Pelo que conta, a insegurança - que é aquilo de que a sua cadela parece sofrer - que ela sente é em relação à rua, com o seu horizonte alargado, os seus sons e o seu movimento, mesmo que a sua seja uma rua pouco movimentada. Portanto, acho que é sobre isso que tem de actuar.MariaJoao17 Escreveu:Sim ela ladra muito e sei que não tem problemas em cravar uma dentada a alguém :s apesar de ser pequeninuxa.... quando cá vem alguém a casa ela ladra a principio e dps já anda de volta das pessoas para lhes dar beijinhos. Posso dar um exemplo recente : uma amiga minha veio cá a casa e ela ladrou ao principio depois já pedia colo, dava beijinhos e estava sempre de volta dela, quando a viu na rua meteu-se a ladrar como se estivesse muito chateada :s as crianças ela não acha muita piada... tenho outro cão com que ela desde as 3 semanas convive diariamente, até ja cá tive outro cachorro durante uma semana e ela não o largava, so queria brincar. Mas na rua é como disse ela ''nao gosta de ninguém''![]()
Se tiver algum jardim por perto e disponibilidade para isso, leve-a para lá, sente-se num banco e fique lá por bastante tempo. Vá falando com ela, não a deixe saltar na direcção de quem passar, e mande-a calar quando se puser a ladrar. O que pode fazer chamando-a pelo nome e obrigando-a a olhar para si. Sempre que ela corresponder, dê-lhe a recompensa que por aqui tanto se apregoa. Tanto pode ser comida como uma palavra amável ou uma festa, mas eu começaria pela comida e só depois passaria às outras. Isto porque é preciso que ela associe as coisas a coisas boas aquele sítio que a atemoriza.
Enquanto estiver no jardim, vá conversando com ela e mostre-lhe que se sente segura e tranquila naquele lugar. Ela vai sentir a sua atitude e o seu estado de espírito e isso tranquilizá-la-á.
Atenção: é impoprtante que a mantenha sempre pela trela!
Mais para diante, quando já se mostrar calma e confiante no jardim, comece então a dar umas voltas até mais longe, sempre mantendo a sua própria calma e segurança e repetindo o que fez no jardim.
Tudo isto parece muito elaborado e trabalhoso, mas não é. E também não deve demorar a dar fruto.