a única forma de testar o carácter dos cães, e é por isso que são obrigatórioas em muitos países para que os cães possam ser usados na reprodução.
Há-de chegar a vez de Portugal...
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 05, 2004 4:04 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 10:27 pm, editado 1 vez no total.
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 05, 2004 4:24 pm

Ora nem mais, José Carlos.
Fazer trabalho com cães DÁ MUITO TRABALHO...
É preciso levantar cedo para treinar pistas, apanhar muita chuva, não desanimar quando as coisas correm mal, enfim, é preciso ter "amor à camisola"...
Quanto à APCPA, deveria de facto fazer algo para que fosse possivel a mais pessoas trabalharem os seus cães. Umas acções de formação não seriam má ideia.
Trazer a Portugal figurantes reconhecidos no estrangeiro para dar formação a eventuais interessados em Portugal, assim como treinadores.
O problema, e que neste aspecto parece-me que pouco ou nada tem sido feito...
Os outros clubes das raças sujeitas a este tipo de prova, têm também este problema, embora no caso da ADP (Associação Dobermann de Portugal) já sejam exigidas provas de trabalho (ZTP) assim como o despiste de doenças hereditárias para que os cães possam ser utilizados como reprodutores, dentro das normas da ADP.
Há que começar por algum lado... ;)
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 05, 2004 4:35 pm

...
Última edição por jcsousa em quinta mai 20, 2004 10:30 pm, editado 1 vez no total.
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 05, 2004 4:48 pm

Acho que quanto a isso não há nada a fazer, pois vai sempre haver pessoas que preferem "mandar fazer" e não ter trabalho, assim como "provas virtuais"...
Mas para todos os efeitos, os cães "mais cotados" são sempre aqueles que aparecem a fazer alguma coisa... ;)
hirasclan
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 10:40 pm

sexta mar 05, 2004 9:19 pm

Olá a todos, realmente as provas de trabalho dão água pelas barbas e certamente que a realidade não é das que mais nos agrada no entanto há quem mande fazer e há quem as faça ele próprio, sinceramente prefiro ser eu a trabalhar o cão mas realmente não é nada fácil porque ás 7 da manhã já estou de pé para tratar da minha bicharada e por volta das 8 da noite volto ao mesmo, ou seja, tempo para o treino só ao domingo e se não houver exposições ou qualquer outro contratempo, pelo meio, o campo de treino mais próximo fica a 1 hora de caminho.
Com isto tudo não me falem em falta de vontade falen-me sim em falta de condições e não só por culpa dos clubes de raça e dos seus associados mas tb por culpa do próprio CPC que não dinamiza a actividade, esta e as outras, mas é desta que se trata.
Todos os meus cães têm o dito treino civil e a maioria deles faz o trabalho de defesa, é até aí que eu consigo ir, por falta de tempo e de condições não dá para mais e também não confio em mandar o cão ao estrangeiro para fazer as provas por isso é urgente dinamizar-mos a coisa, cabe-nos a nós criadores puxar para esse lado se queremos que os nossos exemplares fiquem em pé de igualdade com o resto da europa.
Abraço

Luis
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 06, 2004 9:57 am

...
Marlid
Membro Júnior
Registado: domingo abr 10, 2005 5:19 pm

sábado jul 16, 2005 9:41 pm

Sobre o assunto em epígrafe peço desculpa de só agora intervir, mas acho que será a altura ideal para proceder a alguns esclarecimentos.
hirasclan escreveu em 23/02/2004 - (...classificou um PA de pelo comprido no Porto...)
Casaalemã escreveu em 24/02/2004 - (...concordando com o que aqui foi dito pelo Luis...)
daktari escreveu em 29/02/2004 - (...e pelo que vi e sei o engenheiro Luis Pinto Teixeira julgou a raça...Falhou e muito ao qualificar um cão peludo com a classificação que lhe atribuiu...)

A minha dúvida, que agradecia que qualquer um destes intervenientes me esclarecesse, era de qual cão peludo se referem - se é daquele que ganhou o QC nesta Exposição, por conseguinte o Barry, pois que como não me apercebi de tal, daí a minha solicitação desta informação.
Grato pela informação - José Carlos Lopes
SammySam
Membro Veterano
Registado: quinta mai 26, 2005 1:44 am

domingo jul 17, 2005 2:30 am

pobres cães...
á mercê de meia dúzia de bípedes sem escruplos...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”