Boa noite,
Cuido de duas colónias de rua, tendo neste momento mais de 80 gatos a meu cargo.
Infelizmente a vida não está facil para ninguem, e as doações têm sido poucas.
Ontem recebi uma doação de vários patês e saquetas de alimento humido mas estão fora de prazo desde Julho e outras desde Agosto.
Será prejudicial?
Por ser comida humida, preferi não dar sem antes ter outra opinião, mas o cheiro parece-me bom, a cor está normal...
Ainda por cima são de marca, Gourmet, e é uma pena ter de deitar fora tantos patês, porque ainda dariam para os alimentar durante uns dias...
Obrigada
Comida humida para gatos fora de prazo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta ago 29, 2012 12:04 am
- Localização: Gatas: *Princess Tomy*, The Dutchess Silvie Marissa de Gutemberg & Damsel Safira Bijou de La Fontain
Se o cheiro e a cor parecem normais, eu arriscava...Já dei uma vez umas saquetas que tinham passado à pouco tempo do prazo de validade e tive sorte, não aconteceu nada de mal. E mesmo nós humanos muitas vezes comemos comida fora do prazo, e por norma não nos acontece nada... Eu tentaria era não dar essa comida a gatos mais debilitados ou gatinhos mais jovens e sensiveis, porque um gato adulto saudável, mesmo se a comida eventualmente estiver estragada, recupera muito mais facilmente...
Mas é como digo, o prazo passou à pouco tempo, e se o cheiro, cor, consistência (...) parecem normais, e uma vez que toma conta de tantos gatos, eu arriscaria
Mas é como digo, o prazo passou à pouco tempo, e se o cheiro, cor, consistência (...) parecem normais, e uma vez que toma conta de tantos gatos, eu arriscaria
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
Sara por aqui nunca sucedeu situação semelhante mas quase acredito que estejam em ordem para os gatuxos,pois tudo tem prazo de validade é de Lei mas passados dias tudo continua comestivel,bem como certa medicação e afins.
Deixo o exemplo de Nutriplus gel pasta p gatuxos e há dias foi me garantido que a validade de cada embalagem é de 2 anos ao abrigo da Lei mas que até 1 ano depois pode ser consumida sem problema.
Incluindo em comida para humanos apenas não pode estar á venda mas a validade tem prazo alem do que está na embalagem,sorte para si e todos os gatuxos que ajuda,carinhos para a especial amiga Nônô
Deixo o exemplo de Nutriplus gel pasta p gatuxos e há dias foi me garantido que a validade de cada embalagem é de 2 anos ao abrigo da Lei mas que até 1 ano depois pode ser consumida sem problema.
Incluindo em comida para humanos apenas não pode estar á venda mas a validade tem prazo alem do que está na embalagem,sorte para si e todos os gatuxos que ajuda,carinhos para a especial amiga Nônô

<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
Olá!
A data de validade é uma obrigação legal. Por norma, os produtos duram para além dessa data. Ainda pra mais estamos a falar de artigos bem embalados e conservados. Se a cor e o cheiro da comida forem bons e não possuir no molho (se houver) pintas brancas/esverdeadas ou uma espécie de espuma, o produto está em bom estado e pode ser consumido pelos gatitos. Como o prazo de validade expirou, convém é redobrar os cuidados de conservação, colocando as embalagens em local fresco e seco e isento de luz solar.
Parabéns pelo enorme coração onde cabem 80 gatitos!
A data de validade é uma obrigação legal. Por norma, os produtos duram para além dessa data. Ainda pra mais estamos a falar de artigos bem embalados e conservados. Se a cor e o cheiro da comida forem bons e não possuir no molho (se houver) pintas brancas/esverdeadas ou uma espécie de espuma, o produto está em bom estado e pode ser consumido pelos gatitos. Como o prazo de validade expirou, convém é redobrar os cuidados de conservação, colocando as embalagens em local fresco e seco e isento de luz solar.
Parabéns pelo enorme coração onde cabem 80 gatitos!

«Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais.» Alexandre Herculano<a href="http://pensador.uol.com.br/autor/fiodor_dostoievski/" class="autor"></a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
- Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes
Bom dia,
Muito obrigada pelas respostas.
Vou então arriscar, mas vou verificar tudo muito bem primeiro.
Quem cuida de animais de rua, compreende a minha aflição, quando muitas vezes não tenho comida para lhes dar nem dinheiro para a ir comprar pois nem sequer trabalho.
Ao todo são mais de 80 se contar com os bebés e as ninhadas que vão nascendo, e todos os dias me aparecem gatos novos..
É muito complicado.
Obrigada a todos!
Muito obrigada pelas respostas.
Vou então arriscar, mas vou verificar tudo muito bem primeiro.
Quem cuida de animais de rua, compreende a minha aflição, quando muitas vezes não tenho comida para lhes dar nem dinheiro para a ir comprar pois nem sequer trabalho.
Ao todo são mais de 80 se contar com os bebés e as ninhadas que vão nascendo, e todos os dias me aparecem gatos novos..
É muito complicado.
Obrigada a todos!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
A marca só garante o perfeito estado de conservação do produto até à data mencionada, após a data, geralmente continuam em boas condições mas não há garantias...é claro que os conservantes são colocados em porção adequada para o peso, características e tempo.
A verdade é que muitas coisas ultrapassam e muito o tempo de validade, se tem o mesmo cheiro, cor e textura eu também arriscava.
A verdade é que muitas coisas ultrapassam e muito o tempo de validade, se tem o mesmo cheiro, cor e textura eu também arriscava.