Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Gabagy
Registado: terça set 03, 2013 1:22 am

terça set 03, 2013 1:28 am

Boa noite a todos
A minha cadela entrou no 1° cio dela ha +/- 15 dias e tem sido mesmo insuportavel devido aos cães de rua que moram perto de minha casa, não a consigo passear sem aparecer um cão e acabo sempre por não poder dar uma volta normal para ela fazer tudo o que precisa.
Gostava que alguém me dissesse quando é que eu posso realizar a castração dela por favor .
E tambem gostava de saber se é normal ela ainda estar a deitar sangue, ela antes deitava sangue escuro e agora é um pouco aguada.. significa que ela esta no estro ou continua no pro-estro? É que li que supostamente o pro-estro dura mais ou menos 9 dias :/.
Obrigada pelo esclarecimento desde já! :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 03, 2013 1:40 am

Como é o primeiro cio, o tempo que dura cada fase deste é uma incógnita. Normalmente, o cio dura cerca de três semans, podendo prolongar-se até às quatro (22 a 28 dias), mas numa cadela imatura pode durar ainda mais sem que isso seja anormal.

De qualquer das maneiras, o seu veterinário é que vai designar uma data para a intervenção. Costumam marcar para um mês depois de terminado o cio, mas cada médico tem o seu método. Por isso, o melhor é falar como ele.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Gabagy

terça set 03, 2013 1:43 am

Muito obrigada :) vou então contactar o veterinario!
farmahel
Membro
Registado: sexta fev 08, 2013 10:35 am

terça set 03, 2013 8:15 am

Que engraçado! A minha Becky está exatamente há 20 dias com o cio...Na 3ª semana comecei a notar menos sangue mas ainda tem...Não é realmente facil passear na rua :D Não vou sozinha e levo sempre alguem comigo....
Falei com o veterinário que me falou em esterilizar para Outubro/Novembro. Com menos calor a recuperação também é mais fácil...
Boa sorte!
Gabagy

terça set 03, 2013 4:59 pm

Pois eu fui ao veterinario e disse-me para esperar dois meses +/- por isso tambem vai calhar por essa altura :)
O meu problema é que moro com o meu namorado mas nesta altura ele nao esta cá e nao tenho mesmo ninguem com quem passear e torna-se mesmo complicado.. Cada vez que saio sinto-me sempre stressada porque sei que vou acabar por voltar a casa muito rapido a fugir de algum dos cães vadios que por aqui andam :/
farmahel
Membro

terça set 03, 2013 5:24 pm

Percebo perfeitamente :( Nos primeiros dias até tinha pesadelos...Ela agora já se habitou a estar mais na varanda e a ir menos à rua :( Nos primeiros dias ia buscar a bola e ficava à porta de casa à espera...é um pouco dificil...
Agora a minha dúvida é quando posso voltar a leva-la ao jardim. Isto é quando é que não engravida visto já não ter sangue...quantos dias devo esperar?
Gabagy

terça set 03, 2013 5:34 pm

Pois eu tambem tenho passeado menos vezes a minha Yuki :/, tenho mesmo pena.
Normalmente quando o sangue acaba, pelo que eu li, é porque entrou na fase do estro em que vai aceitar os cães e isso costuma durar aproximadamente 8 a 15 dias e conta com +/- 4 dias para estares mesmo descansada :).
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça set 03, 2013 6:27 pm

farmahel Escreveu:Percebo perfeitamente :( Nos primeiros dias até tinha pesadelos...Ela agora já se habitou a estar mais na varanda e a ir menos à rua :( Nos primeiros dias ia buscar a bola e ficava à porta de casa à espera...é um pouco dificil...
Agora a minha dúvida é quando posso voltar a leva-la ao jardim. Isto é quando é que não engravida visto já não ter sangue...quantos dias devo esperar?
Quando o sangramento pára, ela ainda se mantém receptiva e fértil durante uns dez a quinze dias. Depois serão os próprios cães que lhe mostrarão que a sua cadela entrou em anestro, pois cheiram-na mas afastam-se desinteressados. Muitas delas correm mesmo com eles.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
farmahel
Membro

terça set 03, 2013 7:04 pm

Já percebi que ainda tenho que ter muita paciência :( Obrigado pelas respostas
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça set 03, 2013 7:58 pm

Eu não diminuo o tempo dos passeios por causa disso! Por acaso desta última vez tive uma situação muito chata com um cão que estava solto (e tinha coleira) que decidiu perseguir-me e como estava a ficar muito chato peguei na cadela ao colo e ele fica louco e começa a saltar-me para cima e tentava prender-me com as patas... Eu estava vestida de branco, estão a ver o filme... E o cão era de porte grande. Várias pessoas tentaram ajudar mas sem sucesso, acabou por aparecer um cavaleiro andante que me levou a casa! Lol
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça set 03, 2013 7:59 pm

Eu não diminuo o tempo dos passeios por causa disso! Por acaso desta última vez tive uma situação muito chata com um cão que estava solto (e tinha coleira) que decidiu perseguir-me e como estava a ficar muito chato peguei na cadela ao colo e ele fica louco e começa a saltar-me para cima e tentava prender-me com as patas... Eu estava vestida de branco, estão a ver o filme... E o cão era de porte grande. Várias pessoas tentaram ajudar mas sem sucesso, acabou por aparecer um cavaleiro andante que me levou a casa! Lol
Gabagy

terça set 03, 2013 8:10 pm

Mas é que eu nao tenho mesmo outra maneira :/ a minha cadela pesa 25kg nao a posso pegar ao colo visto que eu nem o dobro dela peso xD e sempre que a vou passear aparece algum dos caes vadios que andam perto de minha casa .. Eu nao quero mesmo que ela fique prenha, eu inicialmente era para ficar com ela apenas como FAT que moro sozinha (va com o meu namorado tambem mas mesmo assim..) e estudo e nao tinha grandes condiçoes para ficar com ela mas acabei por ficar mas se ela tiver uma ninhada vai ser mesmo um inferno :/
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça set 03, 2013 8:37 pm

Elas também se sentam, quando eles as querem cheirar e elas já não aceitam.

O cio da minha estará para vir dentro de pouco tempo (já tenho alguns sinais, mas ainda deve demorar perto de 3 semanas!) e por vezes é chato. Nomeadamente com cães grandes. Há um (tipo) husky, que parece que á noite vai ao wc sozinho e volta e meia, anda aqui junto da porta. É chato porque nunca sei se é o mesmo... nunca sei se vou ser eu a atacada, com a mini debaixo do braço... Ele ronda e acaba por fazer xixi nas imediações. Quando vejo, acabo por ir despejar detergente em cima. E despacho-me para casa, claro.

Outra coisa que faço é não a deixar fazer marcações (de xixi) aqui por perto. Ela bem tenta, mas acabo por arrastá-la! Muito espertinha, a dizer aos meninos onde mora!!!!
farmahel
Membro

quarta set 04, 2013 7:25 am

A minha também pesa 20Kg pelo que a hipotese de pegar ao colo (pelo menos rapidamente!) não é facil. Disseram-me para levar uma garrafa de agua gelada e deitar em cima dos cães para afastar;)
Ela no inicio sentava-se e não deixava mas depois começou a ficar receptiva e a deixar. Agora parece que já está a passar finalmente ao fim de quase 3 semanas!
Gabagy

quarta set 04, 2013 9:28 am

Então vou tentar essa tecnica da agua gelada. Ja ando tao desesperada que tento tudo :lol: .
Agora é ter paciencia para isso passar, a minha também ja nao se senta :? .. Espero que passe o mais rapido possivel
Responder

Voltar para “Cães”