Como emagrecer um cão - carácter de urgência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo ago 25, 2013 11:58 am

Olá.
Eu sei que é complicadíssimo, mas... vamos lá:

Ontem estive em casa de uma amiga que tem uma cadela labrador com cerca de 5 anos. A cadela não está gorda. Está mesmo obesa. Assim a nú, eu acho que a cadela terá uns 10 kg a mais. Tentei sensibiliza-la, para que assim terá complicações, pode ter um ataque cardíaco e que irá gastar muito mais com ela no veterinário.

A cadela come uma ração barata e existem alguns problemas familiares (até uma possível separação nas próximas semanas) e de facto não creio que haja muita disponibilidade mental, para considerar a obesidade da cadela um problema principal, neste momento. No entanto quero dar á minha amiga umas luzes mínimas. A indicação de uma ração light a preço acessível dessas on line (se me puderem dar umas sugestões, agradeço) e eventualmente até a própria quantidade a dar ao animal.

Ela diz que ela não come muito. Por indicação disse-me que come o equivalente a uma medida de "caixa de gelado carte d'or" em ração. Não será muito para uma lab? Estou a tentar fazer uma conversão mental para aquilo que o meu dalmata come mas não estou a chegar lá. Talvez não seja um exagero, mas se a cadela está a engordar, é porque tem demasiado para as necessidades que ela tem! (tentei passar essa ideia)

Ela também desconfia que lhe dão comida através da vedação, pq há crianças que vêm espreitar a cadela. Já nem lhe vou dizer para corrigir a vedação pq não deve haver dinheiro para isso, mas vou aparecer-lhe lá com uns cartazes "Não alimente o cão. O cão é doente" ou qualquer coisa no género, para se colocar na vedação. Para já é o que me ocorre.

Apesar de morarem numa vivenda com uma quintinha anexa (mais espaço) se a cadela não se mexe... Ela tem noção, mas falta o tempo (Trabalha, limpa, as adolescentes não ajudam nem a passear o cão). Mas diz que vai agora começar a correr com ela. Vamos ver.

Além disto, pelo facto de ser mais barato (se calhar é, ou nem por isso?), se lhe recomendar alimentação natural, para este caso de dieta, como recomendam? Que legumes e que carnes e em que percentagens?
Dicas extra?

Estranhamente, a bichinha para já não tem problemas aparentes, nem sequer aparenta problemas de displasia, tão frequentes nesta raça, mas como não está a caminhar para nova, dentro em breve poderão começar a surgir...

Agradeço as sugestões.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo ago 25, 2013 12:24 pm

Já encontrei estas:

1) PRO PLAN Light Original (que promove a característica "opti-weight". Fará dela uma melhor ração?)
http://www.tiendanimal.pt/plan-light-or ... -5286.html
2) Advance Maxi Light
http://www.tiendanimal.pt/advance-maxi-light-p-142.html

Estas 2 a sensívelmente o mesmo preço.

3) Specific CRD-1 Weight Reduction
http://www.tiendanimal.pt/specific-crd1 ... -6220.html
Esta, ligeiramente mais cara. Ando á procura dos preços da AG mas ainda não vi. Alguma destas será melhor que as restantes?
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

domingo ago 25, 2013 12:26 pm

srYuki Escreveu:Olá.
Eu sei que é complicadíssimo, mas... vamos lá:

Ontem estive em casa de uma amiga que tem uma cadela labrador com cerca de 5 anos. A cadela não está gorda. Está mesmo obesa. Assim a nú, eu acho que a cadela terá uns 10 kg a mais. Tentei sensibiliza-la, para que assim terá complicações, pode ter um ataque cardíaco e que irá gastar muito mais com ela no veterinário.

A cadela come uma ração barata e existem alguns problemas familiares (até uma possível separação nas próximas semanas) e de facto não creio que haja muita disponibilidade mental, para considerar a obesidade da cadela um problema principal, neste momento. No entanto quero dar á minha amiga umas luzes mínimas. A indicação de uma ração light a preço acessível dessas on line (se me puderem dar umas sugestões, agradeço) e eventualmente até a própria quantidade a dar ao animal.

