Banhos a gatos - prejudicial?!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dmarracho
Membro Veterano
Registado: quarta mai 29, 2013 4:23 pm

quinta set 05, 2013 10:24 am

Viva,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre banhos a gatos mensais.

Muitos defendem que os gatos não precisam de banhos, outros consideram que dar um banho retira as impurezas do pelo do animal que a própria lingua não elimina, sendo mais higiénico.

Consideram que dar um banho por mês pode ser prejudicial à saúde do animal?

8)
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quinta set 05, 2013 1:21 pm

há sempre opiniões muito contraditorias... :lol:

eu dou banhoca à minha gata uma vez por mês. comecei a fazê-lo porque um grande amigo meu, que adotou a gata dele antes de eu adotar a minha, me disse que o fazia. e depois de ver quão bonito e cheiroso fica o pelo dela, mantive o hábito.

houve um mês em que ela foi ao banho duas vezes porque teve diarreia e se sujou toda... mas isso são outras questões :lol:

já lidei com uma gata com quem não tinha muita confiança e que realmente precisava de banho, mas aí dei-lhe só um banho de toalha, para não a assustar desnecessariamente. a minha ja se habituou à banhoca na banheira!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta set 05, 2013 2:17 pm

Eu sou apologista de uma banhoca. Ao meu gato desde de junho/julho já lhe dei 2 banhos. Mas também não acho que deve ser regra dar banho 1 vez por mês.

No fundo não quero que ele faça um drama só porque toma um banho.

Tenho dado banhos e frequente o coloco em contato com a água, mesmo que não seja banho, nesta fase de bebé e juvenil; recebe biscoitos e catnip na água...meto brinquedos e comida na água (dentro de uma caixa a boiar)só para que não tenha tanto medo. Um dia numa emergência ou em caso de velhice ou doença, é possível dar um banho sem que ele fique alterado.

Ele adora brincar com a cobra de plástico e bolas dentro de um tabuleiro com água...no inicio quase não mexia, mas agora é um desafio bem aceite por ele. O contato com a água é cada vez mais tranquilo.

O banho é dado com um shampoo hidratante de boa qualidade, isto porque os banhos podem trazer problemas quando não usamos um shampoo adequado.

Coloco uma amêndoa(com casca) de shampoo dentro de outro frasco e encho com água, para não colocar demasiado shampoo e ser mais fácil de espalhar no pelo. Um shampoo de boa qualidade é relativamente caro, mas feito assim, dura mais de 1 ano...o que não é nada mau.

Eu também gosto de usar uma camurça húmida massajando o gato assim alguns minutos, o pelo fica extremamente brilhante. Mas com a camurça se for com outro tecido acho que não fica tão bem.
dmarracho
Membro Veterano

sexta set 06, 2013 7:39 am

margoustink que champoo é que usas?

Eu também sou daquelas que dá banhos regulares ao Gato :) Normalmente dou por mês porque quando o levo para a quinta suja-se todo por lá :)
mas se começar a deixá-lo por cá vou aumentar o espaçamento entre banhos.

Gostava de arranjar um shampoo que cheira-se muito bem e os deixa-se perfumados por uma semana :P ahah
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta set 06, 2013 8:50 am

os meus não tomam banho e cheiram bem!!! =)

Ok, não sou apologista de banhos com frequencia, mas já dei banho aos meus, especilamente na altura da muda de pêlo, no pico da muda para os ajudar a largar o pelo morto, depois de uma boa escovagem, uma banhinho, ou então no caso de um dos gatos se esfregar na polpa de tomate que acidentalmente caiu no chão!! ( aconteceu lá em casa) por norma não faço, e acho que eles não necessitam de uma banho por mes, mas aí uns 2 por ano! Claro esta , os meus não poem as patas cá fora, se o seu tem contacto com terra e afins se calhar o banho é aconselhavel!

Moderação é basicamente a palavra chave!! :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 06, 2013 1:28 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ho#1711216

Dar banho a gatos, só mesmo por necessidade, por se terem sujado...
Nunca lhes dar banho sem a certeza de que estão bem de saúde e com a certeza de não haverem correntes de ar após o banho!
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ca#1726629
(…)
Quanto a banhos, os gatos de pêlo curto não necessitam de banho, a menos que se sujem. Fora isto, eles fazem a sua higiene pessoal. Os banhos frequentes secam-lhes a pele, podendo depois haver a tendência para "caspas". Torna-se um ciclo vicioso "caspa, e posteriormente oleosidade, banho, caspa, oleosidade" Apesar que há casos de pessoas alérgicas que essas sim devem dar banhos frequentes ao seu felino a fim de evitar crises de alergia aos residentes humanos, alérgicos.

Tal como a Lucci, também não sou apologista de banhos frequentes.

Frequência de banhos, só mesmo pelo que explico acima e ainda caso sejam gatos de exposição em que os expositores os tenham que levar bem aparautados... :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta set 06, 2013 2:34 pm

apoiado leonilde! 8)

mais uma vantagem de um BSC....não se vê o sujo! 8)

a Rosie, devido à deficiênica que têm e quando está com o pêlo sujo (coisa muito rara) limpo com um algodão embebido em agua.
aliás...desafio seja quem for a da banho à Rosie!!!
já dar medicação é o que é... :o
margoustink
Membro Veterano

sexta set 06, 2013 2:54 pm

dmarracho Escreveu:margoustink que champoo é que usas?

Eu também sou daquelas que dá banhos regulares ao Gato :) Normalmente dou por mês porque quando o levo para a quinta suja-se todo por lá :)
mas se começar a deixá-lo por cá vou aumentar o espaçamento entre banhos.

