Ajuda 2 orfãos
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
Parece que o destino me quer mesmo obrigar a adoptar um gatito, e como um é pouco, vêm 2! Criei um tópico sobre um recém-nascido que, infelizmente, não consegui salvar e nem tive tempo para respirar já me estava a chegar a triste noticia de uma gatinha aqui perto, que foi atropelada e deixou os bebés. O problema é que eu não sei com exactidão a idade deles, pesam 400 gr. têm uns dentitos muito pequeninos e parecem-me bem. Preparei-lhes o leite que tinha comprado, mamam bem, quando os estimulo fazem xixi, mas desde que estão aqui ainda não fizeram cocó. A mãe foi atropelada ontem à noite, provávelmente, e eles estão aqui desde a meia noite de ontem mais ou menos.
Tenho massajado as barriguitas, de cima para baixo, passo uma gaze molhada em àgua morna na zona genital, mas só fazem xixi. O que é que poderei fazer mais, atendendo a que hoje é domingo e quanto tempo poderei aguardar para os intestinos funcionarem? Também estimulei um bocadinho com a pontinha do termómetro, mas nada.
Qualquer ajuda/conselho é muito bem vindo! Obrigada!
Parece que o destino me quer mesmo obrigar a adoptar um gatito, e como um é pouco, vêm 2! Criei um tópico sobre um recém-nascido que, infelizmente, não consegui salvar e nem tive tempo para respirar já me estava a chegar a triste noticia de uma gatinha aqui perto, que foi atropelada e deixou os bebés. O problema é que eu não sei com exactidão a idade deles, pesam 400 gr. têm uns dentitos muito pequeninos e parecem-me bem. Preparei-lhes o leite que tinha comprado, mamam bem, quando os estimulo fazem xixi, mas desde que estão aqui ainda não fizeram cocó. A mãe foi atropelada ontem à noite, provávelmente, e eles estão aqui desde a meia noite de ontem mais ou menos.
Tenho massajado as barriguitas, de cima para baixo, passo uma gaze molhada em àgua morna na zona genital, mas só fazem xixi. O que é que poderei fazer mais, atendendo a que hoje é domingo e quanto tempo poderei aguardar para os intestinos funcionarem? Também estimulei um bocadinho com a pontinha do termómetro, mas nada.
Qualquer ajuda/conselho é muito bem vindo! Obrigada!
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la..." Samuel Butler</p>
<p>"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la..." Samuel Butler</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
O destino tem mesmo destas coisas, Maline... Parabéns, mais uma vez.
Quando bebés pequeninos mudam de alimentação, neste caso do leite da mãe para leite artificial, é normal que o sistema leve algum tempo a adaptar-se, e muitos ficam obstipados. Continue o que está a fazer, que está muito bem, na minha opinião, e pode ser que entretanto os intestinos dos bebés funcionem. Mas se isso não tiver acontecido até amanhã, aconselho a levá-los ao veterinário.
Pobre gatinha que morreu, acontece tanta vez, infelizmente...
E não haverá mais crias?
A melhor das sortes com esses pequenotes.

Quando bebés pequeninos mudam de alimentação, neste caso do leite da mãe para leite artificial, é normal que o sistema leve algum tempo a adaptar-se, e muitos ficam obstipados. Continue o que está a fazer, que está muito bem, na minha opinião, e pode ser que entretanto os intestinos dos bebés funcionem. Mas se isso não tiver acontecido até amanhã, aconselho a levá-los ao veterinário.
Pobre gatinha que morreu, acontece tanta vez, infelizmente...

A melhor das sortes com esses pequenotes.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Obrigada, espero mesmo que corra tudo bem, mas continuo preocupada: talvez pelos intestinos não funcionarem, o apetite deles é menor e ocorreu-me uma ideia, que pode não ser indicada e por isso coloco a questão. Eu tenho um bebé de 13 meses em casa e quando era mais pequenino, foi necessário uma ou duas vezes utilizar o microlax baby. Pode ser perigoso para os gatinhos? A pergunta até pode ser descabida, mas eu assumo a minha ignorancia e inexperiência no tratamento de gatinhos tão pequeninos. Tenho 4 gatos, foram adoptados quando já comiam ração e nunca me deparei com este problema. Eles têm estado sossegaditos a dormir, mas não sei se é porque estão bem ou porque possam estar fracos. Apesar de comerem pouco, não recusam o leite e parecem-me bem activos quando eu os massajo ou lhes dou de comer.
<p>Elsa</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Numa gatinha bebé que criei desde os dois dias, cheguei a utilizar o Bebegel, mas sob conselho veterinário. Portanto, sim, é possível utilizar estes produtos "em desespero de causa", mas já nem sequer sou capaz de lhe indicar a quantidade (já foi há alguns anos). Lembro-me de que foi uma quantidade ínfima, mas o veterinário poderá dar-lhe indicações mais concretas.
Estou a torcer por esses pequenotes.
Estou a torcer por esses pequenotes.

