Tenho lido com toda a atenção os comentários e opiniões que têm colocado no tópico, respeito-os a todos, agradeço os bons e menos bons comentários, mas atrofia-me um pouco a facilidade com que tecem "pareceres" técnicos com base numa foto.
Como disse de inicio, a nossa pug saiu da mãe com cerca de 1 mês e poucos dias. Foi pura e simplesmente rejeitada pela progenitora, assim com os outros 2 irmãos que sobreviveram ao parto (cesariana).
Importa dizer pois, que a Puca está em nossa casa desde então e vai completar na semana que vem 2 meses.
Tem de facto estrabismo divergente (relativamente comum nesta raça), a coordenação motora está cada vez melhor e já caminha a direito sem grandes variações,para isso contribuiu o treino diário, já come comida seca ( veio para casa a ser alimentada a leite artificial), fez testes para despistagem da hidrocefalia (todos negativos) vai fazer a 2ª dose de vacinas e é neste momento uma Pug feliz, dedicada, brincalhona e que já destroi tudo.
Pagámos por ela um preço simbólico é certo, mas não fomos enganados !!! nós percebemos o problema e fomos informados das eventuais barreiras assim que a vimos. Mas todos os animais devem ter direito á vida e se o meu sonho era ter um Pug, optámos por uma que ainda iria merecer mais amor e atenção de nossa parte.
Conclusão, a Puca está dia para dia a revelar-se uma cadelinha cada vez mais incrivel, com evoluções notáveis a todos os niveis e sem revelar dificuldades em assimilar o que aprende.
E permitam-me que discorde de um user que diz " não tem lop então não é de raça"...cada um defende a sua teoria (respeito), acho que um criador de raças com LOP, com afixo e por aí adiante deva ser recompensado pelo trabalho que tem (nada contra) mas a genuinidade de um animal só por não ter livro de origens, é e deve ser contrariada pelas características morfológicas, genéticas e intrínsecas da raça a que pertence. Se a diferença se revela no preço pedido por um com lop e outro sem acho que é legitimo da parte de quem vende e referenciável pela parte de quem compra.
Assim que a Puca complete os 2 mesinhos volto a por aqui algumas fotos para me ajudarem a ver as difrenças na evolução dela.
Um bem haja a todos e obrigado por todas as opiniões, acreditem, têm ajudado muito a perceber o que posso e devo fazer com a Puca para ela se desenvolver.