Ela diz que ela não come muito. Por indicação disse-me que come o equivalente a uma medida de "caixa de gelado carte d'or" em ração. Não será muito para uma lab? Estou a tentar fazer uma conversão mental para aquilo que o meu dalmata come mas não estou a chegar lá. Talvez não seja um exagero, mas se a cadela está a engordar, é porque tem demasiado para as necessidades que ela tem! (tentei passar essa ideia)

Ela também desconfia que lhe dão comida através da vedação, pq há crianças que vêm espreitar a cadela. Já nem lhe vou dizer para corrigir a vedação pq não deve haver dinheiro para isso, mas vou aparecer-lhe lá com uns cartazes "Não alimente o cão. O cão é doente" ou qualquer coisa no género, para se colocar na vedação. Para já é o que me ocorre.

Apesar de morarem numa vivenda com uma quintinha anexa (mais espaço) se a cadela não se mexe... Ela tem noção, mas falta o tempo (Trabalha, limpa, as adolescentes não ajudam nem a passear o cão). Mas diz que vai agora começar a correr com ela. Vamos ver.

Além disto, pelo facto de ser mais barato (se calhar é, ou nem por isso?), se lhe recomendar alimentação natural, para este caso de dieta, como recomendam? Que legumes e que carnes e em que percentagens?
Dicas extra?

Estranhamente, a bichinha para já não tem problemas aparentes, nem sequer aparenta problemas de displasia, tão frequentes nesta raça, mas como não está a caminhar para nova, dentro em breve poderão começar a surgir...

Agradeço as sugestões.
Bem rações light baratas... eu dou acana light e cada saca custa 52€, se calhar é muito para ela. De qualquer das formas: a medida é uma caixa de gelados? Isso para mim é um exagero! Um labrador deveria comer uns 300 ou 400gr por dia mas claro que isso depende de ração para ração! Rações mais baratas precisam de maior quantidade diária que as premium. Bem nesse caso não sei mesmo o que aconselhar, possivelmente redução da quantidade diária e muito exercício físico! Sensibilização para os problemas da obesidade reflectindo-se em problemas de saúde e por consequência mais gastos para a família. Mas isso já você fez! De qualquer das formas deveria perguntar quanto ela está disposta a gastar com a cadela por mês e assim é mais fácil sugerir outra marca de ração. De nada vale arranjar uma saca de 15kg a 30€ se ela achar isso exagerado. Digo eu!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo ago 25, 2013 12:37 pm

A cadela está esterilizada? Pergunto porque as castrações trazem frequentemente problemas de tiróide. O hipotiroidismo faz engordar.

Qual é a ração que a sua amiga lhe dá? Essa ração pode ter um excesso de hidratos de carbono, o que, aliado a uma dose diária não controlada, pode resultar também em excesso de peso. Seja como for, as doses terão de passar a ser reduzidas, não há outra maneira de emagrecer senão a de se comer abaixo do apetite, ou seja: passar fome.

No caso de passar para uma alimentação "natural", a fórmula mais prática para encontrar a dose certa é multiplicar 15 g por cada quilo do peso do animal, mas este o que figura no padrão, não o que tem agora. Portanto, 15 g de carne cozida (crua é capaz de ser demasiado radical, para já) por quilo de peso normal do cão, metade do peso obtido em vegetais e metade do peso destes em arroz. Dividido por duas ou três refeições, claro.

E muito exercício também ajuda.

Edito para acrescentar que a carne não precisa de ser bife do lombo. Há carnes que saem muito baratas: carne de vaca para cozer com osso, galinha ou frango, pescoço de peru, beiço de vaca (se o encontrar), etc. Também se deve dar peixe: cavala, carapau, cabeças de salmão (que custam um euro o quilo e nunca chegam a ter um quilo), e por aí fora.

E, claro está, nada de extras. Pode parecer cruel, mas se vir que ela comeu fora da dieta programada, não se lhe deve dar mais nada na refeição seguinte programada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo ago 25, 2013 12:55 pm

Eu esclareço melhor com ela essas questões amanhã. Ontem havia clima de guerra, é melhor deixa-los andar hoje...

Ela já me disse se era ou não esterilizada, mas não me lembro. Se optar alimentação natural, a carne, deverá ser vaca limpinha de gorduras? Ficará mais barato? (edit: esta já foi respondida entretanto)

Para desconfiar de hipotiroidismo, deverá ter mais sintomas visiveis além do excesso de peso?
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo ago 25, 2013 12:59 pm

E a cadela faz exercício? De que serve fazer dieta se a cadela não fizer exercício?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo ago 25, 2013 1:06 pm

kitttten Escreveu:E a cadela faz exercício? De que serve fazer dieta se a cadela não fizer exercício?
A sério que é esse o seu melhor comentário?! Com a sua experiência?
Na volta é melhor nem fazer dieta, não?! Continua a engordar e pronto. Até rebentar!
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo ago 25, 2013 1:40 pm

Ouça lá, onde é que eu disse que não deveria fazer dieta? O seu comentário é que era escusado não acha?
Fiz-lhe uma pergunta, quer responder responda se não quiser para mim é igual!!
E volto a dizer, de que serve fazer dieta se a mesma não for acompanhada de exercício? Pode não engordar mais ou até perder 2 ou 3 kgs, mas sem exercício não irá passar disso.