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Com os cachorros, muitas vezes basta acrescentar um pouco mais de água ao fazer o leite: será que com os gatinhos resultaria?
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Como eles estão a comer muito pouco, vou experimentar com um bocadinho de nada (prefiro pecar por defeito do que por excesso). No máximo, não faz efeito nenhum. São 2 da manhã e ainda ando aqui as voltas...De manhã já posso falar com a veterinária.
Obrigada pelos conselhos!
Obrigada pelos conselhos!
<p>Elsa</p>
Bem verdade, Israel...se cá vieram parar, por algum motivo foi 
Eles parecem-me bem, os intestinos já funcionaram, já falei com a veterinária e como está tudo a correr bem, vão lá na quarta-feira. Já começam a brincar e apesar de serem sossegados, também os vejo muito activos quando estão acordados e sem sinais de mau-estar. Esperemos que tudo corra bem, depois ponho aqui uma foto, assim entende-se logo porque é que estas pestitas nos conquistam logo

Eles parecem-me bem, os intestinos já funcionaram, já falei com a veterinária e como está tudo a correr bem, vão lá na quarta-feira. Já começam a brincar e apesar de serem sossegados, também os vejo muito activos quando estão acordados e sem sinais de mau-estar. Esperemos que tudo corra bem, depois ponho aqui uma foto, assim entende-se logo porque é que estas pestitas nos conquistam logo

<p>Elsa</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Umas fotos é que era...lolMaline Escreveu:Bem verdade, Israel...se cá vieram parar, por algum motivo foi
O prometido é devido, ainda que com um grande atraso:
Como se não me chegassem estes 2 rapazinhos, passado uma semana tinha uma menina à minha porta, que teria uma diferença de 15 dias mais ou menos:

São os melhores amigos do meu filho mais novo, muito protetores (coisa que desconhecia nos gatos) e como a menina se começou a tornar "interessante", a semana passada foram todos "à faca".
Estão óptimos, são lindos e felizes, julgo eu...

Como se não me chegassem estes 2 rapazinhos, passado uma semana tinha uma menina à minha porta, que teria uma diferença de 15 dias mais ou menos:

São os melhores amigos do meu filho mais novo, muito protetores (coisa que desconhecia nos gatos) e como a menina se começou a tornar "interessante", a semana passada foram todos "à faca".
Estão óptimos, são lindos e felizes, julgo eu...

<p>Elsa</p>
-
- Membro
- Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm
que lindos....
deve ser uma animação com as brincadeiras dos 3...

deve ser uma animação com as brincadeiras dos 3...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Que 3 estarolas mais "linnnnnnnnnndos"
Isto quer dizer que ficou com os 3, né?
boa!
Parabéns, obrigada, e continue a dar-nos boas novas desses sortudos.
Leo

Isto quer dizer que ficou com os 3, né?

Parabéns, obrigada, e continue a dar-nos boas novas desses sortudos.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 07, 2011 11:00 am
Os gatuxos são uns fofos.... Felicidades
Obrigada...o que eu acho extraordinária é a ligação deles com o pequenino, conhecia este tipo de ligação e proteção com os cães, mas não com os gatos! O pretinho (Tico) anda sempre ao lado dele, passeiam juntos pela casa, dormem juntos e se o meu filho chorar ele corre para ver o que se passa.Alexpat Escreveu:Vale mais tarde do que nuncae nunca é tarde para mostrar 3 delicias!!!
o pretinho é a carinha chapada do meu xiquinho![]()
Parabéns, tem uma bela familia felina, e não só, o filhote é uma delicia ainda maior
<p>Elsa</p>