Gostava de arranjar um shampoo que cheira-se muito bem e os deixa-se perfumados por uma semana :P ahah
É o da mesma marca que usava no cães. O da Artero diz "4 cats", tem 250 ml.

Até agora não tive problemas, apesar de eu gostar do cheiro do meu gato ao natural, tem cheiro de gato bebé...mas tem sido bom para o ensinar a não fazer dramas.

O que disse a leonildecarvalho, por acaso, já vi acontecer com uma gata de uma amiga e na altura desconfiei sempre que a caspa fosse dos banhos.
Petxy
Membro Júnior
Registado: segunda nov 05, 2007 8:44 pm

sexta set 06, 2013 3:27 pm

Os meus gatos têm pelo comprido e só tomam banho duas vezes por ano (altura da muda de pelo). Ajuda na eliminação de pelos mortos, evitando a ingestão em grande escala.....

De resto, sinto que eles são completamente autónomos na sua higiene.
Winty
Registado: sexta set 06, 2013 3:24 pm

sexta set 06, 2013 3:30 pm

olá eu sou a ana tenho um gatinho com 4 semaninhas e ele tem ovinhos de pulgas no pelo, eu tenho andado a escová lo com um pente de arama mas tá difícil de desaparecer o que me aconselha?
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta set 06, 2013 3:50 pm

Winty Escreveu:olá eu sou a ana tenho um gatinho com 4 semaninhas e ele tem ovinhos de pulgas no pelo, eu tenho andado a escová lo com um pente de arama mas tá difícil de desaparecer o que me aconselha?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103
(…)
5ª - Sendo que é muito comum recolherem-se crias da rua, por vezes vêm com pulgas e se as desejar eliminar, só deve usar, para o efeito, o spray Frontline . Coloque uma pequena porção nas palmas das sua mãos, depois de devidamente protegidas por luvas de borracha, e espalhe o produto pelo pêlo do gatinho, sempre na direcção oposta ao sentido da pelagem. Evitar que o produto entre em contacto com os olhos, nariz e ouvidos da cria felina. Deve, logo após, embrulhar o pequenito numa toalha enquanto seca, com o fim de evitar que ele se constipe, se lamba e se intoxique.

:wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano

sexta set 06, 2013 4:54 pm

No outro dia li algo como:

"O gato consegue vitamina D quando faz a sua higiene lambendo os pelos." Esta referência seguiu-se depois da importância dos gatos apanharem luz solar direta e não através de vidros, isso é diferente porque os raios ultravioleta não passam da mesma forma.

Eu peço desculpa mas li num livro bastante antigo da minha avó sobre gatos, ainda impresso em papel amarelecido...

Moral da história: Ao confirmar-se esta afirmação, os banhos acabam por prejudicar...

Os gatos não conseguem sintetizar a vit D como nós ou como os cães...ao ser verdade é mesmo melhor reduzir os banhos, não digo com isto que não se faça as brincadeiras com a água...isso acho muito importante.

Encontrei algo mais sobre o que li, mais bem explicado

A VITAMINA D

As necessidades de vitamina D do gato parecem muito reduzidas e, na prática, a absorção pela língua da vitamina D fabricada a nível de pelagem, durante o ato de lamber, com a ajuda dos raios solares ultra-violeta serão suficientes para suprir as necessidades.

Os aportes em vitamina D dos alimentos industrializados completos são largamente suficientes. A adição de substâncias ricas em vitamina D à ração deverá ser cuidadosamente ponderada e, a nosso ver, realizada excepcionalmente. De fato, um excesso de aporte conduz a uma calcificação dos tecidos moles (vasos, rins ...) podendo levar à morte.
http://reocities.com/Petsburgh/yard/1098/page4d2.html
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta set 06, 2013 6:26 pm

margoustink Escreveu:No outro dia li algo como:

"O gato consegue vitamina D quando faz a sua higiene lambendo os pelos." Esta referência seguiu-se depois da importância dos gatos apanharem luz solar direta e não através de vidros, isso é diferente porque os raios ultravioleta não passam da mesma forma.

Eu peço desculpa mas li num livro bastante antigo da minha avó sobre gatos, ainda impresso em papel amarelecido...

Moral da história: Ao confirmar-se esta afirmação, os banhos acabam por prejudicar...

Os gatos não conseguem sintetizar a vit D como nós ou como os cães...ao ser verdade é mesmo melhor reduzir os banhos, não digo com isto que não se faça as brincadeiras com a água...isso acho muito importante.

Encontrei algo mais sobre o que li, mais bem explicado

A VITAMINA D

As necessidades de vitamina D do gato parecem muito reduzidas e, na prática, a absorção pela língua da vitamina D fabricada a nível de pelagem, durante o ato de lamber, com a ajuda dos raios solares ultra-violeta serão suficientes para suprir as necessidades.

Os aportes em vitamina D dos alimentos industrializados completos são largamente suficientes. A adição de substâncias ricas em vitamina D à ração deverá ser cuidadosamente ponderada e, a nosso ver, realizada excepcionalmente. De fato, um excesso de aporte conduz a uma calcificação dos tecidos moles (vasos, rins ...) podendo levar à morte.
http://reocities.com/Petsburgh/yard/1098/page4d2.html
Boa :wink:

Winty:

Já agora, aconselho-a a desparasitar o gatinho, internamente também.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dmarracho
Membro Veterano

domingo set 08, 2013 7:38 pm

Sabem se o shampoo da purina é de qualidade semelhante ao Artero?

Vi que há o Artero para pêlos brancos, é aconselhavel usar num gato tigrado?
Responder

Voltar para “Gatos”