E sim, é este o comentário que o seu tópico me merece, aliás eu já deveria saber que este vai ser mais um sobre leitura de rótulos de rações.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo ago 25, 2013 2:00 pm

srYuki Escreveu:Eu esclareço melhor com ela essas questões amanhã. Ontem havia clima de guerra, é melhor deixa-los andar hoje...

Ela já me disse se era ou não esterilizada, mas não me lembro. Se optar alimentação natural, a carne, deverá ser vaca limpinha de gorduras? Ficará mais barato? (edit: esta já foi respondida entretanto)

Para desconfiar de hipotiroidismo, deverá ter mais sintomas visiveis além do excesso de peso?
Sim, no hipotiroidismo há mais sintomas: apatia, sensibilidade ao frio e ao calor, perda de pêlo localizada e característica. Pelo menos que lembre, estas, mas deve haver mais.

Sim, convém que as carnes sejam limpas de sebos (caso das de vaca) e enxúndias (as de aves), mas não se deve exagerar, pois o que é considerado detrito a rejeitar também tem o seu papel no metabolismo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo ago 25, 2013 6:07 pm

Sr. Yuki. Não me leve a mal, mas...

permita-me um primeiro desabafo, mas esses seus amigos são uns gandas malucos. Uma caixa de gelado como medida? Qua gandas malucos.
Quanto é que tem a caixa 1l, 1.5l, 2l?
Olhe, quanto à comida e a falar de um grosso modo ( que agora não tenho presente os números exactos) andam à volta dos 450g/500g, vá... 600g e...e. É uma questão de ver a D.D.R. na embalagem e o peso ideal (entre 32 a 40kg), agora depende de cão para cão.
Eu para começar tirava logo metade da D.D.R. se a caixa tiver 1l, ou mais até se a caixa for maior.
Exercício físico agora, eu não recomendo ("seria pior o remendo que o soneto"). À excepção de talvez alguma natação, eu deixaria isso para segundas núpcias.
Assim de chapão também não vejo necessidade de dieta light, pois à primeira vista o problema não parece ser da cadela ou do seu metabolismo, mas de uma falta de disciplina ou conhecimento dos donos.
O que eu faria numa primeira fase era isto, cortava na comida e aumentava a frequência dos passeios, exercício físico agora, só dentro de água.
Depois com ela mais leve, numa segunda fase, então dava-lhe exercício físico, aumentava ligeiramente a distância, aguentava por duas ou três semanas, assim que visse que estava tudo o.k. aumentava de novo e assim sucessivamente, além de poder fazer pequenas afinações na comida.Tendo em conta a idade do animal, as temperaturas, a condição física, etc.
Depois de do resto das banhas exorcizadas e com um corpinho bem definido (para um lab) depois era só córtir.

Se quiser "vender" o que me parece um "projecto" muito interessante, pode sublinhar os pontos positivos.
- Vão ficar com as ideias mais arejadas, logo mais zen.
- Vão ter algo com que se entreter além de pelejarem um com o outro.
- Melhorar a comunicação, tipo, Já lhe deste de comer?
Por aí.
Ou então se vir que não surte resultados. Dê-lhes um "puxão de orelhas" por mim e chame-os à razão.

Boa sorte para todos, mas principalmente para a cadela.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda ago 26, 2013 10:33 pm

Rações light é para esquecer nao chegam. A unica light em condiçoes é a da Acana. Os 13kg estao a 50€ na mrpet.

De resto apostar numa ração terapeutica que se vende nos vets. Aconselho a Specific Weight Reduction. Na megaanimal é mais barata, e pode pedir o cartao de fidelidade e ao fim de 6 sacos tem um gratis.

Uma boa raçao para perda de peso tem que ter uma boa quantidade de fibra e proteina e baixos hidratos de carbono e gordura.
Responder

Voltar para “Cães”