Mito ou realidade?
Moderador: mcerqueira
De vez em quando ouve-se ou lê-se "O alho faz mal aos cães".
Nunca foi bem explicado, e eu penso ser mito.
Deitei para o caixote do lixo três cabeças de alho por já não estarem bem frescas.
Ausentei-me e o jeitoso do meu Yuri, abriu a porta do armário, tirou o caixote do lixo e comeu as cabeças de alho que lá estavam.
Liguei para o vet e este disse-me que não havia problema algum. Já dei pelo sucedido há mais ou menos 2 horas e ele encontra-se bem.
Mito ou realidade?
Nunca foi bem explicado, e eu penso ser mito.
Deitei para o caixote do lixo três cabeças de alho por já não estarem bem frescas.
Ausentei-me e o jeitoso do meu Yuri, abriu a porta do armário, tirou o caixote do lixo e comeu as cabeças de alho que lá estavam.
Liguei para o vet e este disse-me que não havia problema algum. Já dei pelo sucedido há mais ou menos 2 horas e ele encontra-se bem.
Mito ou realidade?
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aprendi a encontrar.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Acho que existe alguma realidade nesse mito
Pelo menos sei que alguns sites de alimentação natural falam em dar alho aos caes mas em proporções adequadas. Se bem me lembro num cão grande poderia dar meio dente por dia, no máximo 3 vezes por semana. Em caes pequenos a quantidade baixava para "umas" laminas por dia.. Agora os efeitos do excesso de dosagem já não sei muito sinceramente mas não acho que seja "fatal" em casos pontuais.
Pedro

Pelo menos sei que alguns sites de alimentação natural falam em dar alho aos caes mas em proporções adequadas. Se bem me lembro num cão grande poderia dar meio dente por dia, no máximo 3 vezes por semana. Em caes pequenos a quantidade baixava para "umas" laminas por dia.. Agora os efeitos do excesso de dosagem já não sei muito sinceramente mas não acho que seja "fatal" em casos pontuais.
Pedro
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Não sei se é mito ou não, mas garanto que se o cão tentar fazer um "refogado" a coisa corre mal: a cadela Bulldog de um amigo comeu uma cabeça de alho e umas folhas de louro e foi parar direitinha ao vet e bem em baixo.
Fizeram-na vomitar e o vet lá a safou, porque ainda por cima era uma idosa e a coisa esteve complicada.
Fizeram-na vomitar e o vet lá a safou, porque ainda por cima era uma idosa e a coisa esteve complicada.
Water, provavelmente fez-lhe maior mal o louro do que o alho. Em grandes quantidades envenena mesmo. E essa cadela deve ter comido demasiadas para o tamanho dela.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Penso que muita coisa que é tóxica para os cães, só o é em quantidade.
Estou-me a lembrar do chocolate e das uvas.
Ambos tóxicos se dados em quantidade, mas não fazem mal se em pouca quantidade.
A Zorra come, de vez em quando, um bago de uva.
Chocolate não sei mas um forista daqui fez as contas e, para envenenar o cão dele (rottweiller) tinha de comer mais de 1 Kg.
Claro que é sempre mais seguro pura e simplesmente não dar.
Mas se, por acidente ou acaso, comerem um poucachinho não há que entrar em pânico.
Estou-me a lembrar do chocolate e das uvas.
Ambos tóxicos se dados em quantidade, mas não fazem mal se em pouca quantidade.
A Zorra come, de vez em quando, um bago de uva.
Chocolate não sei mas um forista daqui fez as contas e, para envenenar o cão dele (rottweiller) tinha de comer mais de 1 Kg.
Claro que é sempre mais seguro pura e simplesmente não dar.
Mas se, por acidente ou acaso, comerem um poucachinho não há que entrar em pânico.
<p>"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que não podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Há uns anos, pelo Natal a minha whippet roubou e comeu 500 gr de bombons, não teve problema nenhum, nem sequer diarreia, mas daí não posso de maneira nenhuma retirar que o chocolate não faz mal aos cães ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Mas isso é porque era chocolate dos chineses..kitttten Escreveu:Há uns anos, pelo Natal a minha whippet roubou e comeu 500 gr de bombons, não teve problema nenhum, nem sequer diarreia, mas daí não posso de maneira nenhuma retirar que o chocolate não faz mal aos cães ...

