Falar com conhecimento de causa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sexta mar 05, 2004 1:19 am

Gostaria de perguntar-vos uma coisa...hoje um amigo meu, numa ida ao vet e em conversa, disse: "Olha a Maga está desidratada....o vet assim que lhe tentou agarrar a pele do pescoço, viu logo o que era. Não conseguiu, estava colada ao musculo".
Eu, na maior da boa fé disse...então mas isso é um sintoma? não fez análises nenhumas?" bem! passou-se!!
- e lá tás tu com as dúvidas
- e és sp a mesma coisa
- e se o vet disse que era é!

Enfim...eu só perguntei, não duvidei...mas pronto, o que eu gostaria de saber é se realmente um sintoma de desidratação é a pele do pescoço não estar macia, tipo qd nós lhe afagamos o pescoço e sentimos aquela sensação fofinha que dá para agarrar, como a da barriga, qd estão gorduxos :)

Obrigado
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 05, 2004 1:23 am

o que eu tenho visto é que a pele desidatrada está menos flexível. quer dizer, quando se puxa, vai dificilmente ao lugar. também apresenta menos brilho. fica mais mortiça, quase sem vida.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mar 05, 2004 11:23 am

Olá

Parece-me que um diagnóstico de desidratação é fácil. Nos humanos nota-se muito bem. Por isso o vet facilmente detectou.

Beijokas
Kathleen
coliveira
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 5:23 pm

sexta mar 05, 2004 11:26 am

anjaazul Escreveu: o que eu tenho visto é que a pele desidatrada está menos flexível. quer dizer, quando se puxa, vai dificilmente ao lugar. também apresenta menos brilho. fica mais mortiça, quase sem vida.
Exactamente!Este é o sintoma da desidratação.Se ele puxar a pele (não p pêlo) e se não voltar ao normal de imediato é porque o animal está desidratado.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta mar 05, 2004 11:28 am

coliveira Escreveu:
anjaazul Escreveu: o que eu tenho visto é que a pele desidatrada está menos flexível. quer dizer, quando se puxa, vai dificilmente ao lugar. também apresenta menos brilho. fica mais mortiça, quase sem vida.
Exactamente!Este é o sintoma da desidratação.Se ele puxar a pele (não p pêlo) e se não voltar ao normal de imediato é porque o animal está desidratado.
Tb é os que eu conheço.
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

sexta mar 05, 2004 11:43 am

Olá,

Eu estive a fazer uma pesquisa acerca dos sintomas e basicamente são estes:

BOCA: Estão a lingua e as gengivas húmidas ou secas? Se estiverem secas, o animal de estimação pode estar desidratado. A salivação é espessa ou liquefeita e abundante ? Normalmente, a saliva é aquosa e pouco visivel.

OLHOS: São normais, ou afundam-se nas órbitas? Os olhos secos podem indicar a desidratação, e indicam necessidade de observação pelo médico veterinário.

PELE: Puxe a pele do animal em algumas zonas do corpo Se a pele for lenta a retornar à posição inicial, o animal está pelo menos 5% desidratado. Se a pele não retornar inteiramente a sua posição, o animal está 10-12% desidratado e é provável que se encontre em condições críticas.

Espero que ajude
;)
Fourpows
Membro
Registado: segunda fev 10, 2003 11:24 pm
Contacto:

sexta mar 05, 2004 1:55 pm

Olá

Puxar a pele do dorso e do pescoço é uma das formas de diagnosticar a desidratação de um animal. (as outras foram referidas atrás)
Mas atenção!
A desidratação de um animal tem de ter uma razão. Ou seja, algo se esconde por detrás disso. Não é doença, é sintoma de que algo não está a correr bem.
Desde patologias da cavidade bocal que o impedem de ingerir água a problemas endócrinos etc etc etc, muitas causas podem estar subjacentes.

Um abraço
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

sexta mar 05, 2004 2:08 pm

Fourpows Escreveu: Mas atenção!
A desidratação de um animal tem de ter uma razão. Ou seja, algo se esconde por detrás disso. Não é doença, é sintoma de que algo não está a correr bem.
Desde patologias da cavidade bocal que o impedem de ingerir água a problemas endócrinos etc etc etc, muitas causas podem estar subjacentes.

Um abraço
Exactamente, aliás nessa pesquisa que eu fiz indica que a desidratação consiste na perda excessiva da água do corpo ou da entrada imprópria da água no corpo.

Em todo o caso deixo aqui o link que fala sobre esse assunto:
http://www.hospvetprincipal.pt/desidratar.htm
Responder

Voltar para “Gatos”