gostaria de perguntar que marcas (se possível) de multivitaminico, calcio com e sem d3 que utilizam para os vossos camaleões. Obrigado
suplementos camaleão
Moderador: mcerqueira
Tenho o meu há 3 anos com este esquema, já fui à faculdade veterinária a até o elogiaram... podem ser com D3 o que muda é as vezes de administração.teru1992 Escreveu:se o calcio tem d3 nao convem o mutivitaminico ter d3
obrigado!
o mulitivitaminico com d3 que eu tinha pensado encomendar por acaso era da reptivite, quanto ao calcio o da zoomed e mais em conta e era mm isso que queria saber
A minha duvida prendia-se mais com o possivel "abuso" de D3, mas vejo que nao é assim um problema tao grande como o que pensava.
Obrigado uma vez mais
o mulitivitaminico com d3 que eu tinha pensado encomendar por acaso era da reptivite, quanto ao calcio o da zoomed e mais em conta e era mm isso que queria saber
A minha duvida prendia-se mais com o possivel "abuso" de D3, mas vejo que nao é assim um problema tao grande como o que pensava.
Obrigado uma vez mais
O cálcio que falo em cima era o da ex*t***a, enganei-me ^^whitruss Escreveu: o mulitivitaminico com d3 que eu tinha pensado encomendar por acaso era da reptivite, quanto ao calcio o da zoomed e mais em conta e era mm isso que queria saber
Obrigado uma vez mais
Pois bem, devo encomendar então o reptivite c/d3 e o calcio tb c/d3
Quanto as frequência da utilização destes suplementos, sei que vai variar com a idade do bicho e com a sua alimentação (se não estou em erro)
mas "generalizando" é cálcio nos insectos a todas as alimentações e multivitaminico 2 a 3 vezes por mês?
obrigado
Já estive a ler algumas discussões referentes a esse tema e os resultados mais positivos que li são o de administrar cálcio 6 dias por semana até o réptil atingir o seu estado adulto, (entre 11 meses e 1 ano) e o multivitamínico ser restrito a 1 , 2 dias no máximo por semana.
A partir de 1 ano é 3 a 4 vezes cálcio e o multivitamínico apenas 1 dia por semana se necessário.
Em casos de expulsão mineral, pelas narinas, é acabar com tudo até deixar de expelir e deixar o réptil pelo menos uma semana sem suplementos vitamínicos e quebrar as vezes do cálcio para metade... isto tudo com colónias muito bem nutridas.
A partir de 1 ano é 3 a 4 vezes cálcio e o multivitamínico apenas 1 dia por semana se necessário.
Em casos de expulsão mineral, pelas narinas, é acabar com tudo até deixar de expelir e deixar o réptil pelo menos uma semana sem suplementos vitamínicos e quebrar as vezes do cálcio para metade... isto tudo com colónias muito bem nutridas.
ok, obrigado titanum 
sim isso do gutload dos insectos ainda é algo que vou ter de pesquisar melhor, provavelmente quando começar a fazer a minha colónia de dubias.
Isto dos suplementos tb era pa ver só mais tarde, mas como andei a procura de uma bomba de agua e não encontrei vou encomendar e para fazer os portes já aproveito e mando vir tb estas coisinhas.
sim isso do gutload dos insectos ainda é algo que vou ter de pesquisar melhor, provavelmente quando começar a fazer a minha colónia de dubias.
Isto dos suplementos tb era pa ver só mais tarde, mas como andei a procura de uma bomba de agua e não encontrei vou encomendar e para fazer os portes já aproveito e mando vir tb estas coisinhas.