Tou a brincar Kiten

Pedro

Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm
kitttten Escreveu:Eram umas trufas muito boas, ainda hoje choro as minhas trufas

Há muita coisa que se diz na net, que não é verdade.
Normalmente quando divergem opiniões sobre um assunto, costumo esclarecer com o vet.
O ano passado, no verão, este artista bebia muito pouca água. Foram feitas análises, mas estava tudo bem. O vet disse-me que se o queria ajudar a manter-se hidratado, fazer uma sopinha de legumes, normalíssima como se fosse para mim, com pouco sal e dar-lhe várias vezes ao dia e continuar com a água à disposição. Perguntei-lhe se podia colocar na sopa alho e cebola e ele respondeu-me "normalíssima".
Já lhe tinha perguntado em tempos sobre a maçã.
Este artista comeu 3 cabeças de alho!!
(era o que se encontrava no lixo). Está tranquilamente a dormir ao pé de mim.
Normalmente quando divergem opiniões sobre um assunto, costumo esclarecer com o vet.
O ano passado, no verão, este artista bebia muito pouca água. Foram feitas análises, mas estava tudo bem. O vet disse-me que se o queria ajudar a manter-se hidratado, fazer uma sopinha de legumes, normalíssima como se fosse para mim, com pouco sal e dar-lhe várias vezes ao dia e continuar com a água à disposição. Perguntei-lhe se podia colocar na sopa alho e cebola e ele respondeu-me "normalíssima".
Já lhe tinha perguntado em tempos sobre a maçã.
Este artista comeu 3 cabeças de alho!!

Aprendi a encontrar.
Aprendi a encontrar.
Conheci um cão, que não era de ninguém em especial. Era da rua. Todos os dias cozinhavam para ele e davam-lhe 2 ou 3 quadradinhos de chocolate.
Viveu 19 anos.
Viveu 19 anos.
Aprendi a encontrar.
Aprendi a encontrar.
a minha cadela, quando conseguiu entrar na dispensa porque o fecho da porta é um pouco enganoso e ficou mal fechado, comeu perto de metade da embalagem de cereais de pequeno almoço de chocolate, a única coisa que aconteceu foi que no dia seguinte tivemos que nos desenrascar com o que havia, porque ela ainda cá está como se nada se tivesse passado, era o crime perfeito, se não fosse a porta aberta que revelou que algo se tinha passado 

Associação Portuguesa de Subbuteo
www.apsubbuteo.pt
Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
www.apsubbuteo.pt
Wanting to be someone else is a waste of the person you are - Kurt Cobain
WaterMonitor Escreveu:Não sei se é mito ou não, mas garanto que se o cão tentar fazer um "refogado" a coisa corre mal: a cadela Bulldog de um amigo comeu uma cabeça de alho e umas folhas de louro e foi parar direitinha ao vet e bem em baixo.
foi o louro!! o Jekas Marmeladas uma noite de«ou-lhe para consumir o molho de louro que estava atrás da porta da desde sempre!

andou prá aí uns 3 dias a vomitar amarelo e com um ar apalermado!

acho que na altura li algures qu eo louro nos gatos é alucinogénio!

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Homeless a cadela foi a Emília da nossa amiga comum e que era a avó da minha Peggy. A Emília viveu muitos mais anos que a neta. Quando isto aconteceu era já bem idosa e ninguém sabia o que ela teria ingerido.
O vet descobriu e disse que ela queria fazer um refogado.

O vet descobriu e disse que ela queria fazer um refogado.