Cão que foge

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
eriicaaa
Membro
Registado: quarta dez 19, 2012 2:40 pm

terça set 03, 2013 1:07 pm

Ola boa tarde,
Preciso de alguns conselhos vossos...
Existe um parque perto de minha casa onde a noite se reúnem vários cães. O espaço é enorme mas no entanto as portas estão sempre abertas.
Todos os cães andam soltos e ha uns tempos pra ca o meu cao começa a correr para fora do parque sem obedecer a qualquer ordem.
Inclusive, ja correu para a estrada(que é bem afastada do parque) levando muitos outros cães atrás.
O que fazer nesta situação? porque isto acontece?

Ps: na rua meu cao nao liga a brinquedos nem comida, so quer mesmo correr e cheirar outros caes
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça set 03, 2013 9:53 pm

No caso, nesta altura, aquilo que há a fazer é não soltar o seu cão nesse local. Se considera importante a interacção que ele tem nesse local (e se não houver alternativas mais seguras, isto é, vedadas), então treine intensamente a chamada, começando por situações, ambientes e locais completamente controlados e sem distracções, e depois vá aumentando gradualmente as distracções. Só depois de ter uma chamada segura poderá dar-se ao luxo de voltar a soltar o seu cão nesse local, sabendo sempre que nunca irá ter absoluta certeza do controlo do seu cão. Mas existe uma diferença enorme entre não ter controlo nenhum, e ter bastante...

Sobre o seu cão não ligar nada a brinquedos e comida na rua, isso tem a ver com um nível demasiado alto de distracções que existem na rua e que claramente cativam a atenção do seu cão. O interesse por brinquedos e por comida também se constrói; é preciso é não começar a trabalhar em ambientes com muitas distracções.

Sobre o porquê de o seu cão fazer isso. Muito provavelmente, o seu cão já vai a esse parque há algum tempo; e provavelmente a maior parte dos cães que por lá aparece é presença assídua. Ou seja, o efeito de novidade já se perdeu, e começaram entretanto a aparecer coisas que despertam mais interesse e curiosidade para o seu cão.
Mais: quando o grupo é demasiado grande, o apelo para um cão ficar entre o grupo não é assim tão grande; seria muito maior se houvesse apenas um ou dois cães.
Por fim, não prolongue em demasia os períodos em que deixa o seu cão brincar com os outros. Períodos curtos é o ideal, para que a interacção com outros cães não perca o seu valor, o seu apelo. E, sobretudo, não deixe o seu cão muito tempo sem algum tipo de "feedback" da sua parte...

Mas, sobretudo, fortaleça primeiro a chamada do seu cão; entretanto, vá procurando algum local seguro onde poderá levá-lo para correr em liberdade.
eriicaaa
Membro
Registado: quarta dez 19, 2012 2:40 pm

quarta set 04, 2013 1:39 pm

mas quando isso acontecer devo de alguma maneira castigalo?
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta set 05, 2013 12:33 am

eriicaaa Escreveu:mas quando isso acontecer devo de alguma maneira castigalo?
Tendo em conta que o seu cão está sem trela, e derivou para um sítio qualquer longe de si, para castigá-lo seria necessário que o seu cão tivesse voltado para si. Logo, o único momento em que poderia castigá-lo seria quando o seu cão voltasse para si; nesse caso, iria estar a castigar o facto de o seu cão ter voltado para si... o que não é, de todo, aquilo que pretende fazer...
Quando ele voltar, tente manter a calma (o que é difícil, eu sei), ponha a trela, sem ressentimento nem fúria alguma, e vá embora. Vá, consciente de que o seu cão precisa de melhorar muito a fiabilidade de resposta à chamada e de atenção ao dono. De outro modo, continua a ser muito perigoso deixá-lo à solta.
Responder

Voltar para “Cães”